Não considere nenhuma prática como imutável

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Transcrição da apresentação:

Não considere nenhuma prática como imutável Não considere nenhuma prática como imutável. Mude e esteja pronto a mudar novamente. Não aceite verdade eterna. Experimente. (B. F. Skinner) NAE - Fevereiro/2010

Ler e Escrever 3ª e 4ª série Matemática Núcleo de Atualização Pedagógica Ler e Escrever 3ª e 4ª série Matemática

Orientações didáticas Objetivos do trabalho didático: Desenvolver o espírito investigativo, o gosto pelo desafio de enfrentar problemas, a determinação na busca de resultados. Desenvolver o prazer no ato de conhecer, de criar. Desenvolver a autoconfiança para conjecturar, levantar hipóteses, validá-las, confrontá-las com as dos colegas. Desenvolver habilidades: de argumentar, de saber ouvir e de registrar. Desenvolver a percepção de que é permitido errar e mudar de opinião. NAE - Fevereiro/2010

Orientações didáticas Para além de boas atividades é necessário propor aos estudantes trabalhos em grupo e momentos de debate. Papel fundamental do professor. Estimular debates, acolher as opiniões, colocar boas questões. Ouvir as crianças. NAE - Fevereiro/2010

Rotina 3ª série Tratamento da informação: 1 vez por semana em situações problemas. 4ª série 2ª feira 3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira Cál. e oper. no campo ad. ou multipl. Números naturais Espaço e forma – ou – Grandezas e medidas 2ª feira 3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira Cál. e oper. no campo ad. ou multipl. - Números naturais - Tratamento da inf. - Grandezas e medidas Espaço e forma Números naturais NAE - Fevereiro/2010

Rotina Cálculo e operações no campo aditivo ou multiplicativo. Resolver problemas Produzir problemas Analisar problemas Problemas do mesmo tipo alternando a posição da incógnita Problemas sem solução e com excesso de dados Algoritmos: compreensão, análise, exercícios Identificar regularidades nas operações. Ex: propriedades, mult. por 10, 100 e 100. NAE - Fevereiro/2010

Rotina Números naturais Reflexão sobre as regras do SND Contagem Cálculos aproximados: estimativa e arredondamento Números racionais: compreensão conceitual, leitura e representação. NAE - Fevereiro/2010

Rotina Espaço e forma Trajetos Localização no espaço Formas geométricas tri e bi dimensionais Identificação Atributos Planificações NAE - Fevereiro/2010

Rotina Grandezas e medidas Significado e reconhecimento Medida de comprimento: metro Medida de massa: grama Medida de capacidade: litro Medidas de tempo Conversões simples de medidas Perímetro como medida de contorno; área NAE - Fevereiro/2010

Rotina Tratamento da informação Interpretar diferentes tipos de gráfico e tabela Analisar características de diferentes gráficos e tabelas Construir diferentes tipos de gráfico e tabela NAE - Fevereiro/2010

Rotina É importante analisar: Quais aspectos merecem mais atenção. A necessidade de aprofundamento dos conteúdos. NAE - Fevereiro/2010