Mara Regina Lemes De Sordi Comissão Assessora Avaliação ENFERMAGEM

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
Advertisements

PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
CONSTRUINDO ADERÊNCIA COM AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
1º Seminário Nacional de Pró-Saúde II
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
Bases pedagógicas para prática autônoma e significativa
SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS ABRIL DE Integração ensino-serviço como prática pedagógica estruturante dos processos de formação profissional técnica.
Profª Ivaneide Medeiros Nelson
MARA REGINA LEMES DE SORDI
Trabalho em Equipe e Formação de Pessoal no Campo da Saúde
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
SÉCULO XX.
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
dificuldades de aprender ou dificuldade de ensinar?
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
Cristiane jonas Francisconi
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Projeto Político-Pedagógico
Profª Carmen Lúcia de Lima Helfer Pró-Reitora de Graduação
Pesquisa e Prática em Educação
Metodologias ativas de aprendizagem Currículo integrado
Educação no contexto do Trabalho
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
SEMINARIO DE EDUCAÇÃO APLB – SINDICATO
Pacto do Ensino Médio e o REM
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
10 NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Dez novas competências para Ensinar
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
O aluno elaborando conceitos
METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR
Mara Regina Lemes De Sordi UNICAMP
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva
APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO TÉCNICA NA ÁREA DA SAÚDE Karina Oliveira de Mesquita; Maria José Galdino Saraiva; José Reginaldo Feijão.
OS TEMPOS ESCOLARES E A APRENDIZAGEM.
O profissional da gestão escolar e suas implicações
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA 1
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
O Futuro da Licenciatura a partir das normativas do Ensino Médio
Interdisciplinaridade: Relato de Experiência
Atividade complementar
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
TEXTO 1 Quando as políticas educacionais voltam-se para a legitimação do tempo, do espaço e da autonomia da escola na definição de seu PPP.
Cursos de Educação e Formação de Adultos Nível Secundário
FORGES/UFPe Recife, novembro de 2013 Profª Dra. Maria Amelia Sabbag Zainko
Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.
2016. Avaliação: entre gaiolas, políticas e pressões Magritte, Elective affinities(1933)
Para sair tecle “Esc” A Formação do enfermeiro auditor: reflexões sobre uma experiência na prática do ensino interdisciplinar Pesquisa.
Faculdade Piaget - Brasil
Transcrição da apresentação:

Mara Regina Lemes De Sordi Comissão Assessora Avaliação ENFERMAGEM Os nexos visíveis e invisíveis da avaliação e as DCN para os cursos da área da Saúde Mara Regina Lemes De Sordi Comissão Assessora Avaliação ENFERMAGEM MEC/INEP

Os desafios da formação de qualidade em cursos da saúde QUALIDADE EM EDUCAÇÃO NÃO É QUESTÃO OPTATIVA. É OBRIGAÇÃO IMPLICA TOMADA DE POSIÇÃO CONFLITO ENTRE FORMAR E INSTRUIR COMPETÊNCIAS PARA QUE? É CONSTRUÇÃO SOCIAL E HISTÓRICA É CAMPO DE LUTAS E DE CONFRONTOS

A CONSTRUÇÃO DA CONCEPÇÃO DE QUALIDADE ABSTRATA PLURAL E COMPLEXA AUTO-REFLEXIVA PARTICIPATIVA CONTEXTUAL PROCESSUAL TRANSFORMADORA

O DESAFIO DA CONTEMPORANEIDADE CONSERVAÇÃO INTERESSES E DESAFIOS SOCIAIS CRIAÇÃO DESORDEM ORGANIZAÇÃO NOVA ORDEM MUDANÇA

DO DISCURSO A AÇÃO MUDANÇA PARADIGMÁTICA EM SAUDE ENSINAR APRENDER ALTERAÇÃO NA FORMA DE ORGANIZAÇÃO TRABALHO PEDAGÓGICO ENSINAR APRENDER AVALIAR

Avaliação e qualidade do ensino em cursos de área da saúde SUS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PACTO DA QUALIDADE NEGOCIADA

ENSINAR / APRENDER /AVALIAR PROBLEMATIZAR APARENCIA E ESSENCIA DOS FENOMENOS SOCIAIS O ENSINO LÚCIDO DA DÚVIDA EPISTEMOLOGICA CAPACIDADE DE LER O MUNDO LOCAL/GLOBAL PRATICAR O ACOLHIMENTO REFLETIR E ATRIBUIR SENTIDOS AO FAZER PROFISSIONAL COMPETENTE

PROCESSOS DE AVALIAÇÃO A AVALIAÇÀO E SUA FORÇA INDUTORA PACTO QUALIDADE NEGOCIADO COERÊNCIA INTERNA DOS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO Avaliação = qualidade? COERÊNCIA DOS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO EXTERNA

PISTAS PARA INTERPRETAR DADOS DA AVALIAÇÃO EM QUE VOCE SE BASEIA PARA DIZER QUE ISSO TEM QUALIDADE? (REFERÊNCIAS E EVIDÊNCIAS) DE QUE PONTO DE VISTA ISSO ESTÁ SENDO APRESENTADO? ( PERSPECTIVA) DE QUE MANEIRA ESSE EVENTO OU DADO SE LIGA COM OUTROS? ( CONEXÕES) E SE AS COISAS FOSSEM DIFERENTES? ( SUPOSIÇÃO) POR QUE ISSO É IMPORTANTE? (RELEVÂNCIA)

PRODUÇÃO DE UM PROFISSIONAL DIFERENCIADO AVALIAÇÃO APRENDIZAGEM UMA RELAÇÃO MAIS QUE PERFEITA PRODUÇÃO DE UM PROFISSIONAL DIFERENCIADO CUIDAR DAS ÊNFASES PRIVILEGIADAS NO PLANEJAMENTO DAS EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS ( CULTURA GERAL E ESPECÍFICA) REVER AS FORMAS DE ORGANIZAÇÀO DO TRABALHO PEDAGÓGICO : PRINCIPIO DA REALIDADE DO PROCESSO DE TRABALHO ( T/P) GESTÃO DOS TEMPOS E ESPAÇOS DE APRENDIZAGENS ( USO DE ÁREAS VERDES, BIBLIOTECAS, METODOLOGIAS ATIVAS E LIBERDADE DE GESTÃO DO TEMPO, RUPTURA COM A RIGIDEZ DAS HORAS/AULA ENFRENTAMENTO DAS DIFICULDADES PARA O TRABALHO INTEGRADO E A ATITUDE INTERDISCIPLINAR

PRODUÇÃO DE UM PROFISSIONAL DIFERENCIADO AVALIAÇÃO APRENDIZAGEM UMA RELAÇÃO MAIS QUE PERFEITA PRODUÇÃO DE UM PROFISSIONAL DIFERENCIADO CENTRALIDADE DO SUS E DE SEUS PRINCIPIOS PARA A FORMAÇÃO EM SAUDE