MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos, em benefício da sociedade. CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OGU Ações e Projetos 2011/2012.
Advertisements

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL SECRETARIA DE CONTROLE INTERNO
- Estrutura da Apresentação -
Controle de Recursos Públicos
MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos
Controladoria-Geral da União no estado de Mato Grosso CONTROLE SOCIAL DA GESTÃO PÚBLICA OUT/2004 O CONTROLE EXTERNO NA VISÃO DAS UNIDADES GESTORAS.
CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Evaldo José da Silva Araujo
Secretaria de Controle Externo no Estado de São Paulo - Secex/SP
MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos
CERTIFICAÇÃO DA GESTÃO PÚBLICA
Tribunal de Contas da União
Conhecendo o Tribunal de Contas da União
CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
TCU/SECEX-RS - SETEMBRO/2006
IMPLANTAÇÃO E OPERACIONALIZAÇÃO
MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DO ESTADO BRASILEIRO
O SUS RECEBE NOSSA TOTAL ATENÇÃO
CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos
TCU - MISSÃO E MARCOS - Missão: assegurar efetiva e regular gestão dos recursos públicos em benefício da sociedade. Criação: Decreto 966-A, de
Aprovação das Contas do Inmetro
NELSON TAKEO SHIMABUKURO Assessor Técnico da Presidência do TCMSP
1 MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos, em benefício da sociedade. CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO.
TCU e o Controle Externo na Área de Assistência Social
Tribunale Contas da União Tribunal de Contas da União MARIA SALETE FRAGA SILVA PALMA SECRETÁRIA DE CONTROLE EXTERNO
Seminário O controle interno governamental no Brasil Velhos Desafios, Novas Perspectivas 14 a 16 de Maio Iguassu Resort – Foz do Iguaçu - Paraná.
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no terceiro setor.
COEGEMAS/SC: Colegiado Estadual de Gestores
Organizações Sociais de Cultura. As Organizações Sociais Como surgiu: Surgiu no mandato do ministro Bresser Pereira em 1997, como estratégia central do.
Controladoria-Geral da União 1 Controladoria Geral da União Rodrigo Paiva - CGU-Regional/PB.
TCE - BAHIA. TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA BAHIA - TCE  O TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA BAHIA – TCE  é originário do Tribunal de Conflitos e Administrativo,
Estado como Instrumento de Controle Social Estado como Instrumento de Controle Social Conselheiro Antônio Joaquim Presidente do Tribunal de Contas do Estado.
Tema: “O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no Terceiro Setor” Porto Alegre, 26 e 27 de setembro de 2006.
Qualidade dos gastos púbicos: contribuições dos órgãos de controle à gestão municipal.
d i á l o g oPúblico O Controle Externo no TCE/RR
A Função do Tribunal de Contas no Ordenamento Jurídico
O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no terceiro setor.
CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
Diálogo Público 2005 O TCU em conversa com o cidadão. Tribunal de Contas da União MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos.
Tribunal de Contas da União MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos, em benefício da sociedade.
Diálogo Público O TCU em conversa com o cidadão. Tribunal de Contas da União MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos,
Conhecendo o TCU Francisco Carlos Ribeiro de Almeida Secretário de Controle Externo no Estado do Rio de Janeiro.
Consórcios Públicos Desafios Vancouver – out 2007 Marcela Belic Cherubine Secretária de Assuntos Jurídicos Prefeitura de Santo André.
O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal
Atuação do TCU no exercício do Controle Externo
Plano de Fiscalização abr/2009 – mar/2010 Encontro de Dirigentes – março/2009 Marcelo Eira Secretário Adjunto de Planejamento e Procedimentos.
O controle interno no Brasil – Situação atual e perspectivas futuras
O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal
Tópicos Especiais em ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE GOIÁS AROLDO CEDRAZ MINISTRO DO TCU “A comunicação institucional.
palestrante Ranilson Ramos
TCE INTERAGE Constituição Federal (Art.70) “A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades.
A CONTRIBUIÇÃO DO TCU PARA A A CONTRIBUIÇÃO DO TCU PARA A GOVERNANÇA E 0 DESENVOLVIMENTO TCM Bahia Agosto/2014 Ministro João Augusto Ribeiro Nardes Presidente.
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos, em benefício da sociedade. CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO.
Concessões e PPPs Governança e Controle Marcelo Spilki Secretaria da Fazenda/RS Unidade de PPP/RS.
Desenho e Implementação da Regulação Subnacional: Abrangência, Avanços e Desafios IX Congresso Brasileiro de Regulação Diógenes Mortari Diretor.
Acompanhamento pelo TCU dos processos de concessões de infraestrutura aeroportuária Audiência Pública da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos.
AS INSTITUIÇÕES DO ESTADO, O TRIBUNAL DE CONTAS E O CIDADÃO Conselheiro Valter Albano Corregedor Geral TCE MT Lucas do Rio Verde - Maio de 2009.
O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no terceiro setor.
Qualidade dos gastos púbicos: contribuições dos órgãos de controle à gestão municipal.
Rainério Rodrigues Leite Secretário SECRETARIA DE CONTROLE EXTERNO NO ESTADO DA PARAÍBA CONHECENDO O TCU.
Transcrição da apresentação:

MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos, em benefício da sociedade. CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO

O MODELO DE CONTROLE NO BRASIL Federal ( recursos públicos federais) Federal ( recursos públicos federais) Controle Sistêmico: externo e interno Controle Sistêmico: externo e interno Congresso Nacional: controle externo político Congresso Nacional: controle externo político TCU: controle externo técnico-operacional. TCU: controle externo técnico-operacional. Estadual e Municipal ( recursos públicos estaduais ou municipais) Estadual e Municipal ( recursos públicos estaduais ou municipais) Controle Sistêmico: externo e interno Controle Sistêmico: externo e interno Assembléias legislativas e câmaras municipais: controle externo político Assembléias legislativas e câmaras municipais: controle externo político Tribunais de contas estaduais e municipais: controle externo técnico-operacional. Tribunais de contas estaduais e municipais: controle externo técnico-operacional.

CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL Executivo Controle Interno LegislativoJudiciário Controle Interno Recursos federais estados e municípios Congresso NacionalTCU Controle Externo ESTADO

Abrangência Geográfica da atuação do TCU municípios; 26 estados e o Distrito Federal; 154 unidades gestoras no exterior; órgãos/entidades; unidades gestoras no país. Escritório Financeiro do MRE em Nova York Embaixada Brasileira na Austrália Município de Serra Nova Dourada - MT (562 hab.) Subsidiária de Estatal na Argentina

FUNÇÕES BÁSICAS EXERCIDAS PELO TCU Judicante Judicante Sancionadora Sancionadora Corretiva Corretiva Fiscalizadora Fiscalizadora Consultiva Consultiva Informativa Informativa Normativa Normativa Ouvidoria ( ) Ouvidoria ( ) Diversidade e Complexidade da atuação do TCU

INSTRUMENTOS DO CONTROLE Exame e Julgamento de ContasExame e Julgamento de Contas Apreciação de Denúncia, Representação e ConsultaApreciação de Denúncia, Representação e Consulta FiscalizaçõesFiscalizações Apreciação de atos de pessoal (admissões e concessões)Apreciação de atos de pessoal (admissões e concessões) Apreciação de desestatizaçõesApreciação de desestatizações Apreciação das Contas do Governo ( macroavaliação )Apreciação das Contas do Governo ( macroavaliação )

SUJEITOS DO CONTROLE  Unidades Jurisdicionadas ao TCU: Órgãos da Administração Direta dos três poderes e do MPU;Órgãos da Administração Direta dos três poderes e do MPU; Entidades da Administração Indireta e Fundacional;Entidades da Administração Indireta e Fundacional; Serviços Sociais Autônomos e Conselhos Profissionais;Serviços Sociais Autônomos e Conselhos Profissionais; Agências Reguladoras e Concessionárias de serviços;Agências Reguladoras e Concessionárias de serviços; Organizações Sociais e Entidades sob Contrato de Gestão;Organizações Sociais e Entidades sob Contrato de Gestão; Fundos Constitucionais, de Investimento e Legais;Fundos Constitucionais, de Investimento e Legais; Estados, DF, Municípios e particulares (recursos repassados);Estados, DF, Municípios e particulares (recursos repassados);  Gestores de bens/valores públicos federais

OBJETOS DO CONTROLE Contas de gestores e Contas do Governo Contas de gestores e Contas do Governo Gestão de recursos orçamentários e extra-orçamentários Gestão de recursos orçamentários e extra-orçamentários Atos/Contratos administrativos (inclusive Licitações) Atos/Contratos administrativos (inclusive Licitações) Aplicação de recursos descentralizados/repassados Aplicação de recursos descentralizados/repassados Arrecadação e Renúncia de Receita Arrecadação e Renúncia de Receita Transferências Constitucionais e Legais Transferências Constitucionais e Legais Desestatizações (privatização, concessão, autorização) Desestatizações (privatização, concessão, autorização) Atos de Pessoal e Declarações de Bens/Rendas Atos de Pessoal e Declarações de Bens/Rendas Programas de governo e políticas públicas Programas de governo e políticas públicas Cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal Cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal Obras públicas (LDO) e Patrimônio da União Obras públicas (LDO) e Patrimônio da União

MOMENTOS DE CONTROLE  Prévio ( a priori );  Concomitante ( pari passu );  Subseqüente ( a posteriori ).

FOCO DO CONTROLE CONFORMIDADE DESEMPENHO Legalidade Legitimidade Economicidade Contábil-financeira Eficácia Eficiência Planejamento Qualidade Efetividade Boas Práticas Procedimentos

CRITÉRIOS DE CONTROLE Obrigatoriedade do controle; Obrigatoriedade do controle; Materialidade; Materialidade; Risco; Risco; Relevância administrativa, econômica e social; Relevância administrativa, econômica e social; Interesse do Congresso Nacional; Interesse do Congresso Nacional; Interesse da Sociedade (mídia, denúncia...). Interesse da Sociedade (mídia, denúncia...).

Sede: Distrito Federal Plenário 1ª Câmara2ª Câmara Ministério Público junto ao TCU PresidênciaVice- Presidência Corregedoria Comissão de Regimento Comissão de Jurisprudência Auditores (Min. Subst.) (3) Gabinetes Ministros (9) Gabinetes Estrutura de Controle do TCU

SECRETARIA GERAL DE CONTROLE EXTERNO SEGECEX Secretaria Adjunta de Fiscalização Secretaria Adjunta de Contas Secretarias de Controle Externo Estados (26) Secretarias de Fiscalização e de Controle Externo Sede (11) Estrutura do Controle

Estrutura do Controle no Paraná SECEX-PR SEGECEX SECRETÁRIO ASSESSORIA 1ª Diretoria2ª Diretoria Serviço de Administração

Orientação Estratégica X Resultados Tempestividade; Tempestividade; Seletividade; Seletividade; Tecnologia da informação; Tecnologia da informação; Imagem institucional; Imagem institucional; Parcerias; Parcerias; Valorização do servidor. Valorização do servidor.

GRANDES DESAFIOS Ampliar relacionamento com o CN, gestores, órgãos de controle e sociedade (controle social); Ampliar relacionamento com o CN, gestores, órgãos de controle e sociedade (controle social); Uniformizar conceitos e desenvolver metodologias e consolidar parcerias com os Órgãos de Controle; Uniformizar conceitos e desenvolver metodologias e consolidar parcerias com os Órgãos de Controle; Ampliar o combate à corrupção e desvios; Ampliar o combate à corrupção e desvios; Induzir melhoria na gestão pública com vista a melhorar a qualidade dos serviços prestados à população; Induzir melhoria na gestão pública com vista a melhorar a qualidade dos serviços prestados à população; Melhorar processos de trabalho; Melhorar processos de trabalho; Aperfeiçoar métodos e técnicas de avaliação e estabelecer critérios e padrões de controle. Aperfeiçoar métodos e técnicas de avaliação e estabelecer critérios e padrões de controle.

SECRETARIA DE CONTROLE EXTERNO NO ESTADO DO PARANÁ RAFAEL BLANCO MUNIZ Endereço: Rua Dr. Faivre, 105, Centro, CEP Curitiba/PR Telefones: (41) , fax (41)