Aila Verena Arlete Cruz Rosemeire Santos Taís Souza Tania Cristina SEMINARISTA Aila Verena Arlete Cruz Rosemeire Santos Taís Souza Tania Cristina Fama- Seminário de ADM de RH I 28 de Novembro de 2009
Fama- Seminário de ADM de RH I Introdução Responsabilidade Social Empresarial- Oportunidade ou Problema? “RH- Conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com pessoas ou recursos humanos, visando a eficácia dos funcionários e das organizações” Idalberto Chiavenato Apud Fábio Rocha (2007) Fama- Seminário de ADM de RH I 28 de Novembro de 2009
Primeiros passos do RH em relação a Responsabilidade Social Entender os conceitos Conhecer experiências vividas Realizar ações de sensibilizações Mapear e inserir práticas de responsabilidade social Fama- Seminário de ADM de RH I 28 de Novembro de 2009
Primeiros passos do RH em relação a Responsabilidade Social Conceber e implantar código de ética Verificação dos critérios de participação por resultados Conceber e apoiar projetos internos de integração Fama- Seminário de ADM de RH I 28 de Novembro de 2009
Primeiros passos do RH em relação a Responsabilidade Social Conceber e formalizar proibições de práticas discriminatórias Conceber e implantar políticas de promoções Estabelecer políticas de contratação de pessoas com necessidades especiais Fama- Seminário de ADM de RH I 28 de Novembro de 2009
Primeiros passos do RH em relação a Responsabilidade Social Cumprir as leis trabalhistas Estabelecer formas de combate ao assédio moral e/ou sexual Programa de apoio demissionário Estipular a ética como obrigatória na admissão e treinamentos da empresa Fama- Seminário de ADM de RH I 28 de Novembro de 2009
Primeiros passos do RH em relação a Responsabilidade Social Apoiar os trabalhos voluntários dos colaboradores e incluir visitação em instituições não-governamentais que visem atendimento social Criar um comitê de responsabilidade social Fama- Seminário de ADM de RH I 28 de Novembro de 2009
Conceitos da responsabilidade social “Responsabilidade social de empresa trata-se da relação ética em todas suas ações, políticas, e práticas, sejam elas com o seu público interno ou externo.” Grajew (1999) Fama- Seminário de ADM de RH I 28 de Novembro de 2009
Conceitos da responsabilidade social “Responsabilidade social empresarial é o comprometimento permanente dos empresários de adotar um comportamento ético e contribuir para o desenvolvimento econômico, melhorando simultaneamente, a qualidade de vida de seus empregados e de suas famílias, da comunidade local e da sociedade como um todo.” Silva (2001) Fama- Seminário de ADM de RH I 28 de Novembro de 2009
Características da responsabilidade social Pluralidade de relações- As empresas não vivem isoladas Compromisso com o processo de produção- a responsabilidade social nos negócios se estende a toda a cadeia produtiva. Fama- Seminário de ADM de RH I 28 de Novembro de 2009
Características da responsabilidade social Sustentabilidade- Busca o desenvolvimento econômico e social e a preservação ambiental. Transparência- As organizações são estimuladas periodicamente a ampliar suas formas de divulgação de ações para toda a sociedade. Fama- Seminário de ADM de RH I 28 de Novembro de 2009
Vantagens da responsabilidade social “a prática da responsabilidade social de forma correta pode melhorar o desempenho e a sustentabilidade da empresa a médio e longo prazos, proporcionando, dentre outros fatores, valor agregado à imagem corporativa da empresas (...)” Orchis (2002) Fama- Seminário de ADM de RH I 28 de Novembro de 2009
Vantagens da responsabilidade social Fortalecimento da marca e imagem Diferenciação Mídia espontânea Fidelização de clientes Segurança patrimonial e dos funcionários Atração e retenção de talentos Menor ocorrência de controles Atração de investidores Dedução fiscal Fama- Seminário de ADM de RH I 28 de Novembro de 2009
Desvantagens da responsabilidade social No âmbito interno: Deterioração do clima organizacional Desmotivação generalizada Surgimento de conflitos Greves e paralisações Baixa produtividade Aumento de acidentes de trabalho Fama- Seminário de ADM de RH I 28 de Novembro de 2009
Desvantagens da responsabilidade social No âmbito externo: Injustiça social Boicote Reclamações de fornecedores e revendedores Queda nas vendas Gastos extras com passivo ambiental Fama- Seminário de ADM de RH I 28 de Novembro de 2009
Fama- Seminário de ADM de RH I “No momento em que a empresa deixa de cumprir com as suas obrigações sociais em relação aos seus empregados, comunidade, fornecedores, acionistas, clientes e parceiros, ela perde o seu capital de Responsabilidade Social (...)” Melo Neto e Froes (1999) Fama- Seminário de ADM de RH I 28 de Novembro de 2009
Responsabilidade social ou ação de Marketing? Fama- Seminário de ADM de RH I 28 de Novembro de 2009
Fama- Seminário de ADM de RH I Bibliografia: ROCHA, Fábio.O papel do RH- Primeiros passos. Disponível em www.damicos.com.br MARTINELLI, Antonio Carlos. Empresa Cidadã: Uma visão Inovadora para ação transformadora.Integração. A revista eletrônica do 3° setor. Disponível em www.olhomagico.com.br/empresa-cidadã. Fama- Seminário de ADM de RH I 28 de Novembro de 2009