Aila Verena Arlete Cruz Rosemeire Santos Taís Souza Tania Cristina

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estudando com ProfªSimony
Advertisements

ARH como processo, Políticas e Objetivos
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
Sustentabilidade Desenvolvimento sustentável
Responsabilidade Social
S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
Práticas Administrativas
Governança Corporativa e Responsabilidade Social
Responsabilidade Social
GESTÃO DE PESSOAS EM ESTABELECIMENTOS DE ASSISTÊNCIA
Endomarketing. O que veremos por aqui
Aula 07 – Administração Aplicada às Organizações
Brasília, 29/11 a 1º/12/ NEGÓCIO NORMATIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO E DAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS EM DEFESA DA SOCIEDADE, CONCESSÃO.
TM175 Tópicos Especiais em Engenharia Mecânica IV: Ética
Responsabilidade Social nas Empresas
Responsabilidade Social 1º Encontro de Fornecedores da ELETROSUL Florianópolis – SC 11 de novembro de 2010.
LUGAR DAS RP NO MARKETING
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
GESTÃO DE ONGS Características e Desafios
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
RESPONSABILIDADE SOCIAL.
Thaís Fukasawa. Mais Grupo
Endomarketing: Uma ferramenta a ser explorada para obter vantagens competitivas By Christine S. Schröeder.
FÓRUM UNIVERSIDADES CORPORATIVAS
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
EQUIPE DELÍCIAS DENISE LUNA ELIGLEYSE LUNA JAELSON RODRIGUES
PLANO DE NEGÓCIO.
CONCEITUAÇÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL
A Ética orienta o comportamento das pessoas para o convívio social.
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
Ênfase em Indicadores Março / 2009
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS ORGANIZAÇÕES
Teorias Modernas de Gestão
Equipe de Gestão.
VALORES ORGANIZACIONAIS E RESPONSABILIDADE EMPRESARIAL
Responsabilidade Social Empresarial Profª DrªCláudia Saito
Introdução ao Marketing – PROGRAMA 1 Análise É a fase de identificação de Forças do Mercado: Política Sociedade Legislação Tecnologia Concorrência Adaptação.
ORGANIZAÇÕES Comunicação = ação conjunta = objetivo comum
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
Módulo: Administração de Empresa Professora: Ana Sabrina Silva Favacho
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
Formação Profissional IV
Fundamentos da Responsabilidade Social
Endomarketing e Comunicação Interna
RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL
Carlos Visão Global Social
Aula: 03 Prof. Júlio Freschi
INTRODUÇÃO A ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Ph.D in Business Administration
A cidadania e a responsabilidade social e ambiental.
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL

Planejamento e Responsabilidade Social
Seu Agente de Mudança..
FUNDAMENTOS Todo negócio tem uma MISSÃO a cumprir
Profª. Ms.Vera Márcia Gabaldi
Responsabilidade Social
GESTÃO DE PESSOAS SUSTENTÁVEL
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
Centro de Ensino Superior do Amapá
RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL
ADMINISTRAÇÃO Aula 09 ESTRATÉGICA II BALANCED SCORECARD CONSTRUÇÃO.
Universidade Corporativa Procenge
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS
SUGESTÃO DE INICIATIVAS
MBA de RH Prof Fabio Uchôas. Refere-se as práticas e as políticas para conduzir os aspectos relacionados as pessoas no trabalho de gerenciamento: ◦
Plano de Projeto Legados dos Projetos Copa 2014 com orçamento em 2012 Belo Horizonte,
BALANCED SCORECARD Sindicato Patronal SIMOVALE/AMOESC BALANCED SCORECARD Sindicato Patronal SIMOVALE/AMOESC Chapecó, out / 2009.
Transcrição da apresentação:

Aila Verena Arlete Cruz Rosemeire Santos Taís Souza Tania Cristina SEMINARISTA Aila Verena Arlete Cruz Rosemeire Santos Taís Souza Tania Cristina Fama- Seminário de ADM de RH I 28 de Novembro de 2009

Fama- Seminário de ADM de RH I Introdução Responsabilidade Social Empresarial- Oportunidade ou Problema? “RH- Conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com pessoas ou recursos humanos, visando a eficácia dos funcionários e das organizações” Idalberto Chiavenato Apud Fábio Rocha (2007) Fama- Seminário de ADM de RH I 28 de Novembro de 2009

Primeiros passos do RH em relação a Responsabilidade Social Entender os conceitos Conhecer experiências vividas Realizar ações de sensibilizações Mapear e inserir práticas de responsabilidade social Fama- Seminário de ADM de RH I 28 de Novembro de 2009

Primeiros passos do RH em relação a Responsabilidade Social Conceber e implantar código de ética Verificação dos critérios de participação por resultados Conceber e apoiar projetos internos de integração Fama- Seminário de ADM de RH I 28 de Novembro de 2009

Primeiros passos do RH em relação a Responsabilidade Social Conceber e formalizar proibições de práticas discriminatórias Conceber e implantar políticas de promoções Estabelecer políticas de contratação de pessoas com necessidades especiais Fama- Seminário de ADM de RH I 28 de Novembro de 2009

Primeiros passos do RH em relação a Responsabilidade Social Cumprir as leis trabalhistas Estabelecer formas de combate ao assédio moral e/ou sexual Programa de apoio demissionário Estipular a ética como obrigatória na admissão e treinamentos da empresa Fama- Seminário de ADM de RH I 28 de Novembro de 2009

Primeiros passos do RH em relação a Responsabilidade Social Apoiar os trabalhos voluntários dos colaboradores e incluir visitação em instituições não-governamentais que visem atendimento social Criar um comitê de responsabilidade social Fama- Seminário de ADM de RH I 28 de Novembro de 2009

Conceitos da responsabilidade social “Responsabilidade social de empresa trata-se da relação ética em todas suas ações, políticas, e práticas, sejam elas com o seu público interno ou externo.” Grajew (1999) Fama- Seminário de ADM de RH I 28 de Novembro de 2009

Conceitos da responsabilidade social “Responsabilidade social empresarial é o comprometimento permanente dos empresários de adotar um comportamento ético e contribuir para o desenvolvimento econômico, melhorando simultaneamente, a qualidade de vida de seus empregados e de suas famílias, da comunidade local e da sociedade como um todo.” Silva (2001) Fama- Seminário de ADM de RH I 28 de Novembro de 2009

Características da responsabilidade social Pluralidade de relações- As empresas não vivem isoladas Compromisso com o processo de produção- a responsabilidade social nos negócios se estende a toda a cadeia produtiva. Fama- Seminário de ADM de RH I 28 de Novembro de 2009

Características da responsabilidade social Sustentabilidade- Busca o desenvolvimento econômico e social e a preservação ambiental. Transparência- As organizações são estimuladas periodicamente a ampliar suas formas de divulgação de ações para toda a sociedade. Fama- Seminário de ADM de RH I 28 de Novembro de 2009

Vantagens da responsabilidade social “a prática da responsabilidade social de forma correta pode melhorar o desempenho e a sustentabilidade da empresa a médio e longo prazos, proporcionando, dentre outros fatores, valor agregado à imagem corporativa da empresas (...)” Orchis (2002) Fama- Seminário de ADM de RH I 28 de Novembro de 2009

Vantagens da responsabilidade social Fortalecimento da marca e imagem Diferenciação Mídia espontânea Fidelização de clientes Segurança patrimonial e dos funcionários Atração e retenção de talentos Menor ocorrência de controles Atração de investidores Dedução fiscal Fama- Seminário de ADM de RH I 28 de Novembro de 2009

Desvantagens da responsabilidade social No âmbito interno: Deterioração do clima organizacional Desmotivação generalizada Surgimento de conflitos Greves e paralisações Baixa produtividade Aumento de acidentes de trabalho Fama- Seminário de ADM de RH I 28 de Novembro de 2009

Desvantagens da responsabilidade social No âmbito externo: Injustiça social Boicote Reclamações de fornecedores e revendedores Queda nas vendas Gastos extras com passivo ambiental Fama- Seminário de ADM de RH I 28 de Novembro de 2009

Fama- Seminário de ADM de RH I “No momento em que a empresa deixa de cumprir com as suas obrigações sociais em relação aos seus empregados, comunidade, fornecedores, acionistas, clientes e parceiros, ela perde o seu capital de Responsabilidade Social (...)” Melo Neto e Froes (1999) Fama- Seminário de ADM de RH I 28 de Novembro de 2009

Responsabilidade social ou ação de Marketing? Fama- Seminário de ADM de RH I 28 de Novembro de 2009

Fama- Seminário de ADM de RH I Bibliografia: ROCHA, Fábio.O papel do RH- Primeiros passos. Disponível em www.damicos.com.br MARTINELLI, Antonio Carlos. Empresa Cidadã: Uma visão Inovadora para ação transformadora.Integração. A revista eletrônica do 3° setor. Disponível em www.olhomagico.com.br/empresa-cidadã. Fama- Seminário de ADM de RH I 28 de Novembro de 2009