Mercadologia Prof. Magera/Prof. Marcelo D.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Natureza do Marketing
Advertisements

Mercado.
Capítulo 1 Marketing para o século XXI
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA
Capítulo 1 Marketing para o século XXI
Comunicação Integrada de Marketing
Administração II Profª Eliete Angela Roman Duarte
FUNDAMENTOS DE MARKETING
Plano de Marketing. O CONCEITO DE MARKETING O CONCEITO DE MARKETING.
Marketing: Introdução
“Marketing é o processo gerencial de entender e atender o mercado.”
Prof. Paulo Gonzaga, MSc. CONCEITO DE MARKETING II FUNDAMENTOS DE MARKETING.
CONCEITOS BÁSICOS CLIENTES
Faculdade da Ciência Aplicada e Sociais de Petrolina FACAPE
Marketing no Século XXI
Conceitos de Marketing Professor: Sérgio Henrique Barszcz
HISTÓRIA DO MARKETING Desde o início da humanidade as pessoas vendem e compram bens, fazendo trocas. Com o crescimento das cidades , o comércio aumentou.
Ambiente de Marketing MARKETING MICRO AMBIENTE MACRO AMBIENTE
Definições de Marketing
Marketing Marketing é hoje uma das palavras mais usadas e menos entendidas pela maioria das pessoas. Marketing não é = vendas. Marketing não é = propaganda.
VENDAS NO CONTEXTO DE MARKETING
Gestão de Marketing Conceitos gerais.
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA III Prof. Sávio
PUC BETIM ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA Administração 4º PERÍODO – noite PROF. LOURIVAL ARRUDA.
Introdução ao Composto de Marketing
Capítulo 1 Marketing em um Mundo em Mudança: Criando Valor e Satisfação para o Cliente Ambiente de Marketing microambiente.
DETALHAMENTO DAS ANÁLISES DO PLANO DE NEGÓCIO
GESTÃO DE MARKETING O Que É Marketing Prof. Paulo Gonzaga, MSc.
Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
Administração de Marketing I
Gestão de Negócios Aula 6 Haroldo Andrade.
Simulação de Dinâmica Empresarial Jogo de Empresas
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA
Definição de marketing para o século XXI
Administração de Marketing
Aula 3 e 4 - Orientação da Empresa para o Mercado
Natureza e características
Administração de Marketing
ASPECTOS HISTÓRICOS DA HOTELARIA
Marketing – Unidade 3.
Funções de marketing Marketing Estudos de Comercialização Mercado
Módulo II – O Composto de Marketing
Gestão de Marketing de Moda Definição dos Mix de Marketing
SIM - (Sistema de Informação em MKT)
Planejamento Estratégico de MKT
MARKETING: DO QUE ESTAMOS FALANDO?
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão Segmentação Posicionamento de produto Estratégias de Desenvolvimento de Negócios Composto de Marketing.
MARKETING GLOBAL Prof. Ms. Luciane Chiodi.
1 Função Marketing “Tarefa de criar, promover e fornecer bens e serviços a clientes (pf e pj) podendo ser: marketing de bens, serviços, experiências, eventos,
Prof. Ricardo Oliveira. Marketing Mix..
Administração de Marketing
FACULDADE SANTÍSSIMO SACRAMENTO
Introdução ao Marketing. Conceito social de marketing Marketing social é o papel desempenhado pelo marketing na sociedade. É o processo social por meio.
MARKETING I.
O COMPOSTO DE MARKETING
Composto de Marketing Tecnólogo em Logística Marketing – ADM353
MARKETING Atividade que ajusta a oferta da empresa à demanda do mercado, objetivando atender às necessidades e desejos do consumidor. Sua administração.
MsC. Túlio L.M. Morais Técnicas de Vendas e Negociações I A venda e a Administração Estratégica em Marketing –
DEFINIÇÃO DO TERMO “Marketing é um processo social e administrativo pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e o que desejam, através da criação.
Introdução à Administração
Universidade Federal de Santa Catarina | Centro de Comunicação e Expresssão | Departamento de Expressão Gráfica disciplina: egr5187 – marketing Professor.
Instituto Federal de Santa Catarina Técnico em Agronegócio Turismo Rural MARKETING TURÍSTICO Prof. Thiago Meneghel.
COMPOSTO MERCADOLÓGICO
ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING I PROFESSOR MSC. ROGÉRIO TOBIAS ADM.
Administração de empresas Estratégias de Marketing Profa. Ms. Márcia Sedevitiz Fundamentos do Marketing Composto de Marketing 4 P's vs. 4 C's Bibliografia:
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA Faculdade: Novos Horizontes Professora : Liliane Cabral.
Administração Mercadológica I
Plano de Marketing e Análise de Mercado Profa. Bruna Panzarini
Pedro Alessandro Calaça Marketing Conceitos iniciais; Objetivos do curso e informações gerais; Principal enfoque: criação, comunicação e entrega de valor.
O papel do Marketing na Globalização.  Uma rede organizada de agências e instituições que, em combinação, executam todas as atividades necessárias para.
Transcrição da apresentação:

Mercadologia Prof. Magera/Prof. Marcelo D.

Conceitos Básicos e Modelo de Marketing

O que é Marketing ? Identificar desejos e atendê-los A tarefa de criar, promover e fornecer bens e serviços a clientes, sejam pessoas físicas ou jurídica O Processo através do qual a Economia é integrada à Sociedade para servir as necessidades humanas (Peter Drucker) O processo de atrair e manter clientes (Theodore Levitt) Uma orientação da administração que visa proporcionar a Satisfação do Cliente e o bem-estar do Consumidor a longo prazo, como forma de satisfazer aos objetivos e as responsabilidades da organização (Philip Kotler)

Qual a função do Marketing ? Identificar desejos e atendê-los O Marketing procura obter o melhor ajuste possível entre Demanda e Oferta DEMANDA OFERTA

Conceitos Importantes NECESSIDADE DESEJO DEMANDA TRANSAÇÃO Produto

Gerentes de Marketing procuram influenciar o nível, a velocidade, e a composição da demanda para alcançar os objetivos da organização

Abrangências Os Profissionais de Marketing envolvem-se no Marketing de: P. M Bens Serviços Experiências Eventos Pessoas Lugares Propriedades Organizações Informações Ideias

Mercado de Atuação MERCADO ATUAÇÃO CONSUMIDOR EMPRESARIAL GLOBAL 3º SETOR GOVERNAMENTAL

Conceitos Centrais de Marketing Mercado alvo Necessidade, desejo e demandas Valor e satisfação Troca Produto Rede de Marketing (sistema de distribuição ou uma forma de Marketing que movimenta bens e serviços legítimos com valor comercial, do fabricante diretamente para o consumidor, por meio de uma rede de distribuidores independentes. Não existem atacados e grandes distribuidores intermediando a empresa fabricante do produto e o consumidor final)

Conceitos Centrais de Marketing Canais de Marketing (Os canais de marketing são formados por um conjunto de instituições. A utilização de instituições especializadas na intermediação é considerado como fator determinante na própria constituição dos canais de marketing, na medida em que permitem um funcionamento mais eficiente da economia. Estes canais estão divididos em três categorias: transacionais, logísticas e de facilitação) Cadeia de Suprimentos

Conceitos Centrais de Marketing Concorrência Ambiente de Marketing (consiste em atores e forças externas ao marketing que afetam a capacidade da administração desenvolver e manter relacionamentos bem-sucedidos com seus clientes-alvo. O ambiente de marketing oferece tanto oportunidades como ameaças, e as empresas bem-sucedidas sabem que são vitais a observação e adaptação constantes às mudanças do ambiente. Eles podem ser Macro - forças sociais maiores que afetam todo o microambiente — forças demográficas, econômicas, naturais, tecnológicas, políticas e culturais – e Micro ambientes - consiste em forças próximas à empresa que afetam sua capacidade de servir seus clientes — a própria empresa, os fornecedores, as empresas do canal de marketing, os clientes, os concorrentes e os públicos)

Conceitos Centrais de Marketing Mix de Marketing - JEROME McCARTHY- Livro Basic Marketing,1960, e trata do conjunto de pontos de interesse para os quais as organizações devem estar atentas se desejam perseguir seus objetivos de marketing. O composto é dividido em 4 seções frequentemente chamadas dos "quatro pês". Elas são: Produto, Preço, Praça (ponto de venda/distribuição) e Promoção O Mix de Marketing se divide em 4 Ps, que são formas de influências sobre os canais de comercialização e dos consumidores finais, que correspondem aos 4 Cs do cliente Produto: Cliente: tudo o que se refere ao produto ou serviço em si, como formulação física, características, produção, qualidade, marca, design, embalagem, etc. Preço: Custo: política de preços, descontos, e formas e prazos de pagamento; Praça: Conveniência: tarefas necessárias para apresentar o produto ou serviço ao consumidor, para que ele possa comprá-lo e consumi-lo, canais de distribuição, cobertura, variedades, locais, estoque, transporte. Promoção: Comunicação: todas as tarefas de comunicação que visam promover o consumo do produto ou serviço, promoção de vendas, publicidade, força de vendas, relações públicas, marketing direto, propaganda, etc. Os quatro fatores do mix de marketing estão inter-relacionados, decisões em uma área afetam ações em outra

Responder em Grupo Analisando a instituição FACCAMP, identifique os seguintes conteúdo dos elementos de Marketing segundo o conteúdo apresentado: a)Mercado alvo b)Necessidade, desejo e demandas c)Valor e satisfação d)Troca e)Produto f)Rede de Marketing g)Canais de Marketing h)Cadeia de Suprimentos i)Concorrência j)Ambiente de Marketing k)Mix de Marketing