Dr. Thomé E. Tavares Filho

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Gilvanete Correia Bezerra
Advertisements

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Relação professor/aluno
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
Cursos de Graduação na Área de Ciência da Informação Região Centro-Oeste.
ILMA PASSOS ALENCASTRO VEIGA
Programa Coletivos Educadores. Relação COLETIVO - COMVIDAS COLETIVO COM-VIDA um diálogo permanente...
PSICOLOGIA DA SAÚDE José A. Carvalho Teixeira
A EJA trabalha com sujeitos marginais ao sistema de ensino e o PROEJA visa possibilitar-lhes acesso a educação e a formação profissional na perspectiva.
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
LICENCIATURAS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Rompendo Paradigmas María Cristina Plencovich Programa de Pós-graduação em Educação Agrícola UFRRJ, Seropédica, 28 Abril 2008.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO
SÉCULO XX.
Formação por competências
Didática e Metodologia no Ensino Superior
EIXO II – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS Ementa Justiça social, Direitos humanos, diversidade e educação. Direitos.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Lideranças nas organizações educativas
Saídas Profissionais: Podem ser inventariados alguns contextos de integração e intervenção profissional (instituições, serviços, projectos, etc.): –Centros.
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Metodologias ativas de aprendizagem Currículo integrado
PORTIFÓLIO PSICOLOGIA.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Plano de Trabalho Docente
Selma Garrido Profª. MSc. Eunice Nóbrega Portela
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Psicologia do Desenvolvimento
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Intervenção Participativa dos Atores: uma abordagem pedagógica para fortalecer o poder local i n p a.
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
POSSIBILIDADES DE OLHAR PARA AS QUESTÕES EDUCATIVAS
Diferentes Posturas Curriculares
Glória Queiroz - Formação Inovadora de Professores nas Licenciaturas Universitárias: Possibilidades e Limites Glória Queiroz -
Novas Abordagens da Educação Física Escolar: do Tradicionalismo ao Construtivismo Thiago Elias Merlo 2011.
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Universitarização da formação de professores e fenomenologia: caminhos opostos para a Didática? Edna Duarte de Souza.
Políticas educacionais, formação de professores e práticas pedagógicas
Educação a distância: esboço de uma análise ético-política.
Papel das Escolas na Saúde Pública do Século XXI Antônio Ivo de Carvalho Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca / FIOCRUZ Setembro de 2004.
Os métodos de ensino Método é o conjunto sistematizado de procedimentos didáticos para conduzir a aprendizagem dos alunos, visando a consecução de objetivos.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Universidade Federal de Uberlândia
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Maria Aparecida Juvêncio Maria Flauzina Juvêncio dos Santos Educação Inclusiva.Mito ou Desafio? Jacarezinho - Pr.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
O desenvolvimento de uma nação depende, muito, da educação.
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
O Futuro da Licenciatura a partir das normativas do Ensino Médio
REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica
Concepções em Educação Matemática
Promoção da Saúde e as ESP’s do século XXI Antônio Ivo de Carvalho Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca / FIOCRUZ Maio de 2005.
O PAPEL DO PSICÓLOGO NA EDUCAÇÃO
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Evolução da Educação Nutricional No contexto político, ético e científico Profª Nutti MSc Maria de Lourdes Marques Camargo.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica Atividade complementar 03 e04 Apresentação 03.
A natureza da formação continuada e a sua significância na prática docente Mediador: Prof. Ms. José Raimundo Campelo Franco Prof. Titular do Curso de Ciências.
FORMAÇÃO E DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
MÚSICA NA ESCOLA: POR QUE ESTUDAR MÚSICA ? Texto de Celso Favaretto Estudo por Ana Carolina Bonagamba de Paula ( )
Transcrição da apresentação:

Dr. Thomé E. Tavares Filho A PRÁTICA EDUCATIVA Dr. Thomé E. Tavares Filho

DEFINIÇÃO Atividade de ensino direcionada à determinado público alvo. Atividade pedagógica aplicada ao desenvolvimento humano. Atividade educacional que visa o desenvolvimento profissional e social . Atividade prática, que aprimora a individualidade.

A Prática Educativa como Variável Uma Variável Multidisciplinar que se aplica aos diversos Saberes das Ciências Exatas, Físicas, Químicas, Ambientais, Animais, Sociais, Educacionais etc. Uma Variável Multimensional que envolve os fatores cognitivos, motivacionais, afetivos, emocionais, e condutuais.

Concepção da Natureza Humana Concepção Mecanicista; Concepção Reducionista. Concepção Fenomenológica.

Determinantes da Prática Educativa Organização Curricular; Definição das Faixas Etárias; Reconhecimento do contexto sócio-cultural do aprendiz; Condições Cognitivas do Aprendiz; Reformulações Curriculares; Promoção da Pesquisa para efeito da Prática Pedagógica; Transposição Didática dos conteúdos pedagógicos.

A Função Social da Prática Educativa A Prática Educativa é promotora da Função Socializadora; Função de Integração Social; Função de Inclusão Escolar; Função da Autonomia Social; Função Formativa para a Emancipação Social; Função do Controle Social; Função da Mudança Social; Função da Mobilidade Social;

A função Educativa aplicada ao aprendiz Função de Ajustamento Individual; Função de Prevenção contra o desvio social; Função de Enfrentamento contra o desvio social. A função do desenvolvimento profissional e da qualidade de vida no trabalho. A função Educativa aplicada ao aprendiz No aproveitamento do conhecimento prévio; Na promoção do conflito cognitivo; Na mudança conceitual; Na identificação do conceito científico; No alinhamento dos fundamentos teóricos; No alinhamento dos fundamentos epistemológicos Na definição dos Paradígmas; Na quebra dos paradígmas; Na renovação e inovação científica.

A intervenção da Prática Educativa A Intervenção através do contexto histórico-estrutural; A Intervenção através da Sociologia da Educação; A intervenção através da Psicologia da Educação; A Intervenção através da Filosofia da Educação: A Educação Tradicional; A Educação da Nova Escola; A Educação dos Estudos Crítico dos Conteúdos. A Educação da Tecnologia do Ensino; A Educação Libertária.

Intervenções Históricas da Prática Educativa A Educação Especial; A Educação Popular; A Educação Inclusiva; A Educação da Escola que Protege.

A Função Educativa como base do desenvolvimento profissional A formação continuada de capacitação profissional; As medidas ergonômicas no ambiente de trabalho; A promoção da Saúde Mental; O ambiente educacional das boas relações interpessoais; O combate ao stréss no ambiente acadêmico; A definição da formação e da identidade do educador. A promoção da Pesquisa no meio educacional. A promoção da Ética e dos Valores Morais no contexto pessoal e social.

Redação em Duplas: Os determinantes da Prática Educativa: curricular, organizacional e contextual. A dimensão ético social e didática da Prática Educativa. A função social da Educação: Contradições e paradoxos na Sociedade Pós-Moderna. A Função Educativa: reconstrução do conhecimento e da experiência na problemática do conhecimento educativo. Diferentes perspectivas da interpretação e intervenção da Prática Educativa.

“A função básica da Prática Educativa é de se criar, conservar, e de multiplicar valores”. Thomé Tavares