Plano de negócios da Casa do Tenista

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Transcrição da apresentação:

Plano de negócios da Casa do Tenista Projetos de Empresas – 2008.2 Joanna Oliveira Gabriel Fortes Pedro Bastos

Agenda Introdução A empresa Produtos e Serviços Análise de mercado Estratégia do negócio Gerência do negócio Planejamento Financeiro

Introdução Esporte - Papel muito importante na estrutura social, cultural e econômica Variação de 11% do número de tenistas no Brasil de 2001 a 2006 Mercado em desenvolvimento – 0,8% de penetração Últimos dez anos, o PIB esportivo cresceu 10,8% ao ano, muito mais que os 3,2% em média do PIB brasileiro Fonte: Tennis Beyond 2000, Federação Internacional de Tênis, 2006 Fonte: Tennis Beyond 2000, Federação Internacional de Tênis, 2006

A empresa – Casa do Tenista Venda de produtos e serviços ligados exclusivamente para a prática do esporte tênis Grande variedade de produtos – Especialização no esporte Diretriz no desenvolvimento do esporte e disseminação para o público carioca Empresa é uma sociedade de responsabilidade limitada Localização: Zona Sul – Rio de Janeiro - RJ

Produtos e Serviços Venda de produtos e serviços ligados exclusivamente para a prática do esporte tênis Produtos: Serviços: - Tennis Day - Associação de tenistas - Encordoamento

Análise do mercado Maturidade do mercado: Consumidores: 2001 2006 Variação Total de tenistas 1.309.708 1.457.715 11% Fonte: Tennis Beyond 2000, Federação Internacional de Tênis, 2006 Potenciais concorrentes: Bairro Local Concorrentes Leblon Shopping Leblon Centauro Deny Sports Maikai Esportes Adidas R. Conde Bernadote ProShop Botafogo Rio Sul Físico e Forma World Tennis RKG Esportes Gávea Shopping da Gávea Sport Society Goal Brasil Esporte Total Fonte: Tennis Beyond 2000, Federação Internacional de Tênis, 2006

Análise do mercado - Homens e mulheres Consumidores: Público alvo: Jogadores de tênis amadores e profissionais - Homens e mulheres - 6 a 65 anos - Classes A, B e C Fonte: Tennis Beyond 2000, Federação Internacional de Tênis, 2006 Fonte: Tennis Beyond 2000, Federação Internacional de Tênis, 2006

Estratégia do Negócio Atingir Classes A, B e C entre 6 e 65 anos de idade Estratégia de diferenciação de serviços Alianças com Fornecedores e Clubes Propagandas em Revistas Especializadas e na Internet Comercializar Produtos pela Internet Comercializar Produtos de Ponta

Gerência do Negócio Horário de Funcionamento da loja Cadastro dos Atletas Comercialização de Produtos nos Eventos Funcionários: Gerente Caixa Vendedores

Investimentos Iniciais Planejamento Financeiro Investimentos Iniciais INVESTIMENTOS INICIAIS Valor (R$ K) Luvas 300.000 Aluguel + Condomínio 30.000 Aspectos legais e jurídicos 10.000 Estoque inicial Móveis e instalações 100.000 Divulgação 20.000 Total 760.000

Custos fixos e variáveis Planejamento Financeiro Custos fixos e variáveis

Planejamento Financeiro Premissas - A receita inicial será muito menor, pois a loja ainda não é conhecida. - A depreciação do móveis, maquinário e instalações é de 5 anos. - Crescimento: . Pessimista: o crescimento das vendas é de 1% a.a. . Esperado: o crescimento das vendas é de 1,6% a.a. . Otimista: o crescimento das vendas é de 2,2% a.a. - Sazonalidade: . Pessimista: novembro e dezembro 7% . Esperado: novembro e dezembro 10% . Otimista: novembro e dezembro 13% - Número de tenistas em São Paulo x Rio de Janeiro / número de concorrentes em São Paulo x Rio de Janeiro - Nas perpetuidades foram consideradas o último fluxo de caixa e a taxa de 17%

Planejamento Financeiro Cenário Esperado

Planejamento Financeiro Cenário Pessimista

Planejamento Financeiro Cenário Otimista

Planejamento Financeiro Payback