Profa. Mônica Cairrão Rodrigues.  CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 7ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. – Cap. 17.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Advertisements

O SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS E A EMPRESA
Planejamento Estratégico metodologia
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
Planejamento Estratégico de Marketing
ARH como processo, Políticas e Objetivos
Sistema de Informação Gerencial
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Administração Estratégica
Gestão Integrada de Negócios
Planejamento Estratégico AULA 2 Janeiro/2011
Cadeia de Valor Fatores Críticos de Sucesso
VENDAS NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
“Não é isso que importa, que eu tenha uma opinião diferente do outro mas sim, que o outro venha a encontrar o certo, a partir de si próprio, se eu contribuir.
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Teoria Geral da Administração
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DE TREINAMENTO
Ética Profissional em Administração
Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira
Administração de Marketing I
Profissional de GC / Função de GC
TGA TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Prof.ª Ivana Anhanguera Educacional
Disciplina Introdução a Administração Aula 03 – Antecedentes Históricos Profº Me. Rogério Gouveia.
Profª. Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II O Marketing como ele é Muito mais do que um departamento ou uma gerência Estratégia geral de atuação Visão.
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO POR COMPETÊNCIA DO SERVIDOR SEFAZ-PI
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Prof. Eloisa Paula de Oliveira
Estratégia Organizacional
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
A Gestão de Marketing O ponto de partida da Gestão
INTRODUÇÃO A ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Ph.D in Business Administration

Lavratti.com Slide 1/6 Teoria Geral da Administração Administração Administração é a condução racional das atividades de uma organização, seja ela lucrativa.
Prof. Dr. Marcos Ricardo Rosa Georges
Instituição de Ensino São Francisco
Planejamento Estratégico
Planejamento e estratégia
Planejamento e Responsabilidade Social
RECURSOS HUMANOS COMO CENTRO DE DESPESAS OU DE LUCRO
FUNDAMENTOS DE GESTÃO António Albano Baptista Moreira.
O processo de Marketing Aula 5. Matriz BCG.
Profª. Ms.Vera Márcia Gabaldi
TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
VISÃO ESTRATÉGICA NO GERENCIAMENTO DE PESSOAS
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Tecnologia da Informação Integrada à Inteligência Empresarial:
PLANEJAMENTO E AÇÃO EMPRESARIAL
Elaboração e Análise de Projetos
Estratégia competitiva através da Cadeia de suprimentos
SISTEMAS de INFORMAÇÃO segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIAGNÓSTICO & DEFINIÇÃO DE DIRETRIZES
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Créditos: Profª Sônia Portes.  O que significa?
Gestão de Marcas com Base no Triple Botton Line Responsável: Profª Dra. Rosana Sacchet Suzana Bierhals, Heloisa Rossler, Marianne Senna.
Desafios na gestão em busca de resultados Adriana Furquim Noponto Consultoria em Negócios de Alimentação.
Planejamento e Estratégia
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Gestão de Pessoas II Unidade I - O Papel dos Recursos Humanos nas Organizações Modernas Prof.ª MS Adriana Bortolon Carvalho Cardoso
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ - UNIFAP CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA: TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO - TGA Professor: Glauber Ruan B Pereira.
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS Rossilene Araújo Guzzo 01 “ Líder é o que tem capacidade de conseguir que outras pessoas façam o que não querem e, ainda.
Disciplina: Administração de Pessoas Prof. Jean Ricardo Salgals PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE GESTÃO DE PESSOAS.
GESTÃO ORGANIZACIONAL
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
Planejamento e Processo Decisório Aula 3 Planejamento Estratégico: ambiente externo (micro e macroambiente) Prof. Dr. Gustavo da Rosa Borges.
Perspectiva Moderna da Administração Administração por Objetivos
Transcrição da apresentação:

Profa. Mônica Cairrão Rodrigues

 CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 7ed. Rio de Janeiro: Elsevier, – Cap. 17.  MAXIMIANO, Antonio César Amaru. Teoria Geral da Administração: da Revolução Urbana à Revolução Digital. 6ed. São Paulo: Atlas, – Cap. 14.  MOTTA, Fernando C. Prestes; VASCONCELOS, Isabella F. Gouveia de. Teoria Geral da Administração. 3 ed. São Paulo: Cengage Learning, – Cap. 6.

 Modelos atuais: ◦ Administração Estratégica. ◦ Vantagem Competitiva.  Sustentabilidade: o desafio do modelo atual ◦ Tendências: modelos de gestão sustentáveis:  Mudança do paradigma Competitivo para o Colaborativo/Sustentável

 Parte do princípio que todas as áreas organizacionais são igualmente importantes para o sucesso da empresa;  Fundamenta-se no Planejamento Estratégico e nos planos específicos que derivam deste: ◦ Plano Diretor de Informática ◦ Plano de Comunicação ◦ Plano de Diretor de RH  O alinhamento organizacional é fundamental, e o elemento que permite este alinhamento é o planejamento estratégico.

Alinhamento organizacional em todos os níveis de tomada de decisão operacional gerencial ou tático estratégico

 Modelo das 5 Forças de Michael Porter: ◦ O modelo das Cinco Forças de Porter foi concebido em 1979 e destina-se à análise da competição entre empresas. ◦ as "forças" competitivas referem-se ao microambiente e devem ser estudadas para que se possa desenvolver uma estratégia empresarial eficiente. ◦ afetam a capacidade da empresa em servir os seus clientes e obter lucros. ◦ Uma mudança em qualquer uma das forças normalmente requer uma nova pesquisa (análise) para reavaliar o mercado.

Mais informações: forcas-de-michael-porter/ forcas-de-michael-porter/

 A vantagem competitiva surge fundamentalmente do valor que uma determinada empresa consegue criar para os seus clientes e que ultrapassa os custos de produção.  Valor = aquilo que os clientes estão dispostos a pagar pelo produto ou serviço; um valor superior resulta da oferta de um produto ou serviço com características percebidas idênticas aos da concorrência mas por um preço mais baixo ou, alternativamente, da oferta de um produto ou serviço com benefícios superiores aos da concorrência que mais do que compensam um preço mais elevado.  Segundo Porter, existem dois tipos básicos de vantagem competitiva: a liderança no custo e a diferenciação, as quais, juntamente com o âmbito competitivo, definem os diferentes tipos de estratégias de posicionamento.

 Lançados em 2010 e

Especialização do conhecimento humano Pensamento analítico Razão Alimentar Saúde Prazer Objetivo Quantitativo Inteligência Motivação Conhecimento Gestão/Comando/Controle Cultura de conquista / Estratégias de guerra (A arte da guerra) Eu ATÉ SÉCULO XX

Especialização do conhecimento humano Pensamento analítico Razão Alimentar Saúde Prazer Objetivo Quantitativo Inteligência Motivação Conhecimento Gestão/Comando/Controle Cultura de conquista / estratégias de guerra Eu ATÉ SÉCULO XX SÉCULO XXI Integralidade Pensamento sistêmico Sentir-Pensar-Sonhar Nutrir Paz Amor Objetivo/Subjetivo/Interobjetivo/Intersubjetivo Qualitativo-Quantitativo Sabedoria Inspiração Consciência Gestão entrelaçada Cultura de paz Nós

CO2 Transporte Resíduos Água CO2 Produção Acidente de Trabalho Educação Treinamento Investimento Social Inclusão Social

O conteúdo do EcoDesenvolvimento.org está sob Licença Creative Commons. Para o uso dessas informações é preciso citar a fonte e o link ativo do Portal EcoD. politica#ixzz2l5ewGnw2 Condições de uso do conteúdo Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial No Derivatives politica#ixzz2l5ewGnw2Attribution Non-Commercial No Derivatives

Tendências em Modelos de Gestão  Planeta Terra - uma verdade inconveniente Planeta Terra - uma verdade inconveniente  Ricardo Yung - vídeo Ricardo Yung - vídeo

A nossa contribuição para um modelo de gestão sustentável visa estimular:  a promoção do pensamento antecipatório e prospectivo;  a elaboração de indicadores/métricas possíveis e adequadas ao contexto;  a elaboração de estratégias pautadas nos valores;  a formação de gestores conscientes sobre seu papel integral na sociedade.

Mônica Cairrão Rodrigues

ElementosParadigma Tradicional (Competitivo) Paradigma Sustentável (Colaborativo) Produtos/Serviços Posicionamento no mercado Gestão de fornecedores Relacionamento com clientes Gestão financeira Gestão dos colaboradores Elaboração de Estratégias