Lavratti.com Slide 1/8 Diagnóstico Organizacional Balanced Scorecard Estratégia é um conjunto de mudanças competitivas e abordagens comerciais que os gerentes.

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Transcrição da apresentação:

lavratti.com Slide 1/8 Diagnóstico Organizacional Balanced Scorecard Estratégia é um conjunto de mudanças competitivas e abordagens comerciais que os gerentes executam para atingir o melhor desempenho da empresa [...] é o planejamento do jogo de gerência para reforçar a posição da organização no mercado, promover a satisfação dos clientes e atingir os objetivos de desempenho. (Thompson e Strickland III, 2003). Estratégia é um modelo ou plano que integra os objetivos, políticas e as ações sequenciais de uma organização, em um todo coeso. (Mintzberg e Quinn, 2001). Estratégia é a disciplina da administração que se ocupa da adequação da organização ao seu ambiente. (Meirelles e Gonçalves, 2001). Estratégias são planos da alta administração para alcançar resultados consistentes com a missão e os objetivos gerais da organização. (Wright, Kroll e Parnell, 2000). MARTINS et al. Incrementando a estratégia: uma abordagem do balanced scorecard.

lavratti.com Slide 2/8 Diagnóstico Organizacional Balanced Scorecard Estratégia é o mesmo que planejamento estratégico? O planejamento estratégico é um processo racional de operacionalização da estratégia, que está relacionado com a criatividade. O planejamento estratégico é composto pelos passos que devem ser realizados para atingir um objetivo. A estratégia é a ações de pensar, de encaixe do ambiente interno com o externo. MARTINS et al. Incrementando a estratégia: uma abordagem do balanced scorecard.

lavratti.com Slide 3/8 Diagnóstico Organizacional Balanced Scorecard Stakeholders Stakeholder é qualquer indivíduo ou grupo (por exemplo, acionistas, empregados, clientes, fornecedores, credores e a sociedade) que possa afetar a obtenção dos objetivos organizacionais ou que é abalado pelo processo de busca desses objetivos. São os grupos que têm direito legitimado sobre a organização. O verdadeiro propósito da empresa é servis de veículo para coordenar os interesses dos stakeholders. Clientes desejam qualidade, confiabilidade e informações corretas; Empregados querem remuneração justa, oportunidades iguais, satisfação no trabalho, liderança e controle adequado; Comunidade preocupa-se com o respeito ao meio ambiente, a qualidade de vida dos habitantes da localidade; Governo determina, fiscaliza e espera o cumprimento das leis e o recolhimento de impostos; Investidores, acionistas e fornecedores esperam eficiência na utilização dos recursos, geração de lucro e retorno dos investimentos; Outros grupos: sindicatos, associação de moradores, organizações não governamentais e associações de classe. MARTINS et al. Incrementando a estratégia: uma abordagem do balanced scorecard.

lavratti.com Slide 4/8 Diagnóstico Organizacional Balanced Scorecard Abordagens de estratégia Abordagem clássica: o objetivo estratégico de uma empresa é obter retorno do capital, uma vez que a maximização do lucro constitui o seu principal objetivo. Há um distanciamento entre a concepção e a execução da estratégia. MARTINS et al. Incrementando a estratégia: uma abordagem do balanced scorecard.

lavratti.com Slide 5/8 Diagnóstico Organizacional Balanced Scorecard Abordagens de estratégia Abordagem evolucionista: não se prende à racionalidade dos gerentes, mas, sim, à imperfeição do mercado, que garantirá a maximização dos lucros. É aplicado o conceito de seleção natural. O principal papel da estratégia, dentro de um ambiente competitivo, está na diferenciação e na experimentação do maior número possível de pequenas iniciativas que, se não derem certo, devem ser eliminadas. MARTINS et al. Incrementando a estratégia: uma abordagem do balanced scorecard.

lavratti.com Slide 6/8 Diagnóstico Organizacional Balanced Scorecard Abordagens de estratégia Abordagem processual: é caracterizada por uma estratégia que emerge passo a passo, geralmente de forma desordenada, como uma forma de a organização lidar com as contingências e surpresas constantes do mercado. O ambiente interno da organização é visto como algo complexo e a racionalidade dos gestores é vista como limitada. O gestor, por não conseguir considerar mais do que uma série limitada de fatos e informações, definirá a estratégia de uma maneira satisfatória e não de uma maneira ótima, perfeita, extremamente racional acessando todas as informações possíveis e imagináveis. As decisões são tomadas de uma maneira incremental, sempre procurando melhorá-las por meio da experimentação e do aprendizado. MARTINS et al. Incrementando a estratégia: uma abordagem do balanced scorecard.

lavratti.com Slide 7/8 Diagnóstico Organizacional Balanced Scorecard Abordagens de estratégia Abordagem sistêmica: tem como base o conceito sociocultural em que a organização está inserida. Os tomadores de decisão não são indivíduos imparciais e racionais. São membros de um sistema social, que definirão a estratégia em decorrência de condições sociopolíticas e situacionais. MARTINS et al. Incrementando a estratégia: uma abordagem do balanced scorecard.

lavratti.com Slide 8/8 Diagnóstico Organizacional Balanced Scorecard Resultados MARTINS et al. Incrementando a estratégia: uma abordagem do balanced scorecard. ClássicaEvolucionistaSistêmicaProcessual Maximização dos lucros Pluralidade (outros objetivos) DeliberadasEmergentes Estratégias

lavratti.com Slide 9/8 Diagnóstico Organizacional Balanced Scorecard MARTINS et al. Incrementando a estratégia: uma abordagem do balanced scorecard. Métodos de planejamento racional Há distanciamento entre formulação Há acesso suficiente a informações, capacidade suficiente de análise e controle organizacional Comum em ambientes competitivos estáveis, intenso uso de capital e monopólio Abordagem clássica Fatalidade da evolução biológica substitui a disciplina do mercado pela lei da selva. (Mantenha seus custos baixos e suas opções abertas). O ambiente é cruelmente competitivo e imprevisível. O melhor é abandonar a estratégia grandiosa e concentrar-se na eficiência operacional. Comum em pequenas empresas, setores emergentes da economia e indústrias emergentes e conglomerados anglo-saxônicos. Abordagem evolucionista Natureza imperfeita da vida humana, e acomoda pragmaticamente a estratégia ao processo falível, tanto das organizações quanto dos mercados. (Fique perto do chão e siga o fluxo). As habilidades da organização não devem ser compradas e vendidas livremente no mercado, mas precisam ser cuidadas e cultivadas como as fontes irreproduzíveis de vantagem sustentável. Comum em burocracias protegidas e empresas baseadas em conhecimento. Abordagem processual É relativista, considera fins e meios da estratégia como ligados, sem escapatória, às culturas e aos poderes dos sistemas sociais locais onde ela se desenvolve. (Jogue pelas regras locais). A racionalidade sociológica predispõe uma busca por outras fontes de poder no ambiente e outras racionalidades para a ação. Comum em conglomerados não anglo-saxônicos, empresas de famílias e públicas. Abordagem sistêmica

lavratti.com Slide 10/8 Diagnóstico Organizacional Balanced Scorecard Algumas considerações sobre estratégias: a)A busca do ideal de uma ação racional é inacessível por ser fluida, logo, tem-se que trabalhar com o mundo do jeito que ele é; b)Os membros da empresa barganham entre si para chegar a um conjunto de metas comuns, mais ou menos aceitável para todos, e não necessariamente ótimo; c)O mercado é imperfeito, as organizações evoluem de forma desordenada e não racional, assim, a estratégia emerge dentro de uma enorme confusão e em pequenos passos; d)A verdadeira estratégia é descoberta durante a ação; e)Há comprometimento com o processo de experimentação e aprendizado para o desenvolvimento de competências internas; f)O processo de planejamento estratégico pode ser tão importante quanto o resultado; g)As estratégias são mais bem elaboradas em um processo incremental e contínuo. MARTINS et al. Incrementando a estratégia: uma abordagem do balanced scorecard.