Pessoas: Criatividade e Inovação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Advertisements

Planejamento Estratégico metodologia
Mudança Organizacional
Recrutamento e Seleção de Pessoal.
CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL COM
Diferenciação, Posicionamento e Vantagem Competitiva
Planejamento passo-a-passo
PETI Planejamento Estratégico de TI
LEARNING ORGANIZATION
Evolução da Administração
EMPREGABILIDADE.
Planejamento de Marketing e Estratégia Organizacional
O indivíduo criativo na empresa
Criatividade e inovação
O Cartório dos novos tempos
Planejamento Estratégico Empresarial Prof. Flávio H. S. Foguel
Cadeia de Valor Fatores Críticos de Sucesso
Criatividade nas Empresas
Repensando a Logística
REPENSANDO A LOGÍSTICA Andréia Pereira - 08/24674
GESTÃO DE PESSOAS COM FOCO EM RESULTADOS
Unidade 4 REPENSANDO A LOGÍSTICA
Estratégias do agronegócio
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
Desafios do desenvolvimento de software
Aula 8 Comportamento e processo de compra do cliente organizacional
Administração de Marketing I
Gerenciar Conhecimento: Um desafio dos Profissionais e Organizações.
A importância do Planejamento Estratégico
Elisângela Martins do Rego Juliana Aparecida Coelho
COMPETÊNCIAS “Originam-se da gênese e do processo de desenvolvimento da organização e são concretizadas no seu patrimônio de conhecimentos”. JOEL DUTRA.
Gerenciamento de Processos - PNQ
Administração de Empresas Pessoais
Crenças VISIOVITA para um Planejamento de Vida
Recursos Humanos do Projeto
Diagnóstico do nível de modernidade das indústrias de móveis da cidade de Tubarão. Economia (Economia Industrial: Mudança Tecnológica). Projeto PUIC Individual.
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
Método de transformação do PDP
INOVAÇÃO – O BRASIL E O MUNDO
Empreendedorismo.
Curso de Administração com Ênfase em Marketing
Gabriel Bastos Machado
Gestão do Conhecimento e Inovação
Modelagem de Processos de Negócio
FUNDAMENTOS DE MARKETING ELEMENTOS DO MARKETING
Principais atitudes e comportamentos dos bons profissionais
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
A Gestão Estratégica pelo BSC, com enfoque em:
Planejamento Estratégico TREVOSERVIS – 2011/2020
Repensando a Logística
Um modelo para Planejamento Estratégico em Pequenas Empresas de Tecnologia da Informação Rodrigo Queiroz da Costa Lima Orientador: Hermano.
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 14
Resistências a Mudanças
GESTÃO DO CONHECIMENTO
PROF. Ms. DELANO GURGEL DO AMARAL. A Estruturação das Soluções dos Treinamentos ou cursos de curta duração, são Customizadas, combina diferentes eixos.
Rob skate.
Perspectiva estratégica da qualidade
Mentoring Coaching.
Ferramentas de Gestão: 5 Forças Porter e VRIO
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
Administração de Recursos Humanos
Organizações de Aprendizagem Velho e Novo Paradigmas
BSC BALECED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
Prof. Fernando Henrique Ramos1 Empreendedorismo - FSC Geralmente, inovações podem ser definidas como processos de criação e desenvolvimento de uma idéia.
A FUNÇÃO DO GERENTE NA EMPRESA
A eficiência organizacional com base no gerenciamento de projetos: estudo de caso da AIESEC no Brasil Rafael Oliveira Carvalho Neto Orientador: Prof. Me.
Tema: Comportamento do Shopper (Comprador) no PDV
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
NOVOS CENÁRIOS E PARADIGMAS GERENCIAIS
Transcrição da apresentação:

Pessoas: Criatividade e Inovação Fabiana Nobre da Silva Ingrid Corrêa Lucélia Fonseca Amaral Monyque Popenga de Melo Rodrigo Lenhard Sabrina Corrêa Viviani C. Espindola

SUMÁRIO 1. Breve Introdução 2. Conceitos: Inovação e Criatividade 3. Pessoas: Criatividade e Inovação 4. Criatividade e Inovação nas Organizações 5. Importância da Inovação para competitividade das empresas

SUMÁRIO 6. Características de um ambiente propício a inovação e seus fatores 7. Transformar idéia em inovação 8. Critérios e estratégias na adoção de novas tecnologias 9. Resistência a mudança 10. Considerações Finais 11. Referências

1. INTRODUÇÃO Para algumas pessoas criatividade envolve talentos extraordinários. Muito do que se olha hoje como trivial e corriqueiro, já foi considerada uma notável invenção. Tem-se presenciado criatividade em todos os setores de atividade como: comércio, artesanato, parques de diversão, etc. Porém, há divergências sobre a definição de criatividade e inovação, mas todos concordam que o importante é abraçar a causa e usá-la como uma valiosa ferramenta competitiva.

2. CONCEITOS: INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE Inovar é desenvolver uma criatividade com uma utilidade, é assim, de maneira simples, podemos definir inovação. A inovação e a criatividade dominam o mercado mundial, admitindo grande importância, no mundo globalizado. Criatividade é um processo de evolução, criação, que resulta em um produto novo, que é aceito como útil por um número de pessoas por algum tempo. É importante salientar que a criatividade ou inovação sem ações empreendedoras será apenas uma simples “idéia” sem vantagens lucrativas.

3. PESSOAS: CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO O desenvolvimento da criatividade requer o abandono da zona de conforto de maneira a propiciar a libertação dos bloqueios que impedem o uso da capacidade mental. Com este enfoque, surge a grande barreira que é a perda da criatividade inerente ao amadurecimento na maioria dos seres humanos. Parece que com o passar do tempo sofremos transformações para pior no quesito criatividade. Teste aplicados pela NASA: - 1600 jovens: 3 a 5 anos / 98% - 10 anos / 30% - 15 anos / 12% - Teste similar: - 200.000 adultos / 2%

4. CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES O Ambiente competitivo atual tem sido regido pela transformação tecnológica, globalização, competição acirrada e extrema ênfase na relação custo benefício, qualidade e satisfação do cliente, exigindo um foco muito maior na criatividade e na inovação como competência estratégica das organizações. Criatividade e inovação são importantes?

5. IMPORTÂNCIA DA INOVAÇÃO PARA A COMPETITIVIDADE DAS EMPRESAS É importante inovar devido a velocidade com que as mudanças acontecem no ambiente. Estas serão competitivas se conseguirem encontrar as formas e mecanismos adequados, agregando valor ao seu produto ou serviço, buscando alcançar o que o cliente deseja. Desta forma, a inovação tecnológica é indispensável para continuar no âmbito competitivo, a qual deve ser analisada através da identificação das variáveis e implicações.

6. CARACTERÍSTICAS DE UM AMBIENTE PROPÍCIO A INOVAÇÃO E SEUS FATORES > Abreu e Lezana focam a capacidade gerencial, buscam analisar o indivíduo, suas criatividades, como estimulá-la, não deixando de analisar também o ambiente. Fatores Inibidores: - Menosprezar a inteligência - Aplicar de forma errada a criatividade Fatores Facilitadores: - Gerentes que criem condições para a prática da criatividade. - Reconhecimento pela ação do indivíduo.

7. TRANSFORMAR IDÉIA EM INOVAÇÃO As condições ambientais que tem influência direta na transformação de uma idéia em inovação. Variáveis sociais, políticas, econômicas do ambiente e mecanismos para controlar estas variáveis. Se eu não fizeste estas atividades desta forma, de que forma faria? Como poderei agregar valor as atividades que executo? Que outros produtos ou serviços posso criar a partir do que já existe?

7. TRANSFORMAR IDÉIA EM INOVAÇÃO Entenda o processo: - Motivação – tenha um objetivo e trace desafios - Preparação – Defina metas, desconsidere formas e caminhos, levante informações. - Incubação – Confine-se, deixe o inconsciente trabalhar. - Iluminação – Registre a idéia. - Elaboração – Plano de ação, avaliação. - Ação – Atacar - Avaliar – Quantitativo e qualitativo.

9. RESISTÊNCIA A MUDANÇA

9. RESISTÊNCIA A MUDANÇA > KOTTER cria uma metodologia para lidar com a resistência a mudança, colocando uma série de abordagens num continuum, mostrando quanto elas deverão ser utilizadas, assim como suas vantagens e desvantagens.

11. REFERÊNCIAS Disponível em: <http://www.administradores.com.br >. Acesso em: 11 outubro 2009. SIQUEIRA, Jairo. Criatividade e inovação. Disponível em: <http:// criatividadeaplicada.com>. Acesso em: 11 outubro 2009. SIQUEIRA, Jairo. Criatividade e inovação. Disponível em: <http:// criatividadeaplicada.com/treinamentos>. Acesso em: 11 outubro 2009. ALVES, Luiz. Inovação e Criatividade. Disponível em: <http://hsm.updateordie.com>. Acesso em: 12 outubro 2009.

11. REFERÊNCIAS FELIPPE, Maria Inês. Criatividade e inovação com foco em resultados. Disponível em: <http://www.consultores.com.br>. Acesso em: 12 outubro 2009. HOLANDA, Fátima. Criatividade e inovação – O verdadeiro diferencial das empresas. Disponível em: <http:// www.via6.com/topico.php?tid=96159>. Acesso em: 12 outubro 2009. CÂNDIDO, Gesinaldo Ataíde, Msc. Criatividade e Inovação.

“ O RESPLENDOR DA INOVAÇÃO REINA NAQUELE CAPAZ DE MUDAR AQUILO QUE AS PESSOAS ACHAM QUE NÃO PODE SER MUDADO.”