A apreciação dos alunos como base do planejamento pedagógico das aulas de Música: um relato de experiência docente no PIBID Música Sobral AUTORES: João.

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A apreciação musical como base do planejamento pedagógico das aulas de Música: um relato de experiência docente em Música vinculado ao Pibid AUTORES: Jéssica.
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A apreciação dos alunos como base do planejamento pedagógico das aulas de Música: um relato de experiência docente no PIBID Música Sobral AUTORES: João Marcos, Jéssica Cisne, e Joelk Santos1 CONTEXTO Este trabalho apresenta um relato de experiência de alunos do curso de Música - Licenciatura da UFC, campus Sobral, que atuam como bolsistas de Iniciação à Docência (ID) no Pibid Música da UFC/Sobral, ministrando aulas de música dentro da disciplina curricular de Artes, com alunos do 7º e 8º ano, junto à Escola Municipal Prof. Gerardo Rodrigues de Albuquerque. OBJETIVOS Investigar a relação de trocas de conhecimentos, informações e experiências musicais entre os bolsistas ID e os estudantes da referida escola quanto a uma prática construtiva e reflexiva em torno da experiência de apreciação musical, inseridas no contexto da sala de aula. METODOLOGIA Quanto aos aspectos metodológicos do trabalho, inicialmente, fez-se uma sondagem em torno do repertório prévio que os estudantes já trazem de sua vivência sociocultural, um conhecimento voltado aos meios no qual aquelas crianças estão inseridas, buscando explorar esse material sonoro em sala de aula de maneira aprofundada. A partir da coleta desse repertório os bolsistas construíram o planejamento das aulas respeitando o discurso musical dos alunos, suas opiniões e suas percepções com a proposta lançada pelos bolsistas, considerando as descobertas no que implica novidade, possibilitando não só a apreciação ou reflexão naquilo que os alunos já conheciam, como também uma expansão desse repertório que eles haviam apresentado. DEPOIMENTOS As quatro estações – Vivaldi Estudante A: Não entendi, mas parece música de natal. Start me up - Rolling Stones Estudante D: Gostei pois eu amo rock, me dá vontade de aumentar o som e pirar. Pedras que cantam – Fagner Estudante G: Baião dá vontade de dançar o forró, igual a festa junina legal. O meu sentimento é ouvir as vezes. Caraca Muleke - Thiaguinho Estudante J: Ultra, mega, muito legal. Adorei! fantástico! dá vontade de cantar junto da música. CONCLUSÃO Como resultado, destaca-se a participação dos estudantes nas aulas de Música de forma mais dialogada, reflexiva e criativa durante a apresentação dos conteúdos explorados. Portanto, a partir das vivências elaboradas, constata-se que as aulas desenvolvidas deixaram de ser um simples momento de exposição de conteúdo musicais e passaram a ser entendidas como um momento significativo de trocas e interações de ensino e aprendizagem em Música entre os bolsistas ID e os estudantes na busca pela aproximação do acesso ao conhecimento musical. REFERÊNCIAS SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. Tradução Alda de Oliveira e Cristina Tourinho. São Paulo: Moderna, 2003. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. FREITAS, Lissandra Barcelar. Apreciação Musical: Uma abordagem envolvendo funções e significados de práticas em sala de aula. Brasiléia, 2012. SANTOS, José Luiz dos. O que é cultura. São Paulo: Brasiliense, 2006. 1 jesik_cisney@hotmail.com; jmarcosmusic@gmail.com; joelksan@gmail.com.