CONCEITO DE CONTRATO. CONCEITO CLÁSSICO E CONTEMPORÂNEO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DIREITO CIVIL – CONTRATOS Prof. Ms Carlos Annechino
Advertisements

Direito Empresarial Prof. Valber Motta
Constitucionalização e Repersonalização do Direito Civil
TEORIA GERAL DOS CONTRATOS
DIREITO & SOCIEDADE DISCIPLINA: SOCIOLOGIA JURÍDICA TURMA: C-02 PROF
CLASSIFICAÇÃO DA NORMA JURÍDICA
Teoria Geral dos Contratos Mercantis Direito Empresarial II
30/03/2017.
1. OS ÂMBITOS JURÍDICOS DA RESPONSABILIDADE
30/03/2017.
30/03/2017.
30/03/2017.
30/03/2017.
30/03/2017.
Prof. Andrei Brettas Grunwald
01/04/2017.
01/04/2017.
01/04/2017.
02/04/2017.
Direito Civil III – Contratos Princípios
02/04/2017.
02/04/2017.
02/04/2017.
PESSOA JURÍDICA Personalidade
EMPRESARIAL I Aula 11- Agentes Societários : Sócios.
07/04/2017.
Interpretação dos contratos
DIVISÃO DO DIREITO POSITIVO
PROFESSORA KARINE DAMIAN
Teoria Geral dos Contratos Noções Gerais
Conforme Maria Helena Diniz
EFEITOS DOS CONTRATOS.
Princípios da autonomia
Nova Teoria Contratual
CONTRATOS MERCANTIS.
CONTRATOS Caracterizar o contrato, abrangendo nesse conceito todos os negócios jurídicos resultantes de acordo de vontade, para padronização.
Princípios Gerais do Direito Contratual
Revisão judicial dos contratos
NOME EMPRESARIAL.
Noções Jurídicas de Contratos
Profº Carmênio Barroso
Sucessão testamentária. Introdução. Regras gerais.
Teoria Geral dos Contratos
CODIFICAÇÃO DO DIREITO PRIVADO E SUA EVOLUÇÃO NO DIREITO BRASILEIRO
Teoria Geral do Direito Privado
DIREITO CIVIL – Parte Geral
CONTRATOS Profa. Juliana Cavalcante
CONTRATOS EM ESPÉCIE 1 Sílvio de Salvo Venosa. 1. INTRODUÇÃO AO DIREITO ESPECIAL DOS CONTRATOS V. III Direito especial dos contratos ou contratos.
Eduardo Hipólito do Rego
Profº Carmênio Júnior
GRUPO IV: HIGOR BEZERRA KRISTHIANE CÓLEN PÂMELLA MACIEL VANDERLEY PINHEIRO.
Direito Empresarial Prof. Valber Motta
O Dano Social e as Relações de Direito Privado
Consumidor Aspectos gerais.
DIREITO DO CONSUMIDOR EXPERIÊNCIAS E FUTURO Sergio Cavalieri Filho.
INTRODUÇÃO 1. Conceito de Direito:
Consagração dos princípios jurídicos após a CF 88. (força normativa) Através do Poder Judiciário os princípios atingem força normativa Devido ao incessante.
TEORIA GERAL DOS CONTRATOS Prof. M.Sc. Antonio Armando Ulian do Lago Albuquerque
DIREITO SUCESSÓRIO Profª Inajara Piedade.
Cap: Proteção Contratual pelo Código de Defesa do Consumidor.
Contrato no Código de Defesa do Consumidor  A Constituição Federal de 1988 dispõe no art. 5º, XXXII que: “ O Estado promoverá, na forma da lei, a defesa.
DIREITO COMERCIAL I INSTRUMENTOS INTRODUTÓRIOS DE NORMAS DE DIREITO EMPRESARIAL.
DIREITO CIVIL Prof. Wiverson de Oliveira. Contratos Código Civil: Lei de Artigos Contratos Código Civil: Lei de
Abordagem sociológica do sistema jurídico
Prof. Rafael Mafei. * Fatos correspondentes à previsão de norma jurídica. * Fato jurídico natural * Ordinário (Ex: Nascimento, morte) * Extraordinário.
Fontesdo Direito de Familia
Do Contrato de Transporte  ASPECTOS GERAIS -  O Artigo 730 do Código Civil conceitua os contratos de transporte como o pacto pelo qual “alguém se obriga,
CONTRATOS EM ESPÉCIE PROFª. FERNANDA NUNES. ELEMENTOS CONSTITUTIVO Vontade das partes livremente expressa, Objeto lícito a ser contratado Forma prescrita.
Transcrição da apresentação:

CONCEITO DE CONTRATO. CONCEITO CLÁSSICO E CONTEMPORÂNEO Tão antigo como o próprio ser humano é o conceito de contrato A própria palavra sociedade traz a idéia de contrato A feição atual do instituto vem sendo moldada desde a época romana sempre baseada na realidade social Recentes inovações legislativas. Vejamos:

Temas inovadores Responsabilidade objetiva Proteção contratual- Princípio da boa-fé Função social dos contratos Lesão nos contratos e da excessiva onerosidade

Conceito clássico de contratos O contrato é um negócio jurídico bilateral, dependente de pelo menos duas declarações de vontade, cujo objetivo é a criação, alteração ou até mesmo extinção de direitos e deveres de conteúdo patrimonial.

Flávio Tartuce diz que: “em uma visão clássica ou moderna o contrato pode ser conceituado como sendo um negócio jurídico bilateral ou plurilateral que visa à criação, modificação ou extinção de direitos e deveres com conteúdo patrimonial”

Em uma visão-contemporânea Doutrinador-Paulo Nalin Conceitua o contrato como sendo “a relação jurídica subjetiva, necleada na solidariedade constitucional, destinada à produção de efeitos jurídicos existenciais e patrimoniais, não só entre os titulares subjetivos da relação, como também perante terceiros” ( Do contrato..., 2005,p.255). (eficácia externa da função social dos contratos)

Negócio Jurídico e Contrato-Semelhanças Aplicação do art. 104 CC Normas quanto aos vícios sociais e do consentimento Normas gerais dos contratos = negócios jurídicos ( Ex. boa-fé, função social e econômica e os bons costumes) O contrato constitui um negócio jurídico por excelência

A suposta crise dos contratos Atualmente está em voga no Direito Comparado, e mesmo no Brasil, afirmar sobre a “crise dos contratos” , chegando alguns autores a profetizarem que o contrato tende a desaparecer, surgindo outro instituto em seu lugar. Afirma Sílvio Salvo Venosa que: “A crise situa-se na própria evolução da sociedade, nas transformações sociais que exigem do jurista respostas mais rápidas (grifos nossos).

Nesse momento histórico, não podemos afirma que o contrato está em crise, estritamente falando, nem que a crise seja do direito privado. Assim, o melhor caminho é acreditar em um novo conceito, dentro da nova realidade do direito social (eficácia social).

TESE DO DIÁLOGO DAS FONTES- Na Relação Contratual (CDC e CC/2002 Diante da valorização da pessoa e dos três princípios do Direito Civil Constitucional (dignidade da pessoa humana, solidariedade social e igualdade em sentido amplo), houve uma forte aproximação entre o Código Civil e o Código de Defesa do Consumidor, uma vez que ambos consagram uma principiologia social do contrato (diálogo/complementaridade)