Pressupostos Teóricos Modelos Pedagógicos Investigação Foco na eficácia do ensino com o uso de meios. Var. dependente: aprendizagem. (1) experimentais.

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Pressupostos Teóricos Modelos Pedagógicos Investigação Foco na eficácia do ensino com o uso de meios. Var. dependente: aprendizagem. (1) experimentais e quasi; (2) múltiplas variáveis: causa e efeito Pressupostos Teóricos A realidade é objetiva e externa ao indivíduo Aprendizagem: aquisição e absorção passiva de informação (pré-definida) Professor adquire conhecimento formal e modos organizados de repassá-lo e avaliá-lo. Instrução = transmissão Modelos Pedagógicos Instrução programada de Skinner e design instrucional de Gagné Exercício e prática: (repetitivo, alivia o professor, motivação relativa) Tutorial (conceitos, exemplos, prática, feedback)

Pressupostos Teóricos Modelos Pedagógicos Investigação Realidade é subjetiva: indivíduo é sujeito da aprendizagem - construção de conhecimento Liberdade para aprender, crescer, se desenvolver Princípio da motivação intrínseca e da “auto-organização cognitiva” - processos internos, individuais Modelos Pedagógicos Aprendizagem por descoberta, pela vivência e construção de valor O aluno “ensina” e o professor aprende e vice- versa– interação mútua Modelos determinados pelo sujeito da aprendizagem – que estabelece seus compromissos Investigação Metodologias que abordam qualitativamente o discurso do aluno e sua percepção de crescimento Abordagem clínica Autoavaliação

Pressupostos Teóricos Modelos Pedagógicos Investigação Realidade é (re)construída pelo indivíduo - sujeito da da própria educação. Homem e mundo estão em constante interação, já que os homens são seres da práxis (ação/reflexão). Sujeito situado socialmente e construtor de sua cultura Reflexão leva à consciência e ao compromisso com a transformação (consciência primitiva à consciência crítica). Modelos Pedagógicos Educar é ato político - aprendiz é sujeito de sua práxis individual e da práxis histórico-social. Conceito de educação transcende a escola como espaço de formação. Métodos não opressores/ bancários, mas dialógicos e problematizadores. "Ninguém educa ninguém, ninguém se educa; os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo"; relação dialógica, "educador" e "educandos" são sujeitos de um mesmo processo. Investigação Metodologias qualitativas e participativas Pesquisa-ação Importância da autoavaliação, todos se avaliam: transformação

Dimensões do Processo Educativo Humana Técnica Dimensões do Processo Educativo Os diferentes paradigmas sobre conhecimento e aprendizagem priorizam diferentes dimensões, não considerando a multidimensionalidade deste processo: conhecimentos, habilidades e atitudes (ser, fazer e estar). Processo Educativo Política

COMPETÊNCIA PROFISSIONAL EM CONTEXTO DE TRABALHO DETERMINADO CONHECIMENTOS HABILIDADES ATITUDES e VALORES Aquilo o que uma pessoa SABE, SABE FAZER e SABE POR QUE FAZ COMPETÊNCIA EM CONTEXTO DE TRABALHO DETERMINADO

Homem Realidade Conhecimento Educação Escola Construtor de símbolos e de conhecimento: negocia significados, interpreta a natureza e seus fenômenos. Criador de seu saber. Existência do mundo real - a construção de significados é um processo personalizado, a partir da interação com o meio e com outros: cooperativo Significados/interpretações e representações em constante mudança (refinamento); suas estruturas formam as bases sobre as quais novos conhecimentos são construídos. Desenvolvimento do pensamento crítico, resolução de problemas do mundo real (contexto), aprender a aprender (auto-conscientização). Lugar onde o conhecimento é trabalhado de forma descontextualizada e simplificada. Necessidade de organizar o ambiente com metodologias, técnicas e materiais que possibilitem a geração de ambientes de aprendizagem significativos e a vivência da complexidade dos fenômenos.

Ensinar é compartilhar/negociar representações e significados – é um processo interativo. Aprender é resolver problemas, construir significados, transformar; construção pessoal e coletiva, base na experiência e conhecimentos prévios. Aprender a aprender. O aluno é agente ativo de seu conhecimento. O professor é orientador, facilitador (ZPD). Cooperação. ATIVA. Ele constrói significados e define o seu próprio sentido e representação da realidade de acordo com suas experiências e vivências em diferentes contextos. Efetividade da perspectiva desenvolvida pelo aluno num domínio; e que ele seja capaz não somente de explicar, mas de defender seus julgamentos e decisões. Importância da autoavaliação e da metacognição. Ensinar/aprender Professor/Aluno Metodologia Avaliação

Teoria na Prática Abordagens e Princípios pedagógicos para o planejamento e a implementação de cursos

Questões Iniciais Construtivismo com Orientação Prévia Construtivismo sem Orientação Prévia Avaliação multifacetada/diferentes aspectos Papel dos Erros na aprendizagem

Aprendizagem Significativa e Conhecimento Estrutural O aluno relaciona conscientemente uma nova informação a algum aspecto/conceito relevante já existente em sua estrutura cognitiva (Ausubel, Novak & Hanesian, 1978) Conhecimento estrutural = estrutura cognitiva - organização das relações entre conceitos na memória (relação semântica) - papel ativo do aluno na sua aprendizagem x recepção passiva/mecânica - papel do conhecimento prévio do aluno - crítica ao modelo tradicional de ensino e de avaliação que reforça o modelo de aprendizagem mecânica hierarquização *** diferenciação progressiva *** reconciliação integradora

Mapa Conceitual (Novak, 1994) Representa de foma esquemática as relações significativas entre conceitos – descrição verbal e visual de correlações entre conceitos de um determinado domínio - aplicação: avaliação, planejamento de ensino, estratégia de ensino Elementos Balões – conceitos Linhas – interligações entre conceitos Palavras – descrevem/identificam conceitos e proposições (a natureza da ligação entre conceitos) Possíveis análises Número de conceitos Número de Correlações Distância Semântica Coerência entre Concietos

Flexibilidade Cognitiva Spiro, Coulson, Feltovitch, Anderson, 1988 Necessidades dos Alunos Recuperar conhecimentos adquiridos ao longo do curso Desenvolver o raciocínio crítico Transferir o conhecimento para diferentes contextos Compreender a importância e influência do contexto na configuração do fenômeno ou problema estudado Desenvolver conhecimentos avançados, complexos Críticas ao processo educativo Simplificação do conhecimento Não leva em conta a influência do contexto O aluno é exposto a poucas situações e representadas sob um aspecto ou visão Gera a expectativa nos alunos que todos os fenômenos são previsíveis ILL STRUCTURED DOMAIN X WELL STRUCTURED DOMAIN

Flexibilidade Cognitiva Síntese dos Princípios Evitar simplificação do processo educativo Propiciar múltiplas representações do conhecimento Enfatizar o aprendizado baseado em casos Trabalhar com estruturas do conhecimento dependentes do contexto Enfatizar a construção do conhecimento e não a transmissão Trabalhar a complexidade

Construtivistas de Aprendizagem Estratégias e Modelos Construtivistas de Aprendizagem Aprendizagem Baseada em Casos/Situações-Problema (Schank, Savery, Duffy) Simulações - dinâmicas, fisiológicas e estáticas (Hodges y Sasnett) Cenário - representação de papéis (Schank) Modelos cognitivos do processo de solução de problemas: Modelo de Raciocínio Clínico - observação, achado, facetas, diagnóstico, complexo global (Evans y Patel) Dual Problem Space - hipótese e teste (Klahr y Dunbar)

Aprendizagem Baseada em Casos Conceituação: ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM aprendizagem por meio de situações reais participação ativa do aluno (formula questões, busca informações, analisa a situação e avalia alternativas/caminhos aprendizagem baseada em problemas, aprendizagem baseada em casos, investigação, projetos, simulações Aprendizagem: baseada em casos e baseada em problemas semelhanças e diferenças

Aprendizagem Baseada em Casos Estrutura básica Fontes de Informação Visões do problema Referências/Teorias Instrumentos de análise Especialistas Dados Casos semelhantes Normas/legislação Orientação Descrição contextualizada da situação problema ou questão a ser investigada Identificação/ Formulação do Problema Análise, Discussão, Caminhos, Síntese, Avaliação

Formulação do Problema FIM Visão 1 Visão 2 Visão n... Informações Formulação do Problema Decisões Soluções Referências Experts Dados Perguntas já esclarecidas Casos semelhantes Orientação Verificação Descrição contextualizada da situação problema ou questão a ser investigada 1 2 3 4 5 6

Elementos para Construção de Casos Segundo Perkins (1993), todo ambiente de aprendizagem possui os seguintes elementos. A combinação e a ênfase dada aos elementos configura diferentes abordagens - construtivista ou objetivista: Bancos de Informação: fontes de informação /conhecimento Blocos de Anotação (Symbol Pads): espaço para o aluno fazer o registro das informações recebidas ou investigadas Phenomenaria: oferece exemplos e demonstrações Kits para Construção: problemas, projetos, laboratórios Ferramentas de Gerência: para organizar, monitorar e avaliar

Proposta de Fluxo para Construção de Casos Levantamento de casos relevantes para a compreensão dos conceitos e elementos críticos do conteúdo. Levantamento do material necessário para cada caso (documentação, imagens etc) e avaliação do material disponível. Seleção dos casos a serem elaborados. Elaboração do texto relativo a cada situação e suas diferentes “visões”, seleção/redação das informações relevantes e dos caminhos para solução e, finalmente avaliação. Elaboração de roteiro e acompanhamento da produção. Definição de estratégias de orientação do aluno.

OBRIGADA !!!!!!