Gestão de Pessoas no Setor Púbico Conteúdo: Cultura e Clima Organizacional Segundo Aurélio: “conjunto de características humanas que não são natas e que.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento Estratégico metodologia
Advertisements

GESTÃO DE PESSOAS Cultura Organizacional
A Aprendizagem e o Ensino das Atitudes.
PARCERIAS: COM QUEM FAZEMOS?
ISO Diretrizes sobre de Responsabilidade Social
Função Aplicação de pessoas:
Qualidade Total.
Cesf 3º Período Organização, Sistema e Métodos – OSM Julio Morais
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
Gestão de Pessoas Jefferson Bueno.
SÉCULO XX.
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
Capítulo 12 Liderança, poder e política
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
COMP HUM NAS ORG - Aula 01 (2008)
HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO
Comportamento Organizacional
JACIRA PEDROSA Bacharel em Secretariado Executivo – UFPE
Traços da Personalidade
Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
Gestão de Negócios Aula 9 Haroldo Andrade.
Práticas de Apoio à Gestão
Pesquisa em Comunicação I Capítulo 2 - A Pesquisa como ferramenta do processo comunicativo PESQUISA EM COMUNICAÇÃO PESQUISA DE OPINIÃO PESQUISA DE.
Prof(a): Patrícia Braz
MISSÃO, VISÃO E VALORES.
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
Faça uma analogia com o corpo Humano.
Professora Andréia Oliveira Vicente
A GESTÃO DA CULTURA ORGANIZACIONAL: ALGUMAS PRÁTICAS
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL: UMA PEQUENA INTRODUÇÃO
BANCO DO BRASIL 2013 CULTURA ORGANIZACIONAL
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
DIAGNÓSTICO DE CULTURA ORGANIZACIONAL
RMP Consultoria de Negócios
Formação Profissional IV
Estratégia Organizacional
Administração de Recursos Humanos II
OS 10 MANDAMENTOS DO EMPREENDEDOR
Transformação Organizacional Desafios e Premissas Antonio Flavio Testa.
Teoria do Desenvolvimento Organizacional
Instituição de Ensino São Francisco
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
Tipos de Organização: Mecanicista Orgânica
Prof. MSc. Cláudio Cabral.  Cultura organizacional é um conjunto de crenças e valores que são desenvolvidos e reforçados com o decorrer do tempo.  Refere-se.
RECURSOS HUMANOS E O DESENVOLVIMENTO DE GRUPOS/EQUIPES DE TRABALHO
FUNDAMENTOS Todo negócio tem uma MISSÃO a cumprir
Gestão Estratégica de Pessoas
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
RELAÇÃO CAPITAL-TRABALHO. Capital intelectual - ativos que devem ser considerados: Conhecimento: técnico, especializado e domínio da informação; Afetividade:
PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL
Informação e conhecimento organizacional Os ambientes organizacionais complexos são apoiados por informação e conhecimento, o que de fato traduz a importância.
Gestão de Pessoas.
CULTURA ORGANIZACIONAL
CEEP ADMINISTRAÇÃO 22/9/20151www.nilson.pro.br. PODE A INOVAÇÃO ACONTECER EM SUA EMPRESA? 22/9/20152www.nilson.pro.br.
CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
Cultura,Clima, Pesquisa Organizacional
Variáveis Básicas do D.O.
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
Processos e Agentes da Gestão da Qualidade
Gestão de Pessoas no Setor Público
CLIMA ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Patrícia B. Prezotti Bomfim.
TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL Especialistas em D.O.
Unidade II: Contexto sócio-cultural e jurídico
Poder, Cultura e Mudanças nas Organizações Profª. Drª. Rosa Maria Fischer.
PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA Prof.ª Kelly Magalhães.
5. Reconhecimento da RS e engajamento das partes interessadas 7. Integração da RS por toda a organização Oficina ISO – Brasília – 17 e 18 de maio.
AS PESSOAS E AS ORGANIZAÇÕES
Transcrição da apresentação:

Gestão de Pessoas no Setor Púbico Conteúdo: Cultura e Clima Organizacional Segundo Aurélio: “conjunto de características humanas que não são natas e que criam e se preservam ou aprimoram por intermédio da comunicação e cooperação entre indivíduos em sociedade.” Conjunto de valores éticos e morais, padrões de comportamento, crenças e valores compartilhados pelos membros de uma mesma organização. Podem ser: Explicitos ou Implicitos. (COSTA/2010) É também a história , os princípios e valores que norteiam a organização e que servem de balizamento referencial para as ações individuais e coletivas.

Gestão de Pessoas no Setor Púbico Conteúdo: Cultura e Clima Organizacional A cultura organizacional exerce forte influência individual sobre os integrantes da organização e por consequência no coletivo organizacional. É constituída por: Imposição de limites para ações: São exemplos boicote e operação padrão; Ambiente organizacional; Criação de identidade por meio da sensação de pertencimento; Motivação; Aceitação

Gestão de Pessoas no Setor Púbico Conteúdo: Cultura e Clima Organizacional Explícitos ou visiveis: Formalizados – políticas, diretrizes, declarações de missão e os valores. Missão IFB Oferecer ensino, pesquisa e extensão no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica, por meio da inovação, produção e difusão de conhecimentos, contribuindo para a formação cidadã e o desenvolvimento sustentável, comprometidos com a dignidade humana e a justiça social. Missão Petrobrás Atuar de forma segura e rentável, com responsabilidade social e ambiental, nos mercados nacional e internacional, fornecendo produtos e serviços adequados às necessidades dos clientes e contribuindo para o desenvolvimento do Brasil e dos países onde atua.

Gestão de Pessoas no Setor Púbico Conteúdo: Cultura e Clima Organizacional Código de Conduta da Alta Administração Federal 16. Pode autoridade aceitar convites para assistir a shows artísticos ou evento esportivo sem ônus? A autoridade pode aceitar convite para show, evento esportivo ou simular: por razão institucional, quando o exercício da função pública recomendar sua presença; quando se tratar de convite cujo custo esteja dentro do limite de R$ 100,00, estabelecido no artigo 2º, parágrafo único, inciso II, do Código de Conduta da Alta Administração Federal. Nesses casos, deve a autoridade assegurar transparência, o que pode ser feito por meio de registro da participação e suas condições em agenda de compromissos de acesso público.

Gestão de Pessoas no Setor Púbico Conteúdo: Cultura e Clima Organizacional Implícitos ou ocultos: Congregam o que é informal, mas que é aceito e compartilhado pelos integrantes da organização. Segundo Freitas (1997), são cinco os traços culturais presentes na cultura brasileira: Hierarquia – Poder centralizado, fruto das primeiras formas de socialização; Personalismo – Busca pela informalidade nas relações, o famoso “calor humano”; Malandragem - Forma flexível, adaptável, criativa e dinâmica de ser “jeitinho brasileiro”; Sensualismo – Gosto pelo sensual e pelo exótico; Aventura – Tendência e aversão ao trabalho metódico, o verdadeiro espirito empreendedor.

Gestão de Pessoas no Setor Púbico Conteúdo: Cultura e Clima Organizacional Exemplos de aplicação do conceito de Cultura Organizacional na Gestão de Pessoas: Programa de ambientação - diminuir as inquietações iniciais; - diminuir o tempo de adaptação; - desenvolver expectativas realísticas. Resolução de conflitos internos

Gestão de Pessoas no Setor Púbico Conteúdo: Cultura e Clima Organizacional Compreensão das necessidades, preocupações e percepções dos colaboradores da organização. Também associada com conceitos como: “apoio organizacional percebido” (EISENBERG; HUNTINGTON, 1986) e “o grau de similaridade entre as expectativas da organização e as dos empregados” (GLICK, 1985). O clima organizacional busca explicações para o desempenho do trabalho humano, por meio de relações entre o clima organizacional e outros aspectos relevantes do cotidiano, como liderança, satisfação, ética, rotatividade, entre outros (OLIVEIRA,1996) Kolbet et al (1978), incorpora em seu conceito a ideia de conformidade, apoio, clareza organizacional e calor humano.

Gestão de Pessoas no Setor Púbico Conteúdo: Cultura e Clima Organizacional Diversos estudos apontam que o diferencial para o sucesso das organizações desta era não é mais somente os seus ativos tangíveis, como máquinas e estoques, mas os investimentos realizados neste espaço complexo e subjetivo das organizações, onde as pessoas suas crenças, valores, comportamentos e relacionamentos é que definem. Uma pesquisa de clima organizacional, incorpora temas como: local de trabalho; aspectos motivacionais; percepção dos colaboradores; influência e competência das gerências: capacidade de delegação; clareza de objetivos; cultura organizacional; relacionamento interno e o conceito de equipe.

Gestão de Pessoas no Setor Púbico Conteúdo: Cultura e Clima Organizacional Exemplos de aplicação do conceito de Clima Organizacional na Gestão de Pessoas: Negociação em períodos de greve; Situações de crise envolvendo a organização; Resolução de conflitos internos.

Gestão de Pessoas no Setor Púbico Conteúdo: Cultura e Clima Organizacional RELAÇÃO ENTRE CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL Ambas influenciam diretamente no desempenho da equipe e nos resultados da organização. O clima é a parte perceptível da cultura, a ponta do iceberg. Basicamente a maioria dos autores faz referência ao clima organizacional como algo rapidamente mutável e retrata o “humor” da organização, a satisfação e o nível de engajamento do momento, já a cultura é estável e resistente à mudança, sendo esta o conjunto de seus valores.

Gestão de Pessoas no Setor Púbico Conteúdo: Cultura e Clima Organizacional Os instrumentos de avaliação e mensuração de cultura e clima são diferenciadas e específicas. Nesse sentido quando o assunto é clima as pesquisas costumam ser quantitativas e podem até ser feitas internamente. Enfatizam a percepção dos membros da organização quanto às práticas e procedimentos observados, mais próximos da superfície da vida organizacional.(operacional) Já as pesquisas relativas à cultura aportam um entendimento profundo dos porquês do funcionamento tácito da organização, os significados individuais. O mapeamento da cultura tem um papel de diagnóstico, indicando quais os elementos vigentes naquela organização, portanto com importante papel na adoção de ações táticas e estratégicas.