Formas de Solução de Conflitos Trabalhistas e Teoria geral do Processo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Presidência da República Advocacia-Geral da União
Advertisements

Os grandes sistemas do direito contemporâneo
Ronald Dworkin: a questão dos princípios
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
DIREITO ADMINISTRATIVO
Metodologia da Análise Crítica da Jurisprudência AULA 3
SÚMULA VINCULANTE Gabriel Lopes Coutinho Filho Outono/2010
Formas de Solução de Conflitos Trabalhistas e Teoria geral do Processo
Formas de Solução de Conflitos Trabalhistas e Teoria geral do Processo
Formas de Solução de Conflitos Trabalhistas e Teoria geral do Processo
Formas de Solução de Conflitos Trabalhistas e Teoria geral do Processo
Curso de Especialização em Avaliação da Gestão Pública (Pós-graduação lato sensu) Escola Nacional de Administração Pública -ENAP 2005.
PODER CONSTITUINTE O poder constituinte é a manifestação soberana da suprema vontade política de um povo, social e juridicamente organizado. É o poder.
Jurisdição e Competência
GRADUAÇÃO 2008 Aula 08: A Constituição como Realidade Social II.
LEI DE INTRODUÇÃO AO CÓDIGO CIVIL
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO AULA 4 – AS FONTES DO DIREITO
TEMA 18: OS ÓRGÃOS DO PODER JUDICIÁRIO DO BRASIL
A LEI PROCESSUAL CIVIL.
TEORIA DA INTERPRETAÇÃO E DA DECISÃO JUDICIAL
TEORIA GERAL DO PROCESSO
Tribunais e Juízes Militares
Íris Vânia Santos Rosa Mestre e doutoranda PUC/SP
Supremo tribunal Federal - STF
RECURSO ESPECIAL Art. 105, III, a, b e c, CF/88.
CAPÍTULO V MANDADO DE INJUNÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS FACULDADE DE DIREITO DE ALAGOAS 4 º PERÍODO NOTURNO DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL CIVIL 1 EQUIPE: HELIOENAY OLIVEIRA MÁRIO.
AS FONTES DO DIREITO.
FACULDADES VERIS – METROCAMP CURSO DE DIREITO
1.3. Eleições Diretas para mesa diretora dos Tribunais PEC nº 187/2012 Dá nova redação às alíneas "a" e "b" do inciso I do art. 96 da Constituição Federal,
HIERARQUIA DAS LEIS Normas Constitucionais e emendas à Constituição
HERMENÊUTICA JURÍDICA
Roteiro de Aula Convicência DO PODER JUDICIÁRIO
A Constituição da República Federativa do Brasil
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE GRADUAÇÃO EM DIREITO – SÃO PAULO HERMENÊUTICA JURÍDICA Prof.Gabriel Lopes Coutinho Filho Inverno – Agosto de 2013.
AULA 07 Data Agosto 2013 CEAP CURSO DE DIREITO DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL CIVIL – 6o semestre PROFESSOR: MILTON CORREA FILHO.
Fontes formais estatais
ASPECTOS JURÍDICOS RECENTES DA INVESTIGAÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS
Direito e Legislação Introdução Direito.
Organização Judiciária e Práticas Registral/Notarial
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE GRADUAÇÃO EM DIREITO – SÃO PAULO HERMENÊUTICA JURÍDICA Prof.Gabriel Lopes Coutinho Filho Primavera de 2013 Apresentação.
Poder Judiciário O Poder Judiciário é incumbido da função jurisdicional, ou seja, da função de fazer justiça. A independência do Judiciário é uma necessidade.
DIREITO ADMINISTRATIVO I
DO PROCESSO CONSTITUCIONAL
Aula I: Conceito de Lei e de Direito Fontes e hierarquia das leis
CURSO DE DIREITO TEORIA DA CONSTITUIÇÃO Prof. MsC. UBIRATAN RODRIGUES DA SILVA OBJETO: Histórico conceitual do Direito. (PLANO DE ENSINO: II. DIREITO CONSTITUCIONAL.
A ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS E DOS PODERES
Dra Kátia Ranzani (katia. com
Instituições de Direito Público e Privado
NOÇÕES GERAIS DE DIREITO
FONTES DO DIREITO TRIBUTÁRIO
SEGURANÇA JURÍDICA NO BRASIL - SOB O RECENTE CONTEXTO CONJUNTURAL - SIMPÓSIO: DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O INVESTIDOR ALEMÃO NO BRASIL MARCO AURÉLIO.
AULA CEAP CURSO DE DIREITO DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL CIVIL – 6o semestre PROFESSOR: MILTON CORREA FILHO.
Instituições de Direito Público e Privado Fontes do Direito - aula 05
Recurso Especial Além da dualidade de instâncias ordinárias, existe no sistema processual brasileiro a possibilidade de recursos extremos ou excepcionais.
Embargos de Divergência
Aula 2.  Unidade 2: Introdução ◦ 2.6 Dissolução, liquidação e extinção.
TEMAS EMERGENTES Direito Público Unidade III – Efeito Vinculante
Análise Crítica da Jurisprudência (SÚMULA 331 e OJ 383 TST)
DIREITO ADMINISTRATIVO. EVOLUÇÃO HISTÓRICA Monarquia – absolutismo Ordens - soberano Súditos.
HERMENÊUTICA DO DIREITO PÚBLICO
DIREITO À SAÚDE E JUDICIALIZACÃO: DIFICULDADES E DESAFIOS Itana Viana, 31 de julho de 2015.
Interpretação: Processo de definição do sentido e alcance da norma.
Instituições de Direito Prof. Rafael Mafei. * Como o direito regula a criação do direito? * Como o direito lida com normas criadas por outros entes “não.
PODER JUDICIÁRIO.
INTRODUÇÃO AO DIREITO PENAL. Direito Penal Objetivo e Direito Penal Subjetivo O Direito Penal objetivo é o conjunto de normas penais editadas pelo Estado.
Instituições de Direito Prof. Rafael Mafei. * De onde vem o direito? * Onde podemos conhecê-lo? * Que atos têm poder de criá-lo?
TEMA 18: OS ÓRGÃOS DO PODER JUDICIÁRIO DO BRASIL AULA 17 DATA: PROFESSOR: ANTONIO IANOWICH FILHO.
DIREITO PENITENCIÁRIO- UNIDADE V Prof. Me. Euripedes Ribeiro.
Transcrição da apresentação:

Formas de Solução de Conflitos Trabalhistas e Teoria geral do Processo UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE GRADUAÇÃO EM DIREITO – SÃO PAULO HERMENÊUTICA JURÍDICA PARTE 5 INTERPRETAÇÃO JUDICIAL, ADMINISTRATIVA, DOUTRINÁRIA Prof.Gabriel Lopes Coutinho Filho Inverno - Setembro de 2013 Apresentação disponível em www.lopescoutinho.com

Formas de Solução de Conflitos Trabalhistas e Teoria geral do Processo HERMENÊUTICA JURÍDICA 2 1. QUANTO À ORIGEM OU FONTE DE QUE EMANA INTERPRETAÇÃO JUDICIAL A resultante das decisões proferidas pela Justiça, por meios de sentenças, acórdãos e súmulas dos Tribunais. As decisões de instâncias superiores formam a jurisprudência de um determinado tema jurídico.

Formas de Solução de Conflitos Trabalhistas e Teoria geral do Processo HERMENÊUTICA JURÍDICA 3 1. QUANTO À ORIGEM OU FONTE DE QUE EMANA INTERPRETAÇÃO JUDICIAL A resultante das decisões proferidas pela Justiça, por meios de sentenças, acórdãos e súmulas dos Tribunais. As decisões de instâncias superiores formam a jurisprudência de um determinado tema jurídico. 1ª Instância Precedentes

Formas de Solução de Conflitos Trabalhistas e Teoria geral do Processo HERMENÊUTICA JURÍDICA 4 1. QUANTO À ORIGEM OU FONTE DE QUE EMANA INTERPRETAÇÃO JUDICIAL A resultante das decisões proferidas pela Justiça, por meios de sentenças, acórdãos e súmulas dos Tribunais. As decisões de instâncias superiores formam a jurisprudência de um determinado tema jurídico. Instâncias Superiores Jurisprudência 1ª Instância Precedentes

Formas de Solução de Conflitos Trabalhistas e Teoria geral do Processo HERMENÊUTICA JURÍDICA 5 1. QUANTO À ORIGEM OU FONTE DE QUE EMANA INTERPRETAÇÃO JUDICIAL A resultante das decisões proferidas pela Justiça, por meios de sentenças, acórdãos e súmulas dos Tribunais. As decisões de instâncias superiores formam a jurisprudência de um determinado tema jurídico. Instâncias Superiores Jurisprudência Supremo Tribunais Superiores Regionais/ Estaduais 1ª Instância Precedentes

Formas de Solução de Conflitos Trabalhistas e Teoria geral do Processo HERMENÊUTICA JURÍDICA 6 1. QUANTO À ORIGEM OU FONTE DE QUE EMANA INTERPRETAÇÃO JUDICIAL A resultante das decisões proferidas pela Justiça, por meios de sentenças, acórdãos e súmulas dos Tribunais. As decisões de instâncias superiores formam a jurisprudência de um determinado tema jurídico. ACÓRDÃOS Instâncias Superiores Jurisprudência Supremo Tribunais Superiores Regionais/ Estaduais SENTENÇAS 1ª Instância Precedentes

Formas de Solução de Conflitos Trabalhistas e Teoria geral do Processo HERMENÊUTICA JURÍDICA 7 1. QUANTO À ORIGEM OU FONTE DE QUE EMANA c) INTERPRETAÇÃO ADMINISTRATIVA Aquela cuja fonte elaboradora é a própria Administração Pública, através de seus órgãos e mediante pareceres, despachos, decisões, circulares, portarias etc.   Essa interpretação só tem poder vinculante para as autoridades administrativas que estiverem a elas submetias. Significa dizer que terceiros, especialmente os particulares, podem adotar interpretações diversas, conforme seus próprios entendimentos.

Formas de Solução de Conflitos Trabalhistas e Teoria geral do Processo HERMENÊUTICA JURÍDICA 8

Formas de Solução de Conflitos Trabalhistas e Teoria geral do Processo HERMENÊUTICA JURÍDICA 9 A ADMINISTRAÇÃO APLICA O DIREITO EM DETERMINADAS SITUAÇÕES DE DIREITO. SÓ O JUDICIÁRIO TEM PODER DE “DIZER O DIREITO” COM TODA SUA FORÇA VINCULANTE. CIRCUNSCRIÇÃO

Formas de Solução de Conflitos Trabalhistas e Teoria geral do Processo HERMENÊUTICA JURÍDICA 10 1. QUANTO À ORIGEM OU FONTE DE QUE EMANA INTERPRETAÇÃO DOUTRINÁRIA É a interpretação feita pelos doutos, estudiosos e juristas em suas obras e pareceres, apresentando uma visão de mundo própria, que explica, por meio de uma teorização, o funcionamento da norma em seu sentido e extensão , ou ainda o quadro da aplicação abstrata de uma proposição jurídica.

Formas de Solução de Conflitos Trabalhistas e Teoria geral do Processo HERMENÊUTICA JURÍDICA 11 1. QUANTO À ORIGEM OU FONTE DE QUE EMANA INTERPRETAÇÃO DOUTRINÁRIA Entende-se que a interpretação doutrinária é de relevância fundamental pois dela derivam todas as demais interpretações realizadas de forma racional. No entento, essa interpretação ppode sofrer influencias políticas nem sempre em sintonia com os fundamentos constitucionais. Não invalida suas conclusões lógicas mas prejudica sua aplicação prática.

Formas de Solução de Conflitos Trabalhistas e Teoria geral do Processo UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE GRADUAÇÃO EM DIREITO – SÃO PAULO HERMENÊUTICA JURÍDICA Prof.Gabriel Lopes Coutinho Filho Verão de 2013 Apresentação disponível em www.lopescoutinho.com