ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA I GESTÃO ESTRATÉGICA: PRINCIPAIS AUTORES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PROCESSO ESTRATÉGICO
Advertisements

Universidade Federal de Goiás
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Administração Estratégica
IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICAII
Modelos Organizacionais e Gestão da Mudança
Planejamento Estratégico AULA 2 Janeiro/2011
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Planejamento Estratégico
VENDAS NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
Ser Ético Ser Gente Ser Empreendedor Ser Excelência.
Estratégia.
Faça uma analogia com o corpo Humano.
Henry Mintzberg Andrea Rivieri dos Santos
Balanced Scorecard Metodologia de Planejamento Estratégico para Empresas Prof. MSc. Dimas A Gonçalves PUC Campinas - CEA.
GESTÃO DE PESSOAS Prof. Marcelo Lisboa Luz.
Aula 1 Princípios de Marketing Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira
GESTÃO ESTRÁTÉGICA Trabalho apresentado a Disciplina de Análise Organizacional da FACIMOD do Paraná, como requisito parcial à obtenção de créditos.   Professora:
Planejamento Operacional
Intro “Estratégia do Oceano Azul”.
Ciências Contábeis - Executivo Contabilidade Gerencial
GESTÃO ESTRATÉGICA INTENÇÕES ESTRATÉGICAS
Planejamento da ação empresarial (Parte III) PLT –PROCESSOS ADMINSTRATIVOS CAP 6 – PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO CAP 7 - PLANEJAMENTO TÁTICO CAP 8 - PLANEJAMENTO.
INTRODUÇÃO A ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Ph.D in Business Administration

Balanced Scorecard DEFINIÇÃO IMPLANTAÇÃO
GESTÃO DO CONHECIMENTO AS 7 DIMENSÕES DO CONHECIMENTO
Planejamento Estratégico
Planejamento e Responsabilidade Social
LIDERANÇA E ESTRATÉGIA
Planejamento Organizacional Integrado
Transformando estratégia em ação
 BSC – Nova Linguagem da Gestão Empresarial  Principais conceitos do BSC  Interação dos conceitos: Missão Visão Valores Estratégias  Comunicação com.
A Gestão Estratégica pelo BSC, com enfoque em:
Controle da estratégia e Balanced Scorecard (BSC)
Aula 7 Processos Administrativos
Diagnóstico Organizacional
Estratégias Competitivas Genéricas
Balanced Scorecard.
MINTZBERG Enfoque diferente para estratégia a partir da utilização de método histórico Estratégia como “o padrão de uma série de ações que ocorrem em.
Aula 12 Apêndice Balanced ScoreCard (BSC) como ferramenta de implementação e controle da estratégia SANTINI Júnior, Nelson. ALMEIDA, Sérgio Roberto Porto.
Uma onda de reorganizações
BSC Jefferson Bueno.
AS PERSPECTIVAS DE VALOR DO BSC
PLANEJAMENTO EMPRESARIAL
CONSTRUINDO O BALANCED SCORECARD
FACULDADE ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA Prof.: Reofran P. Santos APOSTILA 01.
CONSTRUÇÃO DO MODELO FUTURO - PROCESSOS MAPEADOS - ASPECTOS CRÍTICOS ANALISADOS ESTAMOS NA FASE DE REMETER A ORGANIZAÇÃO A REPENSAR O FUTURO, O MERCADO,
SOCIEDADE DO CONHECIMENTO
BALANCED SCORECARD COMO UM MODELO DE GESTÃO ESTRATÉGICA
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
CAPÍTULO 8 “POSICIONANDO & PROJETANDO OS SERVIÇOS”
Estratégias: formulação, implementação e avaliação
BSC BALECED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
CONCEITO E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Balanced Scorecard (BSC) Disciplina: Tecnologias de Gestão Prof. Eduardo M. Borba.
Administração Estratégica. MISSÃO  É A FINALIDADE PRÓPRIA DA EMPRESA, O QUE A DIFERENCIA DE SUAS SEMELHANTES.
Profa. Bruna Panzarini Aula 9- Administração Estratégica Professora Bruna Panzarini.
Administração Estratégica Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 1/10 Aula 12 Apêndice Balanced ScoreCard (BSC) como ferramenta de implementação e controle da estratégia.
Administração Estratégica Unip Universidade Paulista Aula 13 - Apêndice Balanced ScoreCard (BSC) como ferramenta de implementação e controle da estratégia.
Abordagens para a Gestão de Processos Prof. Pedro Xavier da Penha Faculdades Integradas Funcec Curso de Administração Setembro/2009.
O processo de entrega de valor Vender o produto Seqüência do processo físico tradicional Fabricar o produto Projetar, Suprir, Fabricar Anunciar, Vender,
Prof.a. Ms. Silaine Tavares Toro da Silva MOTIVAÇÃO: EU SOU UM DOS PRINCIPAIS RESPONSÁVEIS POR ELA!!!!
ADM046 Planejamento e Gestão da Qualidade I Professora Michelle Luz AULA 2.
ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA DIGITAL. 1. Projetar sistemas competitivos e eficazes 2. Entender requisitos de sistema do ambiente de negócios global 3. Criar.
Transcrição da apresentação:

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA I GESTÃO ESTRATÉGICA: PRINCIPAIS AUTORES Aula 03 ESTRATÉGICA I GESTÃO ESTRATÉGICA: PRINCIPAIS AUTORES

- Henry Mintzberg: A estratégia como a criatividade do artesão; PRINCIPAIS AUTORES EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA - Henry Mintzberg: A estratégia como a criatividade do artesão; - Peter Drucker: A arte de colocar o cliente no centro da estratégia; - Gary Hamel e C. K. Prahalad: Estratégia como regeneração e revolução; - Michael Porter: A estratégia como a arte de ser diferente; - Kaplan e Norton (BSC): A estratégia como a arte da execução;

Henry Mintzberg: A estratégia como a criatividade do artesão PRINCIPAIS AUTORES EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA Henry Mintzberg: A estratégia como a criatividade do artesão - Visão; - Intuição; - Criatividade; - Imaginação; - Domínio de detalhes; - Descoberta de novos padrões. - Mintzberg em sua Obra “Crafting strategy” faz uma analogia entre a a criação estratégica e a habilidade de um escultor, mostrando no processo a existência de elementos como:

Henry Mintzberg: Cinco Ps para a estratégia PRINCIPAIS AUTORES EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA Henry Mintzberg: Cinco Ps para a estratégia - Mintzberg, para tentar apresentar um conceito mais abrangente, propõe a definição de estratégia a partir de cinco dimensões: – Plano; 2) – Pretexto; 3) – Padrão; 4) – Posição; 5) - Perspectiva.

- A estratégia é um curso de ação conscientemente pretendido para PRINCIPAIS AUTORES EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA – Plano; - A estratégia é um curso de ação conscientemente pretendido para lidar com uma determinada situação, seja ela um plano de guerra, plano de jogo ou plano de negócios. - Manobra com a finalidade de enganar um concorrente ou adversário Ex: Disseminar uma ação no mercado e promover outra. 2) – Pretexto;

- Ação com consistência no comportamento, que pode ser identificada PRINCIPAIS AUTORES EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA 3) – Padrão; - Ação com consistência no comportamento, que pode ser identificada em um fluxo corrente; - Localização da organização em um ambiente; Ex: posicionamento de mercado / na mente do consumidor; - A estratégia pensada no âmbito da cultura organizacional. Ex: Maneira HP (Baseada em sua cultura de engenharia; 4) – Posição; 5) - Perspectiva;

Peter Drucker: A arte de colocar o cliente no centro da estratégia PRINCIPAIS AUTORES EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA Peter Drucker: A arte de colocar o cliente no centro da estratégia - Para Drucker, “na definição da finalidade e da missão da empresa há somente um enfoque, um ponto de partida. É o cliente. O cliente define o negócio” Ex: Como a empresa quer ser vista por seus consumidores? Que valores (atributos e benefícios) a empresa entrega aos seus clientes?

Gary Hamel e C. K. Prahalad: A estratégia como regeneração e revolução PRINCIPAIS AUTORES EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA Gary Hamel e C. K. Prahalad: A estratégia como regeneração e revolução - Inovação; Criação; Revolução. Principais temas;

Michael Porter: A estratégia como a arte de ser diferente PRINCIPAIS AUTORES EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA Michael Porter: A estratégia como a arte de ser diferente Para Porter, “a estratégia deve estar associada à criação de valor para os acionistas, os clientes e demais stakeholders.”

STAKEHOLDERS SOCIEDADE EM GERAL CLIENTES CONCORRENTES PROPRIETÁRIO FORNECEDOR FUNCIONÁRIOS GOVERNO COMUNIDADE LOCAL GRUPOS DE PRESSÃO ATIVIDADES ORGANIZACIONAIS

Michael Porter: A estratégia como a arte de ser diferente PRINCIPAIS AUTORES EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA Michael Porter: A estratégia como a arte de ser diferente Tudo para que: - A estratégia competitiva possa ser entendida como ações ofensivas e defensivas para criar uma posição defensável em uma organização; - A estratégia competitiva ajude a empresa a enfrentar com sucesso as cinco forças competitivas

Michael Porter: As cinco forças Competitivas.

Kaplan e Norton (BSC): A estratégia como a arte da execução PRINCIPAIS AUTORES EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA Kaplan e Norton (BSC): A estratégia como a arte da execução Para os autores, “as estratégias – única maneira sustentável pela qual as organizações criam valor – estão mudando, mas as ferramentas para a mensuração das estratégias ficaram para trás.” Foco de Kaplan e Norton = Implantação e controle das estratégias.