ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA I GESTÃO ESTRATÉGICA: PRINCIPAIS AUTORES Aula 03 ESTRATÉGICA I GESTÃO ESTRATÉGICA: PRINCIPAIS AUTORES
- Henry Mintzberg: A estratégia como a criatividade do artesão; PRINCIPAIS AUTORES EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA - Henry Mintzberg: A estratégia como a criatividade do artesão; - Peter Drucker: A arte de colocar o cliente no centro da estratégia; - Gary Hamel e C. K. Prahalad: Estratégia como regeneração e revolução; - Michael Porter: A estratégia como a arte de ser diferente; - Kaplan e Norton (BSC): A estratégia como a arte da execução;
Henry Mintzberg: A estratégia como a criatividade do artesão PRINCIPAIS AUTORES EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA Henry Mintzberg: A estratégia como a criatividade do artesão - Visão; - Intuição; - Criatividade; - Imaginação; - Domínio de detalhes; - Descoberta de novos padrões. - Mintzberg em sua Obra “Crafting strategy” faz uma analogia entre a a criação estratégica e a habilidade de um escultor, mostrando no processo a existência de elementos como:
Henry Mintzberg: Cinco Ps para a estratégia PRINCIPAIS AUTORES EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA Henry Mintzberg: Cinco Ps para a estratégia - Mintzberg, para tentar apresentar um conceito mais abrangente, propõe a definição de estratégia a partir de cinco dimensões: – Plano; 2) – Pretexto; 3) – Padrão; 4) – Posição; 5) - Perspectiva.
- A estratégia é um curso de ação conscientemente pretendido para PRINCIPAIS AUTORES EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA – Plano; - A estratégia é um curso de ação conscientemente pretendido para lidar com uma determinada situação, seja ela um plano de guerra, plano de jogo ou plano de negócios. - Manobra com a finalidade de enganar um concorrente ou adversário Ex: Disseminar uma ação no mercado e promover outra. 2) – Pretexto;
- Ação com consistência no comportamento, que pode ser identificada PRINCIPAIS AUTORES EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA 3) – Padrão; - Ação com consistência no comportamento, que pode ser identificada em um fluxo corrente; - Localização da organização em um ambiente; Ex: posicionamento de mercado / na mente do consumidor; - A estratégia pensada no âmbito da cultura organizacional. Ex: Maneira HP (Baseada em sua cultura de engenharia; 4) – Posição; 5) - Perspectiva;
Peter Drucker: A arte de colocar o cliente no centro da estratégia PRINCIPAIS AUTORES EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA Peter Drucker: A arte de colocar o cliente no centro da estratégia - Para Drucker, “na definição da finalidade e da missão da empresa há somente um enfoque, um ponto de partida. É o cliente. O cliente define o negócio” Ex: Como a empresa quer ser vista por seus consumidores? Que valores (atributos e benefícios) a empresa entrega aos seus clientes?
Gary Hamel e C. K. Prahalad: A estratégia como regeneração e revolução PRINCIPAIS AUTORES EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA Gary Hamel e C. K. Prahalad: A estratégia como regeneração e revolução - Inovação; Criação; Revolução. Principais temas;
Michael Porter: A estratégia como a arte de ser diferente PRINCIPAIS AUTORES EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA Michael Porter: A estratégia como a arte de ser diferente Para Porter, “a estratégia deve estar associada à criação de valor para os acionistas, os clientes e demais stakeholders.”
STAKEHOLDERS SOCIEDADE EM GERAL CLIENTES CONCORRENTES PROPRIETÁRIO FORNECEDOR FUNCIONÁRIOS GOVERNO COMUNIDADE LOCAL GRUPOS DE PRESSÃO ATIVIDADES ORGANIZACIONAIS
Michael Porter: A estratégia como a arte de ser diferente PRINCIPAIS AUTORES EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA Michael Porter: A estratégia como a arte de ser diferente Tudo para que: - A estratégia competitiva possa ser entendida como ações ofensivas e defensivas para criar uma posição defensável em uma organização; - A estratégia competitiva ajude a empresa a enfrentar com sucesso as cinco forças competitivas
Michael Porter: As cinco forças Competitivas.
Kaplan e Norton (BSC): A estratégia como a arte da execução PRINCIPAIS AUTORES EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA Kaplan e Norton (BSC): A estratégia como a arte da execução Para os autores, “as estratégias – única maneira sustentável pela qual as organizações criam valor – estão mudando, mas as ferramentas para a mensuração das estratégias ficaram para trás.” Foco de Kaplan e Norton = Implantação e controle das estratégias.