DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO CAMPO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

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O QUE É COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL?
Transcrição da apresentação:

Comportamento organizacional 1 Profa. Miriam Christi

DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO CAMPO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Respondendo à globalização Aumento das missões internacionais. Trabalhando com pessoas de diferentes culturas. Enfrentando movimentos anticapitalistas. Administrando a fuga de empregos para países com mão-de-obra mais barata.

DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO CAMPO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Administrando a diversidade da força de trabalho Adotando a diversidade.

QUADRO 1-5 Principais categorias da diversidade da mão-de-obra Sexo Origem Deficiência física Religião Raça Parceiros Idade

DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO CAMPO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Aumentando a qualidade e a produtividade Programa Gestão da Qualidade. Reengenharia. Enfrentando a escassez de mão-de-obra Mudança na demografia da força de trabalho. Menos profissionais qualificados. Aposentadorias precoces e colaboradores mais velhos.

DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO CAMPO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Melhorando o atendimento ao cliente Aumento da expectativa quanto à qualidade dos serviços. Cultura pró-cliente.

QUADRO 1-6 O que é a Gestão da Qualidade? Foco intenso no cliente. Preocupação com a melhoria constante. Melhoria da qualidade de tudo o que a organização faz. Mensurações acuradas. Autonomia dos funcionários.

DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO CAMPO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Melhorando as habilidades humanas Dando autonomia para as pessoas Estimulando a inovação e a mudança Lidando com a "temporariedade" Trabalhando em organizações interconectadas Ajudando os funcionários a equilibrar a vida pessoal e a profissional Melhorando o comportamento ético

QUADRO 1-7 Modelo básico de comportamento organizacional - estágio 1 Uma abstração da realidade; uma representação simplificada de um fenômeno real.

As variáveis dependentes x y

As variáveis dependentes Produtividade Uma medida de desempenho que inclui a eficácia e a eficiência. Eficácia Alcance dos objetivos. Eficiência A proporção entre o resultado alcançado e os recursos necessários para alcançá-lo.

Absenteísmo Rotatividade As variáveis dependentes Absenteísmo O não-comparecimento do colaborador ao trabalho. Rotatividade Permanente saída e entrada de pessoal da organização, de forma voluntária ou involuntária.

Cidadania organizacional As variáveis dependentes Cidadania organizacional Comportamento discricionário que não faz parte das exigências funcionais de um cargo, mas que ajuda a promover o funcionamento eficaz da organização.

Satisfação no trabalho As variáveis dependentes Satisfação no trabalho Conjunto de sentimentos que uma pessoa possui com relação ao seu trabalho; a diferença entre as recompensas recebidas de fato pelo funcionário e aquilo que ele acredita merecer.

Variáveis independentes As variáveis independentes Variáveis independentes Variáveis no nível do indivíduo Variáveis no nível do sistema organizacional Variáveis no nível do grupo

QUADRO 1-8 Modelo básico de comportamento organizacional - estágio 2