BALANCED SCORECARD (BSC) Exercício de Aplicação

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Transcrição da apresentação:

BALANCED SCORECARD (BSC) Exercício de Aplicação

VISÃO: A Natura, por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, será uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte, com o todo.

MISSÃO A busca permanente do aperfeiçoamento é o que promove o desenvolvimento dos indivíduos, das organizações e da sociedade. A empresa, organismo vivo é um dinâmico conjunto de relações. Seu valor e longevidade estão ligados à sua capacidade de contribuir para a evolução da sociedade e seu desenvolvimento sustentável. Um dos fundamentos do crescimento constante da Natura é a busca contínua pela excelência dos nossos produtos e serviços. Nossa estratégia de negócios está apoiada em quatro pilares: nosso compromisso com a sustentabilidade, as relações de qualidade que estabelecemos com todos os nossos públicos, os conceitos e produtos que desenvolvemos e a força da marca Natura, que representa a nossa essência.

MISSÃO Nossa intenção é manter a liderança no Brasil do mercado-alvo de cosméticos, construindo e reforçando os atributos da marca nas diferentes regiões do país, buscando a ampliação do número de Consultoras e Consultores e o aumento do volume de negócios. No caso das operações internacionais, pretendemos consolidar em 2006 o processo de planejamento para ampliar nossa presença em outros países. As perspectivas são de continuidade do crescimento de vendas e do número de Consultoras e Consultores em todos os mercados, com aumento da produtividade da força de vendas e orientação por categorias, além da expansão geográfica das operações.

MISSÃO Para assegurar, nos próximos anos, a expansão nacional e internacional, será indispensável não só garantir volumes crescentes de recursos para investimentos em pesquisa e desenvolvimento e inovação, mas também seu uso de forma mais eficiente, mantendo o foco em nossos diferenciais. Reforçaremos nossa opção de aprofundar o conhecimento sobre a biodiversidade brasileira e sua utilização sustentável em nossas formulações. Ao mesmo tempo, intensificaremos projetos de pesquisa próprios e a associação com redes científicas e acadêmicas no Brasil e no exterior.

MISSÃO Outro desafio é desenvolver e aperfeiçoar estruturas organizacionais que não só dêem suporte à expansão atual, mas também ofereçam sustentação ao crescimento futuro. Essas estruturas são moldadas de forma a ampliar, seja no planejamento, seja na gestão de nossas atividades, a preocupação com a performance socioambiental que faz parte da essência da Natura.

MISSÃO Além de ampliar contratações e de, já em 2005, implantar novos processos de gestão de recursos humanos nas operações do exterior, passamos a buscar profissionais em todos os níveis que atendam a requisitos compatíveis com a opção pela internacionalização, mesmo para vagas no Brasil. Entre esses requisitos estão experiência internacional e capacidade de adaptação a outras culturas. Começamos ainda a atrair profissionais por meio de programas, parcerias e intercâmbios com universidades internacionais. Outro programa, o Natura Educação, de reembolso de mensalidades de cursos de formação básica e especialização, cresceu tanto em recursos aplicados como em abrangência, para promover o desenvolvimento de um número cada vez maior de colaboradores .

As 4 perspectivas do BSC

INDICADORES x ÁREAS DO BSC

As 4 perspectivas do BSC: Financeiro

As 4 perspectivas do BSC: Processos Internos

As 4 perspectivas do BSC: Clientes

As 4 perspectivas do BSC: Aprendizado e crescimento

As 4 perspectivas do BSC: Financeiro

As 4 perspectivas do BSC: Processos Internos

As 4 perspectivas do BSC: Clientes

As 4 perspectivas do BSC: Aprendizado e crescimento VENDAS MERCADO INTERNO INVESTIMENTOS EM INOVAÇÃO NÚMERO COLABORADORES PERÍODO R$ MILHÕES % VAR. 2001 1140,3 -- MIL 2002 1375,2 20,6% 27,20 3293,00 2003 1860,3 35,3% 28,80 5,9% 2884,00 -12,4% 2004 2472,0 32,9% 35,50 23,3% 2986,00 3,5% 2005 3149,7 27,4% 47,40 33,5% 3555,00 19,1% 67,10 41,6% 4128,00 16,1% VENDAS MERCADO EXTERNO NUMERO DE PRODUTOS LANÇADOS INSCRIÇÕES NO PROGRAMA x BOLSAS CONCEDIDAS 27,7 35,0 26,4% QTE (%) 47,9 36,9% 165,00 48,70 66,8 39,5% 91,00 -44,8% 63,00 29,4% 92,6 38,6% 117,00 28,6% 58,50 -7,1% 182,00 55,6% LUCRO LÍQUIDO 213,00 17,0% BOLSAS OFERECIDAS NÚMERO CONSULTORAS 9,5 21,7 128,4% 221,00 63,9 194,5% 225,00 1,8% 300,3 370,0% 299,00 275,00 22,2% 396,9 32,2% 322,00 7,7% 375,00 16,5% 433,00 15,5% 519,00 19,9%

Gráfico: Financeiros

Gráfico: Clientes

Gráfico: Processos Internos

Gráfico: Aprendizado e Crescimento