Ana Maria Caldeira Oliveira

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Transcrição da apresentação:

Ana Maria Caldeira Oliveira Ser Conselheiro! Ana Maria Caldeira Oliveira

Constituição Federal de 1988 Celebramos em 2013 os 25 anos da Constituição Federal de 1988, a Constituição Cidadã, assim nomeada por prever inúmeros mecanismos para que o povo faça parte da gestão pública. Para Dallari trata-se realmente de assumir a cidadania, pois somente aquele que tem parte na formação da vontade geral e em sua efetiva implementação pode ser chamado de cidadão.

Controle Social Após o processo de redemocratização política e da promulgação da Constituição Cidadã, a ideia de controle social no Brasil passa a corresponder à compreensão da relação Estado-sociedade, na qual cabe à sociedade o estabelecimento de práticas de vigilância e controle sobre o Estado.

Participação Social Assim, o termo controle social passa a ser entendido como Participação da sociedade na formulação, acompanhamento e verificação das políticas públicas. O discurso da participação busca articular a democratização do processo com a eficácia dos resultados;

A sociedade poderia exercer um papel mais efetivo de fiscalização e controle estando mais próxima do Estado, assim como poderia imprimir uma lógica mais democrática na definição da prioridade na alocação dos recursos públicos; Esperava-se, ainda, que a participação, tivesse um efeito direto sobre os próprios atores que participavam, atuando, assim, como um fator educacional da cidadania.

Conselhos de Políticas Públicas Entende-se por conselho de políticas públicas um novo espaço de participação da sociedade em sua relação com o Estado, que propicia o acesso da população e dos movimentos sociais aos processos de tomada de decisão nas políticas públicas. Cumpre ressaltar que esses conselhos são de caráter consultivo ou deliberativo, sendo oriundos de legislação federal ou municipal. Alguns deles são previstos em legislação nacional, tendo caráter obrigatório, e são considerados parte integrante do sistema federal, com atribuições legalmente estabelecidas no plano da formulação e implementação das políticas na respectiva área governamental.

BH possui 24 Conselhos de Políticas Públicas Histórico Sob forte influência de valores como a democratização do poder e justiça social, incorporados a Constituição Federal de 1988, a Lei Orgânica do Município de Belo Horizonte, foi promulgada em de 21 de março de 1990, tendo como relator o então vereador Patrus Ananias de Souza. Essa lei trazia como inovação a possibilidade da criação de instâncias de participação junto aos órgãos da Administração Pública Municipal (BELO HORIZONTE, 1990).

Afinal, o que é ser Conselheiro?

Controle social de uma política pública Em sua opinião, em quais etapas da política pública a comunidade organizada mais exerce o controle social e por quê? De que maneira a comunidade pode realizar controle social em cada uma das fases do ciclo da política pública? Fases da Política Pública 1. identificação de problema; 2. diagnóstico; 3. elaboração da política pública que responderá ao problema; 4. aprovação da política; 5. planejamento; 6. implementação; 7. monitoramento e avaliação.

Ser representante e representar Representar significa “fazer as vezes do outro” ou “estar no lugar do outro” em um determinado momento ou espaço. Quando alguém se apresenta como representante do bairro ou do movimento, esperamos que ele ou ela vá defender os interesses do bairro ou do movimento em um debate, já que não é possível, que todas as pessoas do bairro ou do movimento estejam presentes ou se manifestem em um debate.

Um bom representante! Em primeiro lugar, ele é autorizado pela comunidade para falar em nome dela, seja através de uma votação ou indicação para representar a comunidade. É importante os representados, ou seja, a comunidade, controlar seu representante através da busca permanente de informações sobre o encaminhamento das demandas. Ele também deve ter mecanismos para prestar contas de sua atuação junto à comunidade e buscar informações sobre as preferências de seus representados, para que possa ter clareza de como desempenhar seu papel no processo de negociação.

Características de um bom conselheiro Relacionamento Humano Ser verdadeiro, simpático e prestativo, saber respeitar o outro como cidadão (ouvir o outro); Disciplina Capacidade, disposição, persistência para buscar com planejamento, cumprir e fazer cumprir o combinado; Ética (bons costumes, bom comportamento e a boa fé) Respeitar o regimento do conselho, respeitar os interesses dos representados acima dos interesses particulares.

A realidade “Será que todos que estão aqui estão desinteressados” (Diário de campo, reunião extraordinária, 30/07/2009) “Não foi feito controle social. Foi feito controle pessoal” (Diário de campo, plenária de usuários, 12/08/2009).

“Conheço as dificuldades. mas, deparo com os interesses pessoais “Conheço as dificuldades... mas, deparo com os interesses pessoais... estou decepcionado” (Diário de campo, plenária de usuários, 12/08/2009). “A vaidade pessoal e o interesse pessoal sobrepõem aos interesses dos usuários da ponta” (Diário de campo, plenária de usuários, 12/08/2009).

Qual é o critério de escolha para as viagens Qual é o critério de escolha para as viagens? A participação precisa de regras” (Gravação da reunião ordinária, 07/05/2009).“

Ana Maria Caldeira Oliveira Parte II Ser Conselheiro! Ana Maria Caldeira Oliveira

Consequências E é assim, em um exercício de aproximação, que conselhos de políticas públicas começam a ser tomados como instituições políticas formais. REIS e ARANTES (2010) observam que pesará sobre os atores políticos, inseridos nas inovações constitucionais, o mesmo paradoxo do exercício eficaz e da contenção do poder que receberam.

Para ESCOREL e MOREIRA (2009), a representação nos conselhos apresenta as mesmas características, as mesmas dificuldades e os mesmos problemas da representação político partidária. Dessa maneira, depara-se com o autoritarismo, o elitismo, práticas clientelistas e fisiológicas e o corporativismo na defesa dos interesses particulares.

Características de um bom Conselheiro Continuando... Bom senso; Senso crítico;

Princípios básicos dos Conselhos Para garantir total autonomia e efetividade ao controle social, o Conselho de Política Pública não é subordinado ao Poder Executivo (ao prefeito, ao governador ou ao secretário da pasta, por exemplo). colegiado, ou seja, é composto de representantes do governo e da sociedade civil, designados democraticamente; permanente, isto é, tem sua existência garantida em qualquer circunstância., foi criado por lei. deliberativo, ou seja, toma decisões que devem ser cumpridas pelo poder público. Consultivo

Fique atento! Para assegurar a independência entre os poderes, os conselheiros não devem pertencer aos Poderes Legislativo e Judiciário, ou ao Ministério Público. Sendo assim, não devem integrar o Conselho: vereador, deputado, juiz, senador, promotor público, promotor de justiça, etc. Apesar de não ser recomendado que os conselheiros pertençam aos Poderes Legislativo, Judiciário, ou ao Ministério Público, é importante o estabelecimento de parcerias. Sendo assim, é interessante que tais representantes participem como convidados nas reuniões dos Conselhos.

Regras de funcionamento Como vimos, todos os municípios e estados têm liberdade para formarem os seus Conselhos de Políticas. Mas, para fazerem isso, devem garantir condições de pleno funcionamento ao Conselho, assegurando-lhe autonomia (administrativa e financeira). Conselhos Municipais Leis municipais

Mandato dos conselheiros O mandato dos conselheiros é definido pelo Regimento Interno de cada Conselho. Um conselheiro pode perder o seu mandato por excesso de faltas às reuniões, por conduta não condizente ao seu papel de conselheiro. O regimento interno do Conselho de Saúde pode estabelecer outros motivos que levem à perda do mandato.

Nessas situações, ou caso haja necessidade ocasionada por outro motivo, um conselheiro pode ser substituído a qualquer momento. Para que isso ocorra, basta que a entidade, ou o movimento social, por ele representado, indique o seu substituto. Como a função do conselheiro é de relevância pública, sua atuação no Conselho não é remunerada. Entretanto, pelo mesmo motivo, é garantida a sua dispensa ao trabalho, sem nenhum prejuízo, durante a realização de reuniões, capacitações ou ações específicas do Conselho de Saúde.

Estrutura e funcionamento de um Conselho Todo Conselho deve possuir um Regimento Interno, pelo qual são definidas suas regras de funcionamento, como, por exemplo, o número de conselheiros, a duração do mandato e a composição do quadro administrativo. Esse regimento deve ser elaborado de acordo com os princípios básicos estabelecidos na sua Lei de criação.

Sugestão de estrutura de organização Plenárioári Grupos de Trabalho Mesa Diretora Comissões Secretaria Executiva

O PLENÁRIO O Plenário é o órgão de deliberação plena e conclusiva. Compete aos membros do Plenário: a) Avaliar, examinar, deliberar e propor soluções às pautas e aos problemas submetidos ao Conselhos, conforme suas atribuições e competências definidas; b) Comparecer às reuniões ordinárias e extraordinárias; c) Solicitar diligências em processos que no seu entendimento não estejam suficientemente instruídos; d) Votar; e) Propor alterações no Regimento Interno.

Atas de reunião Toda reunião do Plenário é documentada por uma ata. Por ter valor jurídico, ela apresenta um resumo fiel dos fatos, ocorrências e decisões tomadas pelos conselheiros durante as reuniões. Visando sua aprovação o texto, escrito sem parágrafos, corridamente, deve ser submetido à apreciação do Plenário.

Resolução - É uma decisão de caráter geral que estabelece normas a todos aqueles diretamente relacionados ao seu conteúdo. Devido a esse caráter, as resoluções devem ser obrigatoriamente homologadas pelo chefe do Poder Executivo, em até trinta dias. Recomendação - É uma sugestão, advertência ou aviso a respeito do conteúdo ou da forma de execução de uma política. Moções - É uma manifestação de aprovação, reconhecimento ou repúdio a respeito de determinado assunto ou fato.

Atribuições da Mesa Diretora Convocação, efetivação e coordenação de todas as reuniões ordinárias e extraordinárias do órgão; Encaminhamento de todas as providências e recomendações determinadas pelo Plenário; Organizar a pauta das reuniões e encaminhá-la com antecedência aos conselheiros; Dar amplo conhecimento público a todas as atividades e deliberações do Conselho.

A Secretaria Executiva órgão de assessoramento, prestará apoio administrativo e operacional a todos os órgãos do Conselho, especialmente à Mesa Diretora, a que está subordinada hierarquicamente e terá as seguintes atribuições: Preparar as reuniões do Plenário do Conselho, incluindo convites, preparação dos informes, remessa de material aos conselheiros e outras providencias; Acompanhar e gravar as reuniões do Plenário, assistindo a Mesa Diretora e anotando os pontos mais relevantes, visando a checagem da redação final da ata;

Dar encaminhamento as decisões do plenário, revendo a cada mês a implementação das conclusões de reuniões anteriores; Acompanhar e apoiar as câmaras técnicas, comissões e grupos de trabalho, inclusive no cumprimento dos prazos de apresentação dos produtos ao Plenário do Conselho; Encaminhar com antecedência as atas das reuniões ordinárias e extraordinárias aos conselheiros para análise e posterior votação. Parágrafo primeiro: Todas as atribuições inerentes às atividades da Secretaria Executiva serão aprovadas pelo Plenário.

REFERÊNCIAS DALLARI, S. G. Responsabilidade pública pela promoção e proteção da saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Agência Nacional de Vigilância Sanitária: Brasília, DF; 2003. BELO HORIZONTE. Lei nº 0, de 21 de março de 1990. Lei orgânica do município de Belo Horizonte [internet]. [acesso em 22 set 2009]. Disponível em: http://bhz5.pbh.gov.br/legislacao.nsf/42d34f6e3014477e0325679f0041f8fa/1abf7fae53aeb5fd032567a100633dea?OpenDocument DOWBOR, M.; HOUTZAGER, P.; SERAFIM, L. Enfrentando os desafios da representação em espaços participativos. CEBRAP: São Paulo,;2008. AMANCIO, J. M.; DOWBOR, M.; SERAFIM, L. Controle Social: dos serviços públicos à garantia de direitos. CEBRAP: São Paulo,;2010. REIS, B. P. W; ARANTES, R. B. Instituições políticas e controles democráticos: o paradoxal exercício simultâneo do poder e de sua contenção. In Martins CB, Lessa R, coordenadores. Horizontes das ciências sociais no Brasil: ciência política. São Paulo: ANPOCS; 2010. p. 241- 270. OLIVEIRA, A. M. C.; IANNI, A. M.; Dallari, S. G. Controle social no SUS: discurso, ação e reação. Cienc Saude Colet 2013; 18 (8):2329-2338. Escorel, S.; Moreira, M. R. Desafios da participação social em saúde na nova agenda da reforma sanitária: democracia deliberativa e efetividadeIn: Fleury S, Lobato LVC, organizadoras. Participação, democracia e saúde. Rio de Janeiro: Cebes; 2009. p. 229-247. Conselho Nacional da Saúde. Para entender o Controle Social na Saúde. Brasília: Conselho Nacional; 2014.

Obrigada pela atenção! anamariacaldeira@pbh.gov.br amcoliveira@usp.br