IDG (indicadores de desempenho gerencial)  Informações relativas a todos os esforços de gestão da empresa,  Esforços com influência positiva (redução.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Identidade Digital do Governo Federal. Direcionamentos Barra de Governo Redes Sociais Portal Padrão Instrução Normativa.
Advertisements

IMPORTÂNCIA DO CUSTO UNITÁRIO
Central de Aquisições e Contratações Públicas: O uso dos padrões e-Ping na estruturação do planejamento das contratações Brasília, 18 de junho de 2013.
Claudio L. T. Rubio Quito, 06, 07 e 08 de Maio de 2009 Gerência de Controle de Perdas e Sistemas Eficiência Energética Práticas Sanasa Campinas.
SICME Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia. PRODEIC – MT E A ECONOMIA VERDE Eng. Agr. MSc. José Juarez Pereira de Faria Secretaria de Estado.
Incentivos para sustentabilidade: programas Finep Felipe Arias Fogliano de Souza Cunha (Área de Tecnologia para o Desenvolvimento Social)
I Ciclo de Palestra STAB Leste Palestrante : Graduada em Administração de Empresa. Pós-graduada em Gestão de Tecnologia da Informação. 24 anos de experiência.
INDICADORES SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO DE PESSOAS E POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS Departamento de Desenvolvimento Pessoal e Capacitação Funcional 05/08/2010.
NÚCLEO DE INOVAÇÃO E ESCRITÓRIO DE PROJETOS DA REDE GAZETA.
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
Contexto Plano de Gestão Integrada de Pessoas do Sistema Eletrobrás Plano Unificado de Carreira e Remuneração Plano de Avaliação de Desempenho Plano de.
PFE/INSS/SECONS São Paulo/SP MAIO/2010. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01, DE 19 DE JANEIRO DE 2010 Dispõe sobre os critérios de sustentabilidade ambiental na.
Avaliação Acadêmica Institucional Uma Visão Geral.
‘Promovendo Políticas de Construção Sustentável na América do Sul’ Belo Horizonte, 13 de Agosto de 2009.
ESCOLA POLITÉCNICA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FUNDAÇÃO CARLOS ALBERTO VANZOLINI.
Suportes (Tecnologia da Informação) Integrantes: Fernando de Oliveira João.
JIT: UMA FERRAMENTA A SERVIÇO DA ADMINSTRAÇÃO Adriana, Cláudia, Emanuel e Marcelo.
ISO 9001:2000 e sua Abordagem por Processos
Responsabilidade Social. Quem somos: Foco é desenvolver projetos que possibilitem às empresas a incorporação de práticas de responsabilidade corporativa,
Seminário Instituto Unibanco Maria Helena Guimarães de Castro outubro de 2005 O papel da pesquisa na formulação de políticas educacionais.
O Sistema e a Contingência Luciano Thomé e Castro.
Programa de Incubação de Empresas de Rondonópolis.
CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DO SETOR SANEAMENTO PARA REALIZAÇÃO DE DIAGNÓSTICOS HIDROENERGÉTICOS Poços de Caldas, 26 de Maio de 2015.
Universidade do Estado de Santa Catarina DEPS – Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas Estudo de Tempos e Métodos Estudo de Tempos e Métodos.
Disciplina: Extensão Rural Professora: Nazaré Cavalcanti 2º Período do curso de Medicina Veterinária.
Gestão Estratégica de Custos
USO RACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ILUMINAÇÃO FORÇA MOTRIZ (ACIONAMENTOS) Lineu B Reis 2010.
SIG – Sistemas de Informações Gerenciais
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
Soniamca08 Desenvolvimento Organizacional Prof a. Sonia Alcântara, MSc
Técnicas para Vantagens Competitivas 1/18 Normas emitidas em 1996 (pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): ABNT ISO SISTEMAS DE GESTÃO.
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS DE ESPORTE E DE LAZER NA ESCOLA Metodologia de Pesquisa I Prof. Ayres Nogueira.
Práticas de Gestão e Resultados Curso de Administração Prof. Fabio Uchôas de Lima.
Aula 3: Teoria do Capital Humano.  Retomar aula anterior  Educação e economia  Valor econômico da educação  Custos da educação  Retornos da educação.
Gestão Operações Sustentáveis EAD 0765 Aula 1 – Introdução Profa.Adriana Marotti 05/08/2015.
Análise de Custos Fauzi T Jorge Custo-padrão Martins, Eliseu. Contabilidade de Custos. 10ª. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MISSÃO E VISÃO SGA MISSÃO: Prover recursos humanos, logísticos, orçamentários e financeiros, de forma acessível, tempestiva e com qualidade para que a.
AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO LUZENICE MACEDO MARTINS Bióloga, MSc. em Saúde e Ambiente
WORKSHOP Diretrizes para Licitação de Serviços Licitação de Serviços de Eficientização Energética em Prédios Públicos WORKSHOP Diretrizes para Licitação.
Gabriel Castilho Mendes Ribeiro Análise do valor na conformação de tailored- blanks Ronnie Peterson Schröder Paulo Victor P. Marcondes.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL – 2007 UFRJ / Instituto Brasil PNUMA Prof. Ricardo L.P. de Barros SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA Definições Certificação.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
INICIAÇÃO AO ESTUDO DA ADMINISTRAÇÃO Eng. Mecânica EM10P18 Daniel Tronto RA: A535JF-1 João Henrique de Godoy RA: GRUPO 1 Prof. Dra. Simoni M.
A Teoria dos Sistemas Abertos e a Perspectiva Sociotécnica das Organizações Luciano Thomé e Castro.
          O gerenciamento da qualidade é o aspecto da função que determina e implementa a "POLITICA DE MEDICAMENTOS" ou seja , as intenções e direções.
K A I Z E N KAI ZEN MudançaBom MELHORIA CONTÍNUA Regina Panazzo (Gestão Empresarial/2009)
Plano de Logística Sustentável Gestão de Material Permanente Brasília- Região Norte e Estado de Goiás Responsável: José Ronaldo Nunes Gestor: Jonatan.
VEICULO DE CARGA URBANO SUSTENTÁVEL LOGÍSTICA REVERSA E GESTÃO DE TRANSPORTES.
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL ISO e EMAS Nível I – SensibilizaçãoSensibilização.
PRODUTIVIDADE A CURVA DE APRENDIZAGEM DA MANUTENÇÃO
SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE TPM TPM - Seg., Hig. e MA O principal objetivo desse pilar é acidente zero, além de proporcionar um sistema.
- Orçamento de Produção
Fazer parte de um processo de conscientização da Qualidade de Vida no Trabalho, promover o bem estar físico, mental e social, resultando em benefícios.
1. 2 Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação COTIC Planejamento 2014 (COTIC)
OS 8 S – OITO SENSOS DA QUALIDADE
Orçamento Empresarial Aula 04. Relação com outras áreas Periodicidade Plano de projetos Aquisição de uma máquina, construção de fábrica contrato de fornecimento.
Índice A empresa Parceiros Metodologia Benefícios Práticas Internas para Melhoria Contínua Dados Cadastrais Nossa Localização BETEL COMERCIAL E LOGÍSTICA.
Automação Industrial Prof. Dennis Brandão Universidade de São Paulo
ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO.
1. 2 ÁGUA NÃO FATURADA PROGRAMA DE REDUÇÃO DE PERDAS APARENTES MODALIDADE - PERFORMANCE “O contrato de performance é baseado na idéia de remuneração pela.
Fundamentos da Administração
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
ADMINISTRAÇÃO  Profª. Kelly Magalhães. Conteúdo da Seção  Introdução à Administração e às Organizações  Organizações e a Administração  Processo de.
Ressignificando relações em benefíco da Sociedade e do Meio Ambiente Miguel Bahiense Presidente Caxias do Sul, 2 de junho, 2015.
Produtos e Soluções em SAP S oluções A gilidade e P rodutos
twitter.com/funasa PROGRAMA DE APOIO ÀS ASSOCIAÇOES E COOPERATIVAS DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS.
2nd CONTECSI International Conference on Information Systems and Technology Management. TECSI/FEA/USP June, 2005 USP/São Paulo/SP 2º CONTECSI Congresso.
Fatores de Avaliação Know-how : É a soma total de quaisquer habilidades, conhecimentos e experiências requeridas por um cargo, de maneira a propiciar um.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 8 Controle.
ORÇAMENTO BASE ZERO.
Transcrição da apresentação:

IDG (indicadores de desempenho gerencial)  Informações relativas a todos os esforços de gestão da empresa,  Esforços com influência positiva (redução de consumo de materiais, melhorando a administração dos resíduos sólidos), IDO (indicador de desempenho operacional) Informações relacionadas às operações do processo produtivo da empresa  Informações relacionadas às operações do processo produtivo da empresa

ICA (indicadores de condição ambiental)  Informações sobre a qualidade do meio ambiente onde se localiza a indústria,  Medições efetuadas de acordo com os padrões e regras ambientais estabelecidos pelos dispositivos legais. Insumos Produtos + resíduos Governo, comunidade, acionistas Processo produtivo

de desempenho gerencial

Estudo de Caso “Aplicação de técnicas de produção mais limpa – estudo de caso no pólo madeireiro de Paragominas.” Processo produtivo na indústria madeireira Inúmeros pontos de desperdício de matéria-prima o Menor produtividade, o Agressões ao meio ambiente.  Não existem processos ou produtos INTEIRAMENTE limpos,  Conceito: melhoria contínua, tornando o processo produtivo cada vez menos agressivo ao MA.

 estudo teve início em setembro de 2005,  10 serrarias envolvidas, METODOLOGIA  Diagnóstico: levantamento dos pontos críticos de geração de resíduos e emissões (visão macro do sistema),  Coleta de dados: desenho dos principais fluxos de materiais e energia (construção do balanço de massa ou balanço de material),  Avaliação do balanço de massa: avaliação dos desperdícios (porque ocorrem, como ocorrem, onde ocorrem?),  Identificação de barreiras: comportamentais, treinamento, espaço físico, tempo de execução, etc.,  Definição de prioridades: relatório com desvios observados, soluções propostas, benefícios alcançados e custos associados,  Implantação: colocar em prática a teoria. ALGUMAS SUGESTÕES DADAS AS EMPRESAS  Modificações de tecnologia: máquinas obsoletas ou manutenção corretiva (medidas de espessura imprecisas), máquinas de alto rendimento (alto investimento)  Modificação da tecnologia do processo: boas práticas de produção, gestão de matéria-prima,  Eficiência energética: programa de eficiência energética (motores de baixa eficiência).  Nova linha de produtos: resíduos de madeira gerados  matéria-prima para novos produtos,

ADA - indicadores o números de financiamentos, o número de seguros com melhores taxas, o índice de fornecimento para grande empresas internacionais. o eficiência energética total, o custos dos processos e produtos. o toneladas de matéria- prima utilizada nos processos, o toneladas de resíduos gerados, o energia gasta nos processos. o números de produtos lançados a partir dos resíduos gerados. o números de acidentes/incidentes, o número de multas, o número de ações judiciais envolvendo MA.