Empreendedorismo e Estratégia de Negócios Profa. Rosana Alves Vieira 2a. apostila 2009.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento Estratégico metodologia
Advertisements

CONCEITOS DE DECISÃO E O ENFOQUE GERENCIAL DA PESQUISA OPERACIONAL
Projeto - Plano de Negócios
Diferenciação, Posicionamento e Vantagem Competitiva
Sistema de Informação Gerencial
Gestão de Recursos Patrimoniais e Logísticos
Estratégia 1 Universidade de Brasília
Administração Estratégica
Administração Estratégica
ADM 1280 – A01 FUNDAMENTOS DE MARKETING Planejamento e Estratégias
Módulo 4 Formulação de Estratégias
Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães
PLANOS DE NEGÓCIOS ESTRUTURA E ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO
GEI – Gestão Estratégica da Informação Posicionamento
Prof. Everton Lopes Bonifácio
Aula 2 Ambiente de Marketing.
Estratégias do agronegócio
PERFIL DA PESQUISA DE MARKETING NA TOMADA DE DECISÕES
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
VENDAS NO CONTEXTO MERCADOLÓGICO
PLANO DE NEGÓCIO.
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
GESTÃO ESTRÁTÉGICA Trabalho apresentado a Disciplina de Análise Organizacional da FACIMOD do Paraná, como requisito parcial à obtenção de créditos.   Professora:
A importância do Planejamento Estratégico
ADM DE VENDAS PROFa. WANESSA PAZINI
Estratégias Empresariais Internacionais
ANÁLISE SETORIAL. Análise Setorial Objetivo da análise: ► Entendimento da dinâmica dos mercados ► Conhecimento das forças atuantes na competição da indústria.
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Função da Administração:
GESTÃO DE NEGÓCIOS GASTRONÔMICOS Haroldo Andrade
Estratégia Organizacional
Análise de ambiente Uma vez estabelecida a visão e a missão da empresa é necessário investigar aspectos do ambiente que envolve o negócio, visando preparar.
Administração de Recursos Humanos II
O PROCESSO ESTRATÉGICO
Formulação de Estratégias Funcionais
ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS E COMPETITIVIDADE PARA PEQUENAS EMPRESAS
INTRODUÇÃO A ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Ph.D in Business Administration
1 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO FUNÇÃO PLANEJAMENTO Prof. Mauri Cesar Soares Março 2006.
Elementos para o sucesso da estratégia de manufatura
Planejamento Estratégico
Planejamento Organizacional Integrado
Perspectivas futuras da administração
Modelo Porter Introdução o Que é o modelo?
MATRIZ BCG.
Teoria Geral da Administração
Capítulo 1 A administração hoje.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
Formulação de Estratégia
Capítulo 3: Analisando Processos de Decisão de Negócios
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Logística Integrada Engenharia de Produção
Planejamento Estratégico e Processos de Marketing
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Elaboração e Análise de Projetos
Planejamento da Movimentação de Mercadorias: Estratégia Logística
Estratégias Competitivas Genéricas
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 14
Micros e Pequenas Empresas
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIAGNÓSTICO & DEFINIÇÃO DE DIRETRIZES
Estratégias de Marketing
LOGÍSTICA E ESTRÁTEGIA OPERACIONAL
AULA 1 VISÃO GERAL DE PROCESSOS PRODUTIVOS E QUALIDADE
Sistema de Informações Gerenciais
Ferramentas de Gestão: 5 Forças Porter e VRIO
Disciplina: Direção Estratégica
Administração Estratégica Ambiente Interno – SWOT Aula 7.
Administração Estratégica. MISSÃO  É A FINALIDADE PRÓPRIA DA EMPRESA, O QUE A DIFERENCIA DE SUAS SEMELHANTES.
Modelos de Estratégias de Crescimento
GESTÃO ORGANIZACIONAL
Controle estratégico – 9a. aula Prof ª Rosana Alves Vieira Empreendedorismo e Estrat. de Negócios.
Transcrição da apresentação:

Empreendedorismo e Estratégia de Negócios Profa. Rosana Alves Vieira 2a. apostila 2009

O processo de Administração estratégica Etapas envolvidas na administração estratégica 1.Execução de uma análise do ambiente; 2.Estabelecimento de uma diretriz organizacional 3.Formulação de uma estratégia organizacional 4.Implementação da estratégia organizacional 5.Exercícios de controle estratégico

Etapa 1 – Análise do ambiente O processo de administração estratégica começa com a análise do ambiente, para identificar os riscos e as oportunidades presentes e futuras. O ambiente organizacional encerra todos os fatores, tanto internos como externos à organização, que podem influenciar o progresso obtido através da realização de objetivos da organização. Exemplo de fatores ambientais a serem monitorados pela administração estratégica:  Características organizacionais – participação no mercado, qualidade dos produtos, fluxo de caixa/investimento de capital.

Etapa 1 – Análise do ambiente  Estrutura industrial – Taxa de mudanças tecnológicas em produtos ou processos, grau de diferenciação do produto, estrutura de preço/custo da indústria, economia de escala  Comportamento do mercado e do consumidor – Segmentação do mercado, tamanho do mercado, desenvolvimento de novo mercado, lealdade do comprador.  Fornecedor – principais mudanças na disponibilidade de matérias-primas  Social, Econômico e Político – Tendência do PNB, taxa de juros, disponibilidade de energia, Governo. Fonte: Certo, Samuel C. – Administração estratégica

Etapa 2 – Estabelecer a diretriz organizacional Determinar a meta da organização. Há dois indicadores principais de direção para as quais a organização é levada:  A missão – Finalidade de uma organização ou a razão pela qual ela existe  Os objetivos organizacionais – metas que a organização têm.

Etapa 3 – Formulação da estratégia É definida como um curso de ação com vistas a garantir que a organização alcance seus objetivos. Formular estratégias é, então projetar e selecionar estratégias que levem à realização dos objetivos organizacionais. O enfoque central da estratégia organizacional é como lidar com a concorrência. Assim que o ambiente tenha sido analisado e a diretriz organizacional, estipulada, administração é capaz de traçar cursos alternativos de ação em um esforço para assegurar o sucesso da organização.

Etapa 4 – Implementando a estratégia organizacional Esta etapa envolve colocar em ação as estratégias desenvolvidas logicamente que emergiram de etapas anteriores ao processo de administração estratégica. A fim de implementar com sucesso a estratégia organizacional, deve-se ter clara a idéia de assuntos distintos: -Quantas mudanças são necessárias, quando se implementa uma nova estratégia? -Qual a melhor forma de se lidar com a “cultura” da organização para garantir que a estratégia será de fato tranquilamente implementada?

Etapa 5 – Controle estratégico È um tipo especial de controle organizacional que se concentra na monitoração e avaliação do processo de administração estratégica para melhorá-lo e assegurar um funcionamento adequado. Para isso é preciso compreender os meandros dos sistemas de informações da administração e a forma como tais sistemas podem complementar o processo de administração estratégica. Esse processo dentro de qualquer organização é tão com quanto a informação em que se baseia.

Decisões Estratégicas, normalmente tomadas nas organizações - exemplos  Introdução de um novo produto ou serviço.  Inauguração e funcionamento de uma fábrica ou instalação.  Expansão de operações para entrar em um novo mercado  Descontinuar um produto ou retirá-lo de um mercado que não foi efetivo o suficiente.  Adquirir ou fundir-se com outra empresa.  Mudar a estratégia em departamentos funcionais.

Problemas relacionados com a implementação de decisões estratégicas. - exemplos  A implementação leva mais tempo que o originalmente alocado.  Problemas enfrentados não foram previstos.  A coordenação de atividades de implementação não foi efetiva.  Atividades concorrentes e crises distraem a implementação da decisão  As habilidades dos empregados envolvidos não são suficientes.  Treinamento não foi adequado.  Fatores não controláveis no ambiente externo têm um impacto adverso na implementação.  Liderança e diretrizes fornecidas pelos gerentes de departamento não foram adequadas.  Sistemas de informação usados para monitorar a implementação não foram adequados “Os administradores devem ser criativos para projetar e operar os sistemas de administração estratégica e flexíveis o bastante para adaptar seus usos às circunstâncias organizacionais com que se defrontam”.

Estratégias competitivas A estratégia competitiva é composta por uma série de ações ofensivas ou defensivas para criar uma posição defensável em uma organização, e assim obter um retorno maior para a empresa. As empresas descobriram diversas maneiras de atingir esse fim e a melhor estratégia é uma solução única que reflete suas circunstâncias particulares. Existem três abordagens estratégicas genéricas potencialmente bem- sucedidas para superar as outras empresas em uma indústria. 1.Liderança no custo total 2.Diferenciação 3.enfoque.

Estratégias competitivas – Liderança no custo total -Bastante comum nos anos 70, exige a construção agressiva de instalações em escala eficientes, uma perseguição vigorosa de reduções de custo, controle rígido do custo e das despesas gerais. -Uma posição de baixo custo produz para a empresa retornos acima da média apesar da presença de intensas forças competitivas. Essa posição dá à empresa uma defesa contra a rivalidade dos concorrentes. -Para atingir esta posição é preciso ter acesso favorável às matérias primas (economias nas compras) -É necessário reinvestimento contínuo nas instalações para manter a liderança em custo.

Estratégias competitivas – Liderança no custo total Recursos e habilidades: Investimento de capital sustentado, boa capacidade de engenharia de processo, supervisão intensa de mão de obra, produtos projetados para facilitar a fabricação, sistema de distribuição de baixo custo. Requisitos organizacionais: Controle rígido do custo, relatórios de controle frequentes e detalhados, organização e responsabilidades estruturadas, incentivos baseados em metas estritamente quantitativas

Estratégias competitivas – Diferenciação - A segunda estratégia competitiva é diferenciar o produto ou serviço oferecido pela empresa, criando algo que seja considerado único. -Os métodos para esta diferenciação podem assumir muitas formas: projeto ou imagem da marca, tecnologia, peculiaridades, serviços sob encomenda, rede de fornecedores etc. -A diferenciação proporciona isolamento contra rivalidade competitiva devido à lealdade à marca, e consequente menor preocupação com o preço.

Estratégias competitivas – Diferenciação Recursos e habilidades: Grande habilidade de marketing, engenharia de produto, tino criativo, grande capacidade de pesquisa básica Requisitos organizacionais: forte coordenação entre funções em Planejamento e desenvolvimento (desenvolvimento do produto e marketing), avaliações e incentivos subjetivos em vez de medidas quantitativas

Estratégias competitivas – Enfoque -A última estratégia competitiva é enfocar um determinado grupo comprador, um segmento da linha de produtos, ou um mercado geográfico. - O enfoque desenvolvido significa que a empresa tem uma posição de baixo custo com seu alvo estratégico.

Estratégias competitivas – Enfoque Recursos e habilidades: Reputação da empresa como líder em qualidade ou tecnologia, longa tradição na indústria ou combinação de habilidades trazidas de outros negócios, forte cooperação dos canais. Requisitos organizacionais: ambiente ameno para atrair mão de obra altamente qualificada, cientistas ou pessoas criativas

Gestão de Rec. Patrimoniais e Logísticos Bibliografia: Dias, Marco Aurélio – Administração de materiais: uma abordagem logística – 4a. Ed. – São Paulo: Atlas, 1993 Barbieri, José Carlos – Logística hospitalar: teoria e prática – São Paulo: Saraiva, 2006 Bertaglia, Paulo Roberto – logística e gerenciamento da Cadeia de Abastecimento – São Paulo : Saraiva, 2006.