Gestão do tempo e do stress

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PLANO DE NEGÓCIO: Equipe: Prof. Orientador: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

Gestão do tempo e do stress Aula 13

Stress (laboral) “Um padrão de reações emocionais, cognitivas, comportamentais e psicológicas a aspetos adversos e nocivos relacionados com o conteúdo, a organização e o ambiente (de trabalho) É causado pelo desajustamento entre nós e o nosso trabalho, pelos conflitos entre os nossos papéis relacionados com o trabalho e outros que lhe são exteriores e pela ausência de um razoável grau de controlo sobre o nosso próprio trabalho e a nossa vida.” European Comission (1999)

Modelo Transaccional de Stress (Lazarus) A resposta de stress nos seres humanos depende da mediação cognitiva Avaliação cognitiva a) Avaliação primária Avaliação do significado para o seu bem-estar das transacções com o meio. b) Avaliação secundária Avaliação dos recursos de que se dispõe para fazer face às exigências da relação com o meio c) Reavaliação Coping Acções destinadas a alterar as circunstâncias da relação (coping orientado para o problema ou instrumental) ou a forma como é avaliada (coping orientado para as emoções ou paliativo) de forma a torná-la mais favorável.

Intervenções na Prevenção do Stress – Nível Individual Foco/ Objectivo Prevenção Primária Prevenção Secundária Tratamento Individuo/ organização Gestão do tempo; treino de competências interpessoais; promoção de uma visão realista do trabalho; equilíbrio da vida pessoal e do trabalho. Grupos de apoio de pares; coaching e consultoria; planeamento de carreiras. Aconselhamento especializado e psicoterapia Individual Gestão didática do stress; estilo de vida saudável Técnicas cognitivo-comportamentais e relaxamento

Diferença entre desafio (eustress) e stress (distress) Apatia Pânico Estimulação Interna Desempenho Pico de Desempenho Desafio Tensão EUSTRESS DISTRESS

TEMPO (História da Prof. Minoo) Todos temos a mesma quantidade de tempo por dia; Geralmente, quanto mais tempo temos, mais desperdiçamos (ele não é precioso!) A gestão eficaz do tempo é cada vez mais importante;

Como falhar na Gestão de Tempo? O que pode um estudante fazer para DESaproveitar o seu tempo ao máximo?

Gestão do Tempo – A minha visão pessoal Há apenas duas coisas importantes na gestão eficaz do tempo: Detetar as coisas importantes (história do copo); Engolir os sapos. Regras para engolir sapos.

Perceber quais são as coisas importantes Qual é a vossa estratégia individual? Valores Visão Missão Estratégias Conseguem perceber quais são as coisas realmente importantes para vocês?

Estratégias Se tiverem 12 coisas para fazer por dia, como é que gerem isso?

Quadro (Covey) IMPORTANTE NÃO IMPORTANTE URGENTE NÃO URGENTE 1 3 2 4

Listas Amorfas Com letras (importância) Com números

Técnicas de apoio à deglutição de sapos Técnica do pre-mark E-mails Prazos falsos Quanto mais tenho para fazer, mais faço Investir em meta-competências

Pensamento da semana O que fariam se soubessem que iam morrer Amanhã? Para a semana? Para o mês que vem? Para o ano? Daqui a 10 anos? Quem vos garante que isso não vai acontecer?

Objectivos Para quê? Se não sabes para onde vais, qualquer caminho serve… Vamos dar um exemplo. O objectivo da semana é…

Objectivos SMART Specific (específicos) Measurable (mensuráveis) Attainable (atingíveis) Realistic (realistas) Timely (circunscritos no tempo)

Referências Cunha, M., Rego, A., Cunha, R. & Cabral-Cardoso, C. (2007). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão 6.ª Ed. Lisboa: RH Editora. pp. 253-277

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