Plano estratégico de comunicação organizacional: princípios, processos e formulação Profa. Dra. Margarida M. Krohling Kunsch Universidade de São Paulo Escola de Comunicações e Artes
2.Princípios: Adoção e valorização do planejamento estratégico pela organização e da cúpula diretiva Área de Comunicação/Relações Públicas deve ocupar espaço estratégico na estrutura organizacional Capacitação do executivo principal, responsável pela comunicação e da equipe que conduzirá o processo Valorização de uma cultura organizacional corporativa Compromisso e comprometimento da administração superior
2.Processo e formulação de um plano estratégico de comunicação organizacional Três etapas fundamentais: 1.Pesquisa e construção de diagnóstico estratégico da organização 2.Planejamento estratégico de comunicação organizacional 3.Gestão estratégica da comunicação organizacional
2.1. Pesquisa e construção de diagnóstico estratégico da comunicação organizacional Fases ou passos: Utilização e aproveitamento dos dados obtidos com as pesquisas e auditorias Identificação da missão, da visão e dos valores Identificação e descrição do negócio ou escopo de atuação Análise do ambiente externo, setorial e interno Diagnóstico estratégico da comunicação organizacional
2.2. Planejamento estratégico da comunicação organizacional Fases ou passos: Definição da missão, da visão e dos valores da comunicação Estabelecimento de filosofias e políticas de comunicação Determinação de objetivos e metas Esboço das estratégias gerais Relação dos projetos e programas específicos Montagem do orçamento geral Aprovação pela cúpula diretiva
2.3. Gestão estratégica da comunicação organizacional Divulgação do plano para os públicos envolvidos Implantação Controle de ações Avaliação dos resultados