Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Carlos Freire – 2014.2.

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Transcrição da apresentação:

Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Carlos Freire –

BTL e ATL Estratégias de Comunicação Carlos Freire

BTL e ATL – a nova forma de fazer propaganda Carlos Freire Estratégias de Comunicação

O que é BTL (Below the line) e ATL (above the line)? Carlos Freire Estratégias de Comunicação

Convencionou-se considerar uma linha imaginária em que acima dessa linha (ATL) encontram-se as mídias tradicionais. TV, rádio, jornal, revista, outdoor etc Carlos Freire Estratégias de Comunicação

E, abaixo dessa linha (BTL) as mídias não convencionais. Internet, eventos, interações diretas. Carlos Freire Estratégias de Comunicação

VTM Television Carlos Freire Estratégias de Comunicação

O que a nova forma de fazer propaganda exige? Carlos Freire Estratégias de Comunicação

Envolvimento completo com o cliente; Envolvimento com os objetivos de marketing do cliente; Pensar em mix de comunicação e não apenas em propaganda; Carlos Freire Estratégias de Comunicação

Não basta apenas comunicar; Deve-se pensar em: o quê dizer, para quem dizer, com que frequência e em quais situações dizer. Carlos Freire Estratégias de Comunicação

O mix deve contemplar (Kotler, 2005, p.570): Propaganda Promoção de vendas; Relações públicas; Vendas pessoais e Marketing direto Carlos Freire Estratégias de Comunicação

A comunicação migrou de one to many (um para muitos) e one way (um caminho), para one to one (um para um) e two way (ida e volta) Isso para atender o novo perfil dos consumidores, mais participativo. Carlos Freire

Como isso é possível? Carlos Freire Estratégias de Comunicação

Com a utilização dos novos recursos tecnológicos; Advergames: anúncios em jogos eletrônicos; Marketing Viral: boatos na internet; Web; Smarthphones; Ações de guerrilha – flash mobs Carlos Freire Estratégias de Comunicação

Qual o papel do planejamento nesse contexto? Carlos Freire Estratégias de Comunicação

Segundo Souki (2007, comunicado em aula expositiva), o planejamento é um cálculo que precede e preside a ação para criar o futuro, não para predizê-lo. É uma preparação em busca de maiores acertos no final das ações. Carlos Freire Estratégias de Comunicação

Fazer em grupo uma resenha sobre o texto lido. Entregar até o final da aula. Carlos Freire Estratégias de Comunicação