Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Carlos Freire –
BTL e ATL Estratégias de Comunicação Carlos Freire
BTL e ATL – a nova forma de fazer propaganda Carlos Freire Estratégias de Comunicação
O que é BTL (Below the line) e ATL (above the line)? Carlos Freire Estratégias de Comunicação
Convencionou-se considerar uma linha imaginária em que acima dessa linha (ATL) encontram-se as mídias tradicionais. TV, rádio, jornal, revista, outdoor etc Carlos Freire Estratégias de Comunicação
E, abaixo dessa linha (BTL) as mídias não convencionais. Internet, eventos, interações diretas. Carlos Freire Estratégias de Comunicação
VTM Television Carlos Freire Estratégias de Comunicação
O que a nova forma de fazer propaganda exige? Carlos Freire Estratégias de Comunicação
Envolvimento completo com o cliente; Envolvimento com os objetivos de marketing do cliente; Pensar em mix de comunicação e não apenas em propaganda; Carlos Freire Estratégias de Comunicação
Não basta apenas comunicar; Deve-se pensar em: o quê dizer, para quem dizer, com que frequência e em quais situações dizer. Carlos Freire Estratégias de Comunicação
O mix deve contemplar (Kotler, 2005, p.570): Propaganda Promoção de vendas; Relações públicas; Vendas pessoais e Marketing direto Carlos Freire Estratégias de Comunicação
A comunicação migrou de one to many (um para muitos) e one way (um caminho), para one to one (um para um) e two way (ida e volta) Isso para atender o novo perfil dos consumidores, mais participativo. Carlos Freire
Como isso é possível? Carlos Freire Estratégias de Comunicação
Com a utilização dos novos recursos tecnológicos; Advergames: anúncios em jogos eletrônicos; Marketing Viral: boatos na internet; Web; Smarthphones; Ações de guerrilha – flash mobs Carlos Freire Estratégias de Comunicação
Qual o papel do planejamento nesse contexto? Carlos Freire Estratégias de Comunicação
Segundo Souki (2007, comunicado em aula expositiva), o planejamento é um cálculo que precede e preside a ação para criar o futuro, não para predizê-lo. É uma preparação em busca de maiores acertos no final das ações. Carlos Freire Estratégias de Comunicação
Fazer em grupo uma resenha sobre o texto lido. Entregar até o final da aula. Carlos Freire Estratégias de Comunicação