Balanced Scorecard (BSC) Disciplina: Tecnologias de Gestão Prof. Eduardo M. Borba.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AVALIANDO O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH
Advertisements

BALANCED SCORECARD 1 1.
Daciane de Oliveira Silva
BSC – BALANCED SCORECARD
BALANCED SCORECARD Origem: Justificativa: Foco:
GESTÃO ESTRATÉGICA Vitor AugustoKoch.
Sistema de Indicadores de Desempenho e o Balanced Scorecard
Governança de TI BSC Indicadores Balanceados de Desempenho
Balanced Scorecard Integrantes do Grupo: Janice Zambon Juliana Fonseca
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
BSC BALECED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
COMO SER PREFEITO.
Balanced Scorecard BSC
BSC Balanced Score Card
“O que não é medido não é gerenciado”. Medir é importante? “O que não é medido não é gerenciado”. “Também não se pode medir o que não se descreve”.
Oficina: Gestão da Estratégia
Sistemas de Informação para Apoio à Tomada de Decisão- Balanced Scorecard (BSC) Prof. Cláudio.
Secretaria de Administração e Gestão Estratégica do Estado de Roraima
Planejamento Estratégico e BSC - Balanced Scoredcard
Aplicando tecnologias semânticas ao Balanced Scorecard
BALANCED SCORECARD BUSINESS WAREHOUSE.
INTRODUÇÃO AO BALANCED SCORECARD
Prof. Esp. Sandro Everton Leão
Ciências Contábeis - Executivo Contabilidade Gerencial
Marcela Araujo Outubro
Sérgio Lemos Duarte Valdiney Alves de Oliveira
MAP_BSC n o 1 / 29 IDENTIFICAÇÃO, MODELAGEM E ANÁLISE DE PROCESSOS LUÍS GONZAGA TRABASSO Professor Associado Divisão de Engenharia Mecânica.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
O BALANCED SCORECARD Mariana Clarkson
ADM01003 – Visão Sistêmica nas Organizações
Balanced Scorecard Abordagem geral
Balanced Scorecard DEFINIÇÃO IMPLANTAÇÃO
Balanced Scorecard A Estratégia em Ação Medições que impulsionam o
Transformando estratégia em ação
CAPITAL INTELECTUAL §“É a soma de conhecimento de todos em uma empresa, o que lhe proporciona vantagem competitiva” §O Capital intelectual constitui a.
Controle da estratégia e Balanced Scorecard (BSC)
POR QUE A EMPRESA NECESSITA DE UM BALANCED SCORECARD ?
VISÃO ESTRATÉGICA NO GERENCIAMENTO DE PESSOAS
Planejamento Estratégico: uma abordagem prática
Diagnóstico Organizacional
GESTÃO ESTRATÉGICA Balanced Scorecard
1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
Balanced Scorecard (BSC)
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Balanced Scorecard.
Aula 12 Apêndice Balanced ScoreCard (BSC) como ferramenta de implementação e controle da estratégia SANTINI Júnior, Nelson. ALMEIDA, Sérgio Roberto Porto.
BALANCED SCORE CARD.
ADMINISTRAÇÃO Aula 09 ESTRATÉGICA II BALANCED SCORECARD CONSTRUÇÃO.
BSC Jefferson Bueno.
“O que não é medido não é gerenciado”.  ERA DA INDUSTRIALIZAÇAO CLÁSSICA- Burocrática, Centralizadora e verticalizada. ( )  ERA DA INDUSTRIALIZAÇÃO.
Balanced Scorecard A estratégia em ação. 2 O Balanced Scorecard é uma ferramenta de gestão que auxilia as organizações a traduzir a estratégia em objetivos.
Administração Estratégica II Administração Estratégica II ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA II REVISÃO PARA A SEGUNDA AVALIAÇÃO BIMESTRAL.
Intervenção em Gestão de Pessoas
BALANCED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
Estratégias: formulação, implementação e avaliação
BSC BALECED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
Balanced Scorecard (BSC)
CONCEITO E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
BSC Balanced Scorecard
CONTROLADORIA Prof. André da Costa Ramos, M.Sc.
1 Universidade Presbiteriana Mackenzie Planejamento Estratégico Módulo 7- Balanced Scorecard.
COGPL/SPOA BALANCED SCORECARD “ Medir é importante: O que não é medido não é gerenciado ”
COMPETITIVIDADE E DESEMPENHO EMPRESARIAL
Profa. Bruna Panzarini Aula 9- Administração Estratégica Professora Bruna Panzarini.
Administração Estratégica Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 1/10 Aula 12 Apêndice Balanced ScoreCard (BSC) como ferramenta de implementação e controle da estratégia.
INDICADORES DE DESEMPENHO
Administração Estratégica Unip Universidade Paulista Aula 13 - Apêndice Balanced ScoreCard (BSC) como ferramenta de implementação e controle da estratégia.
Abordagens para a Gestão de Processos Prof. Pedro Xavier da Penha Faculdades Integradas Funcec Curso de Administração Setembro/2009.
Transcrição da apresentação:

Balanced Scorecard (BSC) Disciplina: Tecnologias de Gestão Prof. Eduardo M. Borba

BSC

Introdução O Balanced Scorecard (BSC) é uma ferramenta que mede o desempenho operacional usando indicadores: - Financeiros; - De satisfação do cliente; - De processos internos; - Aprendizado, conhecimento e inovação.

BSC (indicadores)

Balanced Scorecard X Estratégia - O BSC é mecanismo para implementação da estratégia e não para sua formulação. - Ex: Um estudo realizado em 1999, com 30 empresas de médio e grande porte, identificou que menos de 10% das estratégias empresariais são eficientemente formuladas e executadas.

Definições, objetivos, componentes Kaplan e Norton(2000) identificam quatro passos na implementação do BSC: - Esclarecer e traduzir a visão (posição futura, como a empresa quer ser reconhecida no mercado) e a estratégia;

Definições, objetivos, componentes - Comunicar e criar vinculações; - Planejar e estabelecer metas; - Aprender e receber feedback (retorno) estratégico.

Definições, objetivos, componentes Os componentes do BSC são: - Mapa estratégico; - Objetivo estratégico; - Indicador; - Meta; - Plano de ação.

Definições, objetivos, componentes - Para implantação correta do BSC é preciso alinhar os objetivos estratégicos nas suas quatro perspectivas (Financeira, Clientes, Processos internos e Aprendizado)

BSC e suas perspectivas - Perspectiva Financeira: contribui para melhoria dos resultados financeiros. Leva em consideração os objetivos financeiros de longo prazo.

BSC e suas perspectivas - Perspectiva dos Clientes: adotam-se medidas essenciais como nível de satisfação, índice de retenção de clientes, aquisição de novos clientes, lucratividade dos clientes e participação nos segmentos-alvo.

BSC e suas perspectivas - Perspectiva dos Processos Internos: inclui a identificação dos recursos e das capacidades necessárias para elevar o nível interno de qualidade.

BSC e suas perspectivas - Perspectiva de Aprendizado e Crescimento: habilidade em inovar, melhorar e aprender relacionar-se. Está direcionada à capacidade dos colaboradores, bem como à motivação e à participação dos funcionários nas decisões.

Considerações finais - O BSC pode ser usado por qualquer organização: desde públicas, privadas e ONG’s, pois permite um visão balanceada e integrada da organização.

Considerações finais - Para que todas as organizações desenvolvam essa ferramenta de maneira correta, faz-se necessário o envolvimento da alta administração no momento da construção dos indicadores empresariais.