Central de Aquisições e Contratações Públicas: O uso dos padrões e-Ping na estruturação do planejamento das contratações Brasília, 18 de junho de 2013.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COMPONENTES: BRENO HEBER MARCO POLO FERNANDO CASQUEIRO FELIPE MAURICIO BARBALHO DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO E GERENCIAMENTO DE OBRAS TEMA: SUPRIMENTOS:CONTRATAÇÃO.
Advertisements

Secretaria de Desenvolvimento Territorial- SDT Departamento de Gestão Territorial – DETER Coordenação Geral de Planejamento Territorial - CGPT Estratégia.
Comissão Técnica do Plano Indústria - CTPIn Março
e gerenciamento da cadeia de abastecimento
Projeto GRP Minas Novo Data Center do Governo Encontro E-Gov Minas 17 Junho 2011.
Identidade Digital do Governo Federal. Direcionamentos Barra de Governo Redes Sociais Portal Padrão Instrução Normativa.
GERENCIAMENTO DE PROJETOS (GP) ①CONTEXTO DE PROJETOS DIFERENÇAS ROTINAS / PROJETOS Fonte: MOURA, BARBOSA, 2010 APLICAÇÕES EM PROJETOS Projeto arquitetônico.
Belo Horizonte, uma Cidade Cada vez Melhor !. População por Região Administrativa de Belo Horizonte.
30/5/2016 Ministério do Turismo Plano Nacional de Turismo Diretrizes,Metas e Programa
SUMÁRIO Antecedentes Prestação de Contas Anual – 2009 Plano Anual de Auditoria – 2009 Sistema de Suporte à Execução de Auditorias – S2EPA.
PROJETO DE CAPACITAÇÃO E ESTÍMULO À REALIZAÇÃO DOS EXAMES MÉDICOS PERIÓDICOS NOS ÓRGÃOS E ENTIDADES DO SIPEC.
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria 3º Encontro de Formação da Câmara Técnica 25 de fevereiro de 2016.
PROGRAMA DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL - PCEDR BACHARELADO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS.
Incentivos para sustentabilidade: programas Finep Felipe Arias Fogliano de Souza Cunha (Área de Tecnologia para o Desenvolvimento Social)
Critério enactus revisado: Mensuração dos resultados e relatórios
GESPUBLICA Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização.
VI SIMPÓSIO REGIONAL – Licitação, Contratos e Controle de Atos Administrativos Gestão Socioambiental na Administração Pública.
Área de Inclusão Social - BNDES PMAE – Linha de Apoio à Modernização da Administração das Receitas e da Gestão Fiscal, Financeira e Patrimonial das Administrações.
IDEALIZADO PARA CUIDAR.
Comportamento compra–Empresa ● As organizações empresariais não se limitam a vender. Elas também compram vastas quantidades de matérias-primas, componentes.
Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Programas Usuários do Cadastro Único Secretaria Nacional de Renda de.
Comissão de Assuntos Econômicos – CAE Senado Federal Brasília, 18 de junho de 2013 O Mapa Estratégico da Indústria
A Cadeia de Valor da PGFN IV Encontro de Gestão da Advocacia-Geral da União 10 e
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Os Cuidados na Comprovação dos Requisitos de Sustentabilidade Rafael Setúbal Arantes EPPGG/Diretor-Adjunto DELOG/SLTI/MP.
PFE/INSS/SECONS São Paulo/SP MAIO/2010. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01, DE 19 DE JANEIRO DE 2010 Dispõe sobre os critérios de sustentabilidade ambiental na.
‘Promovendo Políticas de Construção Sustentável na América do Sul’ Belo Horizonte, 13 de Agosto de 2009.
A Experiência mais recente do BNB PROCESSOS DE NEGÓCIOS Mapeamento e Automatização Dezembro/2011.
Auditoria Operacional nas ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) Acórdão 2.395/2013 – TCU – Plenário Ministro-Relator: André de Carvalho.
Suportes (Tecnologia da Informação) Integrantes: Fernando de Oliveira João.
O GESTOR PÚBLICO FACE A PNRS I - Aspectos da Responsabilidade Administrativa II – Compras Públicas Sustentáveis.
Audiência Pública Estruturação dos Destinos Turísticos Brasileiros.
Controle e Compras Sustentáveis Brasília, agosto de Rafael Lopes Torres.
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria 3º Encontro de Formação da Câmara Técnica 11 de março de 2016.
Edital SENAI SESI de Inovação O SENAI – Departamento Nacional (SENAI-DN) e o SESI – Departamento Nacional (SESI- DN) disponibilizarão até R$ 23,6.
Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação Ministério do Planejamento.
POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO DAS BOAS PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE DA PECUÁRIA BRASILEIRA Coordenação de Competitividade Gilson Spanemberg EXPO Londrina.
Lei nº 8.666/93 e as diretrizes da LC nº 147/14..
Cidades Sustentáveis Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano Gerência de Gestão Ambiental Urbana e Territorial conceito,
XXXII FÓRUM PERMANENTE DE CONTROLE INTERNO Implantação do Controle Interno Preventivo Legislação e Sistema de Convênios e Congêneres.
Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Administração Mercadológica Prof. Alexandre Melo Administrador de Empresas Mestre em Administração.
Avaliação e Revisão do Mapa Estratégico do MPE Produtos Gerados Brasília, 13 de Abril de 2009.
Dever de licitar : Licitar é a regra. A Contratação direta é a exceção (art. 2º Lei 8.666/93 e art. 37, XXI CF/88).
COMPRASNET Sistema de Compras do Governo Federal.
Conteúdo da última aula 1 Ref. Bibliográfica - PMBOK Cap 2 e 3.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
GOVERNANÇA NA GESTÃO UNIVERSITÁRIA FEDERAL I FORUM DE GESTORES DA UFCG - julho/2014.
Soniamca08 Desenvolvimento Organizacional Prof a. Sonia Alcântara, MSc
DIRETORIA GERAL DE GESTÃO E ACOMPANHAMENTO ESTRATÉGICO 1º. QUADRIMENTRE DE 2012 ANÁLISE QUADRIMESTRAL DO RELATÓRIO DE GESTÃO DEMONSTRATIVO DA EXECUÇÃO.
Técnicas para Vantagens Competitivas 1/18 Normas emitidas em 1996 (pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): ABNT ISO SISTEMAS DE GESTÃO.
Princípios Norteadores, Sistemática de Desenvolvimento e de Remuneração Variável ESTRUTURA DE CARREIRAS DO GOVERNO DA BAHIA BRASIL.
AUDIÊNCIA PÚBLICA Constituição Federal / Estadual Lei Complementar de Finanças Públicas / L 4320/64 LRF PPALDOLOA PPA - Define as políticas.
Transformando o Discurso em Prática: O Papel dos Bancos de Desenvolvimento na Efetividade da Agenda Ambiental Gabriel Rangel Visconti Superintendente da.
MISSÃO E VISÃO SGA MISSÃO: Prover recursos humanos, logísticos, orçamentários e financeiros, de forma acessível, tempestiva e com qualidade para que a.
AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO LUZENICE MACEDO MARTINS Bióloga, MSc. em Saúde e Ambiente
WORKSHOP Diretrizes para Licitação de Serviços Licitação de Serviços de Eficientização Energética em Prédios Públicos WORKSHOP Diretrizes para Licitação.
Concessões do setor portuário Audiência Pública na Comissão de Viação e Transporte Brasília, junho de 2015.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 16.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
INICIAÇÃO AO ESTUDO DA ADMINISTRAÇÃO Eng. Mecânica EM10P18 Daniel Tronto RA: A535JF-1 João Henrique de Godoy RA: GRUPO 1 Prof. Dra. Simoni M.
SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO Subsecretaria de Planejamento Governamental MONITORAMENTO.
Plano de Logística Sustentável Gestão de Material Permanente Brasília- Região Norte e Estado de Goiás Responsável: José Ronaldo Nunes Gestor: Jonatan.
Critério 3 - Clientes Item 3.1 – Imagem e conhecimento de mercado Item 3.2 – Relacionamento com clientes.
O controle da sua empresa num clic A Guru sistemas está sempre preocupada em oferecer a seus clientes soluções que efetivamente agreguem valor. Pensando.
1. 2 Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação COTIC Planejamento 2014 (COTIC)
Marketing para Empreendimentos em Saúde Curso: Gestão Hospitalar Profª Sandra Virgínia G. Bacalhau.
1. 2 ÁGUA NÃO FATURADA PROGRAMA DE REDUÇÃO DE PERDAS APARENTES MODALIDADE - PERFORMANCE “O contrato de performance é baseado na idéia de remuneração pela.
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
PROF. ROGER MÜLLER apres1 DAGEE GESTÃO DE CUSTOS II.
ORÇAMENTO BASE ZERO.
Transcrição da apresentação:

Central de Aquisições e Contratações Públicas: O uso dos padrões e-Ping na estruturação do planejamento das contratações Brasília, 18 de junho de 2013.

Agenda O projeto da Central de Aquisições e Contratações PúblicasCadeia de suprimentos na Administração PúblicaO planejamento das contrataçõesO uso dos padrões e-Ping no projeto

Agenda O projeto da Central de Aquisições e Contratações PúblicasCadeia de suprimentos na Administração PúblicaO planejamento das contrataçõesO uso dos padrões e-Ping no projeto

Visão geral do projeto Objetivo geral Criação de uma Central de Aquisições e Contratações Públicas para aquisição e contração de objetos de uso em comum entre os órgãos e entidades da Administração Pública Federal. Órgão responsável pelo projeto Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Prazo de início e término Janeiro/2013 a Dezembro/2014

Resultados esperados Promover economias processuais, ganhos de escala, de eficiência e de qualidade. Racionalizar, otimizar e automatizar os processos de aquisições e contratações da Central. Desenvolver estrutura administrativa e corpo técnico especializado, exclusivamente dedicados para o planejamento, execução e gestão das aquisições e contratações atribuídas à Central. Utilizar o poder de compras do Estado para estimular práticas inovadoras no mercado. Permitir aos órgãos focar esforços em seu planejamento estratégico, desenho de políticas públicas, execução e gestão de atividades-fim, a partir da desoneração das áreas-meio com a transferência de atividades para a Central.

Não são objetivos do projeto A transferência de aquisições e contratações específicas realizadas pelos órgãos destinadas a atender às atividades próprias de cada um. O aprimoramento de processos referentes às aquisições e contratações que não serão transferidas para a Central de Aquisições e Contratações Públicas. A exclusão das áreas-meio das estruturas organizacionais que realizam aquisições e contratações de objetos específicos dos órgãos da APF.

Premissas Considerar as práticas já instituídas de centralização e compartilhamento, bem como os sistemas informatizados disponíveis e integrados. Todos os processos transferidos para a Central de Aquisições e Contratações Públicas deverão ser aprimorados, visando contribuir para sua gestão, acompanhamento, automatização e informatização. Deverão ser observadas práticas de estímulo às microempresas e empresas de pequeno porte, à sustentabilidade e ao desenvolvimento regional.

Frentes de trabalho Estruturação da Central: Mapeamento de processos Plataforma tecnológica Força de trabalho Marcos normativos Gestão estratégica de suprimentos Diagnóstico das compras Análise de mercado Definição de políticas e estratégias Adequações normativas Seleção de fornecedores Gestão de atas e contratos

Agenda O projeto da Central de Aquisições e Contratações PúblicasCadeia de suprimentos na Administração PúblicaO planejamento das contrataçõesO uso dos padrões e-Ping no projeto

Demanda inicial PROCESSOS E REGRAS DE NEGÓCIO NORMATIVO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FORÇA DE TRABALHO PLANEJAMENTO Planejamento estratégico das compras Estratégias de compras Gestão das compras sustentáveis Gestão da aquisição pública de pequenos fornecedores Cadastramento de materiais e serviços padronizados Cadastramento de fornecedores LICITAÇÃO/ CONTRATAÇÃO Processo de aquisição governamental Diligenciamento em compras GESTÃO Gestão técnica da redução de gastos Gestão da frota de veículos Gestão de bens patrimoniais Gestão de estoques Gestão de diárias e passagens Gestão de consumo de água, energia, telefone e outros controles de custos Gestão de contratos Gestão orçamentária e financeira

Demanda inicial PROCESSOS E REGRAS DE NEGÓCIO NORMATIVO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FORÇA DE TRABALHO PLANEJAMENTO Planejamento estratégico das compras Estratégias de compras Gestão das compras sustentáveis Gestão da aquisição pública de pequenos fornecedores Cadastramento de materiais e serviços padronizados Cadastramento de fornecedores LICITAÇÃO/ CONTRATAÇÃO Processo de aquisição governamental Diligenciamento em compras GESTÃO Gestão técnica da redução de gastos Gestão da frota de veículos Gestão de bens patrimoniais Gestão de estoques Gestão de diárias e passagens Gestão de consumo de água, energia, telefone e outros controles de custos Gestão de contratos Gestão orçamentária e financeira FRAGILIDADES

Agenda O projeto da Central de Aquisições e Contratações PúblicasCadeia de suprimentos na Administração PúblicaO planejamento das contrataçõesO uso dos padrões e-Ping no projeto

Metodologia de abastecimento estratégico (strategic sourcing) Inteligência interna (Diagnóstico) Inteligência externa (Análise de mercado) Modelo de Contratação (Estratégia) Elaboração edital Condução processo licitatório Seleção dos itens. Análise de relevância dos itens (curva ABC). Análise do comportamento das aquisições e contratações da APF. Análise de custo total. Avaliação das políticas de aquisições e contratações. Análise do mercado fornecedor e da cadeia de suprimentos. Benchmarking de tendências de mercado e outras compras governamentais. Modelagem de estratégias de aquisição e/ou contratação. Metodologia de compra, entrega, distribuição e garantia. Formas de pagamentos e seus impactos. Desenho contratual. Definição de acordos de nível de serviço. Estruturação do processo de licitação. Elaboração do edital. Aprovação jurídica do edital. Publicar o edital. Planejamento e condução da licitação. Seleção dos fornecedores. Aferição dos resultados das licitações a partir de indicadores. Identificação de gargalos e problemas no processo de compra.

Benefícios da estruturação do planejamento das contratações Uso do poder de compras do governo na modelagem da melhor estratégia de licitação. Adequabilidade entre a qualidade dos materiais e serviços licitados e as necessidades da administração. Incentivo ao desenvolvimento de práticas inovadoras no mercado. Padronização dos materiais e serviços. Definição de acordos de nível de serviços.

Aplicação das políticas de fomento do governo: – Inserção de critérios sustentáveis (ambientais, sociais e econômicos); – Estímulo ao fornecimento por pequenas empresas e empresas de pequeno porte; – Fomento do desenvolvimento regional; – Estímulo ao mercado interno (margem de preferência). Análise do melhor preço: proposta mais vantajosa: – Mudança do paradigma do menor preço.

Agenda O projeto da Central de Aquisições e Contratações PúblicasCadeia de suprimentos na Administração PúblicaO planejamento das contrataçõesO uso dos padrões e-Ping no projeto

Dimensão organizacional da interoperabilidade Simplificação administrativa: contribuir para que as interações do governo com a sociedade sejam realizadas de forma simples e direta, sem prejuízo da legislação vigente. Promoção da colaboração entre organizações: integração entre objetivos institucionais e processos de negócio de organizações com estruturas internas e processos internos diferentes. Dimensão semântica da interoperabilidade Desenvolvimento e adoção de um padrão de modelagem de dados para Governo: utilização, como referência, do Guia de Gestão de Processos de Governo para as atividades de mapeamento de processos.

Obrigada! Virgínia Bracarense Lopes Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão