Inovação em serviços de P&D Dinamizando as Relações entre ICT & Empresas: O caso IPT e EMBRAPII Flávia Motta Gerente Coordenadoria de Planejamento e Negócios.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MISSÃO Fomentar a Ciência, Tecnologia e Inovação e atuar na formulação de suas políticas, contribuindo para o avanço das fronteiras do conhecimento, o.
Advertisements

GERENCIAMENTO DE PROJETOS (GP) ①CONTEXTO DE PROJETOS DIFERENÇAS ROTINAS / PROJETOS Fonte: MOURA, BARBOSA, 2010 APLICAÇÕES EM PROJETOS Projeto arquitetônico.
1 empresas locais orientação global. 2 Sumário 1)Democratizar Formas Alternativas de Financiamento 2)Uma resposta sim! 3)Como dizer sim? 4)Exemplos.
Central de Aquisições e Contratações Públicas: O uso dos padrões e-Ping na estruturação do planejamento das contratações Brasília, 18 de junho de 2013.
Maio/2012 Perfil dos Participantes Compilação das Respostas dos Questionários Paula Barreto BNDES.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR Facilitação Comercial para Atração de Investimentos MANAUS,
Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA.
Venture Capital e Private Equity O Que é ? Modalidade de investimento que envolve participação, através da aquisição de ações ou de outros ativos, em.
30/5/2016 Ministério do Turismo Plano Nacional de Turismo Diretrizes,Metas e Programa
15/04/2009 Workshop de boas práticas de gestão do MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para MPEs.
INSTRUMENTOS BÁSICOS DE PLANEJAMENTO Secretaria de Estado da Saúde Superintendência de Planejamento e Gestão Diretoria de Planejamento, Controle e Avaliação.
Antes de decidir, pense no estudante. Audiência Pública nº 02/2014 Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES Diretoria de Regulação.
Incentivos para sustentabilidade: programas Finep Felipe Arias Fogliano de Souza Cunha (Área de Tecnologia para o Desenvolvimento Social)
GESPUBLICA Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização.
Conferência do Sudeste de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento PROPRIEDADE INTELECTUAL ADERENTE À DINÂMICA DO PROCESSO DE INOVAÇÃO PARTICIPAÇÃO.
Brasília, 22 de junho de 2015 Audiência Pública: Marco legal para o desenvolvimento de um Sistema Nacional de Conhecimento e Inovação (SNCI) no Brasil:
COGPL/SPOA BALANCED SCORECARD “ Medir é importante: O que não é medido não é gerenciado ”
IDEALIZADO PARA CUIDAR.
INDICADORES SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO DE PESSOAS E POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS Departamento de Desenvolvimento Pessoal e Capacitação Funcional 05/08/2010.
Gestão da Inovação em Serviços Fernando JG Landgraf 3/12/2015.
A Cadeia de Valor da PGFN IV Encontro de Gestão da Advocacia-Geral da União 10 e
Administração de vendas Gerenciamento de uma Organização Planejamento; Implementação; Avaliação. PDCA.
A Experiência mais recente do BNB PROCESSOS DE NEGÓCIOS Mapeamento e Automatização Dezembro/2011.
Formação de Recursos Humanos para Ciência, Tecnologia e Inovação, com especial enfoque para o Programa Ciências sem Fronteiras Isaac Roitman Núcleo de.
1 GESTÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE TECNOLOGIA INPI/DIRTEC/CGTEC.
JIT: UMA FERRAMENTA A SERVIÇO DA ADMINSTRAÇÃO Adriana, Cláudia, Emanuel e Marcelo.
CT&I e a Geração de Riqueza “O Ambiente de apoio a P&D” Lynaldo Cavalcanti Albuquerque Secretário Executivo ABIPTI
Edital SENAI SESI de Inovação O SENAI – Departamento Nacional (SENAI-DN) e o SESI – Departamento Nacional (SESI- DN) disponibilizarão até R$ 23,6.
POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO DAS BOAS PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE DA PECUÁRIA BRASILEIRA Coordenação de Competitividade Gilson Spanemberg EXPO Londrina.
BOLSAS BITEC 2008 PROGRAMA BITEC 2008 IEL BAHIA. Conceitos / Objetivos O Projeto em questão tem por objetivo “descrever, equacionar ou resolver questões.
Programa de Incubação de Empresas de Rondonópolis.
Fundação: junho de 1965 Abrangência: Nacional Representa: empresas Conta com 20 regionais Fundação: novembro de 1967 Abrangência: Estadual Representa:
O principal objetivo deste programa é articular os projetos e ações de valorização do servidor, oferecendo melhorias no ambiente e na vida funcional.
1/13 Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP.
ESPECIALISTAS EM PEQUENOS NEGÓCIOS. MICRO E PEQUENAS NA ECONOMIA BRASILEIRA Mais de 95% do total de empresas no País.
SEBRAE PERNAMBUCO. O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta na implantação e no desenvolvimento.
Planejamento Estratégico e Gestão nos Tribunais de Contas O Caso TCE-MT.
Conteúdo da última aula 1 Ref. Bibliográfica - PMBOK Cap 2 e 3.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
Princípios Norteadores, Sistemática de Desenvolvimento e de Remuneração Variável ESTRUTURA DE CARREIRAS DO GOVERNO DA BAHIA BRASIL.
Agência de Inovação Inova Unicamp Professor Milton Mori Diretor-executivo da Inova Unicamp 29 de junho de 2015.
Empreendedorismo e Plano de Negócios. Profa. Bruna Panzarini.
AUDIÊNCIA PÚBLICA Constituição Federal / Estadual Lei Complementar de Finanças Públicas / L 4320/64 LRF PPALDOLOA PPA - Define as políticas.
Atuação do Bandes 17 de julho de 2012 RICARDO TEIXEIRA MENDES Coordenador Núcleo de Microcrédito e Parcerias.
Transformando o Discurso em Prática: O Papel dos Bancos de Desenvolvimento na Efetividade da Agenda Ambiental Gabriel Rangel Visconti Superintendente da.
Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança Sami Hassuani Presidente AUDIÊNCIA PÚBLICA CRE- Comissão de Relações Exteriores.
ESCRITÓRIO DE TI SEFAZ - GETEC Vitória - ES, Março de 2016.
A Recente Política Industrial Brasileira Mauricio Canêdo Pinheiro Pesquisador do IBRE/FGV Seminário Desempenho Exportador e Políticas Públicas Rio de Janeiro.
Faculdade de Saúde Pública Departamento saúde materno infantil PLANO DE AÇÃO – Pós graduação– 2010/2011.
Administração de Vendas Treinamento de Vendas José Afonso da Silva.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Necessidade de planejamento Empreendedores tendem a negligenciar o estágio de planejamento de um novo negócio O plano de negócio é fundamental pois descreve.
 MBC é o Movimento Brasil Competitivo que criado em novembro de 2001, com o objetivo principal de aumentar a competitividade no país, de maneira sustentável,
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
QREN Avaliação dos Sistemas de Incentivos. Sistemas de Incentivos QREN Principais Conclusões da Avaliação  Melhorias face a anteriores experiências de.
Visão do e-Saúde para os próximos 5 anos Pesquisa em Saúde e Gestão do Conhecimento para o SUS Fabiana Costa Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria.
O controle da sua empresa num clic A Guru sistemas está sempre preocupada em oferecer a seus clientes soluções que efetivamente agreguem valor. Pensando.
1. 2 Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação COTIC Planejamento 2014 (COTIC)
Índice A empresa Parceiros Metodologia Benefícios Práticas Internas para Melhoria Contínua Dados Cadastrais Nossa Localização BETEL COMERCIAL E LOGÍSTICA.
Inovação e Competitividade Laura Maragna Setor de Ciência, Tecnologia e Inovação Comissão Europeia.
Alessandro G. Teixeira Presidente Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial: Inovar para competir.
As empresas têm que estar conscientes que o desenvolvimento económico já não se pode fazer como no passado, à custa da degradação do capital natural.
Bem-vindo ao. Você tem as perguntas.Nós temos as respostas! Juntos podemos alcançar melhores resultados de negócios.
ADMINISTRAÇÃO  Profª. Kelly Magalhães. Conteúdo da Seção  Introdução à Administração e às Organizações  Organizações e a Administração  Processo de.
Plano de Negócios TGA2 PLANO DE NEGÓCIOS Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
1 GERENCIAMENTO DE PROCESSOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.
Disciplina: Análise Estrutural do Turismo Prof.ª Dra. Karina Toledo Solha Discentes: Flávia Araújo César Salvador Rodrigues de Lima Vanessa Domingos Duarte.
“Promover o desenvolvimento sócio-econômico sustentável da região através do estímulo e apoio ao empreendedorismo e à inovação.
Fatores de Avaliação Know-how : É a soma total de quaisquer habilidades, conhecimentos e experiências requeridas por um cargo, de maneira a propiciar um.
Transcrição da apresentação:

Inovação em serviços de P&D Dinamizando as Relações entre ICT & Empresas: O caso IPT e EMBRAPII Flávia Motta Gerente Coordenadoria de Planejamento e Negócios - IPT Dez.2015

Agenda Contexto Objetivo O Instituto de Pesquisas Tecnológicas O Sistema Embrapii Modelo de atuação do IPT na Embrapii Resultados, Lições e desafios

Mercado Ciência e a tecnologia transformam dinheiro em conhecimento Contexto Desenvolvimento econômico baseado em conhecimento Ciclo virtuoso: Ciência – conhecimento – inovação/valor de mercado Ciência e Tecnologia Empresas transformam conhecimento em dinheiro

Transformação de Dinheiro em ciência Brasil tem crescido em produção científica Qualidade precisa melhorar Brasil está distante dos principais países produtores de conhecimento Fonte: Folha

Transformação do conhecimento em dinheiro 7ª Economia mundial 0,2 % patentes 75º país inovador

Desafio - Vale da Morte Investimentos Risco Tecnológico Empresas buscam financiamento público para reduzir o risco Vale da morte

Desafio - Financiamento P&D – Vale da Morte Financiamento pesquisa tecnológica (não reembolsável) FAPESP (PITE/PIPE – avaliação foco acadêmico/científico) Editais Finep Funtec Embrapii – fluxo contínuo Sem previsão e constância

Fomento Não reembolsável Parceria ICT e Empresa Empresa demandando desenvolvimento tecnológico: projeto de P&D Fomento Embrapii é uma inovação Estimula adoção de novas perspectivas nas interações ICTs empresas – inovações organizacionais

Desafios de compreensão – Empresas e ICTs Ter negócio que perdure e alcance resultadosGeração de conhecimento e reconhecimento pela atuação técnica Expectativa de longo prazo Resultado no prazo do mercadoBusca de excelência técnica no prazo necessário Diferentes relógios Ambiente Relação Criação de valor para negócioAspecto técnico/tecnológico da demanda Objetivo com projeto Se sentir informado e atuanteGestão intramuros Gestão do projeto Aprender e internalizar conhecimentos em novos produtos e processos Aprimorar conhecimentos e desenvolver novas tecnologias Execução dos projetos

Agenda Contexto Objetivo O Instituto de Pesquisas Tecnológicas O Sistema Embrapii Modelo de atuação do IPT na Embrapii Resultados, Lições e desafios

Objetivo Apresentar as inovações na oferta de serviços de alto conteúdo de conhecimento do IPT em parceria com empresas por meio de financiamento não reembolsável – Embrapii

Agenda Contexto Objetivo O Instituto de Pesquisas Tecnológicas O Sistema Embrapii Modelo de atuação do IPT na Embrapii Resultados, Lições e desafios

Uma das primeiras instituições de PD&I no Brasil Sociedade Anônima, vinculada ao Governo do Estado de São Paulo, cujo sócio controlador é a Secretaria da Fazenda IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas 13

O que é Criar e aplicar soluções tecnológicas para aumentar a competitividade das empresas e promover a qualidade de vida. Integridade ética, probidade, isenção, competência técnica e qualidade em procedimentos de busca contínua de melhorias. Missão Valores { {

Orçamento anual: R$ 165 milhões Números ,5% Contratos de P&D&I e serviços 33,5% Governo do Estado de São Paulo Indicadores de Produção Técnica - Documentos técnicos: relatórios técnicos - Publicações de artigos: Patentes e softwares: 18 Recursos Humanos em dez Pesquisadores412 Técnicos219 Apoio administrativo274 Estagiários113 Total1018

Atividades Técnicas 2014 Inovação, pesquisa e desenvolvimento 23 % da receita total Serviços tecnológicos 32 % da receita total Desenvolvimento e apoio metrológico 44 % da receita total Informação e educação em tecnologia 1 % da receita total

Visão de Futuro Em % da receita do IPT estará vinculada a Inovação

Contratos de P&D com cláusula de PI Lei da Propriedade Industrial EMBRAPII Diretoria de Inovação do IPT BNDES FUNTEC BNDES FUNTEC Lei de Inovação Lei da Propriedade Industrial Lei de Inovação

Agenda Contexto Objetivo O Instituto de Pesquisas Tecnológicas O Sistema Embrapii Modelo de atuação do IPT na Embrapii Resultados, Lições e desafios

Aumentar o investimento privado em inovação no Brasil Diminuir o risco do investimento em inovação Aumentar a intensidade tecnológica/conhecimento dos projetos de PD&I com a indústria Estímulo para maior e contínua interação entre empresas industriais e ICTs para produzir P&D com valor para inovação Objetivo do Sistema Embrapii

Baixo investimento em P&D interno Aversão ao risco intrínseco de P&D Desconhecimento sobre as competências existentes nas ICTs Dificuldade de articular ICTs As empresas que mais investem o fazem por obrigação legal Empresas Trabalho multidisciplinar escasso Atividade de prospecção pouco ativa Peso dos resultados obtidos em projetos anteriores na avaliação de novos projetos é quase nulo - foco na avaliação de propostas ICTs

ICTs desenvolvem planos de ação de longo prazo com foco na principal competência da ICT frente ao mercado Flexibilidade na utilização de recursos – voltados para custeio dos projetos Processos de negócios pré-definidos – qualidade e eficiência Velocidade para mudar escopo de projetos Acompanhamento contínuo do desempenho das Unidades de Pesquisa Foco em setores que têm demanda por inovação O Sistema Embrapii

Credenciamento Credenciamento: -Obtenção de recursos para contratar projetos com empresas -Processo de acompanhamento Plano de Ação: -Área de competência -Equipe e processo de gestão -Política de PI -Planejamento de futuro -Indicadores Embrapii Histórico de P&D com Indústria é muito relevante para escolha da ICT

Sistema Embrapii Embrapii financia 1/3 dos custos da ICT com os projetos Empresas e ICT financiam o restante do projeto ICT busca empresas para projetos de P&D Embrapii acompanha o desempenho das ICTs Resultados Inovação $$ Empresa Embrapii ICT

Agenda Contexto Objetivo O Instituto de Pesquisas Tecnológicas O Sistema Embrapii Modelo de atuação do IPT na Embrapii Resultados, Lições e desafios

Modelo de atuação Unidade Embrapii - IPT Ação Piloto a 2014 Novos Materiais Nanotecnologia Biotecnologia Microtecnologia Unidade Embrapii – 2014 a 2020 Desenvolvimento de Materiais de Alto Desempenho Ligas Metálicas e Materiais Resistentes ao Desgaste Nanopartículas e Materiais Nanoestruturados Materiais Resistentes à Corrosão Materiais Compósitos Materiais Cerâmicos

Prospecção Centros Tecnológicos Diretorias IPT e CPN Proposta Negociação Escopo PIN - orçamento Negociação Proposta com Cliente Contrato Negociação Contrato com cliente Negociação Propriedade Intelectual Valoração da Tecnologia Execução Acompanhamen to do cronograma físico Acompanhamen to financeiro Resultado Transferência de tecnologia Proteção da PI Divulgação à sociedade Modelo de Interação com Mercado 27 CPN/ IPT Pós-venda Avaliação de satisfação dos clientes Avaliação do impacto dos projetos (clientes e sociedade) Acompanhamento uso das tecnologias Estímulo a futuras parcerias para fomentar relacionamento Portal Interno de Negócios Sist. controle interno EPM ERP

Modelos de Interação com Mercado IPT – Empresa Centro Tecnológico do IPT Vários Centros Tecnológicos do IPT (projetos multidisciplinares) IPT + outras ICTs IPT – Grupo de empresas: projetos pré-competitivos Centro Tecnológico do IPT Vários Centros Tecnológicos (projetos multidisciplinares) IPT + outras ICTs 28 Modelo inovador

Parceiros Atuais

30 CPN - DCPI Políticas de PI Titularidade  Compartilhada: percentual a ser negociado pelo background, materiais e recursos financeiros (art. 9º, §3º) Direito à preservação do patrimônio intelectual e do “core business” das partes IPT não negocia exclusividade para tecnologias amplas que possam restringir suas atividades Proteção  Patentes, Programas de Computador, Segredo Industrial Prioridade Unionista (Brasil) Em até 12 meses PCT Exterior (opção da empresa parceira) Contrapartida IPT: Redação, depósito INPI e PCT e acompanhamento INPI Empresa: taxas, exigências técnicas etc. Exploração  Exclusividade - direito do parceiro – observando condições como investimentos, tipos de exploração, prazos, pagamentos, atendimento de demanda de mercado e outros  Licenciamento a terceiros - empresa/IPT – observando condições como comum acordo no período de exclusividade, compartilhamento dos rendimentos na proporção da titularidade e outros Valoração  Subsídio à negociação das cláusulas de PI e formas de remuneração pela exploração comercial das tecnologias.  Métodos: royalty rates, Fluxo de Caixa Descontado, Árvore de Decisão, Teoria das Opções Reais e metodologia própria de valoração, com base em Gompertz. Remuneração  Em forma de royalties, taxa de sucesso, valor fixo anual, dentre outros.  Definida a partir critérios técnicos (projeto, tecnologia, consultoria pós-entrega) e comerciais (exclusividade, pagamentos e formas, prazos) Modelo inovador

Produtos dos Projetos Relatório técnico Protótipo Treinamento Transferência de tecnologia Repasse dos produtos + conhecimento para internalização Comunicação através de contatos frequentes e intensos Resultados Transferência de tecnologia e divulgação 31 CPN/ IPT Proteção dos resultados (depende da negociação da PI com cliente) Patentes Programas de computador Segredo industrial Divulgação à sociedade (depende de aprovação do clientes) Trabalhos acadêmicos (mestrado, doutorado e pós- doutorado) Artigos em revistas acadêmicas Apresentação em eventos Modelo inovador

Agenda Contexto Objetivo O Instituto de Pesquisas Tecnológicas O Sistema Embrapii Modelo de atuação do IPT na Embrapii Resultados, Lições e desafios

Resultados já alcançados Projetos encerrados – 9 Projetos que estão derivando novos projetos – 9 Projetos com resultados que a empresa está realizando o desenvolvimento do produto – 6 PI – 15 depósitos e redações de patentes

Lições e aprendizados da experiência Embrapii Pesquisa de mercado – um bom começo! Contatos prévios dos laboratórios – mais fácil negociar Promoção de eventos – mais efetivo para atrair novos parceiros Participação em eventos técnicos – divulgar ferramenta Participação em eventos de entidades de classe – divulgar ferramenta e para buscar projetos colaborativos Pesquisador – buscar alinhamento do escopo com cliente e entender como encaixa projeto no negócio do cliente – Questionário sobre o negócio da empresa ajuda na compreensão do papel do projeto para criar valor para o cliente Prospecção Proposta

Modelo de valoração desenvolvido pela CPN essencial para negociar PI Empresas com política de PI já estabelecida é mais simples a negociação Durante a execução quanto mais próximo do cliente (reuniões constantes, respostas rápidas às dúvidas, relatórios parciais com avanços e dificuldades) mais fácil de superar desafios e de atender às expectativas Cliente valoriza a existência de estrutura de apoio para gerenciamento de projeto Contratação Execução Lições e aprendizados da experiência Embrapii

Os resultados do projeto devem ser vendidos para a empresa cliente – não é simples a realização construir canal para vender o projeto não apenas para a equipe contratante, mas principalmente para a equipe industrial Política de PI deve respeitar o modelo de negócio do cliente Pós-venda é forma de manter canal de comunicação com cliente e melhorar procedimentos internos de novas negociações Resultados Pós-venda

OBRIGADA!

Gráfico do crescimento da % inovação