EXPERIÊNCIA DO FILOSOFIA. Histórico A Olimpíada Internacional de Filosofia (International Philosophy Olympiad ou simplesmente IPO) é uma olimpíada de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A construção participativa da Base Nacional Comum Curricular Direitos e Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento Ministério da Educação Secretaria.
Advertisements

PÚBLICO ALVO O curso é destinado a professores que estejam atuando com o Ensino de Música na Educação Básica. Objetivos Analisar e discutir os pressupostos.
Reunião Pedagógica Educação Infantil 2012 Coordenadora Pedagógica: Ana Cristina Fonseca 1.
Itinerários de constituição e consolidação do ensino de História como campo de pesquisa.
Para compreender a educação a distância Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci Schmidlin.
PROJETO DE CAPACITAÇÃO E ESTÍMULO À REALIZAÇÃO DOS EXAMES MÉDICOS PERIÓDICOS NOS ÓRGÃOS E ENTIDADES DO SIPEC.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Bases Legais e Concepção A perspectiva orientadora da educação de jovens e adultos (EJA), em grande parte implementada nos.
Formação do professor da EB Ainda parte do problema.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Conversando sobre educação a distância Mirza Seabra Toschi setembro de 2009.
CONSELHO DELIBERATIVO ESCOLAR (OU CONSELHO ESCOLAR) ESPAÇO PARA EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA FULANO DE TAL GERED DE
Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador.
PROGRAMAS DE COMUNICAÇÃO Desenvolver, coordenar, apoiar e estimular ações voltadas para a construção, fortalecimento e manutenção de uma imagem positiva.
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
Currículo e Ensino de Ciências. Utopia Finalidade da educação Objetivos Valores Concepções de educação Não neutralidade do currículo, interesses, contexto.
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
RECUPERAÇÃO CONTÍNUA Resgatando Habilidades em Defasagem
ENSINO DE ORIENTAÇÃO, SOB QUAIS CONDIÇÕES? AUTORES: MAURICÉIA SILVANA BATISTA/UFRN – ANA BEATRIZ DE BRITO/UFRN –
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
AULA DO DIA 23 DE ABRIL DE 2013 MESTRADO EM EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E TECNOLOGIAS DISCIPLINA – METODOLOGIA DA PESQUISA PROFESSORAS – KÊNIA E MIRZA MÉTODO METODOLOGIA.
O Lar Dom Bosco é uma obra social da Inspetoria Salesiana São Pio X, criado em 1990 para atender meninos e meninas em situação de moradia na rua; Desenvolve.
ATIVIDADES ACADÊMICO- CIENTÍFICO-CULTURAIS Professor Domingos Aguiar.
Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC.
CONTAG Secretaria de Formação e Organização Sindical Política Nacional de Formação do MSTTR.
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PROPOSTA CURRICULAR E METODOLOGIA NA EDUCAÇÃO INTEGRAL. Pará
INDENTIFICAÇÃO Nome do discente: nome em itálico Nível: em itálico Agência da bolsa: em itálico Data do início da bolsa: em itálico Linha de pesquisa do.
COMISSÃO DE ESTUDO SOBRE IMPLANTAÇÃO DO HORÁRIO DE TRABALHO PEDAGÓGICO – LEI 11738/2008.
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011
Estrutura de Projetos de Pesquisa Disciplina: Técnicas de Pesquisa em Economia.
Curso de Gestão Democrática CENTRO MUNICIPAL DE ESTUDOS E PROJETOS EDUCACIONAIS JULIETA DINIZ – CEMEPE Júnia Alba Gonçalves Iraídes Reinaldo da Silva.
BOLSAS BITEC 2008 PROGRAMA BITEC 2008 IEL BAHIA. Conceitos / Objetivos O Projeto em questão tem por objetivo “descrever, equacionar ou resolver questões.
LAN 5844 PREPARAÇÃO PEDAGOGICA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2014 Professor responsável Dra. Gilma Lucazechi Sturion
Instrutivo para Recrutamento e Seleção da Equipe Regional 2011 PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA – PIP/CBC IMPLEMENTAÇÃO DOS CBC – ANOS FINAIS DO ENSINO.
Escreva aqui o título e o subtítulo do seu TCC Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Insira a data.
O TEATRO NO CONTEXTO ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO: A ARTE DE EXPRESSAR A NARRATIVA O TEATRO NO CONTEXTO ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO: A ARTE DE EXPRESSAR A NARRATIVA.
1ª Reunião de Trabalho de Professor Coordenador DER SVI – 2016.
COMPONENTE EXTERNA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE.
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
Setor: Coordenação Pedagógica & Avaliação PDU Company LOGO Outubro
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina Nome da disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada Ementa: 1) Conceitos fundamentais sobre.
Sistema para reserva de salas informatizadas via web Saulo Alexandre Corrêa Orientador: Oscar Dalfovo WAITAHA - Sistema para reserva de salas informatizadas.
Seminário de Avaliação e Perspectivas Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social SECIS MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA.
Avaliação de impacto de programas de formação docente: a experiência do Programa Letra e Vida Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa.
II JUNIC II SEMINÁRIO DE PESQUISA
“Dê-me um ponto de apoio e moverei o mundo”. (Arquimedes)
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
Uma proposta de pesquisa, produção e distribuição na internet.
ESCOLAS MUNICIPAIS ADEMAR E Pe. LUIGI Profª: Cléia e Helena PLANO DE AULA DENGUE, A PREVENÇÃO AINDA É O MELHOR REMÉDIO? Série: 4ª.
Doutorado Programa de Pós-Graduação da UFMG, 2011 Orientação: Profa. Dra. Silvania Sousa do Nascimento Valkiria Santos, Paula Lameu, Claudia Bergamini.
ESCOLHA DE LIVROS (PNLD – 2014) DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS ANA CAROLINA SOUZA LUTTNER Coordenação de Apoio às Redes de Ensino.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇAO DE MINAS GERAIS SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE ENSINO DE CORONEL FABRICIANO PROJETO DE ELEVAÇÃO DA ESCOLARIDADE.
Pesquisa-Ação - (PA) Prof. Gilberto de Andrade Martins Agosto/2008.
DOCÊCIA NA UNIVERSIDADE MARCOS MASETTO (ORG.). Professor universitário O professor universitário é um profissional da educação na atividade docente. Mas.
Departamento de Informática em Saúde Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP Sessão 04 – Auditório ASPEN - 1/12 Experiências no Uso do Portfólio Eletrônico.
Formação complementar de Líderes Prof2000 Tecnologias de Informação e Comunicação e animação de espaços escolares de ensino aprendizagem.
CURSO BÁSICO DESPORTO. Objeto e Âmbito Experiência-piloto a iniciar no ano escolar de A experiência-piloto integrará alunos do 7.º ano de escolaridade.
Júlio Gregório Secretário de Estado da Educação do Distrito Federal SEMINÁRIO: “REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO” MESA 3 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES.
CURRÍCULO Se entendia currículo como se encontra no dicionário; Uma concepção meramente técnica, voltada para questões relativas a procedimentos, métodos.
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Fundamentando a Prática de Avaliação: Em busca de seu sentido Profa. Dra. Maria de Fátima B. Abdalla
PLANEJAMENTO DA AÇÃO DOCENTE Erika dos Reis Gusmão Andrade Rosália de Fátima e Silva DEPED/PPGEd/UFRN 1.
AULA 10 – ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA. “A cientificidade não pode ser reduzida a uma só forma de conhecer: ela pré- contém, por assim dizer, diversas.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE A CRÔNICA ALÉM DA SALA DE AULA Ana Paula Fidelis RUFINO (UFRN)
RET-SUS os significados do trabalho em rede REDE Emaranhado de elos que se relacionam, trocam e dependem uns dos outros, como uma comunidade não-geográfica.
Trabalho Docente no Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR Imagem fonte:
Tecnociência e suas implicações para a educação
Transcrição da apresentação:

EXPERIÊNCIA DO FILOSOFIA

Histórico A Olimpíada Internacional de Filosofia (International Philosophy Olympiad ou simplesmente IPO) é uma olimpíada de filosofia que ocorre anualmente em local itinerante e é destinada a alunos do ensino médio. A primeira edição deste evento ocorreu em 1993, na Bulgária, partindo de uma iniciativa do Departamento de Filosofia da Universidade de Sofia. O Dia Mundial da Filosofia foi instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Todos os anos ele é comemorado na terceira quinta-feira do mês de novembro.

Na América Latina e Brasil

Tema específico Com base no tema geral cada trabalho (escola, professor e alunos) poderá apresentar um tema específico de acordo com o interesse dos participantes e adequado aos textos clássicos estudados. Exemplo: Experiência do filosofar: café filosófico: entrevista com Hobbes e Dilma.

Objetivos Estudo da Filosofia e suas relações com a sociedade. Estimular o desenvolvimento do espírito crítico e dialógico entre os estudantes; Desenvolver o interesse pela leitura e produção de textos filosóficos; Realizar diálogo filosófico investigativo; Produzir e ler, de maneira filosófica, textos de distintas expressões e estruturas; Vivenciar o questionamento, a investigação de conceitos e a criação de possibilidades de pensar por meio da prática coletiva de filosofar; Construir um espaço favorável para uma postura filosofante individual e coletivamente; Promover a interface entre a Filosofia e as outras formas do conhecimento; Contribuir para a legitimação da filosofia no currículo do ensino médio.

JUSTIFICATIVA A olimpíada é um convite aos estudantes para o exercício de investigação solidária num clima que pretende ser, não de competição, mas de colaboração e de estímulo para o pensamento. A proposta é que, por meio da Olimpíada, processos filosóficos sejam construídos por meio do estudo, da interlocução, interação e participação dos colaboradores. Tendo como foco o trabalho pedagógico com a Filosofia no Ensino Médio, a proposta pedagógica da II Olimpíada Filosófica do NESEF/UFPR pode se constituir numa mediação agregadora dos interesses de estudantes e professores, fortalecendo e contribuindo com o processo de ensino e aprendizagem que ocorre nas aulas de Filosofia.

PROPOSTA PEDAGÓGICA A II Olimpíada Filosófica do NESEF/UFPR será realizada tendo como referência os seguintes conteúdos da Filosofia: Mito e Filosofia, Teoria do Conhecimento, Ética, Filosofia Política, Filosofia da Ciência e Estética. Textos clássicos: as atividades e os trabalhos deverão ser realizados buscando sua fundamentação teórica em textos clássicos de Filosofia pertinentes ao tema específico escolhido.

Modalidades dos trabalhos Para participar da II Olimpíada Filosófica do NESEF/UFPR os interessados deverão organizar seus trabalhos de acordo com as seguintes modalidades: Debate; Produção teatral; Vídeo Escola; Rádio Escola; Jornal Escola;

Pôster (90 cm por 100 cm): Todos os trabalhos deverão apresentar um pôster demonstrando a experiência filosófica realizada com os seguintes elementos: -Título e subtítulo -Modalidade (Debate, teatro, rádio escola, vídeo escola, jornal escola) -Objetivos -Problemática filosófica desenvolvida - Indicação dos textos estudados -Conceitos trabalhados - Metodologia utilizada -Imagens de registro da atividade -Referências.

Critérios de seleção dos trabalhos 1.A utilização do texto clássico de filosofia. 2,0 2.Pertinência do desenvolvimento do debate e/ou texto em relação ao tema central da Olimpíadas. 1,0 3.Problema e conceitos filosóficos. 2,0 4.Demonstração do entendimento do educando através de um relato em vídeo/material enviado sobre a aprendizagem filosófica. 2,0

Critérios de seleção dos trabalhos 5. Explicitação da metodologia utilizada com o sujeito da aprendizagem.1,0 6. Descrição da utilização de diversas tecnologias.1,0 7. Relação do tema com a realidade. 1,0

Como formatar o debate ? Com base na discussão em torno do conteúdo investigado o grupo deverá organizar um debate de acordo com uma metodologia escolhida pelo grupo. Esta atividade será filmada e gravada em DVD, editada em formato MPG, com duração máxima de 30 minutos a fim de serem avaliados pela comissão julgadora e exibida no evento de socialização das atividades.

Como formatar a produção teatral? Com base no estudo dos textos filosóficos deverá ser produzido um roteiro para teatro. Deverá ser encenada a peça teatral, ou alguma cena relevante para problematização e compreensão do conteúdo estudado. A encenação deverá ser filmada e gravada em DVD e editada em formato MPG, com duração máxima de 30 minutos a fim de serem avaliados pela comissão julgadora e exibida no evento de socialização das atividades.

Como formatar o trabalho Vídeo Escola? Produzir um vídeo utilizando o roteiro escrito e apresentar aos alunos da escola. O vídeo deverá ser gravado em DVD e editado em formato MPG, com duração máxima de 30 minutos a fim de serem avaliados pela comissão julgadora e exibida no evento de socialização das atividades.

Como formatar o trabalho Jornal Escola? Produzir um jornal utilizando o roteiro escrito e distribuir aos alunos da escola. A partir dos conteúdos do jornal organizar debates com os alunos leitores. O jornal editorado deverá ser gravado em CD no formato PDF e enviado ao SEED juntamente com o relato da experiência, a ser salvo em PDF a fim de serem avaliados pela comissão julgadora e exibida no evento de socialização das atividades.

ETAPAS DA II OLIMPÍADA FILOSÓFICA Escola: inicio 05/09/2012 até 10/10/2012. Esta etapa de produção deve envolver os alunos. Realização de uma Web para tirar dúvidas. Núcleo Regional de Educação: Socialização – importante chamar os alunos para apresentação dos trabalhos desenvolvidos em sala. Documentar o evento.

ETAPAS DA II OLIMPÍADA FILOSÓFICA Secretaria de Educação (etapa estadual)– Curitiba: Apresentação e Socialização das atividades selecionados, através de mesa redonda\plenária na UFPR.

Os NREs devem realizar a divulgação e realizar a pré-inscrição até dia 24/08/2012. O Evento de seleção e socialização através de reunião técnica deve ser realizada até o dia 31/10/2012. O Encerramento com a apresentação dos trabalhos selecionados será no dia 20/11/2012 em Curitiba. Com bolsa da CFC.

A Olimpíada de Filosofia fará parte do processo de formação continuada dos professores de filosofia do Estado do Paraná. Carga horária para certificação 48 horas. Número de vagas por NRE será encaminhada no dos técnicos de filosofia. ORGANIZACÃO

Todos serão docentes sua carga horária de docência será determinada pelo número de professores que orientará. Sua principal função é estimular, orientar e acompanhar o processo de produção das atividades dos professores com os alunos. FUNÇÃO DOS TÉCNICOS.

Organizar um evento local (Reunião técnica) em seu NRE para a seleção dos trabalhos ou do trabalho que será apresentado na etapa Estadual. Reunir todos os materiais dos professores selecionados na etapa regional e encaminhar para a Equipe de Filosofia DEB-SEED, via malote.

Emitir relatório sobre a participação e as atividades realizadas pelos professores na escola e etapa regional.