CONSTITUIÇÃO QUÍMICA DOS SERES. COMPONENTES INORGÂNICOS ÁGUA E SAIS MINERAIS ÁGUA E SAIS MINERAIS COMPONENTES ORGÂNICOS CARBOIDRATOS, LIPÍDIOS, PROTEÍNAS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Água e Sais minerais.
Advertisements

GLICÍDIOS OU CARBOIDRATOS
CARBOIDRATOS Profª glaucia.
COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA CÉLULA
Trabalho de Biologia Tema: Alimentação Saudável
ALUNOS: SUZETE SIDINEIDE FÁTIMA Cézer Claudia
Profª.: Daniela Benaion Barroso
BIOLOGIA Profª.: Daniela Benaion Barroso. Bioquímica Conceito: Ciência que estuda a estrutura das moléculas orgânicas e as transformações que ocorrem.
AÇÚCARES - CARBOIDRATOS
A importância dos alimentos
FUNÇÕES DE NUTRIÇÃO Funções dos Alimentos
BIOQUÍMICA CELULAR Slides Componentes orgânicos e inorgânicos
C I Ê N C I A S Cap. 1 – Os alimentos Por que comer?
Glicídios Prof. Daniel Magalhães.
Prof. Dumont, Adair Euston
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
CARBOIDRATOS: O DOCE SABOR DA VIDA
OS ALIMENTOS E SEU PAPEL
Composição molecular da célula
ALIMENTAÇÃO E DIGESTÃO
NUTRIÇÃO Profa. Debora Villare 2012.
Alimentação saudável- Corpo saudável
Alimentos e Nutrientes
BIOLOGIA Exercícios– cap. 3 e 4 (9ª série)
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DEVE SER...
Carboidratos: Os carboidratos são compostos orgânicos que consistem de carbono, hidrogênio e oxigênio. Podem ser representado da seguinte formas: Cn H2n.
ESCOLA MONTEIRO LOBATO
COMPOSIÇÃO QUÍMICA DAS CÉLULAS
Glicídios Carboidratos Hidratos de carbono
MOLÉCULAS ORGÂNICAS CARBOIDRATOS
Salvador Dali Museum/Fotógrafo desconhecido
QUIMICA BIOQUIMICA FISIOLOGIA CELULAR.
GRUPO VIVA MAIS LEVE CARBOIDRATOS.
Substâncias Inorgânicas e Orgânicas
Professor: Robinho AULA 12 – QMC E BIOQUÍMICA.
Macronutrientes Profa. Debora 2015.
Carboidratos e lipídeos
Glicídios Fonte:SlideShare.
O corpo humano alimentos
Carboidratos Prof. Marcelo Correa.
Carboidratos Professora Mestre Elis Fatel Fisioterapia – FAP
Prof. Carolina Vasconcelos
Cap. 03 – Água e Sais Minerais
9.4 Compostos de carbono e os seres vivos. 9.4 Compostos de carbono e os seres vivos.
DIABETES CEEJA JEANETE MARTINS Coordenadora: Adriana Vitorino Rossi
A RODA DOS ALIMENTOS A Roda dos Alimentos é constituída por 5 grupos:   •Grupo I: Leite e derivados •Grupo II: Carne, peixe, ovos e marisco •Grupo.
FISIOLOGIA COMPARADA DE PLANTAS C3, C4 e CAM
Aulas 9 e 10 Bio A Caderno 2 – página 151.   Carboidratos = açúcares  Responsáveis principalmente pelo fornecimento de energia para o funcionamento.
8º ano- Ciências Professora Vanesca- 2016
C I Ê N C I A S Nutrientes e Sistema Digestório Por que comer?
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª Ana Gardênia.
Módulo 4.: A composição química da célula 1. Os componentes químicos da célula Conteúdo celular possui: componentes inorgânicos e orgânicos. Componentes.
Disciplina de Ciências Professora Viviane. ORGANIZAÇÃO CELULAR Célula : É a menor estrutura de um ser vivo – a maioria só pode ser observada com auxílio.
FOTOSSINTESE.  Ser heterótrofo: ser que não produz seu próprio alimento.  Ser autótrofo: ser que produz seu próprio alimento. São os vegetais.
A digestão.
BIOQUÍMICA CELULAR 1. TODA CÉLULA É COMPOSTA POR SUBSTÂNCIAS DIVERSAS. ESSES COMPONENTES QUÍMICOS PODEM SER DIVIDIVOS EM DOIS GRUPOS INORGÂNICOS CARBOIDRATOS.
CITOLOGIA CÉLULA ANIMAL CITOLOGIA – ENVOLTÓRIOS CELULARES MODELO DO MOSAICO FLUIDO – SINGER e NICHOLSON.
Constituintes da matéria viva. Inorgânico Água Minerais.
Fisiologia do Sistema Digestório
BIOQUÍMICA NUTRIÇÃO Características dos Seres Vivos Ivanise C.S.Mota Ivanise C.S.Mota.
Carboidratos e Lipídios
O metabolismo e as substâncias químicas da célula
Diversidade na Biosfera Constituintes Básicos 1. Composição química de uma bactéria 2.
BIOLOGIA Professora Cristiane C. Camargo. BIOLOGIA Capítulo 10: Nutrição.
Como se alimentam as plantas?
SURGIMENTO DO SER VIVO. ABIOGÊNESE HIPÓTESE DA GERAÇÃO ESPONTÂNEA ou ABIOGÊNESE “PRINCÍPIO ATIVO” ou “FORÇA VITAL”
OBJETIVO: Justificar a necessidade de determinados elementos em uma alimentação saudável, levando em conta seus nutrientes e métodos de conservação, de.
Deterioração e Processos de Conservação de Alimentos.
Compostos inorgânicos e orgânicos
Transcrição da apresentação:

CONSTITUIÇÃO QUÍMICA DOS SERES

COMPONENTES INORGÂNICOS ÁGUA E SAIS MINERAIS ÁGUA E SAIS MINERAIS COMPONENTES ORGÂNICOS CARBOIDRATOS, LIPÍDIOS, PROTEÍNAS E ÁCIDOS NUCLÉICOS CARBOIDRATOS, LIPÍDIOS, PROTEÍNAS E ÁCIDOS NUCLÉICOS

Estatisticamente Água 65% Água 65% Protídeos 14% Protídeos 14% Lipídios 8% Lipídios 8% Glicídios 5% Glicídios 5% Sais Minerais 4% Sais Minerais 4% Ácidos Nucléicos 3% Ácidos Nucléicos 3% Outros Compostos 1% Outros Compostos 1% Total 100 % Total 100 %

ÁGUA 50% - 95% massa total 50% - 95% massa total Quantidade varia de acordo com o tipo e a idade do ser vivo. Mais água mais jovem maior ativid.metabólica ativid.metabólica

Funções Regula temperatura Meio de transporte - sangue Lubrificante – articulações Meio das reações químicas Solvente universal – dissolve açucares, proteínas, aminoácidos, sais, gases, etc.

Sais minerais Na forma de íons Funções químicas equilíbrio osmótico gerais equilíbrio ácido- gerais equilíbrio ácido- básico básico

Funções estruturais Funções estruturais Po 4 = ATP e ácidos nucléicos Fe = compõe hemoglobina Mg = compõe a clorofila Ca = compõe ossos, coagulação e contração muscular. contração muscular.

Estrutura Hb

CARBOIDRATOS Função estrutural Fonte de energia Monossacarídeos - simples Dissacarídeos - 2 mono Polissacarídeos

A nossa dieta deve conter em maior quantidade os carboidratos complexos (polissacarídeos), e de preferência os integrais, que contêm mais fibras, como arroz integral, aveia, pães e massas integrais. As fibras tornam mais lenta a liberação de glicose no sangue, proporcionando um tempo maior de saciedade, além de auxiliar no bom funcionamento do intestino. Esses alimentos também possuem maior quantidade de vitaminas e minerais. A nossa dieta deve conter em maior quantidade os carboidratos complexos (polissacarídeos), e de preferência os integrais, que contêm mais fibras, como arroz integral, aveia, pães e massas integrais. As fibras tornam mais lenta a liberação de glicose no sangue, proporcionando um tempo maior de saciedade, além de auxiliar no bom funcionamento do intestino. Esses alimentos também possuem maior quantidade de vitaminas e minerais.

MONOSSACARÍDEOS - Não necessitam sofrer qualquer alteração para serem absorvidos pelo organismo, não podendo ser quebrados em unidades menores (os carboidratos são absorvidos pelo organismo somente na forma de monossacarídeos): Glicose - é a forma de açúcar que circula no sangue. No metabolismo humano todos os demais tipos de açúcar se transformam em glicose. Glicose - é a forma de açúcar que circula no sangue. No metabolismo humano todos os demais tipos de açúcar se transformam em glicose. Frutose (açúcar das frutas) Galactose (parte da lactose, açúcar do leite)

“Alguns atletas pensam erroneamente que o mel tem valor nutritivo superior ao do açúcar refinado branco. Se você prefere o mel por causa do sabor agradável, ótimo. Mas ele não é melhor para a saúde e nem para a performance. O açúcar, sob qualquer forma - mel, açúcar escuro, açúcar mascavo, “maple syrup” - tem quantidades insignificantes de vitaminas ou minerais e seu organismo transforma qualquer tipo de açúcar ou carboidrato em glicose antes de utilizá-lo como energia”. “Alguns atletas pensam erroneamente que o mel tem valor nutritivo superior ao do açúcar refinado branco. Se você prefere o mel por causa do sabor agradável, ótimo. Mas ele não é melhor para a saúde e nem para a performance. O açúcar, sob qualquer forma - mel, açúcar escuro, açúcar mascavo, “maple syrup” - tem quantidades insignificantes de vitaminas ou minerais e seu organismo transforma qualquer tipo de açúcar ou carboidrato em glicose antes de utilizá-lo como energia”. Os principais alimentos que devem ser consumidos para suprir os carboidratos (energia) para o corpo são os cereais integrais, frutas, legumes e verduras, que além da energia carregam junto vitaminas, minerais e fibras alimentares.O mel deve ser evitado como alimento, deve ser tratado como um açúcar simples, o que ele é realmente, isto é, pode ser tolerado como um adoçante para quem aprecia seu sabor. Os principais alimentos que devem ser consumidos para suprir os carboidratos (energia) para o corpo são os cereais integrais, frutas, legumes e verduras, que além da energia carregam junto vitaminas, minerais e fibras alimentares.O mel deve ser evitado como alimento, deve ser tratado como um açúcar simples, o que ele é realmente, isto é, pode ser tolerado como um adoçante para quem aprecia seu sabor.

DISSACARÍDEOS - Açucares duplos, são quebrados, em monossacarídeos (ação das enzimas): Sacarose (açúcar da cana ou beterraba) = glicose + frutose Sacarose (açúcar da cana ou beterraba) = glicose + frutose Lactose (açúcar do leite) = glicose + galactose Lactose (açúcar do leite) = glicose + galactose Maltose (açúcar do malte e da cevada) = glicose + glicose A maltose é o resultado da decomposição do amido. Maltose (açúcar do malte e da cevada) = glicose + glicose A maltose é o resultado da decomposição do amido.

Maltose = gli +gli Sacarose = fru + gli

POLISSACARÍDEOS ENERGÉTICOS POLISSACARÍDEOS ENERGÉTICOS Amido (cereais, sementes, raizes, tubérculos, frutos, caules, folhas dos vegetais). Durante a digestão o amido se transforma, pela hidrólise, num polissacarídeo intermediário (dextrina) e em seguida em maltose (dissacarídeo). Reserva dos vegetais Amido (cereais, sementes, raizes, tubérculos, frutos, caules, folhas dos vegetais). Durante a digestão o amido se transforma, pela hidrólise, num polissacarídeo intermediário (dextrina) e em seguida em maltose (dissacarídeo). Reserva dos vegetais Glicogênio - Chamado de "amido animal" pois é a forma sob a qual a glicose se armazena no organismo humano, principalmente no fígado e nos tecidos musculares. É um polímero da glicose e produz glicose pela hidrólise. Reserva dos animais

Polissacarídeos estruturais Celulose - resistente às enzimas digestivas do homem, não sofre digestão (fibras), e incorporando-se ao bolo fecal, estimula o peristaltismo intestinal. Presente em todos os vegetais, pois ela constitui a parede da célula vegetal. Quitina – forma a parede celular de alguns fungos e o exoesqueleto dos artrópodas. Quitina – forma a parede celular de alguns fungos e o exoesqueleto dos artrópodas.