A GESTÃO DE PROCESSOS NA INFRAERO Brasília, setembro/2010.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gerenciamento Pelas Diretrizes
Advertisements

Sistema de Informação Gerencial
O Cartório dos novos tempos
Balanced Scorecard Integrantes do Grupo: Janice Zambon Juliana Fonseca
CONSULTORIA EMPRESARIAL
UM caminho para EXCELÊNCIA
Planejamento Estratégico do PGQP
Control Objectives for Information and related Technology
FÓRUM UNIVERSIDADES CORPORATIVAS
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Implantação e reorganização de ouvidorias.
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
Os múltiplos papéis da área de RH
I SEMINÁRIO DE PLANEJAMENTO DA RFPOM
Funções da Administração
9ª Semana Técnico Administrativa
PLANEJAMENTO DA AÇÃO EMPRESARIAL
Planejamento e projetos sociais:
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
PMBOK 5ª Edição Capítulo 9
Segmento Saúde Consultoria Auditoria Treinamento Gestão de Qualidade
A EMPRESA... A Tower Tech é uma empresa de informática que atende a um público mais exigente e busca QUALIDADE em seus serviços. Nosso público-alvo abrange.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
ELO 202- Execução de Projetos de Melhoria e Inovação de Processos
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
Aula 7 – Planejamento do Levantamento
Implementação do ITIL nos Correios
Modernização dos Processos das Administrações Tributária e Financeira Recife, 26 de novembro de 2010 COGEF ARP – Aceleração da Realização dos Programas.
Sistema de Gerenciamento de Desempenho Mês da Consciência Estratégica
Planejamento Estratégico
AVALIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES
Seu Agente de Mudança..
Instrutor: Objetivos do Workshop:.
Porto Alegre, 10 e 11 de dezembro de 2009 ENCONTRO REGIONAL DO PDE Escola Fortalecimento dos Comitês Estratégicos.
NOÇÕES DE INDICADORES DE DESEMPENHO
Integração.
Gerenciamento de Projetos - Visão PMI
Melhoria de Processo do Software Brasileiro
1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
SISTEMAS de INFORMAÇÃO segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
Balanced Scorecard.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE INVESTIMENTOS
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Programa de Modernização e Qualidade do Tribunal de Contas do Estado de Goiás. Coordenação: Serviço de Capacitação Funcional e Qualidade Consultoria de.
Certificação Certificação ISO 9001:2000 Experiência da PROCENGE Junho / 2003.
Intervenção em Gestão de Pessoas
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
A EMPRESA A RAISE Consultoria surge para atuar em todo cenário nacional visando o planejamento e a gestão de políticas públicas e privadas. Auxiliará na.
SECRETARIA DA FAZENDA DO ESTADO DE SÃO PAULO Gerenciamento de Serviços de TI - Evolução, Lições Aprendidas e Resultados Práticos - Dezembro / 2015.
PLANEJAMENTO DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
1. Estudo do layout e reade- quação do espaço físico 2. 1ª fase do Sistema de Designação de Juízes Substitutos desenvolvido 3. 2ª fase do Sistema de Designação.
1 Projeto Piloto Conclusão em Agenda Projeto Piloto –Descrição –Execução da aplicação –Implementação de requisitos funcionais e não- funcionais.
Portfólio de Serviços TI
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
BSC BALECED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Daniela Miranda de Oliveira Paludo Katiele Mariana de Aquino Plano de Negócios.
Programa de Capacitação em Gestão Categoria: Educação Cooperativista Responsável: Gerência de Atendimento ao Cooperado.
A eficiência organizacional com base no gerenciamento de projetos: estudo de caso da AIESEC no Brasil Rafael Oliveira Carvalho Neto Orientador: Prof. Me.
BVS Brasil Informe de Cooperação Cláudia Guzzo, Coordenadora BIREME/OPS/OMS IV Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil Rio de Janeiro, 24 de abril de 2013.
GUGP - GRUPO DE USUÁRIOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS OS DESAFIOS DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE IMPLANTAÇÃO DE ERP.
PLANO DE PROJETO GESTÃO POR COMPETÊNCIAS NO MINISTÉRIO PÚBLICO DE SANTA CATARINA COORDENADORIA DE RECURSOS HUMANOS / GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS.
INDICADORES DE DESEMPENHO
Soluções para modelo de gestão em saúde. Índice I)Modelo de Gestão em Saúde II)Objetivo Geral III)Objetivos Específicos IV)Metodologia V)Descrição VI)Abordagem.
GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIA
Colóquio – Aviação Civil Plano Aeroviário Nacional – PAN – Anderson Ribeiro Correia Superintendente de Infra-Estrutura.
FUNDAÇÃO HEMOMINAS Outubro/2010. OBJETIVO Direcionar os rumos da instituição e dar a ela sustentabilidade, produzindo respostas consistentes a três questões.
Transcrição da apresentação:

A GESTÃO DE PROCESSOS NA INFRAERO Brasília, setembro/2010

ROTEIRO 1. A EMPRESA 2. O PROJETO 3. DIFICULDADES ENFRENTADAS 4. RESULTADOS ALCANÇADOS 5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

1. A EMPRESA

MISSÃO Prover infraestrutura e serviços aeroportuários e de navegação aérea, contribuindo para a integração nacional e o desenvolvimento sustentável do país.

VISÃO Ser reconhecida pela excelência da infraestrutura e dos serviços aeroportuários e de navegação aérea.

ESTRUTURA SEDE REGIONAIS (9) AEROPORTOS ADMINISTRADOS (67) GRUPAMENTOS DE NAVEGAÇÃO AÉREA (69) UNIDADES TÉCNICAS DE AERONAVEGAÇÃO (51) TERMINAIS DE CARGA AÉREA (34) COLABORADORES (11.000)

Superintendência Regional do Noroeste Superintendência Regional do Norte Superintendência Regional do Nordeste Superintendência Regional do Centro-Leste Superintendência Regional do Sudeste Superintendência Regional do Rio de Janeiro Superintendência Regional de São Paulo Superintendência Regional do Sul Superintendência Regional do Centro-Oeste DISTRIBUIÇÃO DAS REGIONAIS

Requisitos dos clientes Requisitos regulatórios Macroprocessos de Negócios Operação com passageiros e bagagens Operação com aeronaves Entradas Manutenção de infraestrutura Segurança Relac. com o Cliente Contratações Macroprocessos de Suporte Serviços com qualidade e Infraestrutura Aeroportuária e de Navegação Aérea adequadas à demanda Saídas Desenvolvimento de Infraestrutura Varejo Aeroportuário Operação com carga Gestão de RH Financeiro Desembarque Decolagem Pouso Embarque Carga Nacional Exportação Importação Requisitos das demais partes interessa- das Estratégia Empresarial Gestão de Suprimento Gestão da Informação Relac. com a Sociedade Gestão de Riscos Suporte Jurídico Serviços auxi de navegação aérea VISÃO SISTÊMICA DOS MACROPROCESSOS

2. O PROJETO

MOTIVAÇÃO OBJETIVO ESTRATÉGICO 6 MELHORIA DA PRODUTIVIDADE DA INFRAERO. Iniciativas: Mapeamento dos processos finalísticos (processos de negócio) ; Revisão dos principais processos de apoio; Elaboração de plano de ação para implantação das melhorias dos processos finalísticos.

Identificar a rede de processos da INFRAERO; Identificar e classificar os processos críticos de negócios segundo o impacto para o resultado da organização; Analisar e melhorar o desempenho desses processos; Implantar sistema de medição de desempenho dos processos melhorados. OBJETIVOS DO PROJETO

Formação e capacitação da equipe do projeto; Identificação da rede de processos da Infraero; Identificação e priorização dos processos de negócio críticos; Mapeamento desses processos; ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO

Análise da situação atual e proposição de melhorias; Elaboração de planos de ação para implementação das mudanças; Construção de indicadores de desempenho e metas; Monitoramento da execução dos planos de ação. ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO

CONDUÇÃO DO PROJETO SEDE: Coordenação de Suporte à Gestão de Processos, subordinada à Superintendência de Planejamento e Gestão, com o apoio de colaboradores capacitados e de preferência, com experiência em gestão de processos. REGIONAIS E AEROPORTOS: Gerentes de Planejamento e Gestão, com o apoio de colaboradores capacitados e de preferência, com experiência em gestão de processos.

FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO Patrocínio da alta direção; Plano de comunicação eficaz; Forte capacitação dos colaboradores, e Acesso às informações.

APRESENTAÇÃO À ALTA E MÉDIA DIREÇÃO Apresentação aos Superintendentes e Gerentes da Sede - reunião do dia

APRESENTAÇÃO AO CORPO FUNCIONAL

MULTIPLICADORES DO CONHECIMENTO Em cada órgão da INFRAERO foi escolhido um representante para disseminar a metodologia de Análise e Melhoria de Processos.

PERFIL DO MULTIPLICADOR Conhecimento básico em análise e melhoria de processos; Bom relacionamento interpessoal na área; Capacidade de análise crítica; Imparcialidade; Iniciativa; Disponibilidade.

CURSO “ANÁLISE E MELHORIA DE PROCESSOS”

CURSO “INDICADORES DE DESEMPENHO” Os exercícios são com base em casos concretos, considerados críticos pelos gestores da Infraero. TEORIA alinhada à PRÁTICA

DIVULGAÇÃO AO CORPO FUNCIONAL PRPG Informa; Destaque; INFRANET – Portal do Projeto; Revista Infraero; Jornais especializados.

PRPG INFORMA Conforme programação estabelecida, em 25/08, segunda-feira, foi realizado o lançamento do projeto Mapeamento de Processos junto à Superintendência Regional do Centro Oeste – SRBR e durante toda a semana foram realizadas as entrevistas com os Gerentes daquela dependência para identificação dos processos de trabalho com a participação de representantes de Superintendências da Sede que já foram treinados na metodologia. A experiência está sendo positiva por proporcionar uma maior integração entre empregados de uma mesma área da Sede e de uma regional e a oportunidade de conhecimento da realidade do trabalho executado no nível operacional. Lembramos que já está disponível o site Análise e Melhoria de Processos que pode ser acessado pelo caminho ou simplesmente clicando no banner correspondente localizado na infranet. “Fatores críticos de sucesso são condições essenciais para que um processo de trabalho seja desempenhado com êxito” (Extraído do livro O Processo nosso de cada dia – Maranhão, Mauriti e Macieira, Maria Elisa Bastos)‏

DESTAQUE INFRAERO DÁ CONTINUIDADE AO PROJETO DE MAPEAMENTO DE PROCESSOS Começou na Sede a 2ª etapa do Mapeamento de Processos.Na data de conclusão da primeira etapa foi alcançado 92,26% de realização. O bom resultado foi possível graças ao esforço e empenho dos representantes de cada Superintendência da Sede, treinados na metodologia de Análise e Melhoria de Processos que está sendo adotada na Infraero. A 2ª etapa deve ser concluída até o final de novembro. Serão elaborados os Planos de Ação para implementação das soluções propostas para melhoria dos processos analisados, o preenchimento da Matriz de Relacionamento identificando as interfaces do processo analisado com outros processos da organização, o tratamento das interfaces críticas por meio de reuniões com as áreas envolvidas e a elaboração de indicadores para monitoramento dos processos. Até o fim do ano o projeto de Mapeamento de Processos será lançado nas Superintendências Regionais do Norte e do Nordeste, e também no Aeroporto Internacional de Viracopos/Campinas.

INFRANET–PORTAL DO PROJETO

REVISTA INFRAERO

JORNAIS ESPECIALIZADOS Infraero busca a excelência no desempenho A Infraero, preocupada em atingir a excelência na administração da rede de 67 aeroportos, realiza, desde junho, o trabalho de análise e melhoria de seus processos. Com o envolvimento de funcionários de todas as áreas, a empresa está mapeando os processos internos para uniformizar os procedimentos e, assim, possibilitar maior integração entre as diversas unidades e melhorar o seu próprio desempenho. O objetivo final é oferecer melhor serviço à comunidade, aos passageiros e aos usuários dos aeroportos da rede. O objetivo final do mapeamento dos processos é oferecer um melhor serviço à comunidade, aos passageiros e aos usuários dos aeroportos da rede. O trabalho começou pela sede da empresa, em Brasília, e está sendo gradativamente estendido às dependências. Confins, Manaus e Brasília já iniciaram o trabalho. Nos próximos dias é São Paulo que começa e até o fim do ano Rio de Janeiro e Porto Alegre se integram ao processo. A condução dos trabalhos e a capacitação dos funcionários estão sendo feitas pela Superintendência de Planejamento e Gestão. Na última sexta-feira (29/8), foi criada a Comissão Permanente de Gestão de Processos, que irá consolidar o levantamento e acompanhar a aplicação dos processos e dos planos de ação. Na avaliação da presidente da comissão, Leopoldina Colares, o mapeamento permitirá à empresa preparar-se para os novos desafios, com foco na excelência e na modernização. “O monitoramento de processos pode servir de base para a elaboração do quadro de pessoal, que se encontra em andamento, para a revisão da estrutura organizacional e concepção de um novo modelo de gestão”, explica Leopoldina. Fonte: Jornal de Turismo

REUNIÕES REUNIÕES DE PONTO DE CONTROLE Mensalmente era realizada uma reunião com os representantes dos órgãos da Sede.

3. DIFICULDADES ENFRENTADAS

Escassez inicial de recursos (humanos e materiais); Indisponibilidade de tempo de representantes das áreas; Mudança na Alta Direção; Colaboradores sem atender ao perfil exigido.perfil exigido DIFICULDADES ENFRENTADAS

4. RESULTADOS ALCANÇADOS

CAPACITAÇÃO DE PESSOAL 1. Curso Análise e Melhoria de Processos UnidadePeríodo Carga Horária Turmas Multiplicadores treinados SEDE 06/06/0820 hs/aula256 18/07/0820 hs/aula139 TOTAL SEDE: 95 SBCF13/06/0820 hs/aula129 SRMN/SBEG25/07/0820 hs/aula142 SRBR/SBBR05/09/0820 hs/aula140 SRGR/SBGR12/09/0820 hs/aula134 SRBE e Aeroportos 12/11/0820 hs/aula134 SRRF e Aeroportos 26/11/0820 hs/aula144 TOTAL REGIONAIS / AEROPORTOS: 223 TOTAL GERAL: 318

CAPACITAÇÃO DE PESSOAL 2. Curso Indicadores de Desempenho UnidadePeríodo Carga Horária Turmas Multiplicadores treinados SEDE08/08/0812 hs/aula 245 TOTAL SEDE: 45 SRBR/SBBR07 e 08/10/0812 hs/aula129 SRGR/SBGR21 e 22/10/0812 hs/aula136 SRBE e Aeroportos 13 e 14/11/0812 hs/aula134 SRRF e Aeroportos 27 e 28/11/0812 hs/aula144 TOTAL REGIONAIS / AEROPORTOS: 143 TOTAL GERAL: 188

PROCESSOS MAPEADOS ÁREAS PROCESSOS CRÍTICOS PROCESSOS MAPEADOS % SEDE ,63 CONFINS792734,17 MANAUS ,47 BRASÍLIA732534,24 SÃO PAULO SUP ,56 AER ,81 BELÉM130Iniciando- RECIFE128Iniciando-

OUTROS BENEFÍCIOS CONQUISTADOS Visão sistêmica da empresa; Melhoria da integração entre áreas; Tratamento de algumas interfaces críticas; Correção de disfunções - “patologias administrativas”; Fornecimento de subsídios para revisão da estrutura organizacional, gestão por competências, quadro de pessoal, gestão da qualidade, etc.

O QUE ESTÁ POR VIR… Projeto 2010 (contempla certificações operacionais, ISO e Resolução 004/2008 CONAC); Utilização de ferramenta ERP e de BPM; Implantação do MEGA (Modelo de Gestão Aeroportuária).

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Sem um olhar para os objetivos de médio e longo prazos, pode-se cair na tentação do imediatismo, pela busca de grandes resultados a curto prazo. Ao mesmo tempo, é importante que resultados apareçam, por menores que sejam, desde o início do trabalho. IMPORTANTE

Mapeamento de processos é o início, e não o fim; Os esforços da gestão de processos devem ser priorizados nos processos de negócio; Indicadores de desempenho devem ser utilizados para monitorar e avaliar a performance dos processos. IMPORTANTE

Trabalhar a gestão de mudanças; Avaliar o nível de maturidade da gestão de processos; Buscar a inovação. DICAS

Aprendemos a gerenciar as áreas, e não os processos. PRECISAMOS MUDAR... PARA REFLEXÃO

MENSAGEM FINAL A implementação da abordagem de processos merece atenção, o comprometimento e a “vontade de mudar”, de todos. É preciso firmeza para iniciar e tempo para consolidar. ACREDITAR E QUERER são componentes fundamentais para conduzir um processo de mudança.

Carlos Frossard Coordenador de Suporte à Gestão de Processos (PGDO-4) Infraero - Sede Telefones: (61) / (61) / (61) Obrigado pela atenção!!