1.º Encontro do Ministério Público com os Movimentos Sociais 1.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Acompanhamento e Monitoramento das Ações Estratégicas do PETI
Advertisements

Diretrizes Estratégicas 2012/2014 Federação das APAEs do Estado do Paraná (FEAPAEs/PR) Gestão: 2012/ 2014 Diretrizes Estratégicas 2012/2014 Federação das.
PROGRAMA ESCOLA DE CONSELHOS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL.
ORIENTAÇÕES PARA OS MUNICÍPIOS DO SEMIÁRIDO
“ A utopia está no horizonte. Me aproximo dois passos. Se distancia dois passos. Caminho dez passos, e o horizonte corre dez passos mais. Por mais que.
Apresentação: Margarete Bedim. Atendimento aos Conselhos Municipais  Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Geração de Renda;  Conselho Municipal.
ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E SISTEMA DE GARANTIA DOS DIREITOS Lei 8.069/1990 Fortalecendo sua compreensão Formação Conselhos dos Direitos e Tutelares.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 2012 Por uma cidade mais justa e sustentável.
1 SEMINÁRIO PAIR EXPANSÃO BELO HORIZONTE 12 de maio de 2009 PAIR Minas inicia atividades de Formação.
Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA.
30/5/2016 Ministério do Turismo Plano Nacional de Turismo Diretrizes,Metas e Programa
PROJETO DE CAPACITAÇÃO E ESTÍMULO À REALIZAÇÃO DOS EXAMES MÉDICOS PERIÓDICOS NOS ÓRGÃOS E ENTIDADES DO SIPEC.
PREFEITURA DE SÃO PAULO ASSISTÊNCIA SOCIAL. POLÍTICAS PÚBLICAS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NA CIDADE DE SÃO PAULO NO ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA.
O PAPEL DA MÍDIA NO ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES Lynara Ojeda PAIR CAPACITAÇÃO DA REDE LOCAL Ladário, 10 de maio de.
INSTRUMENTOS BÁSICOS DE PLANEJAMENTO Secretaria de Estado da Saúde Superintendência de Planejamento e Gestão Diretoria de Planejamento, Controle e Avaliação.
CONCEITOS IMPORTANTES
Ministério Público da União Ministério Público do Trabalho Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente Trabalho.
Pelos Direitos da Criança e do Adolescente. Quem somos Criada em 1990, a Fundação Abrinq – Save the Children é uma organização sem fins lucrativos, que.
Brasília, 27 de agosto de 2012 Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes e o Plano Decenal – Audiência Pública - Publicidade.
A POLÍTICA DE DIREITOS HUMANOS E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA.
Comitê Gestor Estadual para a Criança e o Adolescente do Semiárido Mineiro.
Auditoria Operacional nas ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) Acórdão 2.395/2013 – TCU – Plenário Ministro-Relator: André de Carvalho.
METODOLOGIA DO DIAGNÓSTICO RÁPIDO PARTICIPATIVO - DRP
Fórum Nacional de Educação Seminário Nacional - O PNE e o futuro da educação brasileira 25/06/2015 Mesa de debate: O PNE e a Qualidade da Educação Prof.
LEGISLAÇÃO E EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA. Modelo Orçamentário Modelo Orçamentário é o conjunto de procedimentos padronizados que devem ser seguidos pelos entes.
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
Subsecretaria de Enfrentamento à Violência contra a Mulher Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres Presidência da República “A SPM e as Politicas.
S E D S Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social.
POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DO HOMEM
FORMAÇÃO CONTINUADA DE SOCIOEDUCADORES MATO GROSSO DO SUL Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública – SEJUSP Secretaria de Estado de Trabalho.
Neste dia, apelamos: A reformas legislativas e políticas para garantir a eliminação do trabalho infantil no trabalho doméstico e a criação de condições.
A capacitação dos profissionais do Sistema de Garantia dos Direitos Fabiana Gadelha.
“CONFERÊNCIA ESTADUAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE” 2012 Dalva Apª da Silva Sunada.
Agosto de Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) Consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com.
Captação de Parceiros para abertura de pontos de vendas (PDV’s)
FACULDADE DE MEDICINA DE ITAJUBÁ M.G ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE O.A.S.S2011.
GESTÃO DO PAIF.
Dever de licitar : Licitar é a regra. A Contratação direta é a exceção (art. 2º Lei 8.666/93 e art. 37, XXI CF/88).
XXIV Fórum Estadual das Secretarias Municipais de Educação/RS
Porto Alegre, 3 de abril de MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FÓRUM ESTADUAL DA UNDIME RIO GRANDE DO SUL.
EIXO 3 PROTAGONISMO E PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES Fomento de estratégias e mecanismos que facilitem a participação organizada e a expressão.
Mini Curso: GESTÃO DO BOLSA FAMÍLIA 28 a 30 de abril de 2015 CONGEMAS NACIONAL “A implementação do SUAS na prática cotidiana da gestão pública”
BASE DO SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS: Política de Atendimento Art ECA A política de atendimento dos direitos da criança e do adolescente far-se.
Conselhos e Fundos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente.
SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
AUDIÊNCIA PÚBLICA Constituição Federal / Estadual Lei Complementar de Finanças Públicas / L 4320/64 LRF PPALDOLOA PPA - Define as políticas.
O Plano de Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde/ AB – Região Metropolitana Grande Florianópolis Fpolis,
PANORAMA ATUAL DO CONTROLE SOCIAL NO SUAS: RETRATO NACIONAL E ESTADUAL.
CONSUMO SEGURO: NOVO DETERMINANTE DA SAÚDE Coordenação Geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não.
Patricia Santin Brasília, 11 de outubro de Fundação Telefônica | Vivo A Fundação Telefônica | Vivo QUEM SOMOS:  Presença em 14 países  13 anos.
A Rede de Proteção e Promoção Social Brasileira como Estratégia de Promoção do Desenvolvimento e de Enfrentamento da Crise Patrus Ananias de Sousa Ministro.
ROTEIRO PARA ANÁLISE INSTITUCIONAL
ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Graça Gadelha1 ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ANÁLISE TRIPARTITE.
EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO – processo de formação do ser humano e de preparação para a vida em sociedade. EDUCAÇÃO FISCAL EDUCAÇÃO FISCAL - amplo projeto educativo.
POTÉ. ENCONTRO DOS FORMADORES EM BELO - HORIZONTE.
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
Ações da AMAR-DF. Histórico institucional: A Associação de Mães e Amigos da Criança e do Adolescente em Risco – AMAR/DF, surgiu da necessidade de fazer.
PAPEL DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: PRINCIPAIS DESAFIOS NO ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL Prof.
ENAP/Brasília junho/2010. Antes de 1930 – Fase contábil - Preocupação com a saúde física 1930 a 1950 – Fase Legal - Instituição da CLT - Estudo das relações.
UNIVERSALIDADE INTEGRALIDADE EQUIDADE
A organização e Gestão do SUAS Adriana Lima Barros Diretora de Gestão do SUAS.
I ENCONTRO ESTADUAL DE GESTORES MUNICIPAIS DA ASSISTÊNCIA SOCIAL DE MS CENTRO DE CONVENÇÕES RUBENS GIL DE CAMILO DATA: 10,11 E 12 DE FEVEREIRO DE 2009.
OFICINA DA REDE DE OBSERVA Ç ÃO 18 de agosto de 2006 OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Campo de observação na fase piloto O campo de observação é indicado pelo.
Missão Elaborar as políticas de atendimento que garantam os direitos das crianças e dos adolescentes, articulando ações junto aos poderes constituídos.
Comissão de Enfrentamento à Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes/Quebrando o Silêncio CMDCA - Campinas - SP.
PAIR MINAS – Ribeirão das Neves. SEMINÁRIO MUNICIPAL DE ADESÃO AO PAIR MINAS Local: CAIC – Auditório Interno Data: 03 de junho Horário: 8h às 12 h.
Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias - PLDO 2017 Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Informação Secretaria Municipal Adjunta de Orçamento.
30/6/20161 O CONSELHO TUTELAR NA DEFESA DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES.
Tripartição dos poderes Funções/atuações São funções institucionais do Ministério Público: Promover, privativamente, a ação penal pública, na forma da.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA REUNIÃO COM CONSELHO FECAM SECRETÁRIO MARCO TEBALDI LAGES, 16 JUNHO DE 2011.
Transcrição da apresentação:

1.º Encontro do Ministério Público com os Movimentos Sociais 1

2 Avanços e desafios das políticas públicas voltadas para a área da infância e da juventude. 21 de fevereiro de 2013

3 FEVCAMG FNPETI Fórum DCA BH FORPAZ FN L&C Criança e Adolescente FDDCA FECTIPA RMSE Rede da Sociedade Civil Organizada – BH / MG FNDCA FE L&C FNEAVES FMEI

4 FECTIPA – Fórum Erradicação e Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente DA MISSÃO Mobilizar, articular e sensibilizar a sociedade para a importância da prevenção e erradicação do trabalho infantil bem como da proteção do adolescente trabalhador

FECTIPA Representa: 5 Empresas contratantes através das Entidades Sem Fins Lucrativos e que ministram Formação Profissional = Membros do FECTIPA = 242

6 Trabalho Infantil no Brasil Trabalho Infantil: atividade econômica e/ou de sobrevivência, com ou sem finalidade de lucro, remunerada ou não, realizada por crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos, salvo a condição de aprendiz a partir de 14 anos. Todo trabalho desempenhado por adolescentes de 16 a 18 anos incompletos e, na condição de aprendiz, de 14 a 18 anos incompletos deve ser protegido.

Evolução do Trabalho Infantil em MG e Brasil 7 Brasil Ano 5 a 15 5 a Ano10 a 15 a10 a 17 a Ano 5 a 13 5 a Minas Gerais Ano5 a 15 a5 a 17 a Ano10 a 15 a10 a 17 a Ano05 a 145 a 17 a

Dados do Censo Belo Horizonte 10 a 13 anos = a 15 anos = a 15 anos = PETI C e A = 367 Minas Gerais 10 a 13 anos = a 15 anos = a 15 anos = a 17 anos = a 17 anos = PETI C e A = Municípios = 329

Aprendizes inseridos no mercado de trabalho até Dezembro de 2012 Total de contratos no Brasil:

10 Sociedade Civil Organizada, informada e vigilante garante o exercício dos direitos humanos A participação da SCO no Brasil está garantida através: Pacto de São José da Costa Rica, ao assinar a convenção Americana de Direitos Humanos – art alínea ‘a’ Constituição Federal – art.37. Item XXII “§ 1º - A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.” Recomendação n.º 07/2001 – Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão. IV – contempla a participação popular em todas as fases dos procedimentos de remoções, deslocamentos e reassentamentos da população (Criança, idoso, pessoa com deficiência)

11 Alerta Possibilidade de aumentar a exploração de crianças e adolescentes pelo tráfico, pela exploração sexual e pelo trabalho infantil nas noites e madrugadas nos bares.

Propostas do FECTIPA Propor e acompanhar todo o processo : 1. PPAG - Programa Plurianual de Ações Governamentais ; 2. LDO - Lei Diretrizes Orçamentária; 3. LOA - Lei de Orçamento Anual 12

Fazer gestão para assegurar recursos: SMAAS para capacitar e potencializar as EQUIPES DE ABORDAGENS para que nenhuma criança e/ou adolescente esteja em situação de trabalho infantil nas ruas. SM Educação para ampliação de metas e de período do programa “Férias na Escola”. Progressão da Escola Integrada para a Educação Integral. 13 Propostas do FECTIPA

Fazer gestão para assegurar recursos. Para os próximo eventos de 2013/14/15 sejam todos alusivos aos direitos e perigos dos Megaeventos 18 de Maio - Dia de Enfrentamento ao Abuso, violência e Exploração Sexual 12 de junho - Dia Nacional e Internacional de Erradicação do Trabalho Infantil 12 de outubro - Cortejo alusivo ao Dia das Crianças Outros. 14 Propostas do FECTIPA

15 Propostas do FECTIPA Fazer gestão para assegurar recursos Quanto as ESFL e OG membros: Verificar o que podem programar para o período da COPA para atender as necessidades das crianças e adolescentes Levantamento junto aos atendidos se há famílias entre os removidos (atingidos pela COPA). O que fazer?

Propostas do FECTIPA Fazer gestão para assegurar recursos Assegurar recurso para a implementação imediata do Protocolo Sócio Assistencial – Trabalho Infantil / SMAAS Criar cartilha / folder para informar sobre os direitos de crianças e adolescentes e os perigos a que estão sujeitos 16

Propostas do FECTIPA Lembramos que os Movimentos Sociais tem o papel precípuo de exercer o controle social. 17

Obrigada pela atenção Elvira Mirian Veloso de Mello Cosendey Coordenadora do FECTIPA 18

Rede de Combate ao Trabalho Infanto-juvenil – BH - MG MPTMTE MDS/SNAS OIT CONANDA FPNDDCAFNPETI PRT SRTE SEAS MPECEDCAFPEDDCAFECTIPA GRTE CRIANÇA E O ADOLESCENTE Disque Denúncias PRT OFICIO PEJIJ SMAS FPMDDCA C.TUTELAR CMDCA ONG’s CRAS CREAS emvmc