NÚCLEO DE INOVAÇÃO E ESCRITÓRIO DE PROJETOS DA REDE GAZETA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IDG (indicadores de desempenho gerencial)  Informações relativas a todos os esforços de gestão da empresa,  Esforços com influência positiva (redução.
Advertisements

e gerenciamento da cadeia de abastecimento
Central de Aquisições e Contratações Públicas: O uso dos padrões e-Ping na estruturação do planejamento das contratações Brasília, 18 de junho de 2013.
Venture Capital e Private Equity O Que é ? Modalidade de investimento que envolve participação, através da aquisição de ações ou de outros ativos, em.
Incentivos para sustentabilidade: programas Finep Felipe Arias Fogliano de Souza Cunha (Área de Tecnologia para o Desenvolvimento Social)
Eduardo Montes, PMP Curso Hands-on de Gestão de Projetos Fundamentos de Gestão de projetos.
COGPL/SPOA BALANCED SCORECARD “ Medir é importante: O que não é medido não é gerenciado ”
Modelo Integrado de Gestão de Pessoas Ney Pereira Villa.
IDEALIZADO PARA CUIDAR.
INDICADORES SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO DE PESSOAS E POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS Departamento de Desenvolvimento Pessoal e Capacitação Funcional 05/08/2010.
Profa. Ghislaine Miranda Bonduelle
A Cadeia de Valor da PGFN IV Encontro de Gestão da Advocacia-Geral da União 10 e
Gerência de Projetos. Benefícios Obtidos com GP Benchmark de problemas mais comuns em projetos.
‘Promovendo Políticas de Construção Sustentável na América do Sul’ Belo Horizonte, 13 de Agosto de 2009.
A Experiência mais recente do BNB PROCESSOS DE NEGÓCIOS Mapeamento e Automatização Dezembro/2011.
Suportes (Tecnologia da Informação) Integrantes: Fernando de Oliveira João.
O que é Estratégia de Operações EAD 0763 Aula 1 Livro Texto – Cap.1 Profa.Adriana Marotti.
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria 3º Encontro de Formação da Câmara Técnica 11 de março de 2016.
Edital SENAI SESI de Inovação O SENAI – Departamento Nacional (SENAI-DN) e o SESI – Departamento Nacional (SESI- DN) disponibilizarão até R$ 23,6.
Gestão da Segurança da Informação e Série ISO/IEC 27000
Project Charter Documento que reconhece formalmente a necessidade de um projeto e suas premissas. Conteúdo do Project Charter de modo geral: 1. Objetivo/escopo.
Universidade do Estado de Santa Catarina DEPS – Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas Estudo de Tempos e Métodos Estudo de Tempos e Métodos.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 5 Planejamento e estratégia.
DIPRO – Diretoria de Assistência a Programas Especiais Programa Fundescola.
15 anos15 anos. Onde encontrá-lo? Podemos encontrar todos os Procedimentos provenientes do SGQ disponibilizados em nossa rede pelo caminho : Z:\S G Q\Procedimentos.
Avaliação e Revisão do Mapa Estratégico do MPE Produtos Gerados Brasília, 13 de Abril de 2009.
Método dos Elos – adequação de layout de processos
Metodologia otimizada Eduardo Montes, PMP. 14/01/2014 Metodologia otimizada - Agenda Introdução Iniciação Planejamento.
1/13 Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP.
Aplicação do Modelo PNGS no Instituto da Criança do HCFMUSP.
Conteúdo da última aula 1 Ref. Bibliográfica - PMBOK Cap 2 e 3.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
Soniamca08 Desenvolvimento Organizacional Prof a. Sonia Alcântara, MSc
DIRETORIA GERAL DE GESTÃO E ACOMPANHAMENTO ESTRATÉGICO 1º. QUADRIMENTRE DE 2012 ANÁLISE QUADRIMESTRAL DO RELATÓRIO DE GESTÃO DEMONSTRATIVO DA EXECUÇÃO.
Profa. Bruna Panzarini Aula Planejamento de Projetos Professora Bruna Panzarini.
Empreendedorismo e Plano de Negócios. Profa. Bruna Panzarini.
Atuação do Bandes 17 de julho de 2012 RICARDO TEIXEIRA MENDES Coordenador Núcleo de Microcrédito e Parcerias.
REDE SOCIAL DOS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS – RS APLs.
ESCRITÓRIO DE TI SEFAZ - GETEC Vitória - ES, Março de 2016.
PROFª DRª GECIANE PORTO CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS ORGANIZAÇÃO, GERÊNCIA E ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO NEGÓCIO.
Administração de Vendas Treinamento de Vendas José Afonso da Silva.
Sistemas de Informação Capítulo 3 O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento JADIEL MESTRE.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL – 2007 UFRJ / Instituto Brasil PNUMA Prof. Ricardo L.P. de Barros SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA Definições Certificação.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Estratégia Empresarial
Faculdade Cenecista de Campo Largo Teoria das organizações: Estratégias funcionais nas organizações.
K A I Z E N KAI ZEN MudançaBom MELHORIA CONTÍNUA Regina Panazzo (Gestão Empresarial/2009)
Unidade II Organizações e SI Estrutura, Cultura e Mudança Organizacional Abordagem Sócio-técnica Reengenharia, Melhoria Contínua, Gestão da Qualidade Total,
Detalhamento da Norma de Sistema de Gestão Ambiental: NBR ISO 14001:2004 Prefácio Introdução 1 Objetivo e campo de aplicação 2 Referências normativas 3.
Adm. de Recursos Humanos ASPECTOS INTRODUTÓRIOS Vamos conhecer o terreno? Adm. MsC. FIBIA BRITO GUIMARÃES
1. 2 Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação COTIC Planejamento 2014 (COTIC)
Índice A empresa Parceiros Metodologia Benefícios Práticas Internas para Melhoria Contínua Dados Cadastrais Nossa Localização BETEL COMERCIAL E LOGÍSTICA.
Sistema de Gestão da Capacitação por Competências Arlete de Paula / Renata Benevenuto / Márcia Iglesias.
CONCEITUANDO PROCESSO “ Processo é um grupo de atividades realizadas numa seqüência lógica com o objetivo de produzir um bem ou um serviço que tem valor.
Marketing para Empreendimentos em Saúde Curso: Gestão Hospitalar Profª Sandra Virgínia G. Bacalhau.
Fundamentos da Administração
Projeto Feedback Gerente do projeto: Priscila de F. Q. Boechat Patrocinador: Maria Cristina G. Discacciati Data de status: 15/03/ Capacitação da.
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
ADMINISTRAÇÃO  Profª. Kelly Magalhães. Conteúdo da Seção  Introdução à Administração e às Organizações  Organizações e a Administração  Processo de.
MP MANAGEMENT ASSESSORIA EM GESTÃO DA QUALIDADE LOGÍSTICAINSTITUCIONALRH.
PPA : PRIORIDADES DE GOVERNO E ESTRATÉGIAS DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO A experiência do Governo do Estado do Espírito Santo.
Componentes da cadeia de valor proposta por Michael Porter
Gerenciamento das comunicações do projeto Gestão de Projetos Acadêmicos: Felipe Schafaschek, Marcos Vieira, Victor Chiesse.
Plano de Negócios TGA2 PLANO DE NEGÓCIOS Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
1 GERENCIAMENTO DE PROCESSOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.
PARTE 1 O PROCESSO ESTRATÉGICO: ANÁLISE Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha.
2nd CONTECSI International Conference on Information Systems and Technology Management. TECSI/FEA/USP June, 2005 USP/São Paulo/SP 2º CONTECSI Congresso.
Fatores de Avaliação Know-how : É a soma total de quaisquer habilidades, conhecimentos e experiências requeridas por um cargo, de maneira a propiciar um.
Padronização e Melhoria
ORÇAMENTO BASE ZERO.
Transcrição da apresentação:

NÚCLEO DE INOVAÇÃO E ESCRITÓRIO DE PROJETOS DA REDE GAZETA

Maior grupo de comunicação do Espírito Santo, a empresa foi fundada em 1928, com o jornal A Gazeta, que completou 80 anos em setembro de Fechou 2010 com 20 negócios, sendo dois jornais, oito rádios, quatro emissoras de TV aberta afiliadas à Rede Globo, quatro portais na internet, uma empresa de marketing promocional e uma empresa em soluções para a web 2.0. Com sede instalada em dois prédios em Monte Belo, em Vitória, com área construída de ,21 metros quadrados, a Rede tem atuação em todo o Espírito Santo e, para tanto, possui regionais em Cachoeiro de Itapemirim, Colatina e Linhares, além de sucursais em Guarapari, Nova Venécia e São Mateus. A empresa também mantém escritório comercial em São Paulo e representantes em oito capitais do país NIR A REDE GAZETA

1. Inovação 2. Abordagem 3. Matriz da Inovação 4. Modelo Rede Gazeta 5. Implementação 6. Estrutura 7. Recompensa 8. Gestão da Inovação NIR O QUE VAMOS VER 9. Projetos Inovadores

INOVAÇÃO Afinal de contas o que é uma inovação? Inovação é exploração de novas ideias que resultem na implementação de um novo ou significativamente melhorado produto ou o processo ou o método de marketing ou o método organizacional nas práticas de negócios, que resultem em vantagem competitiva para a empresa. Manual de Oslo – Terceira Edição NIR

INOVAÇÃO NA REDE GAZETA Como sei que minha ideia é uma inovação? a. A ideia consiste em implantação de um novo produto ou modificações nos atributos do produto existente, com mudança na forma como ele é percebido pelos clientes (internos ou externos)? b. A ideia trata de desenvolvimento, aprimoramento ou atualização nos processos ou operações da empresa? Não gera necessariamente impacto no produto, mas produz benefícios nos processos (trabalho e produção), operações e distribuição, geralmente com aumentos de produtividade, qualidade e redução de custos. c. A ideia considera mudanças no modelo de negócios, ou seja, na forma como o produto é oferecido e posicionado ao mercado? Não implica necessariamente em mudanças no produto ou mesmo no processo com que ele é produzido, mas sim na forma como que ele é levado ao mercado. NIR

PESSOAS CULTURA ESTRATÉGIA ABORDAGEM - Auxiliar os gestores e compreender melhor os processos organizacionais que fomentem a inovação. - Desmistificar a inovação e seus processos de gestão - Liberar, gerar e gerir o potencial criativo das pessoas na organização Inovar é preciso... NIR

Semi-radical Incremental Radical Semi-radical Semelhante ao atual Novo Nova Semelhante à atual Fonte: Pág 34 do Livro “As Regras da Inovação” MATRIZ / GRAU DA INOVAÇÃO Tecnologia Modelo de Negócio Melhoria Contínua NIR

MODELO / DESMISTIFICAÇÃO + = IDEIAS IMPLEMENTAÇÃO INOVAÇÃO 90% transpiração 10 % Inspiração Gestão Criatividade NIR

IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA Lançamento do Programa Encontro Gerencial 2009 Capacitação das Equipes 2009 e 2010 = 100 Funcionários Arena da Inovação 2009 e 2010 NIR

ESTRUTURA Comitê Estratégico Comitê Gestor Núcleo de Inovação Célula de Inovação Célula de Inovação Célula de Inovação Célula de Inovação Equipe 1.Departamental 2.Negócio 3.Área Funcionamento 1.Blog da Inovação 2.Comunidade da Inovação 3.Reuniões NIR

RECOMPENSA Importância (Peso 30%) Complexidade de Implementação (Peso 20%) Originalidade Resultados R$ (Projetado 12 meses) (Peso 30%) Quesitos de Avaliação dos Trabalhos NIR

GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO DO CONHECIMENTO GESTÃO DA INOVAÇÃO NIR

O objetivo do NIRG - Núcleo de Inovação e Escritório de Projetos da Rede Gazeta, é atuar como um centro de apoio para que as Inovações/Projetos sejam implementados com sucesso, fornecendo metodologia, ferramentas, processo, técnicas e treinamento. OBJETIVO NIR

A partir de uma idéia inovadora, a organização terá como resultado, para sua implementação, um ou vários projetos. Os projetos, são os meios pelos quais as inovações são realizadas. INOVAÇÃO X PROJETO NIR

PROJETOS X UEN 143Corporativo MI FiveCom Rádios TV Digital TV Norte TV Sul Total373 Rádios Norte 1 TV Noroeste3 Rádios Noroeste 6

ORIGEM / TIPO DOS PROJETOS Planejamento Estratégico Planejamento Investimento Avanço Tecnológico BSC Inovações Demanda Área Requisito Legal Demanda do Mercado Necessidade Organizacional Planejamento Financeiro Total NIR

FUNÇÕES 1)Alinhamento às estratégias organizacionais. 2)Definição e suporte à metodologia e ferramenta de gerenciamento de inovações. 3)Definição e acompanhamento de indicadores de desempenho. 4)Apoio às áreas no planejamento e controle das inovações. 5)Treinamento em gerenciamento de projetos (coaching). 6)Gerir, manter e propagar o conhecimento relativo a inovação. 7)Mediação para recuperação de projetos com problemas. 8)Revisão e/ou auditoria de inovações. 9)Apoio à seleção, priorização e monitoramento do portfólio de inovações. NIR

1ª FASE INICIAÇÃO 2ª FASE PLANEJAMENTO 3ª FASE EXECUÇÃO 4ª FASE ENCERRAMENTO MONITORAMENO E CONTROLE -REGISTRAR INOVAÇÃO/PROJETO -ANÁLISAR, SELECIONAR E CLASSIFICAR A INOVAÇÃO/PROJETO -DESENVOLVER O PLANO DO PROJETO -IDENTIFICAR ENTREGAS DO PROJETO -ELABORAR CRONOGRAMA FÍSICO E FINANCEIRO DO PROJETO -EXECUTAR PROJETO CONFORME PLANO DO PROJETO. -REGISTRAR LIÇÕES APRENDIDAS DO PROJETO -REALIZAR PESQUISA DE QUALIDADE DO PROJETO -ENCERRAR O PROJETO -DO ESCOPO -DO TEMPO -DO CUSTO -DA QUALDIADE -DOS RECURSOS HUMANOS -DA COMUNICAÇÃO -DOS RISCOS -DAS AQUISIÇÕES -APROVAÇÃO E PRIORIZAÇÃO DA INOVAÇÃO PELO COMITÊ GESTOR E ESTRATÊGICO -INOVAÇÃO GANHA STATUS DE PROJETO CICLO DE VIDA DA INOVAÇÃO/PROJETO NIR

Iniciação Planejamento Execução Total 79 Encerramento 201 INOVAÇÕES X FASE NIR

REGISTRO / ESCOPO 1) Identificação no nome da inovação, responsável pelo registro, UEN, departamento e data do registro. 2) Justificativa para a abertura da inovação - Porque da inovação? 3) Objetivo da inovação - O que será criado? 4) Premissas e necessidades básicas para realização da inovação - Como será realizada? 5) Prazo e custo estimado para realização da inovação - Quando e Quanto será necessário? 6) Equipe da inovação - Quem irá fazer? 7) Produto e principais resultados da inovação. 1ª FASE INICIAÇÃO NIR

INICIAÇÃO / REGISTRO NIR

1ª FASE INICIAÇÃO CLASSIFICAÇÃO 1) ESTRATÉGICO Inovações que são críticos para o sucesso da organização. 2) APOIO Inovações que são críticos ao sucesso do negócio, reduzem custos e aumentam a produtividade e eficiência. 3) OPERACIONAL Inovações que o negócio depende de seu funcionamento interno, porém não são críticos para uma posição competitiva. 1ª FASE INICIAÇÃO NIR

INOVAÇÕES X CLASSIFICAÇÃO Estratégico Apoio Operacional Total 201 NIR

1)COMPLEXIDADE Analise da abrangência do escopo, custo e esforço para implementação. Alta = 1 / Média = 3 / Baixa = 5 2) CLASSIFICAÇÃO Identificação do tipo de classificação estipulada pelo NIRG Estratégico = 5 / Apoio = 3 / Operacional = 1 3) RESULTADO Avalia o tipo de resultado que será alcançado com a implantação Financeiro = 5 / Processo = 3 / Outros = 1 4) DETERMINAÇÃO Análise em função de cumprimento legal ou determinação da direção geral Legal = 10 / Administração = 10 SELEÇÃO / PRIORIDADE 1ª FASE INICIAÇÃO NIR

INOVAÇÕES X SELEÇÃO Baixa Média Alta Total 201 NIR

INOVAÇÕES X FUNIL NIR ANÁLISE CLASSIFICAÇÃO SELEÇÃO REGISTRO PLANEJAMENTO NÚCLEO DE INOVAÇÃO COMITÊ

2ª FASE PLANEJAMENTO PLANEJAMENTO DO PROJETO Cronograma (FxF) Aquisições Comunicação Equipe Entregas Escopo (Registro) Riscos PLANO DO PROJETO 3ª FASE EXECUÇÃO NIR

ENCERRAMENTO DO PROJETO 4ª FASE ENCERRAMENTO - REALIZAR PESQUISA DE QUALIDADE DO PROJETO - REGISTRAR LIÇÕES APRENDIDAS DO PROJETO - ENCERRAR O PROJETO - MONITORAMENTO DO RETORNO ESPERADO DO PROJETO NIR

1ª FASE INICIAÇÃO 2ª FASE PLANEJAMENTO 3ª FASE EXECUÇÃO 4ª FASE ENCERRAMENTO INOVAÇÕES X STATUS MONITORAMENO E CONTROLE 3 79 Atrasado Finalizado Iniciado Total 201 A Iniciar NIR

NIRG - SISTEMA DE GESTÃO 1. Registrar Projeto 2. Lista de Projetos 3. Meus Projetos 4. Aprovar Projeto 5. Origem do Projeto 6. Programa de Projetos 7. Relatório de Projetos 1. Painel de Controle 2. Cronograma 3. Custos 4. Entregas 1. Registrar Tarefa 2. Lista de Tarefas 3. Minhas Tarefas 4. Aprovar Tarefa 3. Relatório de Tarefas 1. Cadastro do Recurso 2. Lista de Recursos 3. Alocação de Recursos 3. Relatórios de Recursos 1. Atas de Reunião 2. Documentos em Anexo 3. Fórum de Discussão NIR

NIRG - SISTEMA DE GESTÃO NIR

NIRG - SISTEMA DE GESTÃOPROJETOS INOVADORES NIR PROJETO 350 JORNAL DO FUTURO Duração: 258 dias Data Inicio: 01/09/2010 Data Término: 17/07/2011 Atividades: 1004 Áreas Envolvidas: 10 Equipe: 49 pessoas Fornecedores: 11 empresas Custo: R$ 3,5 milhões Produtos: 13 Plataformas: 4

André Luiz Maciel Campos Coordenador NIRG / PMO