Cobrança nas Empresas Disciplina: Crédito e Cobrança (4) -SANTOS, Jose Odálio dos. Análise de Crédito. 3.ed.São Paulo.Atlas,2009. -LEONI,Geraldo; LEONI,Evandro.

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Transcrição da apresentação:

Cobrança nas Empresas Disciplina: Crédito e Cobrança (4) -SANTOS, Jose Odálio dos. Análise de Crédito. 3.ed.São Paulo.Atlas, LEONI,Geraldo; LEONI,Evandro G. Cadastro,Crédito e Cobrança.3.ed.SP -NETO,Alexandre Assaf;SILVA A T. Administração do Capital de Giro. -BLATT, Adriano. Dicas para conceder créditos com menores riscos. Salvador: Casa de Qualidade, Professor Ms. Regis Ximenes’

Cobrança nas Empresas Mesmo com todos os cuidados necessários, fazendo um cadastro completo dos clientes e adotando uma política de crédito adequada para as vendas a prazo, alguns clientes acabam atrasando o pagamento de suas prestações. Quando isso ocorre, a inadimplência pode comprometer o equilíbrio do fluxo de caixa de sua empresa, trazendo graves conseqüências. As empresas que decidem efetuar vendas a prazo devem definir os procedimentos de cobrança que deverão rapidamente serem adotados.

O empresário precisa agir com rapidez. Colocar em prática o processo de cobrança e receber os recursos financeiros em atraso, a fim de preservar os futuros negócios da empresa. Os procedimentos são rotinas e tarefas, as quais devem ser baseadas nos critérios e diretrizes definidos pelos responsáveis do setor.

Sugestões de algumas ações e procedimentos de cobrança: Sistema, acompanhamento e controle das contas a receber dos principais clientes. Efetuar as penalidades financeiras,multas e juros estipuladas em contratos de crédito ao consumidor. Verificar sempre o atraso máximo permitido, a partir do qual as ações de cobrança serão iniciadas. Sempre adotar os critérios e parâmetros para a renegociação da dívida.

Contatos a serem feitos e seus respectivos prazos. Registro do cliente inadimplente nos órgãos de proteção ao crédito. Estipular prazo e forma de comunicação aos fiadores ou avalistas. Ficar atento às medidas extrajudiciais e judiciais a serem tomadas. Sempre respeitar o Código de Defesa do Consumidor no que se refere à cobrança de dívidas.

Ao analisarmos os dados e estudarmos formas de cobrar os clientes em atrasos, poderemos implementar ações efetivas que irão auxiliar em qual a melhor forma de cobrar os inadimplentes. Reestruturação do setor de cobrança com treinamento específico e funções detalhadas a seus responsáveis. Controle eficaz com softwares e acompanhamento apropriado para o devido fim.

Efetivação de ações de cobrança e seus respectivos prazos, que vão aumentando de intensidade, na medida em que o atraso também aumente. Penalidades financeiras com um percentual ao mês, a título de multa e juros de mora. Adoção de critérios e parâmetros para renegociação com os principais devedores. Tomada de medidas extrajudiciais e judiciais para a cobrança das dívidas.

A organização Interna no Setor de Cobrança As atividades de cobrança devem ser estruturadas de acordo com o tamanho e a necessidade da empresa. Para a grande maioria das micro e pequenas empresas, basta designar e treinar um colaborador para ser o responsável pela execução e pelo controle do trabalho de cobrança. É recomendada a estruturação completa de um setor de cobrança nas empresas de maior porte ou com alto índice de inadimplência.

Responsabilidade pelo Serviço de Cobrança Esse funcionário será responsável e desenvolverá as seguintes atividades: a)Rapidamente efetuar contato preliminar com os clientes que estão em atraso. b) Fazer acompanhamento de todos os contatos (data, solicitação, resposta do cliente, negociação feita, novos prazos de recebimento, outras observações importantes que julgar necessário). c) Elaborar e remeter correspondências aos clientes.

d) Lançar as recuperações de crédito por meio do trabalho de cobrança. e) Orientar a atuação do cobrador (interno ou externo), com base nas diretrizes da empresa. f) Registrar os clientes que estão com as prestações em atraso nos Órgãos de Proteção ao Crédito. g) Providenciar as ações extrajudiciais e judiciais de cobrança.

Ao ser finalizado esse processo de controle e acompanhamento, dependendo do caso, poderá ser designado um outro funcionário com a incumbência de ser um auxiliar de cobrança para executar as tarefas operacionais. Essa ação, deixará o responsável pela cobrança mais voltado para as atividades de controle e acompanhamento do trabalho e em casos de inadimplência significativa, como uma instância superior para renegociação dos casos mais difíceis.

A tarefa do cobrador Terá o objetivo de ter contato direto com o cliente, seja por telefone, seja em visita.Essa tarefa deve ser sempre acompanhada de perto. Para isso, é importante manter em arquivo todas as negociações realizadas por esse colaborador, bem como os resultados alcançados. O trabalho de cobrança deve ser realizado de forma firme com posicionamento claro e concreto. Aspectos como assertividade, flexibilidade e observância das normas da empresa e da legislação vigente sobre o assunto são fundamentais para o sucesso desse trabalho.

Aspectos importantes para a cobrança dos créditos em atraso 1)Ter um controle eficaz: Mantenha um controle eficaz e permanente da carteira de vendas a prazo, utilizando, de preferência, uma planilha eletrônica ou sistema informatizado específico para cobrança com os dados do devedor e mantenha sempre esses dados atualizados para tomar as providências de cobrança

2) Ações de cobrança Como exemplo, algumas ações de cobrança que são implementadas a partir do atraso do pagamento por parte do cliente: Primeira Ação: Após o vencimento da parcela de financiamento, a empresa envia uma carta ou faz contato por outro meio lembrando ao cliente de sua conta vencida. Se o cliente tem um motivo aceitável para o atraso e demonstrar intenção em quitar o débito, um novo acordo pode ser feito. 51

Segunda Ação: Se a conta não for paga, é feito um segundo contato, comunicando tratar-se da última tentativa de negociação para evitar o registro do cliente em órgão de proteção ao crédito. Terceira Ação: A empresa efetua o registro em órgão de proteção ao crédito e é feita uma notificação extrajudicial. Quarta Ação: O título é encaminhado para protesto ou é acionado o Juizado Especial de pequenas causas.

3) Negociação Deve-se questionar o motivo do atraso, ouvir suas alegações e utilizar argumentos para a quitação do débito imediatamente. Se o cliente não puder pagar de uma só vez, acerte uma nova data para pagamento ou negocie um novo parcelamento da dívida. Anote as razões alegadas pelo cliente, a renegociação feita e o novo vencimento da parcela em atraso. Condicione a liberação de novas vendas a prazo ao cumprimento do acordo estabelecido.

4) Flexibilidade A empresa deve ser flexível na hora de cobrar, apresentando alternativas negociais que visem facilitar a recuperação dos créditos, e não utilizar parâmetros rígidos que podem inviabilizar o recebimento. Se a situação financeira do devedor é muito difícil e se a operação de crédito não tiver garantia pessoal ou real, proponha formas alternativas de pagamento.

5) Respeito ao Cliente Os clientes podem estar na condição de inadimplentes pelas mais diversas razões, que vão desde questões simples, como esquecimento, desorganização ou descontrole financeiro momentâneo, até motivos mais sérios, como desemprego ou doença na família. Se forem bem conduzidas as etapas de cadastro e concessão de crédito, a tendência é de que apenas pequena parcela da inadimplência seja devida a questões mais graves, como falta de caráter e irresponsabilidade do cliente. Por isso, o respeito à pessoa deve ser observado na abordagem a ser feita aos clientes em atraso. O objetivo principal das ações de cobrança é recuperar o crédito sem causar constrangimento e conflitos desnecessários.

6) Uniformidade Uma das grandes vantagens de se padronizar os procedimentos de cobrança é a garantia de que serão utilizados mecanismos uniformes nesse trabalho, fazendo com que os clientes sejam atendidos da mesma forma e com os mesmos critérios por todos os colaboradores. 7) Inscrição em Órgãos de Proteção ao Crédito Ao associar-se a essas entidades, os comerciantes comprometem-se a cumprir um conjunto de procedimentos para obterem informações sobre pretendentes a crédito em suas empresas e para denunciarem inadimplência dos seus clientes.

8) Notificação extrajudicial A notificação extrajudicial é o expediente que pode ser adotado pelo credor quando, por advogado ou oficial de cartório, comunica ao devedor que ele está inadimplente e que, dentro de determinado prazo, deve regularizar seu débito sob pena de encaminhamento de cobrança judicial, com acréscimo dos encargos pertinentes, além de honorários advocatícios.

9) Protesto O protesto público de instrumentos de crédito, como duplicatas, cheques e notas promissórias, que comprovam o compromisso assumido pelo devedor, é feito em cartório próprio para esse fim.. Essa medida pode ser tomada por pessoas físicas ou jurídicas. É um direito de todos os cidadãos, o qual preserva a credibilidade e evita a impunidade e atitudes de má-fé. No caso de micro e pequenas empresas, uma boa alternativa é acionar o Juizado Especial de pequenas causas para tentar o recebimento dos débitos a um custo menor.

Código de defesa do consumidor O Código de Defesa do Consumidor, criado pela Lei de 1990, é um conjunto de normas que regula as relações econômicas entre os fornecedores de produtos e serviços e os consumidores finais. O Código foi criado para apoiar os consumidores, pois considera que eles são a parte mais fraca na relação comercial com os fornecedores. O seu objetivo é, portanto, proporcionar maior equilíbrio entre os agentes que atuam no mercado de consumo.

Ele busca garantir a segurança o respeito e a dignidade do consumidor nas relações comerciais com os fornecedores, como por exemplo: Segurança Informações precisas Proteção contra propaganda enganosa Indenização

Serviço terceirizado de cobrança Nesse mercado, pode-se também contratar os serviços de uma empresa de cobrança para tentar recuperar os créditos vencidos. Normalmente, o valor desses serviços é calculado com base em percentual dos créditos recuperados. A princípio, de acordo com a vivência dos profissionais, ou seja, a experiência de mercado, pode ser a melhor opção o controle interno desse serviço. FIM DESSE MÓDULO