JULHO/2011 Os Planos de Educação e o Regime de Colaboração entre o Sistema Estadual e Municipal em SC Iº SEMINÁRIO ESTADUAL DE SISTEMAS DE ENSINO DE SANTA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Advertisements

Plano Safra da Agricultura Familiar 2016/2017 Alimentos Saudáveis para o campo e a cidade.
Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Cadastro Único Para Programas Sociais Secretaria Nacional de Renda.
Diretrizes Estratégicas 2012/2014 Federação das APAEs do Estado do Paraná (FEAPAEs/PR) Gestão: 2012/ 2014 Diretrizes Estratégicas 2012/2014 Federação das.
PROGRAMA ESCOLA DE CONSELHOS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL.
FORMAÇÃO CONTINUADA. Dr. Juares da Silva Thiesen (UFSC) Dr. Juares da Silva Thiesen (UFSC) Ma. Maria Aparecida H. Turnes (UNIVALI) Ma. Maria Aparecida.
Planos de Carreira na perspectiva de assegurar valorização dos profissionais da educação UNDIME RIO GRANDE DO SUL, 16/09/2014.
Edivaldo Moura (91) Coordenação Geral de Educação Superior.
Florianópolis, Junho/ Iniciando a conversa  Santa Catarina é um dos estados da federação formado por 36 Secretarias Regionais. No total temos em.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO GERÊNCIA DE INOVAÇÃO Escola Automatizada Tecnologia RFID Educação a Distância Biblioteca.
1/11. 2 Auditorias Especializadas 1/13 O QUE são as Auditorias Especializadas? São atividades de auditoria focadas na avaliação dos controles internos.
CONSELHO DELIBERATIVO ESCOLAR (OU CONSELHO ESCOLAR) ESPAÇO PARA EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA FULANO DE TAL GERED DE
Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação Acessuas Trabalho e BPC Trabalho Santa Catarina.
FESPORTE FUNDAÇÃO CATARINENSE DE ESPORTE. FESPORTE | Fundação Catarinense de Esporte FUNDAÇÃO | 1993 LEGISLAÇÃO | Lei 9.131, de 06 de julho de 1993 PROPÓSITO.
PARANÁ DIGITAL PARANÁ DIGITAL Tecnologias de Informação e Comunicação nas Escolas Paranaenses.
 Proposta Curricular de Santa Catarina - Todos os Cadernos  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) Lei nº 9.394, de 20/12/1996  Lei.
I Seminário Estadual de Sistemas de Ensino de Santa Catarina Os Planos de Educação e o Regime de colaboração entre o Sistema Estadual e Municipal em Santa.
Resultados na área da Educação Coordenação: Secretário da Educação Prof. Ervino Deon Apoio Técnico: Luís Gustavo Machado e Ivana Flores.
SUPERINTENDÊNCIA DE ORGANIZAÇÃO E ATENDIMENTO EDUCACIONAL - SOE/SEE Cooperação da SOE no processo educativo para o alcance da melhoria da educação.
Conecta as unidades municipais à Prefeitura de São José dos Campos 690 km de fibra ótica ligando 913 pontos pela cidade.
SiSUTEC 2014/2 (3ª edição) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Brasília, julho de 2014.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
Residência Pedagógica e processos de valorização e formação de professores para a educação básica: impasses e desafios Comissão de Educação, Cultura e.
Aula 5 e 6: CF de 1988: artigos de educação.  Retomada da aula anterior  Discussão dos artigos da CF 88.
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
Indaial O municipio de Indaial está situado no Médio Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Possui uma área de 466 km² sendo aproximadamente 155km² (33%) de.
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PROPOSTA CURRICULAR E METODOLOGIA NA EDUCAÇÃO INTEGRAL. Pará
Audiência Pública Estruturação dos Destinos Turísticos Brasileiros.
PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA Secretaria de Administração Subsecretaria de Desenvolvimento de Pessoas Gerência de Cargos, Salários e Avaliação de Desempenho.
COMISSÃO DE ESTUDO SOBRE IMPLANTAÇÃO DO HORÁRIO DE TRABALHO PEDAGÓGICO – LEI 11738/2008.
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
Avaliação Pedagógica Política Nacional do Livro Júnia Sales Pereira Coordenadora Geral de Materiais Didáticos Secretaria de Educação Básica Ministério.
FORMAÇÃO CONTINUADA DE SOCIOEDUCADORES MATO GROSSO DO SUL Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública – SEJUSP Secretaria de Estado de Trabalho.
Seminário Instituto Unibanco Maria Helena Guimarães de Castro outubro de 2005 O papel da pesquisa na formulação de políticas educacionais.
Ministério da Educação Meta 15 do PNE Formação de Professores Outubro de 2015 Meta 15 do PNE Formação de Professores Outubro de 2015.
Seminário “O PNE e o futuro da Educação Brasileira" Luiz Dourado CNE.
Panorama (rápido) da Educação Básica no Brasil O desafio da equidade Brasília, 11 de abril de 2012.
Carlos Eduardo Sanches Assessor da Undime Impacto do Piso Salarial Nacional do Magistério.
XXIV Fórum Estadual da UNDIME-RS Relações entre órgãos normativos e executivos no Regime de Colaboração. Prof. Diego Tormes Coord. Estadual da UNCME-RS.
Formação de Professores e Gestores Jean Marc G. Mutzig Diretor DED/CAPES Brasília/DF, 07/07/2015 Câmara dos Deputados Comissão de Educação.
GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA - BRASIL Secretaria da Administração do Estado da Bahia GESTÃO DE PESSOAS.
Universidade Federal do Pará Instituto de Letras e Comunicação Faculdade de Letras Disciplina: Política e Legislação Educacional Prof.ª Sônia Rodrigues.
XXIV Fórum Estadual das Secretarias Municipais de Educação/RS
Porto Alegre, 3 de abril de MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FÓRUM ESTADUAL DA UNDIME RIO GRANDE DO SUL.
Planejamento Estratégico e Gestão nos Tribunais de Contas O Caso TCE-MT.
RELATO DE EXPERIÊNCIA : IMPLANTAÇÃO DE GRUPO TERAPÊUTICO DE ATIVIDADE FÍSICA NA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA II, NO MUNICÍPIO DE SCHROEDER NOVEMBRO 2009.
Setor: Coordenação Pedagógica & Avaliação PDU Company LOGO Outubro
Desdobramento do Plano Brasil Maior – PBM na Política de Arranjos Produtivos Locais Rede APL Mineral 16 de agosto de 2011.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
“Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e a Lei n° , de 25 de junho de 2014,
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015
PANORAMA ATUAL DO CONTROLE SOCIAL NO SUAS: RETRATO NACIONAL E ESTADUAL.
COORDENADORIA DE GESTÃO DE OUVIDORIA COMPETÊNCIAS DA COORDENADORIA E ARTICULAÇÃO Planejar e coordenar as ações de ouvidoria em âmbito estadual, promovendo.
Seminário de Avaliação e Perspectivas Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social SECIS MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA.
SEMINÁRIO – REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO: MESA 2 - JORNADA ESCOLAR AMPLIADA E CONDIÇÕES DE OFERTA DO ENSINO MÉDIO Prof. Wisley J. Pereira Superintendente.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade –
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
INSTITUTO AYRTON SENNA Seminário " Trabalho Infantil, Aprendizagem e Justiça do Trabalho “ Brasília / 11 de outubro de 2012.
Encontro Regional Nordeste II Plano Nacional de Educação GT04 – Gestão e Avaliação da Educação.
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
Ministério das Comunicações Secretaria de Inclusão Digital.
Implantação e Gerenciamento de Avaliação de Desempenho – Experiência do Município de Vitória.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO ELIZETE FREITAS MELLO DIRETORA DE GESTÃO DE PESSOAS 1.
A organização e Gestão do SUAS Adriana Lima Barros Diretora de Gestão do SUAS.
Júlio Gregório Secretário de Estado da Educação do Distrito Federal SEMINÁRIO: “REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO” MESA 3 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ ESCOLA DE VERÃO LEIS EDUCACIONAIS Iracema Pinho
A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio A produção do conhecimento em Educação Profissional.
Conselho Estadual de Educação (CEE) Regime de Colaboração entre os Sistemas de Ensino de Mato Grosso do Sul EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA REUNIÃO COM CONSELHO FECAM SECRETÁRIO MARCO TEBALDI LAGES, 16 JUNHO DE 2011.
Transcrição da apresentação:

JULHO/2011 Os Planos de Educação e o Regime de Colaboração entre o Sistema Estadual e Municipal em SC Iº SEMINÁRIO ESTADUAL DE SISTEMAS DE ENSINO DE SANTA CATARINA EDUARDO DESCHAMPS Secretário Adjunto da Educação - SC

JULHO/2011 Documentos base Plano Nacional de Educação Avaliações de Políticas Nacionais de Educação (Relatório OCDE 2010) Propostas para Educação em Santa Catarina (Prof. João Batista Araújo e Oliveira) Relatórios dos gestores setoriais da SED. Plano Nacional de Educação Avaliações de Políticas Nacionais de Educação (Relatório OCDE 2010) Propostas para Educação em Santa Catarina (Prof. João Batista Araújo e Oliveira) Relatórios dos gestores setoriais da SED.

JULHO/2011  Melhoria dos indicadores de qualidade da educação básica  Acesso ao ensino superior - classes C e D  Valorização dos profissionais do magistério  Infraestrutura escolar  Uso da tecnologia como suporte ao ensino-aprendizagem  Gestão da escola  Reestruturação da SED (políticas x gestão da rede estadual)  Atuação em rede dos sistemas municipal, estadual e particular Principais desafios

JULHO/2011  Número de escolas (Educação Básica - Rede Estadual):  Número de alunos (Educação Básica - Rede Estadual): EDUCAÇÃO INFANTIL  Número de alunos (Redes Municipais e Privada):  Atendimento Educação Infantil: 36% das crianças - 0 e 5 anos Educação Básica e Profissionalizante

JULHO /2011 ENSINO FUNDAMENTAL  Número de alunos (Rede Estadual):  Atendimento Ensino Fundamental: 98% dos jovens - 6 a 14 anos

JULHO /2011 ENSINO MÉDIO  Número de alunos EM regular (Rede Estadual):  Número de alunos EM Integrado/EMIEP: (98 escolas)  Número de alunos Magistério: (64 escolas)  Número de alunos Ensino Médio Inovador/EMI: (18 escolas)  Curso de Pré-Vestibular: (2011)  Atendimento Ensino Médio: 62% dos jovens - 15 a 17 anos

JULHO /2011 EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS  Alunos matriculados EJA:  CEJAs: 41  Núcleos Avançados de Ensino Supletivo (NAES): 62  Unidades Descentralizadas/UDs: 65  Alunos Programa Santa Catarina Alfabetizada:  Municípios Programa Santa Catarina Alfabetizada: 100  Percentual de não alfabetizados em SC: 4,1% (IPEA/2010)

JULHO /2011 EDUCAÇÃO PROFISSIONAL  CEDUP (Formação Técnica Profissional e tecnológica) - Número de Unidades: 16 - Alunos atendidos: Modalidades de atendimento: agrícolas; comercial/serviços e industrial  NEP (Qualificação Profissional) - Número de Unidades: 21 - Alunos atendidos: Destaque no ranking das Escolas Agrotécnicas Estaduais e Federais - 90% empregabilidade garantida - Grande número de ex-alunos são microempresários. - Parcerias com empresas locais e Sistema S. - Área de fomento para investimento Federal (Pronatec)

JULHO /2011 EDUCAÇÃO INDÍGENA - Total de Escolas: 34 - Alunos atendidos: EDUCAÇÃO DO CAMPO  Escola Ativa (classes multisseriadas das escolas do campo) - Escolas em parceria com os municípios: 118 municípios  Escola Itinerante/Escolas em Acampamento do MST - Escolas itinerantes: 7 -Alunos atendidos: aprox. 120  Casas Familiares - Número de casas: 11 - Alunos matriculados EF e EM: 750

JULHO /2011 EDUCAÇÃO ESPECIAL -Alunos atendidos com 2º professor: Alunos atendidos com interprete de LIBRAS: Alunos atendidos em turmas bilíngues: Alunos com atendimento domiciliar 49 EDUCAÇÃO CARCERÁRIA - Unidades Prisionais/Unidades de Internação: 32 - Alunos (Adolescentes em Conflito com a lei): 1.713

JULHO /2011 AÇÕES PROPOSTAS  Universalizar o acesso ao Ensino Médio à 100% dos jovens entre 15 a 17 anos até 2016  Reorganização curricular do Ensino Fundamental de 09 anos e Ensino Médio  Ampliação da oferta da Educação Profissional  Criação de fonte financiadora para manutenção dos CEDUPs  Plano estadual de formação continuada

JULHO /2011 APOIO FINANCEIRO  Programa de Bolsa de Estudo e de Pesquisa - Art. 170  Programa Educação Superior para Desenvolvimento Regional  Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior no Estado de Santa Catarina – FUMDES (Art. 171)  Fundo de Desenvolvimento Social – FUNDOSOCIAL Recursos para 2011 – R$ 84 milhões Alunos atendidos em 2011 – 26 mil Educação Superior

JULHO /2011 FORMAÇÃO DE EDUCADORES  Política das Licenciaturas Voltada para a formação de professores.  Programa Nacional de Formação Professores de Educação Básica – PARFOR Organizar, em regime de colaboração entre a União, o Estado e os Municípios, a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério para a educação básica das redes públicas.  Diretrizes de Estágio Curricular Supervisionado Visa aproximar as Unidades Escolares das IES para disponibilização de espaços para a realização da prática de ensino (alunos de Licenciatura).

JULHO /2011 FÓRUNS  Fórum Catarinense de Políticas de Educação Superior Criado para formular a política da educação superior do Estado de Santa Catarina e acompanhar a sua execução  Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente Órgão colegiado, criado para dar cumprimento aos objetivos da Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica.  Rede Catarinense de Pesquisadores em Educação – RCPE Aplicativo virtual, hospedado na home page da Secretaria de Estado da Educação, que viabiliza a formação de grupos para estudos e pesquisas educacionais e desenvolvimento gerencial.

JULHO /2011 AÇÕES PROPOSTAS  Aprimorar financiamento das instituições municipais  Aprimorar o sistema de financiamento da UDESC  Programas de apoio a formação de professores  Sistema estadual de bolsas de estudos de nível superior  Sistema de acreditação das IES para distribuição de recursos.

JULHO /2011 INDICADORES DA TECNOLOGIA NA SED  99% das escolas conectadas a internet  66% dos professores capacitados para trabalhar com tecnologia nas escolas  98% das escolas com laboratórios de informática ou salas informatizadas  37 NTEs – Núcleos de Tecnologias Educacionais – suporte e capacitação em tecnologias educacionais para UEs Tecnologias Educacionais & Inovação

JULHO /2011 AÇÕES PROPOSTAS  Definição de Políticas de Tecnologias Educacionais na SED  Consolidação do Sistema de Gestão Escolar – SISGESC  Ampliação dos Sistemas de EAD e Aulas Virtuais  Implementação de canais de Interatividade com todos os clientes da Educação de SC  Ampliação da Internet Banda Larga nas Escolas

JULHO /2011  Programas Inovadores (Desafios Tecnológicos, Radio e TV da Educação, Jogos Pedagógicos, Softwares Educacionais)  Programa de Modernização Tecnológica das Salas de Aula  Programa de capacitação do Educador para as Tecnologias Educacionais  Empreendedorismo na Escola

JULHO /2011  OBRAS EM ANDAMENTO – 2011 (SED) - Construção de 5 Escolas Novas - R$ ,91 - Reforma e Ampliação em 17 escolas - R$ ,64  OBRAS EM ANDAMENTO – 2011 (SDRs) - Construção de Escolas Novas, Reconstrução, Ampliação e Reformas obras – R$ ,46 PROGRAMA DE AMPLIAÇÃO E MELHORIA DA REDE FÍSICA ESCOLAR Infraestrutura Escolar

JULHO /2011  OBRAS EM LICITAÇÃO Construção de Escolas Novas - R$ ,85 (3 CEDUPS ; 1 Ampliação e 12 escolas de Ensino Médio)

MARÇO/2011 AÇÕES PROPOSTAS  Construção de 20 Novas Escolas de Ensino Médio Recursos (MEC/FNDE) – R$ ,00  Reconstrução, Reforma e Ampliação de Escolas Previstas 300 obras – R$ ,00  Construção de Espaços Esportivos e Cobertura de Quadras Previstas 100 Obras – R$ ,00

JULHO /2011 PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE DA REDE FÍSICA ESCOLAR  Manutenção da Rede Física Escolar Previsão de atendimento à todas as Escolas da Rede Física Estadual  Projeto de prevenção e adequação nas escolas com grande potencial de risco a catástrofes climáticas Previsão de 10 escolas no 1º ciclo do projeto  Eficiência Energética nas Escolas Previsão de 150 unidades escolares no 1º ciclo do projeto

JULHO /2011  Levantamento da situação física da rede escolar  Aproveitamento da Água da chuva Previsão para 10 escolas no 1º ciclo do Projeto  Tratamento de efluentes orgânicos das escolas Projeto piloto  Captação de Energia Solar para utilização de aquecimento de água em chuveiros nos Ginásios de Esporte Previsão para 5 ginásio de Esportes no 1º ciclo do projeto

JULHO /2011 Desenvolvimento Humano

JULHO /2011  Número de processos atendidos mensalmente:  Gerenciamento do Sistema de Gestão Educacional de Santa Catarina (SisGESC).

JULHO /2011 AÇÕES PROPOSTAS  Abertura de Concurso Público para o Cargo de Professor (efetivo).  Criação de um quadro específico e delimitado dos servidores que atuam no órgão central da SED.  Criação de um quadro específico e delimitado dos servidores que atuam nas GEREDs/SDRs.  Criação, por intermédio de Concurso Público, de um quadro específico de servidores para atuarem nas escolas para assessoramento pedagógico e administrativo.

JULHO /2011  Revisão do Plano de Cargos e Salários para os servidores do Quadro do Magistério Público Estadual, em conformidade com o Piso Nacional do Magistério (Lei nº , de 16 de julho de 2008).  Implementar a Avaliação Especial de Desempenho (AED) dos servidores nomeados para o exercício de cargo de provimento efetivo do Quadro do Magistério Público Estadual.

JULHO /2011  Implantação do sistema de gestão estratégica  Política integrada para Primeira Infância (0 a 3 anos) com Sec. Saúde e Sec. Ação Social  Ampliação do sistema de avaliação gestão escolar  Consolidação do sistema de análise estatística  Programa de Segurança na Escola Projetos Especiais

JULHO /2011  Programa Formação pela Escola  Revisão do formato de indicação de gestores escolares  Revisão processos gestão SED – SDR – Escola  Plano Estadual de Educação (em conjunto com o CEE-SC)

JULHO /2011 TRANSFERÊNCIA DA GESTÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL  Municípios envolvidos: 292  Escolas estaduais com ensino fundamental:  Professores efetivos envolvidos:  Alunos matriculados na Rede Estadual (sem EJA): (42%)  Total de alunos do ensino fundamental (todas as redes):

JULHO /2011 Ações previstas – Transferência da Gestão  Regulamentar o processo de transferência da gestão.  Fazer convênio de adesão com cada município.  Obter apoio da UNDIME, FECAM e CEE-SC.  Garantir os direitos dos servidores efetivos.  SED atuará na melhoria contínua da qualidade.  Apoiar com recursos municípios de IDEB baixo.

JULHO /2011 Promover um salto de qualidade no desempenho do sistema educacional de Santa Catarina baseado na:  qualidade do professor,  melhoria das condições e padrões de operação das escolas,  melhoria da eficiência na aplicação de recursos  atuação em rede com os níveis municipal, estadual, federal e particular. Objetivo geral do Plano de Reforma da Educação de SC

JULHO /2011 Contato: (48) MUITO OBRIGADO