Resultados na área da Educação 2007-2010 Coordenação: Secretário da Educação Prof. Ervino Deon Apoio Técnico: Luís Gustavo Machado e Ivana Flores.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado sinalizam ações de hoje que contribuirão para construir o Rio Grande do futuro.
Advertisements

BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
PROJETO UCA PLANO DE AÇÃO Município: Pedreira - SP.
IMPACTO DO PISO NOS ESTADOS E MUNICÍPIOS SESSÃO ESPECIAL NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DA CAMARA DOS DEPUTADOS BRASÍLIA MILTON CANUTO DE ALMEIDA.
Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Cadastro Único Para Programas Sociais Secretaria Nacional de Renda.
SENGE-PR Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná.
Diretrizes Estratégicas 2012/2014 Federação das APAEs do Estado do Paraná (FEAPAEs/PR) Gestão: 2012/ 2014 Diretrizes Estratégicas 2012/2014 Federação das.
Planos de Carreira na perspectiva de assegurar valorização dos profissionais da educação UNDIME RIO GRANDE DO SUL, 16/09/2014.
Programas do Livro Camila de Oliveira COARE/CGPLI.
PROGRAMAS E BOLSAS NA UFAC DIRETORIA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO Prof. José de Ribamar T. da Silva Diretor.
Comissão Especial destinada a debater e propor soluções para o financiamento da Educação no Brasil Senado Federal 7 de maio de 2014.
PROJETO DE CAPACITAÇÃO E ESTÍMULO À REALIZAÇÃO DOS EXAMES MÉDICOS PERIÓDICOS NOS ÓRGÃOS E ENTIDADES DO SIPEC.
Implantação da Vacina contra o HPV no Sistema Único de Saúde.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
CEARÁ NÓS SOMOS  21 Microrregionais de Saúde  184 Municípios com ações de VISA descentralizadas : 39 com a gestão das Ações de Média Complexidade e 145.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Conversando sobre educação a distância Mirza Seabra Toschi setembro de 2009.
INSTRUMENTOS BÁSICOS DE PLANEJAMENTO Secretaria de Estado da Saúde Superintendência de Planejamento e Gestão Diretoria de Planejamento, Controle e Avaliação.
Antes de decidir, pense no estudante. Audiência Pública nº 02/2014 Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES Diretoria de Regulação.
PRONATEC SETEC/MEC Brasília, 26 de novembro de 2014.
Minicurso: A utilização dos recursos do cofinanciamento federal no pagamento das equipes de referência do SUAS: passo a passo Fundo Nacional de Assistência.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARTICIPATIVO APROVADO PELO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO FEDERAÇÃO DAS APAEs DO ESTADO DO PARANÁ Abril 2006 – Abril 2007.
Luciana Oliveira de Jesus
 Proposta Curricular de Santa Catarina - Todos os Cadernos  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) Lei nº 9.394, de 20/12/1996  Lei.
JULHO/2011 Os Planos de Educação e o Regime de Colaboração entre o Sistema Estadual e Municipal em SC Iº SEMINÁRIO ESTADUAL DE SISTEMAS DE ENSINO DE SANTA.
Conecta as unidades municipais à Prefeitura de São José dos Campos 690 km de fibra ótica ligando 913 pontos pela cidade.
SiSUTEC 2014/2 (3ª edição) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Brasília, julho de 2014.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
Residência Pedagógica e processos de valorização e formação de professores para a educação básica: impasses e desafios Comissão de Educação, Cultura e.
Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais REGULARIZAÇÃO DE ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL PARECER Nº 895/13 RESOLUÇÃO Nº 460/13 Maria do Carmo Menicucci.
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
1 26 de março de 2015 Senado Federal Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática- CCT Audiência Pública 28 de Abril 2015.
Indaial O municipio de Indaial está situado no Médio Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Possui uma área de 466 km² sendo aproximadamente 155km² (33%) de.
Formação de Recursos Humanos para Ciência, Tecnologia e Inovação, com especial enfoque para o Programa Ciências sem Fronteiras Isaac Roitman Núcleo de.
Fórum Nacional de Educação Seminário Nacional - O PNE e o futuro da educação brasileira 25/06/2015 Mesa de debate: O PNE e a Qualidade da Educação Prof.
Audiência Pública Estruturação dos Destinos Turísticos Brasileiros.
Avaliação Pedagógica Política Nacional do Livro Júnia Sales Pereira Coordenadora Geral de Materiais Didáticos Secretaria de Educação Básica Ministério.
Ministério da Educação Meta 15 do PNE Formação de Professores Outubro de 2015 Meta 15 do PNE Formação de Professores Outubro de 2015.
XIX MARCHA À BRASÍLIA EM DEFESA DOS MUNICÍPIOS ABRIL 2016 AGENDA NACIONAL: AÇÃO DE PLANEJAMENTO E GESTÃO SISTÊMICOS.
EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença. ESCOPO  Programa de âmbito nacional;  Portaria MF/MEC Nº 413 /2002;  Secretarias Estaduais de Fazenda.
Carlos Eduardo Sanches Assessor da Undime Impacto do Piso Salarial Nacional do Magistério.
Formação de Professores e Gestores Jean Marc G. Mutzig Diretor DED/CAPES Brasília/DF, 07/07/2015 Câmara dos Deputados Comissão de Educação.
GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA - BRASIL Secretaria da Administração do Estado da Bahia GESTÃO DE PESSOAS.
Universidade Federal do Pará Instituto de Letras e Comunicação Faculdade de Letras Disciplina: Política e Legislação Educacional Prof.ª Sônia Rodrigues.
O principal objetivo deste programa é articular os projetos e ações de valorização do servidor, oferecendo melhorias no ambiente e na vida funcional.
COMPONENTE EXTERNA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE.
Porto Alegre, 3 de abril de MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FÓRUM ESTADUAL DA UNDIME RIO GRANDE DO SUL.
Mini Curso: GESTÃO DO BOLSA FAMÍLIA 28 a 30 de abril de 2015 CONGEMAS NACIONAL “A implementação do SUAS na prática cotidiana da gestão pública”
“Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e a Lei n° , de 25 de junho de 2014,
Projeto Professor Diretor de Turma Haidé Eunice G. Ferreira Leite Adaptação: Gilmar Dantas.
Censo Escolar 2015 Situação do Aluno (2ª etapa) CEMOR – Centro de Monitoramento e Resultados de Indicadores DEINF - Departamento de Informação e Monitoramento.
SEMINÁRIO – REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO: MESA 2 - JORNADA ESCOLAR AMPLIADA E CONDIÇÕES DE OFERTA DO ENSINO MÉDIO Prof. Wisley J. Pereira Superintendente.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade –
Avaliação de impacto de programas de formação docente: a experiência do Programa Letra e Vida Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa.
Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
PALESTRA RESULTADOS Programa Estruturante Boa Escola Para Todos Boa Escola para Todos Escola Legal Manutenção e Ampliação.
INSTITUTO AYRTON SENNA Seminário " Trabalho Infantil, Aprendizagem e Justiça do Trabalho “ Brasília / 11 de outubro de 2012.
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
Implementação de Projetos Escolares para escolas que estão com baixo índice de desempenho no Saresp.
ESCOLHA DE LIVROS (PNLD – 2014) DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS ANA CAROLINA SOUZA LUTTNER Coordenação de Apoio às Redes de Ensino.
Ministério das Comunicações Secretaria de Inclusão Digital.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO ELIZETE FREITAS MELLO DIRETORA DE GESTÃO DE PESSOAS 1.
AUDIENCIA PÚBLICA (05 de novembro de 2013) “Mecanismos de Financiamento de Políticas de Universalização do Saneamento Básico no Brasil” Newton L. Azevedo.
Desafios da Implementação da BNCC Proposição de um novo Ensino Médio Participação de professores e estudantes na construção da BNCC Reorganização.
UNIVERSALIDADE INTEGRALIDADE EQUIDADE
PROJETO DE RECUPERAÇÃO AMBIENTAL E DE APOIO AO PEQUENO PRODUTOR PRAPEM/MICROBACIAS 2 GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA AGRICULTURA.
Júlio Gregório Secretário de Estado da Educação do Distrito Federal SEMINÁRIO: “REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO” MESA 3 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
Realizações da Coordenadoria de Fomento ao Controle Social no ano de 2013.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA REUNIÃO COM CONSELHO FECAM SECRETÁRIO MARCO TEBALDI LAGES, 16 JUNHO DE 2011.
Transcrição da apresentação:

Resultados na área da Educação Coordenação: Secretário da Educação Prof. Ervino Deon Apoio Técnico: Luís Gustavo Machado e Ivana Flores

Manutenção e Ampliação de Espaços Escolares Conclusão de obras e reformas (construção, ampliação, manutenção e/ou adequação) em escolas 438 obras escolares definidas pela Consulta Popular Valor do investimento: R$ 156,9 milhões Fonte: Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Sul

Tecnologia da Informação nas Escolas Estaduais Implantação de Laboratórios de Informática Aquisição de computadores novos para as secretarias das 2,6 mil escolas 827 novos equipamentos para as 30 Coordenadorias Regionais e a SEC Valor do investimento: R$ 25,5 milhões 48 mil professores e servidores adquiriram notebook com financiamento sem juros do Banrisul Fonte: Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Sul

Laboratórios de Informática Até 2006 GOVERNO YEDA ( ) 2,6 mil escolas 990 escolas Implantação de novos Laboratórios de Informática (alguns abertos em escolas que já laboratórios) Fonte: Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Sul

Valorização do Magistério Capacitação de professores Capacitação de 28,7 mil professores dentro do Projeto Lições do Rio Grande Formação de gestores escolares, beneficiando 870 escolas estaduais Valor do investimento: R$ 38,5 milhões Fonte: Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Sul

Salário dos Professores Até o final de 2010 será dado 32% de aumento no total dos últimos quatro anos. Aumento da Lei Britto: 23,28% Aumento concedido pelo governo anterior, mas pago pelo Governo Yeda: 2,7% Aumento dado em 2010: 6% (4% de reajuste, em setembro, e 2%, em dezembro) Beneficiados: ativos e inativos Fonte: Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Sul

Suporte Pedagógico Contratação de contratos temporários para Supervisores Escolares Contratação de contratos temporários para Orientadores Escolares Obs: Iniciativa inédito em relação aos governos anteriores. Autorização para contratação de 50 técnicos agrícolas para Educação Profissional Fonte: Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Sul

Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (SAERS). Nos últimos três anos, os estudantes gaúchos apresentaram melhora na aprendizagem segundo o SAERS Dos 321,5 mil alunos avaliados, 70% ficaram entre os níveis Básico e Adequado. Comparado com os resultados obtidos em 2007 e 2008, o crescimento no desempenho dos alunos variou entre 3 e 9 pontos na escala de avaliação. ANO ªSÉRIE/3ºANO EF ,5 5ªSÉRIE/6ºANO EF211,0214,0218,7 1ºANO EM263,0260,8263,1 ANO ªSÉRIE/3ºANO EF152,3156,4161,1 5ªSÉRIE/6ºANO EF202,4200,4207,5 1ºANO EM249,8251,0252,7 Escalas de Avaliação: 2ª Série / 3º Ano: De 0 a ª Série / 6º Ano: De 0 a 500 1º Ano: De 0 a 500 Escalas de Avaliação: 2ª Série / 3º Ano: De 0 a 500 5ª Série / 6º Ano: De 0 a 500 1º Ano: De 0 a 500 MATEMÁTICA LÍNGUA PORTUGUESA Fonte: Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Sul

RS acima da média nacional no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica No Ensino Médio, o RS ficou empatado na terceira posição com São Paulo e Minas Gerais, com 3,9 (acima da média nacional de 3,6); Nas séries finais do Ensino Fundamental, o RS ficou em quarta colocação, com nota 4,1 (acima da média nacional de 4,0); Entre 1ª e 4ª séries, o RS ocupa o sexto lugar com índice de 4,9 (acima da média nacional de 4,6).

Transporte Escolar Com o Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar (PEATE), criado em 2008, foi estabelecido um novo formato de repasse de recursos às prefeituras, encerrando impasses que prejudicavam o início do ano letivo no meio rural. O PEATE estabelece período de adesão de cinco anos podendo ser renovado e permite o repasse direto de recursos divididos em 10 parcelas entre os meses de março a dezembro. São considerados o número de alunos transportados e a área dos municípios. Número de alunos em 2010: 130 mil Municípios conveniados: 483 Número de escolas: Fonte: Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Sul

Transporte Escolar - Valores Governo Olívio ( ) Governo Rigotto ( ) GOVERNO YEDA ( ) R$ 26,5 milhões R$ 230,1 milhões R$ 121 milhões Deixou uma dívida de R$ 23,9 milhões de Incluindo a dívida de R$ 23,9 milhões deixada por Rigotto. Fonte: Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Sul

Ensino Técnico – Total de escolas Governo Olívio ( ) Governo Rigotto ( ) GOVERNO YEDA ( ) 121 escolas 149 escolas 133 escolas Fonte: Censo Escolar INEP/MEC

Ensino Técnico Criação de 9 Centros de Referência em Educação Profissional, com classes descentralizadas para atender mais alunos. Foram investidos R$ 5 milhões Abertura de cursos técnicos em 16 novas escolas 19 escolas aguardam autorização para oferecerem cursos técnicos Obras de ampliações e reformas em 21 escolas técnicas Aquisição e manutenção de equipamentos qualificando 88 escolas técnicas 66 escolas técnicas aguardam liberação de recursos conveniados entre Estado e União para obras de ampliação e reforma. Atualmente a rede estadual está com 149 escolas, 225 cursos, atendendo cerca de 30 mil alunos, em 107 municípios do RS Fonte: Superintendência de Educação Profissional do Rio Grande do Sul

Ensino Técnico – Centros de Referência em Educação Profissional Seis escolas profissionais que aderiram ao processo para se tornar centro de referência são: ETE em Saúde no Hospital de Clínicas, em Porto Alegre, na área da saúde; ETE São João Batista, em Montenegro, na área de química; ETE Monteiro Lobato, em Taquara, na área da indústria mecânica; IEE Pereira Coruja, em Taquari, na área do meio ambiente; ETE João XXIII, em Pelotas, na área de serviços; ETE Celeste Gobbato, em Palmeira das Missões, na área da agropecuária. Três escolas técnicas estão aguardando autorização do CEEd para atuarem como centros de referência: ETE Parobé, em Porto Alegre; ETE Guaramano, em Guarani das Missões; ETE 25 de Julho, em Ijuí. Fonte: Superintendência de Educação Profissional do Rio Grande do Sul

Recursos da Autonomia Financeira das Escolas Estaduais Entre 2007 e 2010 ocorreu um aumento no repasse da autonomia financeira das escolas de R$ 20 milhões/ano O valor mensal enviado às escolas aumentou de R$ 4,2 milhões para R$ 5,8 milhões Atualização anual do número de alunos matriculados, que não ocorria desde 2003, e estabelecimento de critérios socioeconômicos, visando a oferta de recursos de acordo com a realidade de cada escola Repasse total por ano de R$ 69,6 milhões para Autonomia Financeira das Escolas Obs: Governo Olívio deixou de pagar quatro meses e Governo Rigotto também não pagou quatro meses da autonomia financeira. Fonte: Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Sul

Prevenção da Violência O Programa Escola Aberta para a Cidadania é desenvolvido no RS desde A partir de 2007, por meio de lei, a governadora Yeda Crusius transformou a iniciativa em política pública. O programa contempla ações de prevenção à violência em comunidades carentes. São promovidas nos finais de semana atividades socioculturais. Participam 177 escolas públicas (49 em parceria com o governo federal), movimentando 1,5 milhão de pessoas por anos. Em 2010, 21 escolas estaduais, em 16 cidades de áreas do PPV* passaram a integrar o Escola Aberta. *PPV – Programa de Prevenção da Violência Fonte: Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Sul