Comitê Gestor Estadual para a Criança e o Adolescente do Semiárido Mineiro.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Justificativas: Incorporar os avanços já presentes na política; Dar suporte aos municípios que estão implantando a Educação Infantil; Consolidar os.
Advertisements

Secretaria de Desenvolvimento Territorial- SDT Departamento de Gestão Territorial – DETER Coordenação Geral de Planejamento Territorial - CGPT Estratégia.
Central de Aquisições e Contratações Públicas: O uso dos padrões e-Ping na estruturação do planejamento das contratações Brasília, 18 de junho de 2013.
Maio/2012 Perfil dos Participantes Compilação das Respostas dos Questionários Paula Barreto BNDES.
Diretrizes Estratégicas 2012/2014 Federação das APAEs do Estado do Paraná (FEAPAEs/PR) Gestão: 2012/ 2014 Diretrizes Estratégicas 2012/2014 Federação das.
PROGRAMA ESCOLA DE CONSELHOS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL.
Cultura de Paz Experiências Educacionais no Brasil Audiência Pública Câmara dos Deputados outubro de 2015.
Florianópolis, Junho/ Iniciando a conversa  Santa Catarina é um dos estados da federação formado por 36 Secretarias Regionais. No total temos em.
Boas Práticas de Gestão Internacional dos Governos Subnacionais Brasileiros Prefeitura de Belo Horizonte Encontro Cooperação Internacional Descentralizada.
30/5/2016 Ministério do Turismo Plano Nacional de Turismo Diretrizes,Metas e Programa
15/04/2009 Workshop de boas práticas de gestão do MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para MPEs.
INSTRUMENTOS BÁSICOS DE PLANEJAMENTO Secretaria de Estado da Saúde Superintendência de Planejamento e Gestão Diretoria de Planejamento, Controle e Avaliação.
MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO. O processo de monitoramento e avaliação (que deve ser estruturado e sistemático) do POL tem como objetivo fundamental produzir.
GESPUBLICA Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização.
CONSELHO DELIBERATIVO ESCOLAR (OU CONSELHO ESCOLAR) ESPAÇO PARA EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA FULANO DE TAL GERED DE
Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação Acessuas Trabalho e BPC Trabalho Santa Catarina.
BVS Brasil: Panorama da Rede ePORTUGUÊSe São Tomé 27 de setembro de 2011.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARTICIPATIVO APROVADO PELO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO FEDERAÇÃO DAS APAEs DO ESTADO DO PARANÁ Abril 2006 – Abril 2007.
PROGRAMAS DE COMUNICAÇÃO Desenvolver, coordenar, apoiar e estimular ações voltadas para a construção, fortalecimento e manutenção de uma imagem positiva.
Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Programas Usuários do Cadastro Único Secretaria Nacional de Renda de.
Promoção da Cultura de Paz Departamento de Políticas, Programas e Projetos.
O Cadastro Único como ferramenta de Gestão: Usos e Potencialidades COORDENAÇÃO DE ESTUDOS SOCIAIS - CES.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SESAN “Prêmio Água e Saneamento – FEMSA.
Itumbiara, 20 de junho de 2013 Estrutura e atribuições do CBH Paranaíba.
AS NOVAS DIRETRIZES DO PROGRAMA DE REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO.
‘Promovendo Políticas de Construção Sustentável na América do Sul’ Belo Horizonte, 13 de Agosto de 2009.
Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais FIEMG.
Boletim informativo Programa Saúde na Escola (PSE) ADESÃO PSE 2014/15 O prazo para adesão ao PSE 2014/15 foi prorrogado até o dia 06/06/14 no Portal do.
Auditoria Operacional nas ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) Acórdão 2.395/2013 – TCU – Plenário Ministro-Relator: André de Carvalho.
XVII Encontro Nacional do CONGEMAS Estruturas, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social.
Fórum Nacional de Educação Seminário Nacional - O PNE e o futuro da educação brasileira 25/06/2015 Mesa de debate: O PNE e a Qualidade da Educação Prof.
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PROPOSTA CURRICULAR E METODOLOGIA NA EDUCAÇÃO INTEGRAL. Pará
Audiência Pública Estruturação dos Destinos Turísticos Brasileiros.
S E D S Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social.
FORMAÇÃO CONTINUADA DE SOCIOEDUCADORES MATO GROSSO DO SUL Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública – SEJUSP Secretaria de Estado de Trabalho.
Cidades Sustentáveis Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano Gerência de Gestão Ambiental Urbana e Territorial conceito,
“CONFERÊNCIA ESTADUAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE” 2012 Dalva Apª da Silva Sunada.
A Rede BVS no Brasil Cláudia Guzzo Coordenadora Projetos e Instâncias da BVS BIREME/OPS/OMS I Reunião do Comitê Técnico da BVS.
Panorama (rápido) da Educação Básica no Brasil O desafio da equidade Brasília, 11 de abril de 2012.
Pesquisa – Formação e Ação Sindical No Fomento da Agenda de Trabalho Decente no Brasil.
O Jornalismo no Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.
EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença. ESCOPO  Programa de âmbito nacional;  Portaria MF/MEC Nº 413 /2002;  Secretarias Estaduais de Fazenda.
TEMA 9 Aula 24. AULA 22, 23 E 24 Políticas do setor turístico nas esferas municipal e estadual  Políticas nas esferas (o município e o turismo)  Gestão.
GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA - BRASIL Secretaria da Administração do Estado da Bahia GESTÃO DE PESSOAS.
DIRETRIZES PARA CONFORMAÇÃO DO MAPA DA SAÚDE E DO PLANEJAMENTO DO SUS 23ª OFICINA DE TRABALHO DA RIPSA.
Implantação:2007 O Programa Gestão Nota 10 é um programa dirigido aos gestores de educação (diretores de escolas e equipe das secretarias de ensino)
Porto Alegre, 3 de abril de MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FÓRUM ESTADUAL DA UNDIME RIO GRANDE DO SUL.
Mini Curso: GESTÃO DO BOLSA FAMÍLIA 28 a 30 de abril de 2015 CONGEMAS NACIONAL “A implementação do SUAS na prática cotidiana da gestão pública”
SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
18ª Reunião do Conselho Deliberativo 01 de julho de 2011.
PANORAMA ATUAL DO CONTROLE SOCIAL NO SUAS: RETRATO NACIONAL E ESTADUAL.
Dezembro de 2013 Comitê de Bacia Hidrográfica Rio Paranaíba Gestão 2013 / 2015.
Patricia Santin Brasília, 11 de outubro de Fundação Telefônica | Vivo A Fundação Telefônica | Vivo QUEM SOMOS:  Presença em 14 países  13 anos.
PROJETO PERISCÓPIO. PROJETO PERISCÓPIO E O COMITÊ DE MONITORIZAÇÃO  Objetivo: evitar que crianças e adolescentes consumam cigarros de tabaco e bebida.
OS DESAFIOS DO ACESSO AO SANEAMENTO NO BRASIL. Entidade civil sem fins lucrativos, que há 30 anos atua na defesa dos interesses das associadas e desenvolve.
A Rede de Proteção e Promoção Social Brasileira como Estratégia de Promoção do Desenvolvimento e de Enfrentamento da Crise Patrus Ananias de Sousa Ministro.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
POTÉ. ENCONTRO DOS FORMADORES EM BELO - HORIZONTE.
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
Ministério das Comunicações Secretaria de Inclusão Digital.
XIX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento De 24 a 29 de maio de 2015 – Poços de Caldas - MG Acompanhamento da elaboração de Plano Municipal.
Curso de Formação Geral para Conselheiros Municipais e Estaduais dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselheiros Tutelares Campo Grande, MS, 15.
Audiência Pública- Câmara dos Deputados- 23 de maio de 2013 Apresentação da Agenda Propositiva para Crianças e Adolescentes 2013 Apoio: Fundo Canadá e.
A organização e Gestão do SUAS Adriana Lima Barros Diretora de Gestão do SUAS.
24/6/20161 Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do CDES e de 71 Organizações da Sociedade.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE SANTA CATARINA Superintendência de Planejamento e Gestão Gerência de Planejamento.
OFICINA DA REDE DE OBSERVA Ç ÃO 18 de agosto de 2006 OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Campo de observação na fase piloto O campo de observação é indicado pelo.
A Convenção dos Direitos da Criança acaba de completar 20 anos. Trata-se de um esforço global para promover a crença de que as mudanças éticas e a promoção.
Missão Elaborar as políticas de atendimento que garantam os direitos das crianças e dos adolescentes, articulando ações junto aos poderes constituídos.
CPI do ASSASSINATO de JOVENS Senado Federal Brasília, 18 de maio de 2015.
Transcrição da apresentação:

Comitê Gestor Estadual para a Criança e o Adolescente do Semiárido Mineiro

Semiárido

Breve histórico Pacto Nacional Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido: Firmado em junho/2007 Objetiva superar as disparidades regionais e alcançar, até 2015, os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, além de contribuir para a implementação do ECA União de esforços de diversos setores para a melhoria da qualidade de vida de 13 milhões de meninos e meninas de até 17 anos (dados de junho/2007)

Eixos Estratégicos do Pacto 1. Articulação de Políticas, Programas e Projetos de âmbito federal e estadual para que os Municípios melhorem a qualidade de vida de crianças e adolescentes; 2. Acompanhamento, implementação e avaliação do Orçamento Público para a Infância e Adolescência; 3. Transferência de experiências bem sucedidas na promoção dos direitos de meninos e meninas até 17 anos entre os parceiros do Pacto.

Eixos Estratégicos do Pacto 4. Agendamento do semiárido como uma questão nacional para a redução das desigualdades e a universalização dos direitos; 5. Promoção da educação contextualizada voltada para a convivência com o semiárido, o fortalecimento da autoestima das pessoas e o desenvolvimento da região.

Índice de Garantia de Direitos Humanos Média Geral do Estado: 50% dos municípios do Estado de Minas Gerais estão com MÉDIA garantia 25% dos municípios estão com BAIXA garantia 22% dos municípios estão com BOA garantia 2% dos municípios estão com alta garantia 1% dos municípios está com PRECÁRIA garantia

Índice de Garantia de Direitos Humanos Média Geral do Semiárido: 8,2 % dos municípios do receberam o índice geral de BOA garantia. 48,2 % dos municípios receberam o índice geral de MÉDIA garantia. 40 % dos municípios receberam o índice geral de BAIXA garantia. 3,5 % dos municípios receberam o índice geral de PRECÁRIA garantia.

Índice de Garantia de Direitos Humanos – Dimensão Criança e Adolescente Semiárido: 7,1% dos municípios estão com ALTA garantia 11,8% dos municípios do Estado de Minas Gerais estão com BOA garantia 16,5% dos municípios estão com MÉDIA garantia 22,4% dos municípios estão com BAIXA garantia 42,4% dos municípios está com PRECÁRIA garantia

Comitê Gestor Estadual para a Criança e Adolescente do Semiárido Mineiro Comitê Gestor Estadual do Pacto

O Estado, ao tornar-se signatário do Pacto, assumiu o compromisso de instituir o Comitê Gestor Estadual para a Criança e Adolescente do Semiárido Mineiro. (Decreto Nº De 19 de maio de 2005) Instância máxima de deliberação e definição das diretrizes do Pacto Nacional pelo Semiárido em Minas Gerais.

Comitê Gestor Estadual do Pacto ATRIBUIÇÕES Implementar as ações do Pacto Nacional; Identificar ações para intercâmbio de experiências, visando o aprimoramento das ações no semi- árido mineiro; Articular com a administração Direta e Indireta e demais parceiros, ações políticas voltadas para o atendimento de crianças e adolescentes; Acompanhar as ações dos municípios, objetivando o cumprimento das metas para a certificação pelo UNICEF

Comitê Gestor Estadual do Pacto 5. Criar e manter atualizado banco de dados contendo informações sobre as crianças e os adolescentes do Semiárido Mineiro; 6. Promover estratégias para fortalecer o desenvolvimento sustentável da região, objetivando a proteção dos direitos de crianças e adolescentes.

Integrantes do Comitê Secretaria de Estado Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri, São Mateus e do Norte de Minas - SEDVAN Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social - SEDESE Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude – SEEJ Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana – SEDRU Secretaria de Estado de Educação – SEE Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão – SEPLAG Secretaria de Estado de Saúde - SES Secretaria de Estado de Cultura – SEC

Integrantes do Comitê Conselho de Estadual Direitos de Crianças e Adolescentes – CEDCA Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES Ass. dos Municípios da Área Mineira da SUDENE – AMAMS Associação Mineira de Municípios – AMM Associação dos Municípios do Baixo Jequitinhonha – AMBAJ Frente de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de MG Cáritas Brasileira Fundo Cristão para Crianças

Integrantes do Comitê Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – FIEMG Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF Dois adolescentes indicados por entidades da sociedade civil que desenvolvem trabalho em relação aos jovens, sendo uma com atuação na região da AMAMS e outra com atuação na região da AMBAJ

Ações Desenvolvidas pelo Comitê EIXOS ESTRATÉGICOS : 1.Diálogo permanente com o Poder Público 2.Mobilização da Sociedade Civil; 3.Assessoria de imprensa e comunicação; 4.Fortalecimento de conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente; 5.Articulação com outros Comitês e Conselhos; 6.Envolvimento das empresas; 7.Monitoramento e avaliação de indicadores; 8.Articulação de ações entre os integrantes do Comitê.

Ações Desenvolvidas pelo Comitê Mobilização e realização de reuniões com deputados estaduais da Bancada do Norte e da Comissão de Participação Popular da ALMG; Divulgação da “carta aberta” com indicadores e prioridades para a região Construção de ferramentas de comunicação (site e folder) para divulgação do Comitê; Aprovação de duas emendas parlamentares, que garantiram recursos para 2009 e 2010 e a possibilidade de investir em ações estratégicas para o cumprimento das metas do Comitê;

Ações Desenvolvidas pelo Comitê Decreto assinado pelo Governador Aécio Neves, que cria o Prêmio Solano Lopes e designa R$ 1 milhão para os municípios que receberem o Selo UNICEF em 2012; Realização do Encontro dos Comitês Estaduais do Pacto Nacional em Belo Horizonte, que fortaleceu a contribuição do Comitê mineiro aos processos de caráter nacional; Promoção da participação de 5 adolescentes do semiárido mineiro no evento A Voz dos Adolescentes do Semiárido, realizado em Natal; Caravana da Mídia Mineira ao Semiárido (várias reportagens veiculadas). Celebração de Convênio com a Oficina de Imagens Comunicação e Educação para o fortalecimento da Rede de Jovens Comunicadores do Semiárido Mineiro e da participação da sociedade civil no âmbito das ações do Comitê.

Acompanhamento e Avaliação das Ações O impacto das ações desenvolvidas pelos signatários do Pacto na vida de crianças e adolescentes é acompanhado por meio de 14 indicadores. O acompanhamento do impacto desses indicadores é realizado pelo Núcleo Executivo do Pacto Nacional, incumbido de consolidar os dados em relatório a ser apresentado ao final da gestão dos Governos Estaduais. 1.Percentual de crianças e adolescentes de até 17 anos vivendo em famílias pobres; 2.Percentual de crianças de até 2 anos com baixo peso para a idade; 3.Percentual de crianças de 8 anos analfabetas; 4.Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb – Rede Estadual – 2ª fase); 5.Taxa de matrícula dos adolescentes de 15 a 17 anos no ensino médio (%); 6.Taxa de Mortalidade Infantil (por mil nascidos vivos);

Acompanhamento e Avaliação das Ações 7. Percentual de crianças de até 4 meses com aleitamento materno exclusivo; 8. Percentual de gestantes com sete ou mais consultas de pré-natal; 9. Percentual de adolescentes grávidas (10 a 19 anos); 10. Incidência de casos de AIDS na faixa etária de até 17 anos (por cem mil); 11. Percentual de domicílios com abastecimento de água para consumo humano; 12. Percentual de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos ocupados; 13. Taxa de mortalidade até 19 anos por causas externas (por cem mil); 14. Percentual de crianças de até 1 ano com registro civil (do total de nascidos vivos).