COORDENADORIA DE POLÍTICAS PARA A DIVERSIDADE CODIED/SUPED/SED

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Advertisements

EIXO II – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS Ementa Justiça social, Direitos humanos, diversidade e educação. Direitos.
Justificativas: Incorporar os avanços já presentes na política; Dar suporte aos municípios que estão implantando a Educação Infantil; Consolidar os.
Plano Safra da Agricultura Familiar 2016/2017 Alimentos Saudáveis para o campo e a cidade.
CURSO DE FORMAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA, ACESSO À ÁGUA E CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO FGP / SAN – ÁGUAS – CISTERNAS / 2011 PROJETO CISTERNAS NAS ESCOLAS E A.
PROGRAMA ESCOLA DE CONSELHOS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL.
ORIENTAÇÕES PARA OS MUNICÍPIOS DO SEMIÁRIDO
Apresentação: Margarete Bedim. Atendimento aos Conselhos Municipais  Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Geração de Renda;  Conselho Municipal.
Um Novo Olhar... Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais
Cultura de Paz Experiências Educacionais no Brasil Audiência Pública Câmara dos Deputados outubro de 2015.
GEOMETRIA PARA ALUNOS SURDOS POR MEIO DO TANGRAM
PREFEITURA DE SÃO PAULO ASSISTÊNCIA SOCIAL. POLÍTICAS PÚBLICAS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NA CIDADE DE SÃO PAULO NO ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Bases Legais e Concepção A perspectiva orientadora da educação de jovens e adultos (EJA), em grande parte implementada nos.
Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário em Mato Grosso DFDA/MT.
Lei de Cotas Lei nº 8.213/91 Adriana Barufaldi SENAI –DN 2013.
CONSELHO DELIBERATIVO ESCOLAR (OU CONSELHO ESCOLAR) ESPAÇO PARA EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA FULANO DE TAL GERED DE
 Proposta Curricular de Santa Catarina - Todos os Cadernos  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) Lei nº 9.394, de 20/12/1996  Lei.
Pelos Direitos da Criança e do Adolescente. Quem somos Criada em 1990, a Fundação Abrinq – Save the Children é uma organização sem fins lucrativos, que.
Brasília, 27 de agosto de 2012 Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes e o Plano Decenal – Audiência Pública - Publicidade.
Itumbiara, 20 de junho de 2013 Estrutura e atribuições do CBH Paranaíba.
Comitê Gestor Estadual para a Criança e o Adolescente do Semiárido Mineiro.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
Residência Pedagógica e processos de valorização e formação de professores para a educação básica: impasses e desafios Comissão de Educação, Cultura e.
Aula 5 e 6: CF de 1988: artigos de educação.  Retomada da aula anterior  Discussão dos artigos da CF 88.
Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais REGULARIZAÇÃO DE ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL PARECER Nº 895/13 RESOLUÇÃO Nº 460/13 Maria do Carmo Menicucci.
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
Boletim informativo Programa Saúde na Escola (PSE) ADESÃO PSE 2014/15 O prazo para adesão ao PSE 2014/15 foi prorrogado até o dia 06/06/14 no Portal do.
CURRÍCULO E DIVERSIDADES: EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS E EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS NOS CURSOS DE BACHARELADO E TECNOLOGIA.
XVII Encontro Nacional do CONGEMAS Estruturas, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social.
Fórum Nacional de Educação Seminário Nacional - O PNE e o futuro da educação brasileira 25/06/2015 Mesa de debate: O PNE e a Qualidade da Educação Prof.
Movimento Sindical Brasileiro na construção da Agenda do Trabalho Decente Gleides Sodré – secretária nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PROPOSTA CURRICULAR E METODOLOGIA NA EDUCAÇÃO INTEGRAL. Pará
COMISSÃO DE ESTUDO SOBRE IMPLANTAÇÃO DO HORÁRIO DE TRABALHO PEDAGÓGICO – LEI 11738/2008.
DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011
S E D S Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social.
Avaliação Pedagógica Política Nacional do Livro Júnia Sales Pereira Coordenadora Geral de Materiais Didáticos Secretaria de Educação Básica Ministério.
Curso de Gestão Democrática CENTRO MUNICIPAL DE ESTUDOS E PROJETOS EDUCACIONAIS JULIETA DINIZ – CEMEPE Júnia Alba Gonçalves Iraídes Reinaldo da Silva.
“Instrução do Projeto de Lei da Câmara nº 37, de 2013 “Dispõe sobre Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas” Leandro Fialho MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/
Brasil sem homofobia Programa de combate à violência e à discriminação contra GLBT e de promoção da cidadania homossexual Giovanna Zimmermann Tamara Nassar.
“CONFERÊNCIA ESTADUAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE” 2012 Dalva Apª da Silva Sunada.
Panorama (rápido) da Educação Básica no Brasil O desafio da equidade Brasília, 11 de abril de 2012.
O Observatório de Favelas atua como uma rede sócio-pedagógica, com uma perspectiva técnico-política, integrada por pesquisadores e militantes vinculados.
Universidade Federal do Pará Instituto de Letras e Comunicação Faculdade de Letras Disciplina: Política e Legislação Educacional Prof.ª Sônia Rodrigues.
Implantação:2007 O Programa Gestão Nota 10 é um programa dirigido aos gestores de educação (diretores de escolas e equipe das secretarias de ensino)
Porto Alegre, 3 de abril de MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FÓRUM ESTADUAL DA UNDIME RIO GRANDE DO SUL.
EIXO 3 PROTAGONISMO E PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES Fomento de estratégias e mecanismos que facilitem a participação organizada e a expressão.
Qualificação Profissional, Colocação no Mercado de Trabalho Competitivo e o Processo Escolar Apresentação: Maria Helena Recalcatti.
SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015
CONSUMO SEGURO: NOVO DETERMINANTE DA SAÚDE Coordenação Geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não.
SIMPÓSIO CTS – CIÊNCIA E TECNOLOGIA, SOCIEDADE – E A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NA UNIVERSIDADE A experiência Nacional da Educação do Campo como Paradigma.
A Rede de Proteção e Promoção Social Brasileira como Estratégia de Promoção do Desenvolvimento e de Enfrentamento da Crise Patrus Ananias de Sousa Ministro.
CARTA DE INTENÇÕES- LITORAL ENCONTRO REGIONAL PARA IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE ATENDIMENTO SÓCIO EDUCATIVO - SINASE - NO ESTADO DE SÃO PAULO As.
SEMINÁRIO – REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO: MESA 2 - JORNADA ESCOLAR AMPLIADA E CONDIÇÕES DE OFERTA DO ENSINO MÉDIO Prof. Wisley J. Pereira Superintendente.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade –
ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Graça Gadelha1 ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ANÁLISE TRIPARTITE.
POTÉ. ENCONTRO DOS FORMADORES EM BELO - HORIZONTE.
Encontro Regional Nordeste II Plano Nacional de Educação GT04 – Gestão e Avaliação da Educação.
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
Ministério das Comunicações Secretaria de Inclusão Digital.
Finalidades e princípios constitucionais da educação. QUARTO CAPÍTULO DO CURSO DE DIREITO EDUCACIONAL.
A Questão da Diversidade na Base Nacional Comum Curricular
Audiência Pública- Câmara dos Deputados- 23 de maio de 2013 Apresentação da Agenda Propositiva para Crianças e Adolescentes 2013 Apoio: Fundo Canadá e.
A organização e Gestão do SUAS Adriana Lima Barros Diretora de Gestão do SUAS.
Júlio Gregório Secretário de Estado da Educação do Distrito Federal SEMINÁRIO: “REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO” MESA 3 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ ESCOLA DE VERÃO LEIS EDUCACIONAIS Iracema Pinho
A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio A produção do conhecimento em Educação Profissional.
Comissão de Enfrentamento à Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes/Quebrando o Silêncio CMDCA - Campinas - SP.
30/6/20161 O CONSELHO TUTELAR NA DEFESA DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES.
Conselho Estadual de Educação (CEE) Regime de Colaboração entre os Sistemas de Ensino de Mato Grosso do Sul EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.
Transcrição da apresentação:

COORDENADORIA DE POLÍTICAS PARA A DIVERSIDADE CODIED/SUPED/SED Coordenadora: Profª Ma. Márcia Fabiana da Silva

DIREITOS HUMANOS As crianças têm o direito à vida e ao desenvolvimento pleno de todas as suas potencialidades. Convenção sobre os Direitos da Criança (1989); Constituição Federal do Brasil (1988); Estatuto da Criança e do Adolescente (1990); - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996).

CONSTITUIÇÃO FEDERAL Art. 227: “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, saúde, alimentação, educação, profissionalização, cultura, dignidade, liberdade, ao respeito, lazer, convivência comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.”

EDUCAÇÃO BÁSICA DO CAMPO Tem como objetivos atender as populações rurais em suas mais variadas formas de manutenção e produção da vida do campo.

ESCOLAS NO CAMPO 37 Escolas rurais com 5 extensões; 21 Escolas Urbanas, que atende 36 (extensões) salas de aula no campo, utilizando o espaço físico da rede municipal;

EDUCADORES NO CAMPO 718 professores, que atuam no Ensino Fundamental, EJA Fundamental, Ensino Médio e EJA Médio.

ALUNOS – REDE ESTADUAL - 2010 9.446 - alunos do Ensino Fundamental; 2.860 - alunos do Ensino Médio; 1.012 - alunos da EJA do Ensino Fundamental e 238 - alunos da EJA do Ensino Médio, TOTAL: 13.556 alunos.

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR Eixo Temático: TERRA, VIDA e TRABALHO Por ALTERNÂNCIA Regular de Períodos de Estudos (Tempo-Escola e Tempo- Comunidade), por meio da Res. 2.100, de 29 de março de 2.007 ou REGULAR do Campo, por meio da Res. 2.221, de 5 de Fevereiro de 2.009 Calendário Diferenciado – Atendendo as especificidade de cada região.

PROGRAMA PROJOVEM CAMPO - SABERES DA TERRA É um Programa Nacional de Educação de Jovens Integrados com Qualificação Social e Profissional para Agricultores Familiares. PÚBLICO BENEFICIADO: Jovens de 18 a 29 anos. Turmas por alunos: 25 a 35.

ESCOLA ATIVA O Programa Escola Ativa, atende o Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano, com uma estratégia metodológica voltada para gestão de classes multisseriadas, que combina uma série de elementos de caráter sóciopedagógico e administrativo, buscando aumentar a qualidade da educação oferecida naquelas classes, situadas notadamente no campo.

No estado a Escola Ativa está presente em 61 Localidades / Municípios, sendo: 258 Escolas da Rede Municipal; 16 Escolas da Rede Estadual; 448 professores na Rede Municipal; 57 professores na Rede Estadual; 8.495 alunos na Rede Municipal; 711 alunos na Rede Estadual.

EDUCAÇÃO PARA IGUALDADE RACIAL Tem como objetivos: Elaborar ações/políticas educacionais visando à superação das desigualdades sociais em todo o Estado, proporcionando o conhecimento e a valorização da Diversidade Étnica cultural referente a população brasileira nas escolas;

Oferecer às Escolas, sobretudo aquelas localizadas em Comunidades Negras remanescentes de quilombos, os referenciais teóricos metodológicos adequados ao tratamento da questão da Diversidade Étnico-Racial; Atender o disposto pelas Leis Federais nº. 10.639/03 e 11.645/08, que alterou os artigos 26 A e 79 B da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, determinando a obrigatoriedade do Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira em todos os estabelecimentos de Ensino Fundamental e Médio oficial e particular.

ESCOLAS ESTADUAIS QUE TRABALHAM COM ALUNOS DE COMUNIDADES NEGRAS EE Zumbi dos Palmares – Município de Jaraguari – Furnas do Dionísio. EE Antonio Delfino Pereira e Centro Cultural de Educação Tia Eva. EE José Alves Quito – Município de Corguinho – Furnas da Boa Sorte. Desenvolvem as ações que visam implementar as Leis Federais: 10.639/2.003 e 11.645/2.008.

EDUCAÇÃO PRISIONAL - UNIDADES PRISIONAIS A Educação nas Unidades Prisionais está garantida na Lei de Execução Penal - LEP, Cap. III – artigos 17 e 18 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN, Lei nº. 9394/96, no art. 4º, inciso 8º: “atendimento ao educando, no ensino fundamental público, por meio de programas suplementares de material didático escolar, transporte, alimentação e assistência a sáude”.

EE Polo Professora Regina Lucia Anffe Nunes Betine A escola foi criada em 2003, com a finalidade de oferecer educação básica aos internos das Unidades Prisionais do Estado de Mato Grosso do Sul. Possui 24 extensões em 16 Municípios do Estado de MS, sendo 55 professores para atender 1390 alunos.

Escola Estadual Polo Professora Evanilda Maria Neres Cavassa A Escola foi criada com a finalidade de garantir a oferta de Educação Básica nas Unidades Educacionais de Internação e colabora com as Medidas Sócioeducativas com projetos de artes e salas de tecnologias.

A escola possui: 8 Extensões em UNEIS nos municípios de: Campo Grande , Dourados, Três Lagoas e Ponta Porã- 198 alunos; Possui uma extensão em Jaraguari - Centro Recomeçando – 20 alunos; Atende a EJA noturno na EM Leire Pimentel – 212 alunos.

EDUCAÇÃO PARA IGUALDADE E GÊNERO No ano de 2004, teve início o Programa Brasil sem Homofobia, proposto pelo Governo Federal, com o objetivo de combater o preconceito contra gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais, e implementar políticas publicas que respeitassem a diversidade sexual.

AÇÃO ESTADUAL Buscando uma ação de orientação à vivência da sexualidade dos adolescentes e Jovens, de uma forma saudável e segura, a SED em parceria com o Centro de Referência em Direitos Humanos de Prevenção e Combate à Homofobia – CENTRHO realiza, em caráter experimental, Oficinas de Direitos Humanos e Sexualidade, e Capacitação em Diversidade Sexual para a Comunidade Escolar.

OFICINAS Direitos Humanos ; Relações Sociais de Gênero; Protagonismo Juvenil; Meio e Relações Solidárias; Saúde.

PROJETO “Educar para a Diversidade é Educar para a Vida” em parceria com CENTRHO/SETAS, desenvolvido em 7 Escolas Estaduais, no município de Campo Grande.

EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA Mato Grosso do Sul possui a segunda maior população indígena do país, com 69.830 índios (FUNASA/2011) representados pelas etnias: Atikum, Guató, Guarani, Kaiowá, Kinikinau, Kadiwéu, Ofayé e Terena, em vinte e sete municípios do Estado.

OBJETIVOS Fortalecimento das identidades étnicas; Diálogo com as comunidades indígenas; Autonomia das comunidades indígenas; Interdisciplinaridade; Recuperação e valorização do conhecimento indígena;

Formação profissional para cuidar dos interesses indígenas: saúde, meio ambiente; Elaboração e definição do projeto político pedagógico; Considerar os princípios da Educação Escolar Indígena estabelecidos nos Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Indígena – RCNEI, 1998.

ESCOLAS ESTADUAIS INDÍGENAS A SED/MS possui 15 Escolas Estaduais Indígenas, sendo: 1 escola em área urbana (Anastácio/Aldeia Aldeinha). 13 Escolas em áreas indígenas. 1 Centro de Formação de Professores Indígenas.

Além das Escolas Estaduais Indígenas, a SED/MS também possui 4 extensões das Escolas Estaduais Urbanas em áreas indígenas para atender o Ensino Médio e a EJA Fundamental e Médio, com 264 alunos matrículados.

De acordo com o Educacenso (SED/MS/2009) são 2 De acordo com o Educacenso (SED/MS/2009) são 2.721 alunos matriculados na Rede Estadual de Ensino em áreas indígenas, dos quais: 312 Ensino Fundamental; 1.324 Ensino Médio; 503 EJA Fundamental; 502 EJA Médio; 80 Normal Médio.

O Governo do Estado e a Secretaria de Educação oferecem por meio do Centro Estadual de Formação de Professores Indígenas de MS os Cursos de FORMAÇÃO INICIAL EM NORMAL MÉDIO: - Curso Ará Verá (Pólo Dourados): atende a 4ª turma com 40 cursistas das etnias Guarani e Kaiowá, em parcerias com 13 municípios e 7 professores formadores. - Curso Povos do Pantanal (Pólo Aquidauana): atende a 2ª turma com 40 alunos das etnias Atikum, Kadwéu, Kinikinau, Guató, Ofaié e Terena, em parceria com 10 municípios e 6 professores formadores.

FORMAÇÃO SUPERIOR A SED/MS em parceria com a Universidade Federal da Grande Dourados/UFGD, oferece o Curso de Licenciatura Guarani/Kaiowá – Projeto Teko Arandu. A SED/MS em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, oferece o Curso de Licenciatura Indígena Povos do Pantanal, no município de Aquidauana.

Territórios Etnoeducacionais A Educação Escolar Indígena, está definida em Territórios Etnoeducacionais, disposto no decreto Nº 6.861/2009, organizado com a participação dos povos indígenas, observada a sua territorialidade e respeitando suas necessidades e especificidades.

Territórios Etnoeducacionais Mato Grosso do Sul possui dois Territórios, Etnoeducacionais, sendo: Território Povos do Pantanal: atende as etnias Atikum, Guató, Kadwéu, Kinikinau, Ofaié, Terena. Território Cone Sul: atende as etnias Guarani e Kaiowá.

PROGRAMAS e PROJETOS PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência; SPE – Saúde e Prevenção nas Escolas; PETI - Programa de Erradicação do Trabalho Infantil; Projeto Intersetorial de atenção sociocultural as comunidades Negras e Quilombolas.

PARTICIPAÇÃO EM CONSELHOS CEDHU/MS - Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana; CEDCA- Conselho Estadual dos Direitos da Defesa da Criança e do Adolescente; CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; CEAS – Conselho Estadual de Assistência Social;

CEAD – Conselho Estadual Antidrogas – MS; CEDPI- Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa; CEAD – Conselho Estadual Antidrogas – MS; CEDIN – Conselho Estadual dos Direitos do Índio; CEDINE – Conselho Estadual dos Direitos do Negro.

FÓRUM, COMITÊS e COMISSÃO Fórum Permanente de Educação de MS – GT População Negra; Fórum Permanente de Educação de MS – GT Indígena; Fórum Permanente de Educação de MS – GT Campo; Fórum Permanente de Educação e Diversidade Etnicorracial de MS – FORPEDER. Fórum Permanente da Reforma Agrária;

Comitê Gestor Estadual para a Erradicação do Sub-Registro Civil de Nascimento e Ampliação do Acesso à Documentação Básica; Comitê Gestor Estadual nos Territórios da Cidadania; Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual - COMCEX; Comitê do Bullying; Comitê de Educação do Campo.

AGENDA E COMISSÃO Agenda Territorial de Desenvolvimento Integrado de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos; Comissão Intersetorial de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e Convivência Familiar e Comunitária; Comissão Intersetorial de Enfrentamento a Violência Sexual de Criança e Adolescentes de MS; Comissão Interinstitucional da UFGD.

E-mail: codied.diversidade@gmail.com.br Fone/Fax: (67) 3318-2235 /3318-2218 E-mail: codied.diversidade@gmail.com.br