Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais REGULARIZAÇÃO DE ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL PARECER Nº 895/13 RESOLUÇÃO Nº 460/13 Maria do Carmo Menicucci.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PAPEL DAS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS VOLTADAS PARA A DEFESA DE DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO.
Advertisements

Justificativas: Incorporar os avanços já presentes na política; Dar suporte aos municípios que estão implantando a Educação Infantil; Consolidar os.
PÚBLICO ALVO O curso é destinado a professores que estejam atuando com o Ensino de Música na Educação Básica. Objetivos Analisar e discutir os pressupostos.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Diretrizes Estratégicas 2012/2014 Federação das APAEs do Estado do Paraná (FEAPAEs/PR) Gestão: 2012/ 2014 Diretrizes Estratégicas 2012/2014 Federação das.
REFORMA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Versão Preliminar do AnteProjeto de Lei -Estabelece Normas Gerais para a Educação Superior -Regula o Sistema Federal de.
Edivaldo Moura (91) Coordenação Geral de Educação Superior.
GEOMETRIA PARA ALUNOS SURDOS POR MEIO DO TANGRAM
Programas do Livro Camila de Oliveira COARE/CGPLI.
QUAL O NAVEGADOR QUE POSSO UTILIZAR? NOVO SISTEMA ONLINE DO CEE/MT MOZILA FIREFOX Versão 3.5 ou superior Internet Explorer 7 ou superior Google Chrome.
Diretoria de Avaliação da Educação Superior – DAES 27 de maio de 2014
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Bases Legais e Concepção A perspectiva orientadora da educação de jovens e adultos (EJA), em grande parte implementada nos.
Formação do professor da EB Ainda parte do problema.
Lei de Cotas Lei nº 8.213/91 Adriana Barufaldi SENAI –DN 2013.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Conversando sobre educação a distância Mirza Seabra Toschi setembro de 2009.
Reflexões Gerais. A importância do livro na sociedade atual “O livro é de fundamental importância para o desenvolvimento e para o crescimento intelectual.
Antes de decidir, pense no estudante. Audiência Pública nº 02/2014 Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES Diretoria de Regulação.
CONSELHO DELIBERATIVO ESCOLAR (OU CONSELHO ESCOLAR) ESPAÇO PARA EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA FULANO DE TAL GERED DE
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARTICIPATIVO APROVADO PELO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO FEDERAÇÃO DAS APAEs DO ESTADO DO PARANÁ Abril 2006 – Abril 2007.
II ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO E AÇÃO PEDAGÓGICA-FEAPAES/PR/2015 TEMA: INTEGRAÇÃO...REFLEXÃO... AÇÃO.
 Proposta Curricular de Santa Catarina - Todos os Cadernos  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) Lei nº 9.394, de 20/12/1996  Lei.
Coordenações Gerais da Educação Básica e da Diversidade/PROEN Coordenadora: Gleice Isaura
E STÁGIO : LEGISLAÇÃO CBD Estágio Supervisionado em Unidades de Informação 2. semestre 2014 Profa Dra. Vânia Mara Alves Lima 1.
POLÍTICA DE APOIO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL Profª me Adriana Buytendorp Coordenadora da Coordenadoria De Políticas Para Educação Especial- COPESP/SUPED/SED.
Currículo e Ensino de Ciências. Utopia Finalidade da educação Objetivos Valores Concepções de educação Não neutralidade do currículo, interesses, contexto.
Resultados na área da Educação Coordenação: Secretário da Educação Prof. Ervino Deon Apoio Técnico: Luís Gustavo Machado e Ivana Flores.
SUPERINTENDÊNCIA DE ORGANIZAÇÃO E ATENDIMENTO EDUCACIONAL - SOE/SEE Cooperação da SOE no processo educativo para o alcance da melhoria da educação.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR - SINAES SEMINÁRIOS NACIONAIS DO ENADE BRASÍLIA, JUNHO DE PROVA DO ENADE DE NOVEMBRO DE.
Comitê Gestor Estadual para a Criança e o Adolescente do Semiárido Mineiro.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
Residência Pedagógica e processos de valorização e formação de professores para a educação básica: impasses e desafios Comissão de Educação, Cultura e.
Regime de Colaboração Conselhos Estadual e Municipais de Educação de MS Educação Especial Consa. Eliza Emília Cesco 18/3/2016.
Avaliação Acadêmica Institucional Uma Visão Geral.
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
Acolhida Professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental
CURRÍCULO E DIVERSIDADES: EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS E EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS NOS CURSOS DE BACHARELADO E TECNOLOGIA.
RESOLUÇÃO 449/2002de 01 de agosto de 2002  Fixa normas para credenciamento e recredenciamento de instituições escolares, autorização para funcionamento.
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PROPOSTA CURRICULAR E METODOLOGIA NA EDUCAÇÃO INTEGRAL. Pará
Fonte: Pesquisa Nacional realizada pelo Conselho Federal de Administração O PERFIL, A ATUAÇÃO E AS OPORTUNIDADES DE TRABALHO PARA O ADMINISTRADOR PROFISSIONAL.
O rly Z. Mantovani de Assis Rua Cel. Quirino, 870 apto 101 – CambuíCep: – Campinas - SP Laboratório de Psicologia Genética Faculdade de Educação.
COMISSÃO DE ESTUDO SOBRE IMPLANTAÇÃO DO HORÁRIO DE TRABALHO PEDAGÓGICO – LEI 11738/2008.
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
A Compensação Financeira das Usinas Hidrelétricas Hélvio Neves Guerra Superintendente de Concessões e Autorizações de Geração.
DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011
Avaliação Pedagógica Política Nacional do Livro Júnia Sales Pereira Coordenadora Geral de Materiais Didáticos Secretaria de Educação Básica Ministério.
I ENCONTRO DAS EQUIPES PEDAGÓGICAS Novembro/2015 PROEN.
FORMAÇÃO CONTINUADA DE SOCIOEDUCADORES MATO GROSSO DO SUL Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública – SEJUSP Secretaria de Estado de Trabalho.
Ministério da Educação Meta 15 do PNE Formação de Professores Outubro de 2015 Meta 15 do PNE Formação de Professores Outubro de 2015.
Seminário “O PNE e o futuro da Educação Brasileira" Luiz Dourado CNE.
Instrutivo para Recrutamento e Seleção da Equipe Regional 2011 PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA – PIP/CBC IMPLEMENTAÇÃO DOS CBC – ANOS FINAIS DO ENSINO.
EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Panorama (rápido) da Educação Básica no Brasil O desafio da equidade Brasília, 11 de abril de 2012.
Parâmetros Curriculares Nacionais. A elaboração e implantação dos PCNs justifica-se por razões como: Cumprir o artigo 210 do capítulo III da Constituição.
XXIV Fórum Estadual da UNDIME-RS Relações entre órgãos normativos e executivos no Regime de Colaboração. Prof. Diego Tormes Coord. Estadual da UNCME-RS.
XXIV Fórum Estadual das Secretarias Municipais de Educação/RS
“Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e a Lei n° , de 25 de junho de 2014,
A Ripsa tem como propósito promover a disponibilidade adequada e oportuna de dados básicos, indicadores e análises sobre as condições de saúde e suas.
Processo de Elaboração de um Padrão Internacional e de adaptação local. Padrões Válidos no Brasil e Internacional. Hierarquia do padrão. Professora Assistente:
Censo Escolar 2015 Situação do Aluno (2ª etapa) CEMOR – Centro de Monitoramento e Resultados de Indicadores DEINF - Departamento de Informação e Monitoramento.
SEMINÁRIO – REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO: MESA 2 - JORNADA ESCOLAR AMPLIADA E CONDIÇÕES DE OFERTA DO ENSINO MÉDIO Prof. Wisley J. Pereira Superintendente.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade –
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
O PPP e a construção de PPCs no IFPA Elinilze Guedes Teodoro - PROEN.
Programas Federais para a Educação Especial Programa de Implantação das Salas de Recursos Multifuncionais; Programa Escola Acessível; Programa BPC Na Escola;
MATRÍCULAS 2012/2013 CRONOGRAMA DETALHADO. AGOSTO Elaboração e aprovação dos cronogramas para processo de matrícula Elaboração e aprovação dos cronogramas.
Júlio Gregório Secretário de Estado da Educação do Distrito Federal SEMINÁRIO: “REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO” MESA 3 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ ESCOLA DE VERÃO LEIS EDUCACIONAIS Iracema Pinho
(Resolução SEE/1.506/10) O que é um Colegiado Escolar? - Recomposição do Colegiado. Competências do Colegiado Escolar. COLEGIADO ESCOLAR (Resolução SEE/1.506/10)
Conselho Estadual de Educação (CEE) Regime de Colaboração entre os Sistemas de Ensino de Mato Grosso do Sul EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.
Trabalho Docente no Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR Imagem fonte:
Transcrição da apresentação:

Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais REGULARIZAÇÃO DE ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL PARECER Nº 895/13 RESOLUÇÃO Nº 460/13 Maria do Carmo Menicucci Fevereiro 2014

Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais Rua Bueno Brandão, 14 – Floresta Credenciamento de mantenedora: até 05 anos; Recredenciamento de mantenedora: até 05 anos; Autorização de funcionamento de cursos: - EF anos iniciais: até 08 anos; - EF anos finais: até 06 anos; - EJA anos iniciais: até 04 anos; - EJA anos finais: até 03 anos; Reconhecimento de curso: entre 120 e 60 dias antes do término da validade da AF. PRAZOS DE VALIDADE DE DOCUMENTOS REFERENTES A REGULARIZAÇÃO DE ESCOLA ESPECIAL / RES. CEE N°449/02

Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais Rua Bueno Brandão, 14 – Floresta Consolida normas sobre a Educação Especial na Educação Básica, no Sistema Estadual de Ensino de Minas Gerais e dá outras providências. PARECER N°895/13 RESOLUÇÃO Nº 460

Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais Rua Bueno Brandão, 14 – Floresta HISTÓRICO: - Criação da Comissão no CEE : 2012; - Consulta à SEE e Federação das APAES; - Consulta a Resoluções de outros Estados; - Encaminhamento da versão preliminar à CPL/CEE : agosto /2013; - Aprovação na planária do CEE : dezembro 2013; - Encaminhamento à SEE para homologação: fevereiro 2014; - Publicação MG. PARECER Nº895

Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais Rua Bueno Brandão, 14 – Floresta MÉRITO: -Convenção Internacional sobre os Direitos das PCD; -Política Nacional de EE na Perspectiva da EI; -Decreto Nº 7611/ Manutenção das Escolas Especiais em MG; -Criação do CAEE; PARECER Nº 895

Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais Rua Bueno Brandão, 14 – Floresta Destaque para: - projeto pedagógico: acesso, percurso, certificação; - avaliação multidimensional; - PDI; - participação da família; - parceria com escolas regulares e áreas de trabalho, saúde e A.S. PARECER Nº 895

Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais Rua Bueno Brandão, 14 – Floresta Conceito de acessibilidade; - Público-alvo; - Diretrizes da educação especial; - Competências das Instituições de E.E.; - Matrícula inicial; - Avaliação / PDI; - Ampliação tempo escolar; - Histórico escolar /Certificação; - Formação especializada do professor para atuar com áreas de deficiência. CAPÍTULO I : Dos Princípios e Finalidades

Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais Rua Bueno Brandão, 14 – Floresta - Conceito de AEE; - Critérios para oferta; - Projeto pedagógico AEE; - Verificação do Plano de AEE. CAPÍTULO II : Do AEE

Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais Rua Bueno Brandão, 14 – Floresta - Concepção de IEE Seção I : Da Escola Especial - Concepção; - Organização escolar; - Oferta da EJA em ambientes específicos; - Oferta de programas de Educação Continuada; - Encaminhamento para Educação Profissional e EJA; - Oferta de AEE. CAPÍTULO III : Das Instituições de Ensino Especializado

Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais Rua Bueno Brandão, 14 – Floresta - Concepção de CAEE; - Credenciamento no CEE; - Projeto pedagógico do CAEE; - Convênio com SEE e IEE; - Público alvo. SEÇÃO II : DO CAEE

Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais Rua Bueno Brandão, 14 – Floresta - Oferta da EE fora do espaço escolar; - Oferta da Educação Profissional; DISPOSIÇÕES FINAIS

Nossos Contatos Rua Bueno Brandão, 14 – Floresta Belo Horizonte – MG CEP: Tel: (31) 3291 – Sites: apaeminas.org.br / uniapaemg.org.br Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais Rua Bueno Brandão, 14 – Floresta