Profa. Bruna Panzarini Aula 9- Administração Estratégica Professora Bruna Panzarini.

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Transcrição da apresentação:

Profa. Bruna Panzarini Aula 9- Administração Estratégica Professora Bruna Panzarini

Profa. Bruna Panzarini Uma ferramenta utilizada em processos de comparação do padrão de desempenho. Uma metodologia que propõe uma processo contínuo de medição e comparação de desempenho de produtos, serviços e práticas. Benchmarking

Profa. Bruna Panzarini Benchmarking A ideia básica é que a empresa deve avaliar os processos de seus concorrentes ou das empresas reconhecidas como as melhores e por meio da comparação com seus próprios processos, aprender com a experiência alheia e aperfeiçoá- los.

Profa. Bruna Panzarini Benchmarking O benchmark pode ocorrer tanto internamente, isto é quando uma empresa compara processos/produtos/ práticas de suas diferentes áreas ou unidades de negócios. Ou externo quando uma empresa compara os seus processos/produtos/praticas com as de outras empresas podendo elas serem concorrentes ou não.

Profa. Bruna Panzarini Balanced Scorecard O que é: Uma abordagem de controle estratégico foi desenvolvida, na década de 1990, por Robert Kaplan e David Norton, Balanced Scorecard- BSC. No momento verificou-se que os processos de controles estratégicos adotados pelas empresas apresentam algumas fraquezas, pois na maioria das vezes estavam centralizados em indicadores financeiros.

Profa. Bruna Panzarini “ No inicio o BSC era considerado um sistema de controle integrado em que, além da perspectiva financeira, outras perspectivas de gestão deveriam ser avaliadas uma vez que as oportunidades para a criação de valor estão migrando da gestão dos ativos tangíveis para a gestão estratégicas baseadas no conhecimento, que exploram os ativos intangíveis da organização: relacionamento com clientes, produtos e serviços inovadores, tecnologia da informação e banco de dados, além de capacidades, habilidades e motivação empregados ” ( KAPLAN E NORTON, 2000).

Profa. Bruna Panzarini Balanced Scorecard A ideia do BSC é selecionar indicadores que avaliassem e traduzissem em números a relação da empresa com seu mercado, seus processos internos, e a aprendizagem e o crescimento de seus colaboradores.

Profa. Bruna Panzarini Balanced Scorecard Perspectiva Financeira O objetivo da implantação de uma estratégia é melhorar o valor para o acionista por meio da lucratividade e do crescimento sustentável. Isso pode ser alcançado ou pelo crescimento da receita, ou pelo aumento de produtividade.

Profa. Bruna Panzarini Balanced Scorecard Perspectiva do Cliente A essência de qualquer estratégia de negócio é garantir uma proposição de valor aos clientes. A proposição de valor descreve a combinação única de produtos, preços, serviços, relacionamento e imagem que a empresa oferece aos clientes e consumidores.

Profa. Bruna Panzarini Balanced Scorecard Perspectiva dos Processos Internos Uma estratégia bem-sucedida e sustentável deve alinhar as atividades internas da organização com sua proposição para poder alcançar seus objetivos financeiros.

Profa. Bruna Panzarini Balanced Scorecard Perspectiva dos Processos Internos A organização deve executar bem todos os seus processos. Entretanto naqueles que são fundamentais para sua proposição de valor- aqueles que são fonte de competências essenciais e que geram vantagem competitiva sustentável – ela deve ter excelência operacional.

Profa. Bruna Panzarini Balanced Scorecard Perspectiva de Aprendizagem e Crescimento A estratégia de aprendizagem e crescimento é o fundamento de toda a estratégia e define os ativos intangíveis necessários ao desempenho das atividades –processos internos – e à criação e manutenção dos relacionamentos com os clientes.

Profa. Bruna Panzarini Balanced Scorecard Uma vez que o BSC esteja funcionando, ele deve ser revisado frequentemente buscando verificar: Os indicadores e resultados estão mostrando o desempenho da organização? Houve mudanças na estratégia que podem impactar no BSC? Os indicadores do BSC são suficientes e traduzem a estratégia?

Profa. Bruna Panzarini