A necessidade da presença masculina no magistério Algumas reflexões brasileiras João Eduardo Bastos Malheiro de Oliveira Doutor em Educação pela Universidade.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Comportamento do Consumidor Prof Rosana Augusto1.
Advertisements

TABLET EDUCACIONAL - MEC. MÓDULO II  Apresentação do Tablet  Utilização do Tablet na educação - Discussão  Recursos Pedagógicos.
Cultura de Paz Experiências Educacionais no Brasil Audiência Pública Câmara dos Deputados outubro de 2015.
Reunião Pedagógica Educação Infantil 2012 Coordenadora Pedagógica: Ana Cristina Fonseca 1.
Contributos para uma Caracterização Os Estudantes Estrangeiros Nacionais de Países da CPLP no Ensino Superior em Portugal: Isabel Pedreira Cláudia Roriz.
FORMAÇÃO CONTINUADA. Dr. Juares da Silva Thiesen (UFSC) Dr. Juares da Silva Thiesen (UFSC) Ma. Maria Aparecida H. Turnes (UNIVALI) Ma. Maria Aparecida.
GEOMETRIA PARA ALUNOS SURDOS POR MEIO DO TANGRAM
Para compreender a educação a distância Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci Schmidlin.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
Reflexões Gerais. A importância do livro na sociedade atual “O livro é de fundamental importância para o desenvolvimento e para o crescimento intelectual.
CONSELHO DELIBERATIVO ESCOLAR (OU CONSELHO ESCOLAR) ESPAÇO PARA EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA FULANO DE TAL GERED DE
Quem somos O Grupo Lusófona assume-se como o maior grupo de ensino de Língua Portuguesa com estabelecimentos de ensino superior e/ou secundário e básico.
Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador.
MOTIVANDO PARA VENCER MOTIVAÇÃO São os Motivos – de Ordem Lógica – Que Nos Levam Por Um Caminho e Não Por Outro; ou Seja, São os Motivos Que Nos Levam.
ÉTICA E MORAL. O QUE É ÉTICA? Tradicionalmente é entendida como um estudo ou uma reflexão sobre os costumes ou sobre as ações humanas.
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada 6º Encontro Agosto / 2015 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GUANAMBI DEPARTAMENTO DE ENSINO.
RECUPERAÇÃO CONTÍNUA Resgatando Habilidades em Defasagem
SUPERINTENDÊNCIA DE ORGANIZAÇÃO E ATENDIMENTO EDUCACIONAL - SOE/SEE Cooperação da SOE no processo educativo para o alcance da melhoria da educação.
COMO PREPARA-SE PARA SER UM PROFESSOR INCLUSIVO Profª. Yara Antoniette.
TEORIA SOCIAL COGNITIVA
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PROPOSTA CURRICULAR E METODOLOGIA NA EDUCAÇÃO INTEGRAL. Pará
 Discente: Fernanda Maria Da Silva  Docente: Dra. Giovana Gomes Albino  Disciplina: Didática  Curso: Licenciatura em Física.
- Contribuir para a formação continuada de docentes do ensino fundamental e médio, visando à melhoria do Ensino de Ciências, Matemática e Educação Ambiental.
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011
INDICADORES DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO Compreendendo seus pontos fortes e fracos, a escola tem condições de intervir para melhorar sua qualidade conforme.
Tecnologias Educativas I Docente: Fernando Costa Discente : Érica Simões.
Avaliação Pedagógica Política Nacional do Livro Júnia Sales Pereira Coordenadora Geral de Materiais Didáticos Secretaria de Educação Básica Ministério.
Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA.
Olá, cursistas, Estamos felizes em contar com a participação de vocês no curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC.
O estágio supervisionado e a formação do professor parceiro Estágio supervisionado: possibilidades de articulação entre a formação inicial e a formação.
Prefeitura de Santos Secretaria de Educação Centro de Tecnologia Educacional – CTE Núcleo Tecnológico Municipal – NTM UME Professor Avelino da Paz Vieira.
AVALIAÇÃO PLANEJAMENTO 2015 Educação Física. AVALIAÇÃO ON LINE NO PORTAL NTM Houve registro de 41 respostas, 4 professores responderam em duplicidade,
1ª Reunião de Trabalho de Professor Coordenador DER SVI – 2016.
Coordenação de Assistência Estudantil (CDAE) e Coordenação Pedagógica (CDPD)
Universidade Federal do Pará Instituto de Letras e Comunicação Faculdade de Letras Disciplina: Política e Legislação Educacional Prof.ª Sônia Rodrigues.
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
Setor: Coordenação Pedagógica & Avaliação PDU Company LOGO Outubro
Wilson de Matos Silva, março/ A Escola de Tempo Integral é pressuposto essencial para o desenvolvimento de um país, pois, não existe nação.
Planejar Planejar é uma atividade que está dentro da educação, visto que esta tem como características básicas: evitar a improvisação, prever o futuro,
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Tatiana Seniciato Osmar Cavassan
TENDÊNCIA PROGRESSISTA LIBÉRTARIA CURSO: Licenciatura em Física DISCIPLINA: Didática DOCENTE: Giovana Gomes Albino DISCENTES: Lidiane Matos de França Iara.
Os sete saberes necessários à educação do futuro
Revisitando Teóricos da Pedagogia Philippe Perrenoud Prof. Dr. Robson Santos Slide:
Avaliação da Aprendizagem. O que é avaliação? O que é avaliação escolar? O que é avaliação no ciclo de alfabetização?
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
6º ENCONTRO DE FORMAÇÃO CONTINUADA TEMÁTICA: EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
Trajetória e Referencial John Física Disciplina Professor.
Avaliação de impacto de programas de formação docente: a experiência do Programa Letra e Vida Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa.
Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa
INSTITUCIONAL Treinamento de Formação Básica Fev-14INSTITUCIONAL Fev-14.
“Dê-me um ponto de apoio e moverei o mundo”. (Arquimedes)
M ÚSICA NA ESCOLA : POR QUE ESTUDAR MÚSICA ? P
INSTITUTO AYRTON SENNA Seminário " Trabalho Infantil, Aprendizagem e Justiça do Trabalho “ Brasília / 11 de outubro de 2012.
Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções
PASSANDO DA SALA DE AULA PARA O CIBERESPAÇO PALLOF, Rena PRATT, Keith.
CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA Educação a Distância Nosso Contrato Didático CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO.
Principal Necessidade do CABH: Redução da Evasão Índices dos anos Anteriores: Entre 40% e 30% Visão da comunidade para com o Colégio: Negativo – Ensino.
ALUNOS: ALMIR ROGÉRIO MARQUES NºUSP: GABRIELA ROMANO ULIAN NºUSP: LETÍCIA GLIARDIN FERNANDES NºUSP: PROF. DR. MARCELO ALVES BARROS.
COINF Evangelização Espírita Infantil.. O Que é o Processo Ensino - Aprendizagem ? 2. “O Processo de ensino-aprendizagem está centrado no educando.
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 05 IMES – Fafica Curso de Pedagogia – 3º Ano Prof. MSc. Fabricio Eduardo Ferreira
DOCÊCIA NA UNIVERSIDADE MARCOS MASETTO (ORG.). Professor universitário O professor universitário é um profissional da educação na atividade docente. Mas.
XIII Seminário Internacional de Educação Novo Hamburgo Espaço de Sociabilidade e Cultura da Paz Direitos Humanos, escola e sociedade Como lidar com a violência.
PROMOVER 2012 Campo Grande - MS. A importância das avaliações de larga escala.
S EQUÊNCIA D IDÁTICA. Karla e Sarah.. S EQUÊNCIA DOS NÚMEROS COM MÚSICAS. I-Apresentação da proposta: Com inspiração na música 1,2,3 indiozinhos realizaremos.
Celso Favaretto. Pesquisador, Doutor em Filosofia, concentração em estética, pela Universidade de São Paulo. Foi professor de Filosofia e Estética em.
DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR Profª Ana Gabriela alunas: Elisângela Almagro Kvint Nilma B. Vasconcelos Novaes Nilma B. Vasconcelos Novaes.
Janaina Rodrigues Pitas Formadora do CEFAPRO Primavera do Leste
ADAPTAÇÃO CURRICULAR.
Transcrição da apresentação:

A necessidade da presença masculina no magistério Algumas reflexões brasileiras João Eduardo Bastos Malheiro de Oliveira Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ Adrianna Andrade Abreu Doutora em Engenharia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ

Os meninos estão sendo mais desfavorecidos na aprendizagem em relação às meninas

Possível Causa Redução do número de professores homens na sala de aula Cognição Caráter Masculinidade

Cognição A falta de professores homens dificulta diversos elementos da aprendizagem dos meninos: atenção, avaliação, sintonia entre o que ensina e o que aprende. Características físicas, afetivas

Enfraquece a formação da razão prática pois o aprendizado das virtudes do caráter (prudência, justiça, fortaleza e temperança) pelas crianças nos primeiros anos se dá mais por mimetismo e só depois por racionalização. A razão prática é a que potencializa o jovem a vencer as dificuldades da vida, a fazer as escolhas acertadas e a ter uma maior motivação existencial e educativa. Caráter O exemplo é essencial para a educação. O educador não só ensina com o que diz e faz, mas também com o que é.

Masculinidade A falta de vigor físico e psíquico, coragem, autonomia e o correto uso da autoridade fazem com que o menino se sinta desmotivado para vencer os desafios e enfrentar as dificuldades. A masculinidade, além do substrato natural que se possui de forma inata, tem componentes aprendidos socialmente. A masculinidade complementa a formação do caráter dos meninos.

É preciso revisar a formação dos professores dos Cursos de Pedagogia. Substituir as influências ideológicas que se afastam dos verdadeiros fins da educação, como é a conquista da verdadeira liberdade e a realização da pessoa humana em todos os seus âmbitos. Se os próprios Cursos de Educação dos alunos de pedagogia passam por um processo de transformação, ajustando-se aos verdadeiros fins da educação, a masculinização desses cursos universitários será uma decorrência lógica e se refletirá depois em todos os demais níveis de ensino.

O orgulho de ser professor será resgatado, como ocorre em todos os países que ocupam os primeiros lugares nos rankings internacionais de rendimento escolar e os pais, principais protagonistas da educação, voltarão a reconhecer a importância do professor homem no processo educacional do seu filho.

Fim João Eduardo Bastos Malheiro de Oliveira Blog: Adrianna Andrade Abreu Colégio Porto Real/