Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
XVII ENANGRAD CAPACITAÇÃO DOCENTE: METODOLOGIAS DE ENSINO
Advertisements

FARESE 4° PERIODO DE MATEMÁTICA ESCOLA E SEU PLANEJAMENTO GRUPO: 3° PROFESSORA: DALVA DICIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO I COMPONENTES:EDINEIA JOSIANE S.
APRENDIZADO ORGANIZACIONAL Profª. Sandra Mara Tenchena.
Estratégias de Escolha de Diretor de Escola Brasília, 14 de agosto de 2013.
Andrey Coatrini Soares Livia Maria de Castro Sousa Thiago Balan Moretti SFI PRÁTICAS PEDAGÓGICAS & COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO ORAL Profa. Dra. Nelma.
Currículo e Ensino de Ciências I (23 de outubro).
GRUPO DE DEBATE 4 Ensino de Língua Portuguesa nos espaços lusófonos Mediadores: Prof. Dr. Cássio Rúbio e Profa. Dra. Léia Menezes.
Elaborado por Claudio V. Nasajon Como escrever um business case a partir do curso The Art of Case Writing do Prof. José Dornelas.
PROGRAMA DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL - PCEDR BACHARELADO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS.
Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador.
Modelo Integrado de Gestão de Pessoas Ney Pereira Villa.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
Desenho teórico da pesquisa
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
COMO PREPARA-SE PARA SER UM PROFESSOR INCLUSIVO Profª. Yara Antoniette.
A importância das TIC Com a partilha de experiências surge, não só, um conhecimento mais optimizado das TIC, como também, uma relação interpessoal, mais.
Abordagem tradicional de Estudos de Usuários Universidade Federal de Minas Gerais Prof. Carlos Alberto Ávila Araújo Março de 2012.
Conhecimentos Pedagógicos – Aula 5 Professores PI e PII CMA Concursos
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
Olá, cursistas, Estamos felizes em contar com a participação de vocês no curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC.
LAN 5844 PREPARAÇÃO PEDAGOGICA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2014 Professor responsável Dra. Gilma Lucazechi Sturion
Levantamento de dados Podem ser utilizados três procedimentos para obterem-se os dados: Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica Contatos diretos.
O estágio supervisionado e a formação do professor parceiro Estágio supervisionado: possibilidades de articulação entre a formação inicial e a formação.
Instrutivo para Recrutamento e Seleção da Equipe Regional 2011 PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA – PIP/CBC IMPLEMENTAÇÃO DOS CBC – ANOS FINAIS DO ENSINO.
Gêneros textuais – Gêneros do discurso Professor: Marcel Matias.
Universidade do Estado de Santa Catarina DEPS – Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas Estudo de Tempos e Métodos Estudo de Tempos e Métodos.
Soniamca08 Desenvolvimento Organizacional Prof a. Sonia Alcântara, MSc
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO: OPÇÃO INOVADORA PARA UM PÚBLICO QUE ANSEIA POR PRATICIDADE, COMODIDADE, FLEXIBILIDADE E QUALIDADE.
Tatiana Seniciato Osmar Cavassan
Práticas de Gestão e Resultados Curso de Administração Prof. Fabio Uchôas de Lima.
Revisitando Teóricos da Pedagogia Philippe Perrenoud Prof. Dr. Robson Santos Slide:
PRÁTICA SIMULADA II Aula 1 – Apresentação do Plano de Ensino Profª. Andréa Cleto.
Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge MBA UNIP 1/14 Fauzi Timaco Jorge Economista (USP e PUC-SP) Mestrado em Economia Internacional (1986) Dissertação:
OFICINA: SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM Texto: Meu primeiro beijo.
Administração de Vendas Treinamento de Vendas José Afonso da Silva.
Sistema para reserva de salas informatizadas via web Saulo Alexandre Corrêa Orientador: Oscar Dalfovo WAITAHA - Sistema para reserva de salas informatizadas.
Gestão de Pessoas Profª. Mara. Objetivos da Gestão de Pessoas: Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. Proporcionar competitividade.
Elaborado por Claudio V. Nasajon Como usar o business case a partir do curso The Art of Case Writing do Prof. José Dornelas (Babson.
INSTITUCIONAL Treinamento de Formação Básica Fev-14INSTITUCIONAL Fev-14.
K A I Z E N KAI ZEN MudançaBom MELHORIA CONTÍNUA Regina Panazzo (Gestão Empresarial/2009)
“Dê-me um ponto de apoio e moverei o mundo”. (Arquimedes)
Temas 2016 de Metodologia da Pesquisa Curitiba 01/04/2016.
Lingüística Aplicada ao ensino de língua portuguesa Primeira Aula – Valesca Brasi lrala
Aula 2: O foco no processo de aprendizagem organizacional ● A essência da “organização que aprende”
1 COMPETÊNCIA 3: (RH´s 04, 05 & 06) “Conhecer as ferramentas utilizadas para o processo de revaloração qualitativa da cultura organizacional.”
PASSANDO DA SALA DE AULA PARA O CIBERESPAÇO PALLOF, Rena PRATT, Keith.
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
Educação a Distância Universidade de São Paulo Metodologia da Pesquisa e redação cientifica para Licenciatura Ana Carolina da Silva N° USP: Tamara.
Fundamentos da Administração
Índice A empresa Parceiros Metodologia Benefícios Práticas Internas para Melhoria Contínua Dados Cadastrais Nossa Localização BETEL COMERCIAL E LOGÍSTICA.
Currículo: conceitos e objetivos
Aula inaugural: apresentação do curso, aplicabilidade e importância da disciplina, ementa e método de avaliação Curso Técnico Eletromecânica Soldagem Básica.
Fundamentos da Administração
Ensino tradicional.
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E A DIDÁTICA
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Ana Virginia R. Veríssimo Processo Administrativo Planejamento.
ADMINISTRAÇÃO  Profª. Kelly Magalhães. Conteúdo da Seção  Introdução à Administração e às Organizações  Organizações e a Administração  Processo de.
Didática e Dinâmicas de Ensino e Aprendizagem
MODELOS DE ENSINO E SELEÇÃO DE CONTEÚDOS Aula 9 – 12/maio/2014.
Avaliação de Desempenho AGREGANDO PESSOAS RECOMPENDANDO PESSOAS DESENVOLVENDO PESSOAS MONITORANDO PESSOAS MANTENDO PESSOAS APLICANDO PESSOAS.
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Pesquisa e Decisões Criativas Alunos: Andrews Miguel Queiroz Ericka Reis Barros Filipe Souza Guilherme de Paula Souza Pedro Mendonça Rhayane Borges Ricardo.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE A CRÔNICA ALÉM DA SALA DE AULA Ana Paula Fidelis RUFINO (UFRN)
Oficina Reações Químicas
Fatores de Avaliação Know-how : É a soma total de quaisquer habilidades, conhecimentos e experiências requeridas por um cargo, de maneira a propiciar um.
Gestão para o Sucesso Escolar – Supervisores O desafio da sustentabilidade das políticas educacionais e das propostas pedagógicas de melhoria da escola.
1 – GERENCIAMENTO DE SISTEMAS DO CONHECIMENTO 1.1. – Porque Falhamos. O sucesso de uma organização, seja qual for, pública ou privada, é algo desejado.
Janaina Rodrigues Pitas Formadora do CEFAPRO Primavera do Leste
Tecnociência e suas implicações para a educação
Transcrição da apresentação:

Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso O Método do Estudo de Caso MÓDULO 1

Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso O Método Caso

Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso Origens Escola de Direito de Harvard –Processos usados em sala de aula para que os alunos colocassem em prática o conhecimento. Harvard Business School –Primeira escola de negócios no mundo a usar e produzir casos para formar executivos e gerentes.

Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso O Ensino através do Método Caso Simulação da tomada de decisões em sala de aula Os casos apresentam situações onde pessoas reais enfrentam escolhas e decisões Metodologia de ensino participativa

Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso Método Caso: Participativo Encontro entre indivíduos diferentes que trazem sua experiência e suas idéias para a sala de aula O aluno deve ser muito mais do que um expectador: deve ser ator do processo de ensino. Participação e envolvimento têm um grande impacto no aprendizado Responsabilidade do aluno com seu próprio processo de crescimento

Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso Objetivos do Método Caso Proporcionar o uso prático do conhecimento Estimular o hábito da reflexão crítica Desenvolver competência para resolver problemas complexos.

Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso A Filosofia do Método Caso O gerenciamento não é uma ciência e nem a soma de algumas ciências Se move no nível de um tipo específico de saber: –Envolve o julgamento –Decisão sobre o melhor curso de ação para cada situação nova e particular O ensino das ciências instrumentais pode prescindir do método caso (Cifuentes, Carlos Llano,1977). Mas, como preparar alunos para a difícil tarefa de julgar?

Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso A Filosofia do Método Caso “Todo professor aprende, todo aluno ensina” O professor deve dividir a tarefa de ensinar com seus alunos O professor deve ser um facilitador do processo de aprendizado Não há uma única resposta certa Christensen, Carl R. (1991)

Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso Método Caso X Método Tradicional Orientação para o aluno Processo Conteúdo

Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso Tipos de Caso Para Fins de Pesquisa Para Fins de Ensino

Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso Tipos de Caso Estudos de Caso para fins de Pesquisa –“Um estudo de caso é uma investigação empírica sobre um fenômeno contemporâneo dentro de seu contexto da vida real” Robert K. Yin. –Deve ser conduzido quando há necessidade de se compreender fenômenos complexos. –Na área de administração costuma ser usado em estudos Organizacionais e Gerenciais. –Busca de explicações e de relações causais. –Público: comunidade científica.

Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso Tipos de Caso Casos para fins de Ensino –Uma boa história e...uma boa questão para tomada de decisão. –Um veículo para ensinar conceitos através da simulação de uma situação real. –Situação contada com neutralidade. –Público: alunos (e professores)

Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso Tipos de Caso de Ensino: quanto a estrutura Business Case (modelo Harvard): apresenta uma situação ainda sem solução; um dilema para que o aluno solucione em sala de aula. Casos de Sucesso: apresenta uma situação para a qual se chegou a uma solução bem-sucedida, através de um conjunto de ações. –Casos de sucessso do SEBRAE –Casos de Marketing

Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso Baixa  Freqüência do uso de Casos  Alta Objetivo Educacional Percebido Objetivo Educacional Percebido Ensinar teorias, conceitos e técnicas Desenvolver habilidades de escolha, análise, síntese, avaliação e ação sobre informação Papel dos Casos Papel dos Casos Ilustrar teorias e aplicação de técnicas. Permitir alguma participação dos alunos. Mudar de ares, descanso para o instrutor. Promover prática na solução de problemas. Desenvolver a responsabilidade do aluno com o aprendizado; habilidades verbais e escritas. Motivar. Crenças e Suposições Crenças e Suposições Conteúdo é mais importante do que o processo. O instrutor é responsável por comunicar o conhecimento. Processo é mais importante do que conteúdo. Alunos aprendem através da prática e dos outros colegas.

Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso Barreiras ao uso de Casos Instalações inadequadas Falta de identificação dos participantes Dificuldades com a logística do material Tamanho da turma Atitudes de alunos, outros professores e das instituições tradicionais em relação ao uso de casos. As barreiras são muitas, e a combinação delas pode torna-se um grande desafio, ou um grande desestímulo, para professores que acreditam nos benefícios do método.