O estágio supervisionado e a formação do professor parceiro Estágio supervisionado: possibilidades de articulação entre a formação inicial e a formação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente Painel IV “Docência Universitária e qualidade da educação” Qualidade da educação:
Advertisements

Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Maria Isabel de Almeida Fac. de Educação – USP GEPEFE/FEUSP
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO CENTRO DE HUMANIDADES DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PARCERIA NUTRA E SRH: INTERVENÇAO EM CONTEXTOS.
FARESE 4° PERIODO DE MATEMÁTICA ESCOLA E SEU PLANEJAMENTO GRUPO: 3° PROFESSORA: DALVA DICIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO I COMPONENTES:EDINEIA JOSIANE S.
Andrey Coatrini Soares Livia Maria de Castro Sousa Thiago Balan Moretti SFI PRÁTICAS PEDAGÓGICAS & COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO ORAL Profa. Dra. Nelma.
FORMAÇÃO CONTINUADA. Dr. Juares da Silva Thiesen (UFSC) Dr. Juares da Silva Thiesen (UFSC) Ma. Maria Aparecida H. Turnes (UNIVALI) Ma. Maria Aparecida.
Edivaldo Moura (91) Coordenação Geral de Educação Superior.
GEOMETRIA PARA ALUNOS SURDOS POR MEIO DO TANGRAM
QUAL O NAVEGADOR QUE POSSO UTILIZAR? NOVO SISTEMA ONLINE DO CEE/MT MOZILA FIREFOX Versão 3.5 ou superior Internet Explorer 7 ou superior Google Chrome.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
Formação Docente para o Ensino Superior Síntese dos encontros regionais do ForGRAD Espírito Santo – maio 2006.
INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO DA ESCOLA Profª Drª em Educação Científica e Tecnológica VERA LUCIA BAHL DE OLIVEIRA.
Elaboração de um Projeto
ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE HISTÓRIA II
POLÍTICA DE APOIO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL Profª me Adriana Buytendorp Coordenadora da Coordenadoria De Políticas Para Educação Especial- COPESP/SUPED/SED.
Ano Letivo QUIZ 9º ANO QUIZ 9º ANO Serviço de Psicologia e Orientação Psicóloga Isa Silvestre.
RECUPERAÇÃO CONTÍNUA Resgatando Habilidades em Defasagem
COMO PREPARA-SE PARA SER UM PROFESSOR INCLUSIVO Profª. Yara Antoniette.
CARACTERÍSTICAS DA INTERVENÇÃO DO PSICÓLOGO COM ALUNOS E PROFESSORES QUE CONVIVEM COM CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA, PARA A INCLUSÃO DESSAS CRIANÇAS EM ESCOLAS.
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
O Projeto Político Pedagógico é...
1 UNIBAHIA – FACULDADES INTEGRADA IPITANGA COEPP – Coordenação de Extensão Pesquisa e Pós- Graduação. CURSO – Lato Sensu em Didática para o Ensino Superior.
A necessidade da presença masculina no magistério Algumas reflexões brasileiras João Eduardo Bastos Malheiro de Oliveira Doutor em Educação pela Universidade.
REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA COM METASÍNTESE: ATUALIDADES.
 Discente: Fernanda Maria Da Silva  Docente: Dra. Giovana Gomes Albino  Disciplina: Didática  Curso: Licenciatura em Física.
Conhecimentos Pedagógicos – Aula 5 Professores PI e PII CMA Concursos
- Contribuir para a formação continuada de docentes do ensino fundamental e médio, visando à melhoria do Ensino de Ciências, Matemática e Educação Ambiental.
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria 3º Encontro de Formação da Câmara Técnica 11 de março de 2016.
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
SEMINÁRIO EDUCAÇÃO INCLUSIVA JUNHO 2014 LUCENA DALL’ALBA.
DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011
INDICADORES DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO Compreendendo seus pontos fortes e fracos, a escola tem condições de intervir para melhorar sua qualidade conforme.
CONSTRUINDO SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS ENVOLVENDO JOGOS MATEMÁTICOS PARA TRABALHAR CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA Matemática Ellen Garcia de França e Michael Custodio,
Estrutura de Projetos de Pesquisa Disciplina: Técnicas de Pesquisa em Economia.
Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA.
LAN 5844 PREPARAÇÃO PEDAGOGICA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2014 Professor responsável Dra. Gilma Lucazechi Sturion
Ministério da Educação Meta 15 do PNE Formação de Professores Outubro de 2015 Meta 15 do PNE Formação de Professores Outubro de 2015.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID Universidade Federal.
Seminário “O PNE e o futuro da Educação Brasileira" Luiz Dourado CNE.
O TEATRO NO CONTEXTO ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO: A ARTE DE EXPRESSAR A NARRATIVA O TEATRO NO CONTEXTO ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO: A ARTE DE EXPRESSAR A NARRATIVA.
PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC): elaboração e reformulação
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO: OPÇÃO INOVADORA PARA UM PÚBLICO QUE ANSEIA POR PRATICIDADE, COMODIDADE, FLEXIBILIDADE E QUALIDADE.
Tatiana Seniciato Osmar Cavassan
Revisitando Teóricos da Pedagogia Philippe Perrenoud Prof. Dr. Robson Santos Slide:
LDB E A PSICOLOGIA Profª Cristina Pinho.
Avaliação da Aprendizagem. O que é avaliação? O que é avaliação escolar? O que é avaliação no ciclo de alfabetização?
PRÁTICA SIMULADA II Aula 1 – Apresentação do Plano de Ensino Profª. Andréa Cleto.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Avaliação de impacto de programas de formação docente: a experiência do Programa Letra e Vida Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa.
Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
Doutorado Programa de Pós-Graduação da UFMG, 2011 Orientação: Profa. Dra. Silvania Sousa do Nascimento Valkiria Santos, Paula Lameu, Claudia Bergamini.
Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social – CDES OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Implantação do Observatório: Experiência Piloto Brasília, 2006.
Educação a Distância Universidade de São Paulo Metodologia da Pesquisa e redação cientifica para Licenciatura Ana Carolina da Silva N° USP: Tamara.
ALUNOS: ALMIR ROGÉRIO MARQUES NºUSP: GABRIELA ROMANO ULIAN NºUSP: LETÍCIA GLIARDIN FERNANDES NºUSP: PROF. DR. MARCELO ALVES BARROS.
ESTUDO DA REALIDADE, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO CIDADÃ NA ORGANIZAÇÃO DE UMA PROPOSTA CURRICULAR PARA O ENSINO DE TEATRO. Introdução: O ensino de.
DOCÊCIA NA UNIVERSIDADE MARCOS MASETTO (ORG.). Professor universitário O professor universitário é um profissional da educação na atividade docente. Mas.
Socialização das aulas nas salas inclusivas. OBJETIVO DO TRABALHO DE PESQUISA EM SALA INCLUSIVA 1-Nas construções de conceitos 1-Nas construções de conceitos:
Formação complementar de Líderes Prof2000 Tecnologias de Informação e Comunicação e animação de espaços escolares de ensino aprendizagem.
Júlio Gregório Secretário de Estado da Educação do Distrito Federal SEMINÁRIO: “REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO” MESA 3 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES.
MODELOS DE ENSINO E SELEÇÃO DE CONTEÚDOS Aula 9 – 12/maio/2014.
PROMOVER 2012 Campo Grande - MS. A importância das avaliações de larga escala.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE A CRÔNICA ALÉM DA SALA DE AULA Ana Paula Fidelis RUFINO (UFRN)
Trabalho Docente no Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR Imagem fonte:
ADAPTAÇÃO CURRICULAR.
Transcrição da apresentação:

O estágio supervisionado e a formação do professor parceiro Estágio supervisionado: possibilidades de articulação entre a formação inicial e a formação continuada. O estágio supervisionado e a formação do professor em serviço. Monica Abrantes Galindo Profa. Dra. Maria Lúcia Vital

Contexto da pesquisa Práticas de ensino das licenciaturas – Estágios supervisionados Estagiários : Alunos da licenciatura Professores parceiros : Professores em serviço que abrem as portas de suas salas de aula para os estagiários.

Justificativa / Relevância Muito se fala sobre as vantagens e possibilidades do estágio supervisionado na formação inicial do estagiário. Nossa hipótese é que ele possa ser também um importante instrumento de formação e capacitação do professor que recebe esse estagiário em sua sala. Nesse sentido, o estágio não se restringe a ser um ponto de chegada e de partida entre o curso de formação para o magistério e a educação continuada (Lima,1995). Ele pode ser posto como um objeto de reflexão do professor parceiro em seu processo de formação continuada.

Justificativa / Relevância Estágio Licenciando Formação Inicial Professor em serviço Formação continuada Lima (2005)

Justificativa / Relevância Estágio Licenciando Formação Inicial Professor em serviço Formação continuada

Justificativa / Relevância Relevância – Importância da articulação Universidade – Escola – Importância da construção de maneiras diversas de formação para o professor em serviço – Importância do estágio supervisionado para o licenciando

Questão Inicial Versão 1 - Quais as possibilidades do estágio supervisionado serestágio supervisionado de formação continuada do professor parceiro?formação continuadaprofessor parceiro Versão 2 - De que maneira o estágio supervisionado pode constituir-se em uma oportunidade de formação para o professor que recebe os estagiários? Versão 3 - Quais as contribuições que o estágio supervisionado pode trazer para o professor que recebe os estagiários? um instrumento uma ferramenta um processo

Outras questões Que tipo de relações pedagógicas se estabelecem entre o aluno estagiário e o professor parceiro? – Professor – professor (“colegas”) – Aluno – professor (“hierárquica inferior”) – Professor universitário – professor escola pública (“hierárquica superior”) De que forma esse tipo de relação se estabelece e influencia as possibilidades de formação dos envolvidos?

Possibilidades de trabalho Fase 1 – Estabelecimento dos informantes Alunos de metodologia Professores Parceiros Pesquisa - Piloto : Sondagem dos professores parceiros sobre as possibilidades de formação/contribuição a partir do contato com os estagiários. Constituição, a partir dessa sondagem, de meios de aproximação entre os professores parceiros e a disciplina Metodologia de Ensino de Física. Possibilidades: a criação de um “curso”; a visita dos professores parceiros a algumas aulas de Metodologia Observação dessa interação e a formação do professor

Possibilidades de trabalho Fase 2 Proposta de estágio elaborada em conjunto: alunos na aula de Metodologia e Professores parceiros Aplicação e acompanhamento Análise Externa Conjunta

Possibilidades de trabalho Contexto de pesquisa financiada – Vantagens: Facilitação de acesso e permanência dos professores Estímulo extra de participação dos professores – Desvantagens: Contexto real de pesquisa mas artificial de uso efetivo das propostas. Contexto de pesquisa cotidiana

? Dúvidas – Essas intenções podem ser consideradas de intervenção e pesquisa? Há problemas nisso? – Quais as alternativas para se fazer isso diferente? Uma pesquisa sem intervenção, por exemplo? – Quais as possibilidades e condições de se obter um real envolvimento dos professores parceiros?

Teoria Formação inicial e Estágio supervisionado – Possibilidades, tipos, objetivos Formação continuada / Formação em serviço – Possibilidades, tipos, objetivo Educação de adultos Tipos de contribuições – Elaboração de saberes – Mudança conceitual – Reflexão sobre a prática

Bibliografia (Consultas) Formosinho-Oliveira, Júlia (org.). A supervisão na formação de professores I. Porto: Porto Editora, Lima, Maria do Socorro Lucena. O estágio supervisionado como elemento mediador entre a formação inicial do professor e a educação continuada. Tese de Mestrado.FE. Universidade Federal do Ceará, 1995 Oliveira, Raquel Gomes. Estágio supervisionado participativo na licenciatura em matemática, uma parceria escola-universidade: respostas e questões. Tese de doutorado. FE – USP, 2006 Perrenoud, Philipe et al. A profissionalização dos formadores de professores. Porto Alegre: Artmed, Prada, Luis Eduardo Alvarado. Formação participativa de docentes em serviço. Taubaté: Cabral Editora, 1997.

formação continuada Que tipo de formação continuada pode ser favorecida? Formação continuada ou formação em serviço?

professor parceiro Quem pode ser um professor parceiro? Podemos caracterizar tipos de professores parceiros? Como o professor parceiro percebe seu papel diante do estagiário? Como o estagiário vê o professor parceiro?

Estágio supervisionado Que modalidades de estágio supervisionado podem constituir-se em um instrumento de formação continuada do professor parceiro? Qualquer tipo de estágio supervisionado pode constituir-se em um instrumento de formação continuada do professor parceiro? Podemos estabelecer relações entre tipos de estágios e possibilidades de formação do professor parceiro?