Análise do Comportamento do Consumidor Bruno Ricardo Winzewski Rodrigo Costa Laurindo
Definições Comportamento O conjunto de reações em face às interações propiciadas pelo meio Consumidor Pessoa ou empresa que desempenha um papel no processo de troca
Papel do Cliente Participação direta Relaciona-se diretamente na escolha, compra e consumo Participação indireta Aqueles cujos pontos de vista podem influenciar na seleção dos produtos, fornecedores ou lojas
Tipos de Mercado Mercado de bens de consumo Constituído de famílias e indivíduos Mercado de negócios Constituído de organizações que compram bens e serviços
Tipos de Compra Compra de valor Residências, investimentos Compra ocasional Carros, reformas da casa Compra esporádica Roupas, livros Compra rotineira Supermercados, lavanderia
Processo de compra – consumidor Necessidade / desejo Busca de informações Avaliação das alternativas Decisão de compra Avaliação pós – compra
Necessidade / Desejo Necessidade Aquilo que é indispensável Desejo Busca por um produto específico Demanda Desejo aliado a capacidade de compra
Busca de Informações Busca ativa Propositadamente procura informações Busca passiva Sem procura de informações Maior atenção Tempo de busca Proporcional ao grau de risco
Avaliação das Alternativas Prioridades Cada cliente tem um conjunto de prioridades: Preço, qualidade, durabilidade, prazo de entrega e etc… A empresa pode mudar as prioridades de um cliente Manter-se sempre entre as possíveis alternativas
Decisão de Compra Intenção x ato efetivo de compra Soluções criativas para efetivar a compra Facilidades de pagamento, transporte Disponibilidade do produto
Avaliação Pós-Compra Fidelização Marketing Boca-a-Boca Quatro possibilidades Encanto Satisfação Insatisfação Dissonância Cognitiva
CRM Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente) Análise de valores e custos totais Identificar, atrair, diferenciar e reter Integração de vários stakeholders
Processo de Compra – Empresarial Reconhecimento do problema Especificações do produto Identificação do fornecedor Solicitação de propostas Seleção de fornecedores Processamento do pedido Análise do desempenho do fornecedor
Fatores que Influenciam o Comportamento de Compra Fatores culturais Fatores sociais Fatores pessoais Fatores psicológicos
Fatores Culturais Cultura Conjunto de valores, preferências e comportamentos Subcultura Segmentações de cultura Classe social Divisão mais homogênea
Fatores Sociais Grupos de referência Grupos primários e grupos secundários Família Papéis Atividade esperada de uma pessoa com relação aos outros Status Opinião da sociedade em relação a um papel
Fatores Pessoais Ciclo de vida Ocupação Ferramentas próprias da profissão Estilo de vida Atividades, interesses e opiniões Individualidade
Estudo – Mercado Automobilístico Baseado no VALS – Values and Lifestyle Program, adaptado ao Brasil Identificação de seis segmentos:
VALS Urbano: faixa etária ampla, conveniência, compra racional Tradicional: mais velhos, valores antigos, marcas familiares Integrado: jovem, com sucesso, marcas de prestígio
VALS Adaptados: mais velhos, satisfeitos com o emprego, valores novos e tradicionais Batalhadores: jovens, ascensão econômica, status Descontentes: mais velhos, insatisfeitos com o emprego, aparentar melhor do que estão
Fatores Psicológicos Motivação Impulso em busca da satisfação Percepção Atenção seletiva Aprendizagem Experiências
Exemplos práticos – Tese de Mestrado Comportamento de procura por produtos: efeitos da quantidade de marcas Observação in loco em supermercado Redução no tempo de procura entre produtos de mesma natureza quando: Promoção Reforço informativo Menos marcas
Mercado Brasileiro de Consumo Mudanças na conjuntura econômica afetaram o consumo do país Hábitos de consumo ao longo do século passado: Até 1950 Poucas indústrias fortes, maioria familiares Consumo de produtos primários, alimentos
Mercado Brasileiro de Consumo Década de 1950: Invenções como a TV e a modernização da indústria chamam a atenção Década de 1960: Aumento no consumo cria símbolos como o Fusca e o shopping center Maior esclarecimento do consumidor Década de 1970: Torna-se mais sensível à publicidade Maior número de marcas acirra a concorrência
Mercado Brasileiro de Consumo Década de 1980: Altíssima taxa de inflação Aumento da fiscalização do consumidor Década de 1990: Melhores condições econômicas devido a mudança nos pretextos financeiros Pratica mais a lealdade a um ponto de venda
Mercado Brasileiro de Consumo Hoje Consumo anual no Brasil: US$ 780 bilhões em 2007, com previsão de atingir US$ 1 trilhão até Forte crescimento da Classe C no Brasil Renda mensal entre R$ 1062,00 e R$ 2017,00
Classes Sociais do Brasil
Atividade Você é um gerente de marketing de uma empresa que vende fornos elétricos (domésticos). A empresa tem produção ociosa e deseja aumentar as vendas. Utilizando os conhecimentos teóricos sobre o comportamento de compra do consumidor, dê exemplos de como usar os cinco itens do comportamento para o aumento de vendas. Necessidade, busca de informações, avaliação das alternativas, decisão de compra e avaliação pós – compra