Análise do Comportamento do Consumidor Bruno Ricardo Winzewski Rodrigo Costa Laurindo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Muitas empresas desconhecem o significado real do marketing e todo o seu potencial na geração de resultados. Acham que marketing consiste apenas de propaganda.
Advertisements

Princípios de Marketing, 12/E
Comportamento do Consumidor Prof Rosana Augusto1.
e gerenciamento da cadeia de abastecimento
Churchill&Peter © Editora Saraiva Gilbert A. Churchill, Jr. J. Paul Peter Capítulo 14 Administrando os Canais de Distribuição Marketing.
Central de Aquisições e Contratações Públicas: O uso dos padrões e-Ping na estruturação do planejamento das contratações Brasília, 18 de junho de 2013.
Administração de Recursos Humanos Recrutamento. 2 Conceito: conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados.
Plano Avaliação Plano de Negócios Profa. Bruna Panzarini.
Economia Informal e Precariedade
Critério enactus revisado: Mensuração dos resultados e relatórios
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES ESTUDO DO MERCADO Objetivo – quantificar o total dos bens e serviços gerados pelo empreendimento, objeto do estudo,
© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 1 Capítulo 8 Identificação de segmentos de mercado e seleção de mercados-alvo.
COGPL/SPOA BALANCED SCORECARD “ Medir é importante: O que não é medido não é gerenciado ”
Comportamento compra–Empresa ● As organizações empresariais não se limitam a vender. Elas também compram vastas quantidades de matérias-primas, componentes.
Instituições Sociais Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo - ou seja,
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 10 Administração de marketing.
Abordagens financeiras e não financeiras integradas de promoção de Sistemas Produtivos Inovativos Locais - experiências e lições de diferentes regiões.
Desenvolvendo Estratégias e Planos de Marketing Mercadologia I Introdução;
Administração de vendas Gerenciamento de uma Organização Planejamento; Implementação; Avaliação. PDCA.
Nosso Objetivo: “garantir aos nossos clientes um atendimento diferenciado na Gestão de Pessoal, com rapidez, confiabilidade e segurança.
Análise do Mercado – Oferta e Demanda AULA 4 PROF. ANTONIO ELDER Rio de Janeiro, 13 de Maio de 2011 AULA 3.
O que é Estratégia de Operações EAD 0763 Aula 1 Livro Texto – Cap.1 Profa.Adriana Marotti.
A Logística e a Fidelização do Cliente Mais clientes satisfeitos X Grupos específicos de clientes mais satisfeitos.
PROGRAMAÇÃO FISCAL E FINANCEIRA
Aula 3 – Oferta e Demanda.
Papel do cooperativismo no desenvolvimento local/regional.
Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Administração Mercadológica Prof. Alexandre Melo Administrador de Empresas Mestre em Administração.
Comércio Exterior Prof. Joelma Kremer, Dra.  Apresentar os conceitos de oferta, demanda, processo de formação de preços e a noção de equilíbrio.  Compreender.
Adriano Mendonça Dante Guilherme Diego Juvêncio Eduardo Coelho Márcio R. Oliveira CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA.
1/13 Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP.
1 Marketing Social. 2 DEFINIÇÃO: MARKETING SOCIAL... _______________________________________________________...envolve o uso dos princípios e técnicas.
Comportamento do consumidor
Gestão Financeira Prof. Augusto Santana. Análise de Investimentos A Decisão de Investir As decisões de investimento envolvem a elaboração, avaliação e.
Gestão Estratégica de Custos
Métodos Quantitativos Aplicados em Marketing Introdução.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
Capitalista Socialista Misto
Prof. Dr. Welington Rocha / Prof. Bruno Souza 1 O que é GCI? Processo de gerenciamento de custos que inclui outras organizações dentro de uma cadeia de.
Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança Sami Hassuani Presidente AUDIÊNCIA PÚBLICA CRE- Comissão de Relações Exteriores.
PROFª DRª GECIANE PORTO CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS ORGANIZAÇÃO, GERÊNCIA E ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO NEGÓCIO.
LOGÍSTICA Ilda Ruivo Licenciatura em Sociologia do Trabalho 2008.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Estratégia Empresarial
Gestão das organizações. O que é uma organização? Organização: “Grupo social em que existe uma divisão funcional do trabalho e que visa atingir através.
Faculdade Cenecista de Campo Largo Teoria das organizações: Estratégias funcionais nas organizações.
O PROBLEMA DA ESCASSEZ Necessidades humanas X Recursos produtivos
Detalhamento da estrutura de um Plano de Negócios Parte 2
Necessidade de planejamento Empreendedores tendem a negligenciar o estágio de planejamento de um novo negócio O plano de negócio é fundamental pois descreve.
Mercado Turístico O mercado consiste em um conjunto de pessoas que compartilham de uma necessidade/desejo específico, dispostos e habilitados a realizar.
Instituições Sociais define regrasexerce formas de controle social Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada.
RAD Comportamento do Consumidor Prof. Dr. Dirceu Tornavoi de Carvalho O Processo de compra de consumidores e Familias Modelo geral de comportamento.
Churchill&Peter © Editora Saraiva Gilbert A. Churchill, Jr. J. Paul Peter Capítulo 14 Administrando os Canais de Distribuição Marketing.
PPCP II Prof. Alessandro Camargo. MRP – Material Resources Planning Visa minimizar estoques, buscando alinhar as necessidades dos pedidos com o estoque,
Comportamento Organizacional
GRUPO: Augusto Monteiro, Igor Dias e Tais Ucinski PROFº CESAR AUGUSTO KRUGER CASO 2: A MODA.
ECONOMIA e NEGÓCIOS Prof. Glauco Conceitos Básicos.
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
Sistemas de Informações Sistemas Informações Empresariais 8. SIE SCM Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
Exemplo de Plano de Negócios. Nome da Empresa/Ideia Plano de Negócios.
ADMINISTRAÇÃO  Profª. Kelly Magalhães. Conteúdo da Seção  Introdução à Administração e às Organizações  Organizações e a Administração  Processo de.
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
Abordagem Prática para Administrar as Mudanças
Plano de Negócios TGA2 PLANO DE NEGÓCIOS Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
Conceituação de marketing “A empresa orientada para marketing, está voltada para as necessidades do comprador / cliente”. (Levitt) “O marketing deve ser.
UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DA ECONOMIA BRASILEIRA O MILAGRE ECONÔMICO AULA 4 CURSO COMEX-UNIS Prof. Ms. Frade.
Aula 5 – Max Weber e o conceito de Ação Social
Organização, Sistemas e Métodos Aula 2 – Conceitos (continuação)
Economia 2009 Prof. Fabiana. Conceito Origem – grego. Economia, ciência social que estuda os processos de produção, distribuição, comercialização e consumo.
20091 COMÉRCIO EXTERIOR 2 Prof. Ricardo S. N. Nóbrega.
Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Administração Mercadológica Prof. Alexandre Melo Administrador de Empresas Mestre em Administração.
Transcrição da apresentação:

Análise do Comportamento do Consumidor Bruno Ricardo Winzewski Rodrigo Costa Laurindo

Definições Comportamento  O conjunto de reações em face às interações propiciadas pelo meio Consumidor  Pessoa ou empresa que desempenha um papel no processo de troca

Papel do Cliente Participação direta  Relaciona-se diretamente na escolha, compra e consumo Participação indireta  Aqueles cujos pontos de vista podem influenciar na seleção dos produtos, fornecedores ou lojas

Tipos de Mercado Mercado de bens de consumo  Constituído de famílias e indivíduos Mercado de negócios  Constituído de organizações que compram bens e serviços

Tipos de Compra Compra de valor  Residências, investimentos Compra ocasional  Carros, reformas da casa Compra esporádica  Roupas, livros Compra rotineira  Supermercados, lavanderia

Processo de compra – consumidor Necessidade / desejo Busca de informações Avaliação das alternativas Decisão de compra Avaliação pós – compra

Necessidade / Desejo Necessidade  Aquilo que é indispensável Desejo  Busca por um produto específico Demanda  Desejo aliado a capacidade de compra

Busca de Informações Busca ativa  Propositadamente procura informações Busca passiva  Sem procura de informações Maior atenção Tempo de busca  Proporcional ao grau de risco

Avaliação das Alternativas Prioridades  Cada cliente tem um conjunto de prioridades: Preço, qualidade, durabilidade, prazo de entrega e etc…  A empresa pode mudar as prioridades de um cliente Manter-se sempre entre as possíveis alternativas

Decisão de Compra Intenção x ato efetivo de compra  Soluções criativas para efetivar a compra  Facilidades de pagamento, transporte  Disponibilidade do produto

Avaliação Pós-Compra Fidelização  Marketing Boca-a-Boca Quatro possibilidades  Encanto  Satisfação  Insatisfação  Dissonância Cognitiva

CRM Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente)  Análise de valores e custos totais  Identificar, atrair, diferenciar e reter  Integração de vários stakeholders

Processo de Compra – Empresarial Reconhecimento do problema Especificações do produto Identificação do fornecedor Solicitação de propostas Seleção de fornecedores Processamento do pedido Análise do desempenho do fornecedor

Fatores que Influenciam o Comportamento de Compra Fatores culturais Fatores sociais Fatores pessoais Fatores psicológicos

Fatores Culturais Cultura  Conjunto de valores, preferências e comportamentos Subcultura  Segmentações de cultura Classe social  Divisão mais homogênea

Fatores Sociais Grupos de referência  Grupos primários e grupos secundários Família Papéis  Atividade esperada de uma pessoa com relação aos outros Status  Opinião da sociedade em relação a um papel

Fatores Pessoais Ciclo de vida Ocupação  Ferramentas próprias da profissão Estilo de vida  Atividades, interesses e opiniões  Individualidade

Estudo – Mercado Automobilístico Baseado no VALS – Values and Lifestyle Program, adaptado ao Brasil Identificação de seis segmentos:

VALS Urbano: faixa etária ampla, conveniência, compra racional Tradicional: mais velhos, valores antigos, marcas familiares Integrado: jovem, com sucesso, marcas de prestígio

VALS Adaptados: mais velhos, satisfeitos com o emprego, valores novos e tradicionais Batalhadores: jovens, ascensão econômica, status Descontentes: mais velhos, insatisfeitos com o emprego, aparentar melhor do que estão

Fatores Psicológicos Motivação  Impulso em busca da satisfação Percepção  Atenção seletiva Aprendizagem  Experiências

Exemplos práticos – Tese de Mestrado Comportamento de procura por produtos: efeitos da quantidade de marcas  Observação in loco em supermercado  Redução no tempo de procura entre produtos de mesma natureza quando: Promoção Reforço informativo Menos marcas

Mercado Brasileiro de Consumo Mudanças na conjuntura econômica afetaram o consumo do país Hábitos de consumo ao longo do século passado:  Até 1950 Poucas indústrias fortes, maioria familiares Consumo de produtos primários, alimentos

Mercado Brasileiro de Consumo  Década de 1950: Invenções como a TV e a modernização da indústria chamam a atenção  Década de 1960: Aumento no consumo cria símbolos como o Fusca e o shopping center Maior esclarecimento do consumidor  Década de 1970: Torna-se mais sensível à publicidade Maior número de marcas acirra a concorrência

Mercado Brasileiro de Consumo  Década de 1980: Altíssima taxa de inflação Aumento da fiscalização do consumidor  Década de 1990: Melhores condições econômicas devido a mudança nos pretextos financeiros Pratica mais a lealdade a um ponto de venda

Mercado Brasileiro de Consumo  Hoje Consumo anual no Brasil: US$ 780 bilhões em 2007, com previsão de atingir US$ 1 trilhão até Forte crescimento da Classe C no Brasil  Renda mensal entre R$ 1062,00 e R$ 2017,00

Classes Sociais do Brasil

Atividade Você é um gerente de marketing de uma empresa que vende fornos elétricos (domésticos). A empresa tem produção ociosa e deseja aumentar as vendas. Utilizando os conhecimentos teóricos sobre o comportamento de compra do consumidor, dê exemplos de como usar os cinco itens do comportamento para o aumento de vendas. Necessidade, busca de informações, avaliação das alternativas, decisão de compra e avaliação pós – compra