XIX MARCHA À BRASÍLIA EM DEFESA DOS MUNICÍPIOS ABRIL 2016 AGENDA NACIONAL: AÇÃO DE PLANEJAMENTO E GESTÃO SISTÊMICOS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
WORKSHOP DA SAÚDE FORUM NACIONAL DO JUDICIARIO PARA A SAUDE
Advertisements

Secretaria de Desenvolvimento Territorial- SDT Departamento de Gestão Territorial – DETER Coordenação Geral de Planejamento Territorial - CGPT Estratégia.
MISSÃO Fomentar a Ciência, Tecnologia e Inovação e atuar na formulação de suas políticas, contribuindo para o avanço das fronteiras do conhecimento, o.
Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Cadastro Único Para Programas Sociais Secretaria Nacional de Renda.
Ouvidoria Espaço de Cidadania e Instrumento de Gestão Espaço de Cidadania e Instrumento de Gestão Adalberto Fulgêncio dos Santos Júnior Diretor do Departamento.
Maio/2012 Perfil dos Participantes Compilação das Respostas dos Questionários Paula Barreto BNDES.
Diretrizes Estratégicas 2012/2014 Federação das APAEs do Estado do Paraná (FEAPAEs/PR) Gestão: 2012/ 2014 Diretrizes Estratégicas 2012/2014 Federação das.
PROGRAMA ESCOLA DE CONSELHOS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL.
Prefeitura Municipal de Cacoal GABINETE DO PREFEITO 2º RELATÓRIO QUADRIMESTRAL Apresentação: HELENA F. LOPES DA ROCHA.
PROJETO DE PROTEÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO SISTEMA AQÜÍFERO GUARANI – 6º REUNIÃO DO CSDP AVANÇOS DO PROJETO NO BRASIL Júlio Thadeu.
AS PROFISSÕES CIVIS E A DEFESA CIVIL SECRETARIA NACIONAL DE DEFESA CIVIL – MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
CEARÁ NÓS SOMOS  21 Microrregionais de Saúde  184 Municípios com ações de VISA descentralizadas : 39 com a gestão das Ações de Média Complexidade e 145.
Plano Plurianual - PPA Julho | DIRETORIAASSESSORIA DE PLANEJAMENTO Amparo Legal Constituição Federal – art. 165 Leis de iniciativa do.
SEMINÁRIO ASSECOR PPA : PRIORIDADES DE GOVERNO E ESTRATÉGIAS DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO Márcia Paterno Joppert Brasília, 03 de março de 2016.
Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação Acessuas Trabalho e BPC Trabalho Santa Catarina.
A Cadeia de Valor da PGFN IV Encontro de Gestão da Advocacia-Geral da União 10 e
Promoção da Cultura de Paz Departamento de Políticas, Programas e Projetos.
Brasília, 27 de agosto de 2012 Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes e o Plano Decenal – Audiência Pública - Publicidade.
Itumbiara, 20 de junho de 2013 Estrutura e atribuições do CBH Paranaíba.
Pensando a governança do PAM: A Formulação Participativa de um Modelo de Diálogo para a Macrometrópole Cid Blanco Jr Assessor Técnico para o Brasil Escritório.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
BVS Brasil, perspectivas do Ministério da Saúde São Paulo, 8 de outubro de 2009.
XVII Encontro Nacional do CONGEMAS Estruturas, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social.
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PROPOSTA CURRICULAR E METODOLOGIA NA EDUCAÇÃO INTEGRAL. Pará
4º Encontro de Secretários Executivos de Sindicatos – FIESC – 15/9/2010 Visão estratégica e projetos futuros 4° Encontro de Secretários Executivos de Sindicatos.
Audiência Pública Estruturação dos Destinos Turísticos Brasileiros.
Mesas redondas sobre Políticas de Coerência Regulatória Relações Bilaterais Brasil – Estados Unidos e Políticas de Coerência Regulatória João Augusto Baptista.
Conselho Editorial do Ministério da Saúde 36ª Reunião Ordinária do Conselho Editorial do Ministério da Saúde Brasília, 11 de agosto de 2009.
Reunião do Comitê Consultivo BVS ECOCooperação Técnica Internacional II Reunião Regional Rede ePORTUGUÊSe As necessidades informacionais de Populações.
Aplicacoes.mds.gov.br/cneas. Instrumento eletrônico de gestão e monitoramento das ofertas prestadas por entidades privadas no âmbito do SUAS. Compartilhado.
FORMAÇÃO CONTINUADA DE SOCIOEDUCADORES MATO GROSSO DO SUL Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública – SEJUSP Secretaria de Estado de Trabalho.
Escola Nacional de Administração Pública Educação a Distância na Escola Nacional de Administração Pública Tarcilena Polisseni Cotta Nascimento Coordenadora-geral.
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Brasília - DF Outubro de 2009 COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E MINORIAS DA CÂMARA DOS DEPUTADOS.
SERVIÇO SOCIAL Carla Letícia Raupp Ramos CRESS nº 2930/12ª R Cláudia Leal CRESS nº 2528/12ª R Jerbbera Joplyn de Souza CRESS nº 5171/12ª R Instituto São.
Cidades Sustentáveis Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano Gerência de Gestão Ambiental Urbana e Territorial conceito,
AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2014 AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2014 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – CPA.
Pesquisa – Formação e Ação Sindical No Fomento da Agenda de Trabalho Decente no Brasil.
Avaliação e Revisão do Mapa Estratégico do MPE Produtos Gerados Brasília, 13 de Abril de 2009.
Implantação:2007 O Programa Gestão Nota 10 é um programa dirigido aos gestores de educação (diretores de escolas e equipe das secretarias de ensino)
BASE DO SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS: Política de Atendimento Art ECA A política de atendimento dos direitos da criança e do adolescente far-se.
XX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento
18ª Reunião do Conselho Deliberativo 01 de julho de 2011.
O Plano de Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde/ AB – Região Metropolitana Grande Florianópolis Fpolis,
PANORAMA ATUAL DO CONTROLE SOCIAL NO SUAS: RETRATO NACIONAL E ESTADUAL.
(Reestruturação da Assessoria Parlamentar) (Assessoria Parlamentar - ASPAR)
CARTA DE INTENÇÕES- LITORAL ENCONTRO REGIONAL PARA IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE ATENDIMENTO SÓCIO EDUCATIVO - SINASE - NO ESTADO DE SÃO PAULO As.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
André Santos Jornalista, Especialista em Política e Representação Parlamentar e Assessor Parlamentar do DIAP e da CNPL.
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
Ministério das Comunicações Secretaria de Inclusão Digital.
XIX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento De 24 a 29 de maio de 2015 – Poços de Caldas - MG Acompanhamento da elaboração de Plano Municipal.
AÇÕES DO GOVERNO FEDERAL FORTALECENDO A DEFESA CIVIL - O PLANO NACIONAL DE GESTÃO DE RISCOS E RESPOSTA A DESASTRES NATURAIS Ministério da Saúde Joinville/SC,
ENAP/Brasília junho/2010. Antes de 1930 – Fase contábil - Preocupação com a saúde física 1930 a 1950 – Fase Legal - Instituição da CLT - Estudo das relações.
Ministro Relator José Múcio Monteiro Brasília, 20 de março de 2012.
Apresentação do Projeto. Apresentação do Portal Transparência Caminho já percorrido: principais resultados Próximos passos: como participar.
Formação Acadêmica do Profissional de Secretariado Profa. Ivone Maria Bruno.
24/6/20161 Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do CDES e de 71 Organizações da Sociedade.
Júlio Gregório Secretário de Estado da Educação do Distrito Federal SEMINÁRIO: “REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO” MESA 3 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES.
OFICINA DA REDE DE OBSERVA Ç ÃO 18 de agosto de 2006 OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Campo de observação na fase piloto O campo de observação é indicado pelo.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE MMA SECRETARIA EXECUTIVA MEIO AMBIENTE, INFRA-ESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO Brasília, 10 de Outubro de 2007.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária NOVAS TECNOLOGIAS/NOVOS PRODUTOS/NOVAS NECESSIDADES/ IMPORTAÇÃO /EXPORTAÇÃO QUALIDADE / EFICÁCIA/SEGURANÇA/RACIONALIDADE.
Rainério Rodrigues Leite Secretário SECRETARIA DE CONTROLE EXTERNO NO ESTADO DA PARAÍBA CONHECENDO O TCU.
Comissão de Enfrentamento à Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes/Quebrando o Silêncio CMDCA - Campinas - SP.
FÓRUM DESAFIOS À GESTÃO NA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL 21 a 22 de novembro de 2005 Palácio do Itamaraty Brasília - DF.
SEJAM BEM-VINDOS! I ENCONTRO TÉCNICO SOBRE PERÍCIA MÉDICA PREVIDENCIÁRIA NO ESPÍRITO SANTO 1 ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO PROCURADORIA-GERAL FEDERAL PROCURADORIA.
RET-SUS os significados do trabalho em rede REDE Emaranhado de elos que se relacionam, trocam e dependem uns dos outros, como uma comunidade não-geográfica.
Tripartição dos poderes Funções/atuações São funções institucionais do Ministério Público: Promover, privativamente, a ação penal pública, na forma da.
MAIS INFORMAÇÕES: pgsistemicos.blogspot.com
MAIS INFORMAÇÕES: pgsistemicos.blogspot.com
Transcrição da apresentação:

XIX MARCHA À BRASÍLIA EM DEFESA DOS MUNICÍPIOS ABRIL 2016 AGENDA NACIONAL: AÇÃO DE PLANEJAMENTO E GESTÃO SISTÊMICOS

AGENDA NACIONAL: CONFEDERAÇÃO NACIONAL DE MUNICIPIOS CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO TRIBUNAIS/CORREGEDORIAS MUNICÍPIOS

TERMO DE COOPERAÇÃO CONVERGÊNCIA: EM TORNO DE UM TERMO DE COOPERAÇÃO ASSINADO ENTRE AS DIVERSAS INSTITUIÇÕES ENVOLVIDAS; OBJETIVO: ADOTAR A AÇÃO DE PLANEJAMENTO E DE GESTÃO SISTÊMICOS COMO MÉTODO PARA AVALIAR A JUDICIALIZAÇÃO E BUSCAR SOLUÇÕES COMUNS

FORMA DE AGIR: CONSTRUIR UMA REDE DE DIÁLOGO ENTRE TODOS OS ATORES, TANTO DO SISTEMA PÚBLICO COMO DO SISTEMA DE JUSTIÇA, QUE AGEM OU INTERFEREM EM UMA DETERMINADA POLÍTICA PÚBLICA JUDICIALIZADA OU NÃO.

Sistema Público Gestores Públicos; Gestores de Instituições; Prestadores; Profissionais; Sistema de Justiça Poder Judiciário; Ministério Público; Defensoria Pública; Procuradorias; Advocacia;

DE ONDE A IDÉIA: NOVA REDAÇÃO DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL art.138,139,165 NOVA REDAÇÃO DA RESOLUÇÃO 125 DO CNJ art.10 EXPERIÊNCIA EXITOSA COM OS FÓRUNS NACIONAIS DA SAUDE DO CNJ e DO CNMP EXPERIENCIA EXITOSA DO COMITÊ DE PGS NO RIO GRANDE DO SUL

RESULTADOS PROCESSOS DE SAÚDE NO RS EM PROCESSOS DE SAÚDE NO RS EM AÇÕES NOVAS EM AÇÕES NOVAS EM AÇÕES

.

METAS IDENTIFICAR CAUSAS DA JUDICIALIZAÇÃO REDUZIR E/OU QUALIFICAR A DEMANDA FERRAMENTAS DE APOIO AO MAGISTRADO CÂMARAS TÉCNICAS CÂMARAS DE CONCILIAÇÃO CÂMARAS DE MEDIAÇÃO

AVANÇOS APOIO DA CORREGEDORIA GERAL DE JUSTIÇA DO TJRS: A) INCLUIU NO PROGRAMA DOS CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO DE MAGISTRADOS PAINEL SOBRE A JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE ATINGIU CERCA DE 500 MAGISTRADOS DE PRIMEIRO GRAU EM 2013: SANTANA DO LIVRAMENTO, SÃO MIGUEL DAS MISSÕES, BENTO GONÇALVES, PELOTAS, TORRES B) INCLUIU NO PROGRAMA DE CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO DE ASSESSORES E SECRETÁRIOS DE JUÍZES: CURSO DE DIREITO SANITÁRIO EM 2013 WORSHOP EM 2015

AVANÇOS AÇÃO DE PLANEJAMENTO E DE GESTÃO SISTÊMICOS COM FOCO NA SAÚDE VISANDO A REDUÇÃO DA JUDICIALIZAÇÃO WORSHOP NO RIO GRANDE DO SUL PELOTAS – NOVEMBRO 2011 METROPOLITANA EM PORTO ALEGRE – MAIO DE 2013 CENTRO-OESTE EM SANTA MARIA – JUNHO DE 2013 MISSIONEIRA EM IJUÍ – OUTUBRO DE 2013 NORTE EM PASSO FUNDO – NOVEMBRO DE 2013

Antes da Judicialização das Políticas Públicas

MP PGE DP PGM ? ? ? ? Representantes das Instituições buscam soluções para as demandas junto ao Judiciário...

Com a Judicialização das Políticas Públicas

NOVA VISÃO DO CNJ MAGISTRADO PRO-ATIVO

ATUAÇÃO INSTITUCIONAL FORTALECER E HARMONIZAR AS RELAÇÕES ENTRE OS PODERES, SETORES E INSTITUIÇÕES : PREVENÇÃO DE LITÍGIOS JUDICIAIS PARCERIAS E CONVENIOS SOLUÇÕES COLETIVAS DE DEMANDAS APRIMORAR A COMUNICAÇÃO COM PÚBLICOS EXTERNOS PROMOVER A CIDADANIA E DISSEMINAR VALORES ÉTICOS POR MEIO DE ATUAÇÃO INSTITUCIONAL EFETIVA

Função do Comitê Gestor do PGS (Planejamento e Gestão Sistêmicos) Detectar os motivos que levam à intervenção da justiça em demandas de políticas públicas cuja solução dependeria do gestor público ou privado; Atuar junto à administração pública ou ao gestor privado objetivando que a solução parta dos setores envolvidos;

ÁREAS DE ATUAÇÃO SAÚDE EDUCAÇÃO – CRECHES – PROFESSORES – TRANSPORTE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA DROGADIÇÃO JUSTIÇA RESTAURATIVA AUDIÊNCIA DE CUSTÓDIA FUNDIÁRIO

MPF MPE OAB AGU PGE PGM DPU/DPE Gestores Municipais e Estaduais Profissionais

QUAL O EFEITO ESPERADO COM A ATUAÇÃO PROPOSTA?

ATUAÇÃO EFICIENTE = REDUÇÃO DA JUDICIALIZAÇÃO SEM RESTRINGIR O ATENDIMENTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS À POPULAÇÃO

MUITO OBRIGADO. MARTIN SCHULZE DESEMBARGADOR, ATUA NA 23ª CÂMARA CÍVEL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO RS, COORDENADOR DO COMITÊ GESTOR DO PGS/RS E COORDENADOR DO COMITE EXECUTIVO DO ESTADO DO RS DO FORUM NACIONAL DO JUDICIÁRIO PARA A SAÚDE DO CNJ. CONTATOS FONES: OU ou MAIS INFORMAÇÕES no seguinte endereço eletrônico: pgsistemicos.blogspot.com