Em 1909, o Presidente Nilo Peçanha criou 19 escolas de aprendizes artífices; Estas escolas tinham um caráter assistencialista e eram destinadas a “amparar.

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Transcrição da apresentação:

Em 1909, o Presidente Nilo Peçanha criou 19 escolas de aprendizes artífices; Estas escolas tinham um caráter assistencialista e eram destinadas a “amparar os orfãos e os demais desvalidos da sorte” (uma marca da rede de educação profissional); Tinham por objetivo qualificar os jovens pobres que não tinham condições de acesso às escolas particulares; Em 29/12/2008 foi criada a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – (EPCT) através da Lei ; Esta mesma lei cria os 38 Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia do país; Histórico

Instituições de educação superior, básica e profissional especializadas em educação profissional e tecnológica (nos diferentes níveis e modalidades). Concepção baseada na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Até 2005 a Rede tinha 140 instituições; A partir de 2005, o governo LULA criou o Programa de Expansão da Rede Federal; Atualmente esta Rede possui 562 campi e deverá chegar até o final do ano em mais de 620 campi; Um grande programa de desenvolvimento da educação profissional; Permite à milhares de trabalhadores oportunidade de qualificação e ingresso no mercado de trabalho; Ações governamentais práticas de valorização da educação que precisam ser divulgadas, acompanhadas e debatidas com a comunidade; Histórico

MISSÃO Autarquias com Gestores com visões múltiplas; Procedimentos diferenciados à sociedade, aos órgãos de controle, éticos, transparentes e Democráticos e participativos por toda Comunidade Acadêmica, Sociedade Civil e Governo 38 institutos criados no Brasil. O Que suscita a discussão de Gestão Democrática e Participativa como Modelo na Rede Federal de Ensino Histórico

Logomarca Oficial Logomarca IFB 2 Logomarcas Por quê ?

1. O agendamento de uma audiência pública junto a Comissão de Direitos Humanos a fim de discutir e solucionar os problemas de assédio moral que vem ocorrendo na Rede Federal de Ensino Tecnológico em nível local e nacional. 2. Que o Sen Paulo Paim promova a interseção junto ao MEC para que os aspectos legais da Lei /08 e do Dec 6.986/09 relacionados às Eleições de Reitor e Diretores Gerais sejam respeitados. Com transparência, lisura e sem interferência. 3. Que a Comissão de Educação do Senado solicite uma auditoria à CGU, Min do Planejamento sobre a Rede Federal de Ensino Tecnológico, com vistas à verificação da precarização nos IFs e à aplicação dos recursos públicos destinados. 5. Que o Sen Paulo Paim solicite ao MEC a transparência e os critérios democráticos e participativos nos processos de redistribuição e organazicional na Rede Federal MUITO OBRIGADO !!! Prof. Marco Antonio Vezzani Por tudo isso e para que os Institutos Federais sejam verdadeiramente Instituições democráticas, transparentes e comprometidas com a a sociedade brasileira e com o desenvolvimento do país, solicitamos: