Plano de Negócios MODELO
1 - Identificação do Empreendimento. Plano de Negócios 1 - Identificação do Empreendimento. Ramo de negócio: Prestação de serviço. Tipo de Negócio: Academia de ginástica para melhor idade. Academia SuperAção Serviços: ginástica, alongamento e yoga.
Plano de Negócios Missão: Promover qualidade de vida à nossos clientes através de serviços diferenciados, que possam atender ao máximo de satisfação de todos que utilizarão a academia como uma forma de exercitar o seu corpo ganhando saúde e condicionamento físico, acima de tudo valorizando as relações humanas entre colaboradores e clientes. Visão: Ser a maior e melhor empresa no ramo de atividades físicas voltadas para terceira idade. 3º ADM
Plano de Negócios 2 - Conceito do Negócio. O perfil de negócio: Montagem de uma academia de ginástica para terceira idade. Está inserida ao ramo esportivo surgindo a partir deste a oportunidade de levar o idoso a uma academia especializada.
Plano de Negócios 3 - Equipe de gestão. Perfil dos Empreendedores: Miriane Di Masi. – Gestão - Cursos na área de Gestão e pequenos negócios Silviane Almeida – Contabilidade - Técnica em contabilidade; Vanessa Sabino – MKT e Propaganda- Cursos e experiência na área de marketing e propaganda; Roseli Ferreira – Recursos Humanos - Cursos e experiência em RH; Vilmar Rocha – Compras - Cursos e experiência em compras; Marilsa Vieira – Atendimento - Cursos e experiência em atendimento, CRM.
3.1 Estrutura organizacional. Plano de Negócios 3.1 Estrutura organizacional.
4 - Mercado e Competidores. Plano de Negócios 4 - Mercado e Competidores. 4.1 Mercado/Público Alvo: Terceira Idade. Classe média e alta – mercado que no momento apresenta um considerável potencial de crescimento, pois há um aumento considerável de idosos na população regional. Dados o IBGE: Os idosos são hoje cerca de 14,5 milhões de pessoas, 8,6% da população total do País, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base no Censo 2000. O instituto considera idosas as pessoas com 60 anos ou mais, mesmo limite de idade considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para os países em desenvolvimento.
Plano de Negócios Em uma década, o número de idosos no Brasil cresceu 17%, em 1991, ele correspondia a 7,3% da população. O envelhecimento da população brasileira é reflexo do aumento da expectativa de vida, devido ao avanço no campo da saúde e à redução da taxa de natalidade. Prova disso é a participação dos idosos com 75 anos ou mais no total da população ativa. Em 1991, eles eram 2,4 milhões, em 2000, 3,6 milhões. A população brasileira vive, hoje, em média, 68,6 anos, 2,5 anos a mais do que no início da década de 90. Estima-se que em 2020 a população com mais de 60 anos no País deva chegar a 30 milhões de pessoas e a esperança de vida, a 70,3 anos. 3º ADM
Plano de Negócios 4.2 Fornecedores Empresa: Gesan Equipamentos Médicos e Especiais Ltda Equipamentos para Academias de ginástica materiais esportivos fitness. Site:http://www.gesan.com.br; Empresa: Yozda - Fitness Equipment Equipamentos especiais de alta resistência e durabilidade: esteiras, bicicletas, elíptico. Site: http://www.yozda.com.br/ Empresa: Equipamentos para escritório Ltda. Móveis para escritório, computadores e equipamentos de informática. Site: http://www.equipoesc.com.br
Plano de Negócios Empresa: Victor do Brasil Eletrônica Ltda. Sistemas de sonorização ambiente Site: http://www.victor.com.br Empresa: Bellieiri Industria de refrigeração Ltda bebedouros de pressão para água Mineral Site: http://www.bellieri.com.br 3º ADM
Plano de Negócios 4.3 Market Share. 4.3.1 Projeção de Vendas: Será planejada em consideração a toda estrutura deste plano de negócios. Quantidade estimada de alunos: 100 alunos Projeção do aumento do volume de vendas de 10% trimestral no primeiro ano, após esse período será projetada uma nova planilha de crescimento e de novos serviços 3º ADM
Plano de Negócios 4.3.3 Localização e Instalação. As instalações será localizada na cidade de Campinas, que tem uma excelente média de habitantes idosos, o local deverá ser de fácil acesso para o idoso e também para transporte urbano coletivo, proximidade do público alvo, instalações de qualidade. O Local será locado. Infra estrutura: piso impermeabilizado, próprio para suportar o peso dos aparelhos e antiderrapante, ambiente claro e higiênico.
Plano de Negócios 5- Competidores. O ramo de academia possui muitos concorrentes como as academias: Companhia Atlética e a academia Fórmula, porém a academia voltada para idosos possuem poucos concorrentes, pois se trata de um empreendimento inovador. 6 - Vantagem Competitiva. Atendimento personalizado e diferenciado feito por profissionais altamente treinado para lidar com nosso público, esse é o diferencial que mantém o cliente cativo. Os preços altamente competitivos que possibilitem o acesso do público alvo definido
Plano de Negócios 7- Marketing e Vendas. 7.1 Produto: Prestação de serviços voltados para a terceira idade, com o objetivo de melhoria de qualidade de vida. Serviços como: Ginástica, alongamento e Yoga. 7.2 Preço: Através de pesquisas de mercados com possíveis adeptos de atividades físicas. O valor adequado para os serviços prestados e para o momento é de R$ 80,00 mensais.
Plano de Negócios 7.3 Praça. O canal de matricula será na matriz da empresa. próxima ao publico alvo. fácil localização com ambiente climatizado. sem problemas de estacionamento. 7.4 Promoção. Divulgação em rádios, folders, consultórios médicos . No primeiro mês, os matriculados terão descontos promocionais com pacotes trimestrais e semestrais chegando até 20% de descontos. Cliente com indicação de freqüentadores ou com apresentação de folders na recepção terá desconto de 50% na avaliação física.
Plano de Negócios 7.5 Estratégia de vendas. Equipe de vendas e parceiros serão treinados constantemente para realizar atendimento diferenciado mostrando os benefícios da atividade física. 7.5.1 Parcerias Estratégicas. com a prefeitura municipal e clinicas médicas. cooperativas de costureiras (para fornecimento de roupas e acessórios). com o CIEE (estágio para alunos de fisioterapia, educação física) com Universidades de educação física, fisioterapia e escolas de enfermagem. e também com fornecedores de equipamentos e assistência especializada da manutenção destes.
Plano de Negócios 8 Estrutura e Operação 8.1 Processos de negócio inicio Cliente vem fazer matricula Preenche Formulário, Explica planos de pagamentos e programação de aulas, solicita documentos, formulário Cliente traz xerox autenticado dos documentos Não OK? Sim Recepcionista encaminha cliente ao fisioterapeuta A B Recepção marca e comunicação ao cliente a consulta C D Receber $, marcar data e arquivar contrato em pasta FIM! Recepção Fisioterapeuta atende, faz analise e avaliação física Encaminha a avaliação e os documentos ao personal (Professor de educação física) Comunicar recepção para avisar cliente Consulta com o personal trainer Fisioterapeuta Avaliação Física com programas a serem praticados pelos personals Documentos Formulário Personal Trainners Personal analisa resultado da avaliação, com o cliente O cliente pode fazer atividades físicas Explicar ao cliente o fato de não poder fazer atividades físicas e indicar outro tipo de atividade Explicar e demonstrar exercícios e horários de atividades; encaminhando o cliente para gestor Verificar tipos de planos aceito pelo cliente, assinar contrato, apresentar o restante das instalações ao cliente Gestor Encaminhar cliente com contrato para a recepção efetuar o 1º pagamento e marcar data de início Simm 3º ADM
Plano de Negócios 8.2 Políticas de RH Colaboradores: profissionais que tenham experiências e habilidades e comunicação interpessoal com o nosso publico alvo. As políticas de RH da Academia SuperAção define as estratégias relacionadas as ações para com seus colaboradores; mais do que qualquer outro fator a experiência, as habilidades e as competências de nosso grupo decidirão o sucesso do nosso negócio no mercado. 3º ADM
8.3 Estrutura e Localização Plano de Negócios 8.3 Estrutura e Localização 8.3.1 Estrutura: A estrutura da Academia SuperAção contará com equipamentos e acessórios de ginástica e yoga que totalizam um investimento inicial no valor de R$ 40.000,00. 3º ADM
Plano de Negócios 8.3.2 Localização Academia SuperAção será instalada em um imóvel de 500m²,localizado à rua Augusto Ambrust, 88, no coração do Cambuí, área nobre de campinas, possui em seu entorno (1km de raio) o centro da cidade, o bairro nova campinas, a prefeitura municipal campinas, o centro de convivência cultural e três grandes avenidas (Av. Norte Sul, Moraes Sales e Av. Princesa D´Oeste) 3º ADM
Plano de Negócios 8.4 Tecnologias computadores de ultima geração; Software gestor e CRM; Sistema de gerador de energia; Aparelho desfibrilador; 3º ADM
9. Estratégia de Crescimento Plano de Negócios 9. Estratégia de Crescimento 9.1 Análise Swot Pontos fortes Pessoas mais capacitadas que a concorrência; Idoneidade, transparência,práticas e princípios Da gestão da qualidade existentes em nosso Empreendimento, visando sempre a satisfação Dos Stakeholders. Pontos fracos Falta de capital inicial próprio para iniciar o negócio; dificuldade na contabilidade e geração de balanços. Oportunidades Empregar o modismo da qualidade de vida, da maneira como vem sendo gerado pela mídia; Aumento no índice da expectativa de vida, Conforme pesquisa do IBGE* Ameaças Ações do governo (reforma da previdência que esta em votação no senado); Poder de empresas concorrentes na mídia. 3º ADM
Conclusão da Análise Swot Plano de Negócios Conclusão da Análise Swot A matriz swot nos mostra que as nossas forças e a oportunidade que o mercado nos apresenta é favorável a implementação desse negócio, já que para as nossas fraquezas podem ser neutralizadas com ações e planejamento ao longo do tempo. Ao considerar a ameaça da Reforma da previdência, o risco do negócio torna-se moderado. 3º ADM
Plano de Negócios 9.2 Cronograma * Programas que se repetiram nos anos de 2011,2112 e 2013 com o mesmo valor de investimento. área Investimentos 2009 2010 1° semestre Marketing e RH R$10.000.00 Aulas de dança para iniciantes Nível 1 e 2* Workshops com personalidades conhecidas no mundo da dança* 2° semestre R$12.000,00 Continuação das aulas de dança Nível 3 e avançado* Viagens pelo Brasil, para conhecer os locais originários dos ritmos ensinados na academia* Total do Investimento R$ 22.000,00 a. a 3º ADM
Projeção de Fluxo de Caixa Plano de Negócios 10 Previsão dos Resultados Econômicos e Financeiros Projeção de Fluxo de Caixa Entrada 2009 2010 2011 2012 2013 Receita de Serviços R$ 242.000,00 R$ 271.040,00 R$ 298.144,00 R$ 327.958,00 R$ 360.753,00 Receita de acessórios para Fitness e Yoga R$ 12.000,00 R$ 13.200,00 R$ 14.520,00 R$ 15.972,00 R$ 17.569,00 Total de entradas R$ 254.000,00 R$ 284.240,00 R$ 312.664,00 R$ 343.930,00 R$ 378.322,00 Saídas Investimento Inicial + ativo + capital de giro R$ 50.000,00 R$ - R$ - R$ - Investimento com Marketing R$ 22.000,00 R$ 22.000,00 Despesas Fixas R$ 72.000,00 R$ 72.000,00 Salários /encargos R$ 96.000,00 R$ 96.000,00 Despesas Tributárias Total de saídas R$ 240.000,00 R$ 190.000,00 R$ 190.000,00 Caixa Saldo Real de caixa R$ 14.000,00 R$ 94.240,00 R$ 122.664,00 R$ 153.930,00 R$ 188.322,00 Fluxo de caixa Acumulado R$ 108.240,00 R$ 230.904,00 R$ 384.834,00 R$ 573.156,00 Despesas Não Desembonsáveis Depreciação R$ 5.000,00 R$ 5.000,00 Total de Despesas não desembonsáveis Saldo Final de Caixa R$ 9.000,00 R$ 89.240,00 R$ 117.664,00 R$ 148.930,00 R$ 183.322,00 3º ADM
Plano de Negócios Indicadores, financeiros e simplificados Nota: fonte de recursos para a realização do investimento: FINAME / BNDS. 2009 2010 2011 2012 2013 Ponto de equilibrio (ponto de nivelamento)% 67.0 59.10 53.73 48.85 44.41 Payback 25 meses Retorno Sobre o Investimento 32000 48000 64000 80000 96000 Retorno Sobre o Investimento % 20 30 40 50 60 3º ADM
Plano de Negócios Rentabilidade e Projeções Financeiras Conforme a projeção de vendas e a composição de custos da SuperAção, o serviço proporcionara não só a cobertura de todos os custos, bem como um bom retorno financeiro para a empresa, o que pode ser comprovado na Projeção dos resultados e na Análise de Investimento realizados no Plano Financeiro. 3º ADM
Plano de Negócios Bibliografia: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/tabuadevida/2003/ambossexos.pdf http://planodenegocios.com.br http://www.jornal3idade.com.br http://www.pmh.com.br http://www.jornalrmc.com.br 3º ADM
Plano de Negócios “A qualidade de atendimento é o maior segredo para o empreendedor alcançar o sucesso, seja qual for o tipo de atividade que pretende inserir-se”.