Planejar Planejar é uma atividade que está dentro da educação, visto que esta tem como características básicas: evitar a improvisação, prever o futuro,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Laboratório de Ensino de Química 1
Advertisements

Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
Planejamento.
Para que planejar? A eficiência é a execução perfeita de uma tarefa que se realiza. O planejamento e um plano ajudam a alcançar a eficiência, isto é, elaboram-se.
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
FARESE 4° PERIODO DE MATEMÁTICA ESCOLA E SEU PLANEJAMENTO GRUPO: 3° PROFESSORA: DALVA DICIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO I COMPONENTES:EDINEIA JOSIANE S.
Cultura de Paz Experiências Educacionais no Brasil Audiência Pública Câmara dos Deputados outubro de 2015.
Reunião Pedagógica Educação Infantil 2012 Coordenadora Pedagógica: Ana Cristina Fonseca 1.
FORMAÇÃO CONTINUADA. Dr. Juares da Silva Thiesen (UFSC) Dr. Juares da Silva Thiesen (UFSC) Ma. Maria Aparecida H. Turnes (UNIVALI) Ma. Maria Aparecida.
GEOMETRIA PARA ALUNOS SURDOS POR MEIO DO TANGRAM
Necessidades Educativas Especiais - Profª. M.Sc. Cris Lopes Durante muitos anos os docentes da Educação Especial tentaram dar resposta aos alunos com necessidades.
Belém, 20/06/2005 Dra. Letícia Sampaio Suñé O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL Comissão Técnica de Avaliação Institucional -
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Conversando sobre educação a distância Mirza Seabra Toschi setembro de 2009.
Modalidades Organizativas do Trabalho Pedagógico
Modalidades Organizativas do Trabalho Pedagógico
FILOSOFIA PNLD Apresentação da área A Filosofia no Ensino Médio e no PNLD.
Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador.
Currículo e Ensino de Ciências. Utopia Finalidade da educação Objetivos Valores Concepções de educação Não neutralidade do currículo, interesses, contexto.
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada 6º Encontro Agosto / 2015 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GUANAMBI DEPARTAMENTO DE ENSINO.
RECUPERAÇÃO CONTÍNUA Resgatando Habilidades em Defasagem
SUPERINTENDÊNCIA DE ORGANIZAÇÃO E ATENDIMENTO EDUCACIONAL - SOE/SEE Cooperação da SOE no processo educativo para o alcance da melhoria da educação.
COMO PREPARA-SE PARA SER UM PROFESSOR INCLUSIVO Profª. Yara Antoniette.
A GINÁSTICA NO PERCURSO ESCOLAR DOS INGRESSANTES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM EFI DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ E DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS.
SAETHE 2015 Oficina de Apropriação de Resultados.
O Projeto Político Pedagógico é...
Fórum Nacional de Educação Seminário Nacional - O PNE e o futuro da educação brasileira 25/06/2015 Mesa de debate: O PNE e a Qualidade da Educação Prof.
Para entender o que é política pública Produção cultural
Conhecimentos Pedagógicos – Aula 5 Professores PI e PII CMA Concursos
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
SEMINÁRIO EDUCAÇÃO INCLUSIVA JUNHO 2014 LUCENA DALL’ALBA.
DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011
INDICADORES DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO Compreendendo seus pontos fortes e fracos, a escola tem condições de intervir para melhorar sua qualidade conforme.
Avaliação Pedagógica Política Nacional do Livro Júnia Sales Pereira Coordenadora Geral de Materiais Didáticos Secretaria de Educação Básica Ministério.
LAN 5844 PREPARAÇÃO PEDAGOGICA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2014 Professor responsável Dra. Gilma Lucazechi Sturion
Participação: do que estamos falando? Maria Cristina Martins Kamers Conselho Estadual de Educação – CEE/SC.
Ministério da Educação Meta 15 do PNE Formação de Professores Outubro de 2015 Meta 15 do PNE Formação de Professores Outubro de 2015.
Instrutivo para Recrutamento e Seleção da Equipe Regional 2011 PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA – PIP/CBC IMPLEMENTAÇÃO DOS CBC – ANOS FINAIS DO ENSINO.
AVALIAÇÃO PLANEJAMENTO 2015 Educação Física. AVALIAÇÃO ON LINE NO PORTAL NTM Houve registro de 41 respostas, 4 professores responderam em duplicidade,
EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Panorama (rápido) da Educação Básica no Brasil O desafio da equidade Brasília, 11 de abril de 2012.
O ato de planejar faz parte da história do ser humano.
Modalidades Organizativas do Trabalho Pedagógico
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
Setor: Coordenação Pedagógica & Avaliação PDU Company LOGO Outubro
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015
FORMADORA : Janaina Rodrigues Pitas CEFAPRO DE PRIMAVERA DO LESTE – 2010
ITCILO/ACTRAV Curso (A ) Políticas Sindicais para a Geração de Trabalho Digno para Jovens Trabalhadores ITCILO, Turim de 16 a 27 de fevereiro de.
Avaliação de impacto de programas de formação docente: a experiência do Programa Letra e Vida Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa.
Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
O PPP e a construção de PPCs no IFPA Elinilze Guedes Teodoro - PROEN.
INSTITUTO AYRTON SENNA Seminário " Trabalho Infantil, Aprendizagem e Justiça do Trabalho “ Brasília / 11 de outubro de 2012.
Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
ESTUDO DA REALIDADE, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO CIDADÃ NA ORGANIZAÇÃO DE UMA PROPOSTA CURRICULAR PARA O ENSINO DE TEATRO. Introdução: O ensino de.
DOCÊCIA NA UNIVERSIDADE MARCOS MASETTO (ORG.). Professor universitário O professor universitário é um profissional da educação na atividade docente. Mas.
Ensino tradicional.
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E A DIDÁTICA
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Ana Virginia R. Veríssimo Processo Administrativo Planejamento.
Didática e Dinâmicas de Ensino e Aprendizagem
MODELOS DE ENSINO E SELEÇÃO DE CONTEÚDOS Aula 9 – 12/maio/2014.
SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM SAE
Fundamentando a Prática de Avaliação: Em busca de seu sentido Profa. Dra. Maria de Fátima B. Abdalla
PLANEJAMENTO DA AÇÃO DOCENTE Erika dos Reis Gusmão Andrade Rosália de Fátima e Silva DEPED/PPGEd/UFRN 1.
Janaina Rodrigues Pitas Formadora do CEFAPRO Primavera do Leste
ADAPTAÇÃO CURRICULAR.
PLANEJAMENTO É Planejamento é processo de busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos, visando ao melhor funcionamento, organizações.
Transcrição da apresentação:

Planejamento escolar, uma oportunidade para a reflexão da ação pedagógica

Planejar Planejar é uma atividade que está dentro da educação, visto que esta tem como características básicas: evitar a improvisação, prever o futuro, estabelecer caminhos que possam nortear mais apropriadamente a execução da ação educativa, prever o acompanhamento e a avaliação da própria ação. Planejar e avaliar andam de mãos dadas. (PADILHA, 2001, p. 30). 

Planejar, em sentido amplo, é um processo que "visa a dar respostas a um problema, (diagnóstico) estabelecendo fins e meios que apontem para sua superação, de modo a atingir objetivos antes previstos, pensando e prevendo necessariamente o futuro", mas considerando as condições do presente, as experiências do passado, os aspectos contextuais e os pressupostos filosófico, cultural, econômico e político de quem planeja e com quem se planeja.

PASSOU A SER OBRIGATÓRIO FAZER PLANOS PARA TRABALHAR EM ESCOLA. Década de 1960, o planejamento da educação se consagrou por meios governamentais e acadêmicos brasileiros. PASSOU A SER OBRIGATÓRIO FAZER PLANOS PARA TRABALHAR EM ESCOLA.

Vai além de apresentar conteúdos pré-estabelecidos. Hoje.... O Planejar pode resgatar o sentido social do trabalho escolar, quer ser um instrumento metodológico da realização de ideias que superem o mero domínio cognitivo da informação. Vai além de apresentar conteúdos pré-estabelecidos.

Diagnosticar Diagnosticar Ocorreram problemas de indisciplina ? Baixo aprendizado ? “ como os meus alunos estão chegando ? quem são eles? O que eles já sabem? O que precisam aprender ? como eles poderão aprender melhor ? “.

Planejamento não é sobre nós ou nossas necessidades Planejamento não é sobre nós ou nossas necessidades. Quem dita o quê e o como, são os alunos. São as necessidades DELES que precisam ser atendidas. Para isso é preciso investigar e encontrar as respostas para as perguntas.

O ato de planejar é sempre processo de reflexão, de tomada de decisão sobre a ação; processo de previsão de necessidades e racionalização de emprego de meios (materiais) e recursos (humanos) disponíveis, visando à concretização de objetivos, em prazos determinados e etapas definidas, a partir dos resultados das avaliações (PADILHA, 2001, p. 30).

Dentre os diferentes recursos, o livro didático é um dos materiais de mais forte influência na prática de ensino brasileira. É preciso que os professores estejam atentos à qualidade, à coerência (...). Além disso, é importante considerar que o livro didático não deve ser o único material a ser utilizado, pois a variedade de fontes de informação é que contribuirá para o aluno ter uma visão ampla do conhecimento. PCN ( 1998: 96)

PCN; Ocs; O planejamento deve estar em consonância com o PPP da escola.

O planejamento elaborado pelos professores da área de Linguagem atinge seus objetivos junto aos alunos e à escola? O material selecionado para o trabalho em sala nas aulas de Linguagem é pertinente ao aprendizado? As propostas de atividades são coerentes com o Projeto Curricular? Qual o papel destinado aos livros didáticos de Linguagem em sala de aula, a partir desta proposta? Como os agentes educativos – professores de Linguagem e coordenadores – analisam o processo do planejamento em Língua Portuguesa?

Que contribuições esta área de estudo deve dar para diminuir os grandes problemas de nossa sociedade? Com que elementos (saberes, habilidades, atitudes, conhecimentos...) a área contribuirá com o aluno? Que princípios metodológicos são adequados para realizar a proposta do ideal desta área?

A ênfase do planejar deve estar ligada ao processo do aprender e não apenas nos resultados, seja em seus planejamentos ou em seus projetos.

Planejamento por si mesmo; Os professores e a construção de planejamento; O planejamento participativo e suas alternativas.

Cada setor da escola deve ter um plano profundamente concatenado com o plano global da escola, porque dele retira as ideias básicas de sua filosofia. Aquilo que a escola, como instituição social, quer alcançar e que está expresso em seu marco referencial, guiará o trabalho de cada professor(a) e de cada turma de alunos. (Danilo Gandin)

O planejar não é um produto acabado, ao contrário, é um processo e como tal necessita de constantes reformulações e readaptações, é dinâmico e atualizado frente à realidade que o desafia.

Assim o que é fundamental conseguir através da prática do planejamento é a conscientização de que por ele podemos refletir nossa prática educativa, reformulando-a constantemente, fazendo dela material para estudo e pesquisa, e que, ao realizarmos o processo do planejamento, estamos, na verdade, realizando um processo educativo, que deve ser participativo, democrático e libertador, seguindo as teses centrais de (Paulo Freire).

O planejamento participativo adquire sua importância maior por sua nova forma de pensar, decidir e agir, podendo modificar os planos educacionais, quase sempre descomprometidos com a realidade local e por isso mesmo descontextualizados, individualizados e não politizados.

Na Lei 5.692/71, não há referência explícita ao trabalho com planejamento participativo, entretanto, ela prevê o planejamento de atividades escolares em que sejam participantes a escola, família e comunidade.

Prática de Trabalho Interdisciplinar (OCS) Pensar em satisfazer as necessidades que o diagnóstico inicial mostrou e que o diagnóstico continuado for demonstrando. Princípio da área, Objetivos, Estratégias, Metodologia, Atividades permanentes, Recursos, Tempo e Avaliação.

Brasil. Secretaria de Educação Fundamental Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. MEC/SEF: Brasília, DF, 1998.; FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra: 1968b; PADILHA, R. P. Planejamento dialógico: como construir o projeto político-pedagógico da escola. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2001; GANDIN, Danilo.Planejamento na sala de aula._11. ed. _Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

Professora Márcia Roza Lorenzzon Professora Formadora de Língua Portuguesa Cefapro

Sites,livros e blogs http://linguagemeafins.blogspot.com.br/ A linguagem utilizada na Internet - Educacional www.educacional.com.br › Entrevista Interativa http://www.revel.inf.br/pt;

Conpeduc, Rondonópolis – Site Ufmt, Roo Semiedu, Cuiabá – Site Ufmt Currículo Lattes, Plataforma Lattes