ACORDO SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DO ARTIGO VI DO ACORDO GERAL SOBRE TARIFAS E COMÉRCIO 1994 - ACORDO ANTIDUMPING Acordo sobre a aplicação de medidas antidumping.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DEFESA COMERCIAL.
Advertisements

DEFESA COMERCIAL NO BRASIL
DIREITOS ANTIDUMPING “ Uma longa caminhada começa sempre pelo primeiro passo”. (Lao-Tsé) PROFESSOR NARCÉLIO BARBOSA.
Dumping, Subsídios e Salvaguardas
Curso: AdministraçãoDisciplina: Administração Financeira I Professor: Daniel ADM. FINANCEIRA I AULA 11.
Princípios de Marketing, 12/E
NORMA Documento que formaliza certo nível de consenso a respeito do que foi discutido. Aquilo que é estabelecido como base para a realização ou avaliação.
IMPORTÂNCIA DO CUSTO UNITÁRIO
ENGENHARIA ECONÔMICA  Prof.- Alexandre Cerff de Ornelas  Facear- Faculdade Educacional de Araucária.
Maio/2012 Perfil dos Participantes Compilação das Respostas dos Questionários Paula Barreto BNDES.
Estrutura e Análise dos Custos da Produção Aula 8 Professor: Engº. Ms. Abraão Freires Saraiva Júnior 31/03/2011 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO.
Disciplina JOGOS DE EMPRESAS Simulação Empresarial
Marketing Internacional Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 1/21 Aula 8 Decisões de Fixação de Preços KEEGAN, Warren J. Marketing Global. 7ª Ed. São Paulo: Prentice.
A política comercial no período : contribuições para o desempenho exportador? Julho de 2010.
Marketing Mix Professor Geovani Carvalho. “O cliente está disposto a consumir o produto que lhe convier, pelo preço que achar justo, no local que desejar,
IT-16 Plano de Emergência
Acordo de Leniência Brasília, 17 de março de 2016.
AD.F.II PROF.DR.RENATO VAZ Análise De Demonstrações Contábeis.
Análise do Mercado – Oferta e Demanda AULA 4 PROF. ANTONIO ELDER Rio de Janeiro, 13 de Maio de 2011 AULA 3.
TRIPS AGREEMENT ON TRADE-RELATED ASPECTS OF INTELLECTUAL PROPERTY RIGHTS.
Aula 3 – Oferta e Demanda.
Levantamento de dados Podem ser utilizados três procedimentos para obterem-se os dados: Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica Contatos diretos.
Produtos de Investimentos Fundos de Investimentos O que é um Fundo de Investimento? Fundo de investimento é um condomínio, ou seja, todos os membros possuem.
Aspectos Regulatórios e Desafios da Iluminação Pública: Controvérsias e Desenvolvimentos Recentes 9º Congresso Brasileiro de Regulação Agosto de 2015.
Profa. Leonice Oliveira CONTABILIDADE CONTINUAÇÃO.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 5 Planejamento e estratégia.
Mecânica Teórica Introdução e conceitos básicos da Mecânica Teórica:  Campos de Física Teórica;  Objecto de estudo;  Métodos da mecânica teórica; 
“Atuação Dos Segmentos De Cartões De Débito No País, Com Foco Na Metodologia De Cobrança Dos Serviços Prestados”. Comissão de Desenvolvimento Econômico,
AGREGADOS MACROECONOMICOS
Comércio Exterior Prof. Joelma Kremer, Dra.  Apresentar os conceitos de oferta, demanda, processo de formação de preços e a noção de equilíbrio.  Compreender.
Adriano Mendonça Dante Guilherme Diego Juvêncio Eduardo Coelho Márcio R. Oliveira CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA.
Análise de Liquidez 1.2 Administração do Capital de Giro 1.3 Financiamento do Capital de Giro.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
Trabalho próxima aula Artigo 21 da Lei Antitruste 10 equipes escolherão dois incisos ou unicamente o XXIV Incisos não disponíveis II – XIV – XVII – XIX.
RESPONSABILIDADE TRIBUTÁRIA Arts.128 a 138 do CTN.
Capitalista Socialista Misto
Investimentos.
Trabalho de História. Cartel Cartel é uma organização de comercialização em conjunto criado por empresas do mesmo ramo, que fixam o preço de venda e as.
Aula 7 Críticas à teoria da concorrência Perfeita Profa. Eliana Tadeu Terci.
Prof. Dr. Welington Rocha / Prof. Bruno Souza 1 O que é GCI? Processo de gerenciamento de custos que inclui outras organizações dentro de uma cadeia de.
LEI ANTITRUSTE – Processo DIREITO CONCORRENCIAL. O processo poderá se iniciar com a motivação de qualquer interessado ou de ofício pela Secretaria de.
1 ISO (ALGUNS ASPECTOS RELEVANTES) Prof. M.Sc Jefferson L. C. Salles.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 16.
FINANÇAS BÁSICA GLAUCO J. CARVALHO. Oportunidade de negócio ou simples idéia? Qual a diferença? Pode-se dizer que, se tem alguém querendo comprar o que.
Detalhamento da estrutura de um Plano de Negócios Parte 2
Necessidade de planejamento Empreendedores tendem a negligenciar o estágio de planejamento de um novo negócio O plano de negócio é fundamental pois descreve.
BARREIRAS TARIFÁRIAS NO COMÉRCIO DE MERCADORIAS Art. II GATT 1994.
Determinação do nível de renda e produto nacional Aula 6.
Aula 3 Kalecki Profa. Eliana Tadeu Terci. Kalecki Recebe influência de Marx e Keynes, preocupado em entender a dinâmica econômica: desemprego, distribuição.
- Orçamento de Produção
Sumário indica: Relação dos principais seções de informações contidas no Plano. Sumário Executivo apresenta: Síntese das análises, objetivos,
Aula 8: Pesquisa-ação.
INTCEX 2.4 IMPORTAÇÃO NOÇÕES INTRODUTÓRIAS IMPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO Operação do comércio internacional entre países que envolve a ENTRADA DE MERCADORIAS.
ANÁLISE DE CRÉDITO PESSOA JURÍDICA
Seminar on Transfer Pricing Application Availability of Information Portugal Presentation by Luís Pedro Ramos (Tax Inspection on Large Companies Department)
Diferença de Regime de Competência e de Caixa Exemplo Prático Prof. Jediel Mendes.
UNIP – Universidade Paulista Prof. Wesley Vieira Borges Jogo de Empresas Todos os direitos reservados Fase de Preparação.
Políticas de Proteção ao Comércio Internacional O comércio internacional maximiza a produção mundial e beneficia todos os países. No entanto, quase todos.
Controle Governamental  Arrecadação Tributária - II - Outro Impostos e taxas  Prevenção de Evasão de Divisas  Equilíbrio da Balança Comercial  Concorrência.
Estrutura e Análise dos Custos da Produção Aula 19 Professor: Engº. Ms. Abraão Freires Saraiva Júnior 23/05/2011 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO.
UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DA ECONOMIA BRASILEIRA O MILAGRE ECONÔMICO AULA 4 CURSO COMEX-UNIS Prof. Ms. Frade.
PARTE 1 O PROCESSO ESTRATÉGICO: ANÁLISE Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha.
SPS - ACORDO SOBRE A APLICAÇÃO DE MEDIDAS SANITÁRIAS E FITOSSANITÁRIAS SPS Agreement.
1 VALOR ADUANEIRO Definição É o valor efetivamente pago ou a pagar pelas mercadorias, ajustado segundo as regras previstas no acordo geral sobre a implementação.
ABUSO DE PODER ECONÔMICO DIREITO CONCORRENCIAL. Poder econômico = Acúmulo de riquezas. O poder econômico surge das atividades de prestação de serviço.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
Economia 2009 Prof. Fabiana. Conceito Origem – grego. Economia, ciência social que estuda os processos de produção, distribuição, comercialização e consumo.
ACORDO SOBRE MEDIDAS DE SALVAGUARDA. Medidas Salvaguarda  O Acordo de Salvaguardas estabelece as regras para a aplicação de medidas de salvaguarda ao.
Considerações sobre Variação de Escala Prof. Arnaldo Márcio Ramalho Prata.
20091 COMÉRCIO EXTERIOR 2 Prof. Ricardo S. N. Nóbrega.
Transcrição da apresentação:

ACORDO SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DO ARTIGO VI DO ACORDO GERAL SOBRE TARIFAS E COMÉRCIO ACORDO ANTIDUMPING Acordo sobre a aplicação de medidas antidumping

O que é Dumping?  Considera-se que há prática de dumping quando uma empresa exporta para um país um produto a preço (preço de exportação) inferior àquele que pratica para o produto similar nas vendas para o seu mercado interno (valor normal). DUMPING = PREÇO DE EXPORTAÇÃO < VALOR NORMAL

Porque praticar dumping?  Estratégia de entrada em novo mercado internacional;  Estratégia de domínio de novo mercado internac.;  Estratégia de destruição de concorrência... Mas a prática de dumping é ilegal? Como proteger a indústria doméstica do dumping?

Medidas Anti-dumping  O GATT (artigo 6 º) autoriza os E.Ms a tomarem medidas de proteção da indústria doméstica contra o dumping.  Esta proteção contra o dumping advém da aplicação de medidas anti-dumping, cujo objetivo é restaurar o equilíbrio da concorrência perdida com a prática do dumping.  Medida Anti-dumping: Cobrança do imposto de importação extra sobre o produto específico do país exportador, no limite da prática de dumping.

Medidas Anti-dumping Aplicadas

Consistência da Medidas Anti-Dumping  Nos termos do artigo VI do GATT 1994 e do Acordo Anti-Dumping, os membros da OMC podem impor medidas anti-dumping, se, após investigação é feita uma determinação: (a) que está ocorrendo dumping, (b) que o indústria doméstica produtora do produto similar no país importador sofre um prejuízo material, e (c) que existe um nexo de causalidade entre os dois.

1) Ocorrência de Dumping MARGEM DE DUMPING = PREÇO DE EXPORTAÇÃO < VALOR NORMAL  Produto Similar: Um produto idêntico, igual sob todos os aspectos ou que apresente características muito próximas às do produto que se está considerando.  Valor Normal: É, em princípio, o preço, sem impostos, à vista, em volume significativo e em operações comerciais normais, isto é, vendas a compradores independentes e nas quais seja auferido lucro.  Preço de Exportação: O preço efetivamente pago.

2) Dano à indústria doméstica  Indústria doméstica - A totalidade dos produtores nacionais ou o conjunto de produtores cuja produção do produto doméstico similar constitua parcela significativa da produção nacional (50%).  Dano – O dano material, ameaça de dano material à indústria doméstica já estabelecida, ou ainda retardamento na implantação de uma indústria.

Para a determinação de dano, deverá ser avaliada a evolução dos seguintes indicadores:  importações:  Quantidade, preço e participação das importações objeto de dumping no total importado e no consumo  taxa de crescimento significativa das importações do produto objeto de dumping;  iminente aumento substancial na capacidade produtiva do produtor estrangeiro;  importações realizadas a preços que terão efeito significativo em reduzir preços domésticos ou impedir o aumento dos mesmos  indústria doméstica:  vendas e participação no consumo;  lucros;  produção, capacidade produtiva e grau de ocupação;  produtividade e crescimento;  crescimento e capacidade de captar recursos ou investimentos

3) Nexo Causal  Procura-se verificar em que medida as importações objeto de dumping são responsáveis pelo dano causado à indústria doméstica, avaliando-se, inclusive, outros fatores conhecidos que possam estar causando dano no mesmo período. Ex.: Aumento de impostos, diferenças de qualidade, aumento da competição interna...

Condução das Investigações (5°)  Petição: Petição formulada por escrito a abertura de investigação com vistas à aplicação de medida antidumping. (SECEX)  Análise preliminar da petição: (DECOM)  Abertura de Investigação: (DECOM)  Duração da investigação: 18 meses  Procedimento: Interessados + Provas  Decisão: Aplicação ou das MAD “de minimis=2%”

Medidas tomadas durante o processo  Medida antidumping provisória: até 4 meses.  Compromissos de Preço: O exportador assumi - voluntariamente - compromissos de revisão de preços ou de cessação das exportações a preços de dumping.

Medidas Antidumping definitivas  “Definitivas”= somente podem persistir enquanto houver o dumping.  Prazo Máximo: 5 anos, renovável.  Direitos Anti-dumping: - “ad valorem” - cobrados antes do desembaraço, como condição deste.

Medidas Antidumping no Brasil  Investigações em curso: 21  Medidas Antidumping em vigor: 70