Cultura Organizacional

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Transcrição da apresentação:

Cultura Organizacional X Clima Organizacional Profª. Kelly Magalhães O capítulo do livro-texto é indispensável para a adequada preparação da seção. 1 1

Elementos da Cultura Organizacional 2 2

Cultura Organizacional X Clima Organizacional O clima organizacional é de certa forma, o reflexo da cultura da organização, ou melhor dizendo, o reflexo dos efeitos dessa cultura na organização como um todo. O capítulo do livro-texto é indispensável para a adequada preparação da seção. 3 3

O que é clima organizacional? Warren G. Bennis, diz: “Clima organizacional é um conjunto de valores ou atitudes que afetam a maneira como as pessoas se relacionam umas com as outras e com a organização” Comece a exposição com um caso de uma empresa (local ou nacional) que realce a influência do ambiente organizacional. Pode usar o caso introdutório do livro-texto. É importante contextualizar a matéria, dando exemplos e aplicações. 4 4 4

George H. Litwin diz que, na sua opinião: O que é clima organizacional? George H. Litwin diz que, na sua opinião: “Clima organizacional é a qualidade do ambiente dentro da organização, e que é percebida pelos membros dessa organização como sendo boa ou não, e que influenciam o seu comportamento” Comece a exposição com um caso de uma empresa (local ou nacional) que realce a influência do ambiente organizacional. Pode usar o caso introdutório do livro-texto. É importante contextualizar a matéria, dando exemplos e aplicações. 5 5 5

Clima organizacional é: A maneira positiva ou negativa, como os colaboradores, influenciados por fatores internos ou externos à organização, percebem e reagem, num determinado momento, ao conjunto de variáveis e fatores como as políticas, os procedimentos, usos e costumes existentes e praticados pela organização. Comece a exposição com um caso de uma empresa (local ou nacional) que realce a influência do ambiente organizacional. Pode usar o caso introdutório do livro-texto. É importante contextualizar a matéria, dando exemplos e aplicações. 6 6 6

Clima organizacional Está ligado, diretamente, à maneira como o colaborador PERCEBE a organização com a sua cultura, suas normas, seus usos e costumes, como ele INTERPRETA tudo isso e como ele REAGE, positiva ou negativamente, a essa interpretação. Comece a exposição com um caso de uma empresa (local ou nacional) que realce a influência do ambiente organizacional. Pode usar o caso introdutório do livro-texto. É importante contextualizar a matéria, dando exemplos e aplicações. 7 7 7

Variáveis que afetam o clima 8 8

Variação do clima O clima irá variar de acordo com a situação psicológica e o estágio motivacional em que se encontra cada colaborador e a maneira como ele interpreta o contexto da empresa, através das informações recebidas ou percebidas no ambiente interno. 9 9

Variáveis que afetam o clima 10 10

Tipos de clima Segundo Edela (1978), existem 3 tipos: Desumano – onde prevalece a importância para a tecnologia Tenso – onde há forte pressão para o cumprimento de normas rígidas, burocráticas, tendo como resultado: punições e demissões Tranquilidade e confiança – plena aceitação de afetos, sem descuidar-se de preceitos e do trabalho. 11 11

Pesquisa de clima organizacional É a avaliação do clima organizacional Pode ser feito por meio de entrevistas, questionários com perguntas fechadas Serve para aferir o grau de satisfação ou insatisfação existentes Propor medidas para melhorar o clima organizacional 12 12

Pesquisa de clima organizacional Exemplo perguntas: * Processos corporativos: treinamento e desenvolvimento, gestão de desempenho; remuneração e benefícios; segurança do trabalho; condições de trabalho, qualidade de vida; princípios e valores. * Estilo gerencial: planejamento do desempenho; desenvolvimento; suporte, orientação e acompanhamento; feedback e carreira; reconhecimento e recompensa; habilidade e justiça. * Gestão da empresa: clareza e alinhamento da estratégia; relacionamento externo. * Motivação e credibilidade: motivação (sentimento de valorização, recompensa e entusiasmo) e credibilidade (percepção das intenções e ações da empresa). 13 13

Atividade em grupo O ideal é pedir que os alunos leiam o caso em casa depois de terminar a apresentação do conteúdo, começando a próxima aula com a sua discussão. Se tiver tempo, pode pedir aos alunos que leiam e discutam primeiros em grupos de dois ou três em sala de aula e depois com a turma e o professor. 14 14